segunda-feira, 9 de março de 2009

A Ilha dos Deuses Egípcios!?

Um grande assunto que movimentou os debates em vários blog, comunidades, fóruns e afins, foi a aparição da estátua de costas no episódio "LaFleur". Em uma parte todos concordam: a estátua que vimos tem origem ou representa uma divindade egípcia. A causa disso é o antigo mistério envolvendo a parte da estátua com 4 dedos.
Mas sempre há perguntas em LOST. No momento, a questão que os fãs mais se preocupam é qual é a divindade representada pela estátua que vimos?

Porém, lanço uma nova pergunta: Será que só temos uma estátua em toda a Ilha!? Já pensou em ver várias estátuas espalhadas pela Ilha, protegendo-a!? Ou ainda, e se a estátua for uma representação de vários deuses?
A Ilha pode ter uma origem egípcia mesmo, como muitos acreditam, e talvez as divindades estejam representadas em vários pontos da Ilha, assim como já vimos hieroglífos espalhado em por todos os cantos...

Independente de qualquer coisa, cada Deus Egípcio é "responsável" por proteger algo, como a fertilidade, os mortos e a vida eterna, o Céu, a Terra, etc.
Abaixo destaco alguns Deuses, um destes deve ser o que vimos no episódio "LaFleur".
Anubis - Antigo deus egípcio da morte e dos moribundos, por vezes também considerado deus do submundo. Conhecido como deus do embalsamamento, presidia às mumificações e era também o guardião das necrópoles, das tumbas, e o juiz dos mortos.


Taweret - Mulher com cabeça de hipopótamo, com chifres e disco solar, grandes seios, patas de leão, cauda de crocodilo, deusa da fertilidade e protetora das embarcações e das grávidas.


Sekhmet - Representada por uma mulher com cabeça de leoa. Ela é a patrona dos médicos e trás a cura para os males que ela própria disseminou pelo mundo.


Seth - Seth é o deus do caos, também do deserto e das terras estrangeiras. No Livro dos Mortos, Seth é chamado "O Senhor dos Céus do Norte" e é considerado responsável pelas tempestades e a mudança de tempo. Sua aparência orelhuda e nariguda era provavelmente um agregado de vários animais, em vez de representar somente um. Ele também é representado como um hipopótamo, considerado pelos egípcios como uma criatura destrutiva e perigosa.



Ainda sigo minha aposta de que vimos Anubis. Mas acho a idéia de que podemos ter outras estátuas na Ilha é válida. Claro que muitos podem se perguntar como não vimos outras ainda, mas tudo bem, é só uma possibilidade que levanto.

Agora deixo o espaço aberto para vocês participarem na enquete e nos comentários!!



Grande abraço e namastê!

Leco Leite

23 Comentários:

Anônimo disse...

Se olharmos direito a foto veremos que a estatua tem cabelo comprido ja a estatua de anubis nao e se essa estatus e a de 4 dedos nao sera mesmo a estatua de anubis pois ela possui 5 dedos sendo assim acho que existe mais estatuas na ilha

Anônimo disse...

E aí Leco,

Acho que a estátua representa Taweret, tanto pelo desenho da cabeça e orelhas, tanto pela questão da fertilidade.

Outra coisa: eu tinha pensado em uma teoria, alguns tempos atrás que, com os últimos acontecimentos só ganhou força: como já vimos que a saída da ilha se encontra na Tunísia, deve existir alguma "entrada" na região do Egito - sendo que, em algum momento da história os egípcios acabaram indo parar na ilha acidentalmente e lá desenvolveram uma civilização à parte.

Talvez tenham sido eles os criadores da "Roda de Burro" (numa tentativa de sair da ilha?) e os primeiros a estudar os fenômenos da ilha.

Neste caso, a estátua de Taweret poderia ser uma tentativa deles para resolver os problemas de fertilidade da ilha (não sabemos em que época eles foram para na ilha).

abraço!

Unknown disse...

Fico entre Anubis e Taweret, mas um pouquinho mais pelo lado de Taweret. Por que acho que a estátua tem dois Ankhs, um em cada mão, praticamente encostando no chão.

ricardorente disse...

Eu vo na idéia de que seja algum deus inspirado no Anubis, porque não seria simples coincidência ter alguém que relacionado a morte e submundo num lugar onde os mortos "voltam a vida" e muitos precisam enfrentar seus medos e serem julgados para se limparem do mal que havia em sua antiga vida.

Anônimo disse...

Reparemos, que a imagem do pé com quatro dedos mostra um tipo de sandália como que igual a um cidadão egípcio, grego ou até mesmo romano. Em relação a esta estátua, poderá muito bem ser dedicada a um Deus de uma das Mitologias, e poderá muito bem ser uma em muitas estátuas presentes na Ilha...isto fez-me lembrar a Ilha da Páscoa, por existirem imensas estátuas, sem uma única relação com uma outra civilização e até mesmo em relação ao tipo de material (pedra) não existente na mesma ilha, bem como da sua localização e seu transporte para tal local, devido ao seu enorme peso.

Abraços a todos

Edu Chock disse...

Uma imagem postada pela Dani na TL, mostra Anubis com quatro dedos.
Mas, pela descrição dos deuses que você trouxe, pode ser Taweret. Só que a estátua de Lost é mais mulher que a Taweret que você postou aqui.

No entanto, temos de lembrar da existência de um templo na ILHA.
Por todas as referências egípcias, fico com a primeira opção, já que Anubis protege os mortos e templos egípcios são, em sua maioria, câmaras mortuárias.

Acima tem uma teoria de "entrada" no Egito. É uma boa. Brincando no Google, pode-se traçar uma reta entre Tunísia, Egito e Austrália. (Passando também por Yemen. hehe)

[]´s!

Anônimo disse...

Sera q um dia a estatua de Taweret
quebrou ou foi derrubada e os problemas de fertilidade c iniciaram na ilha???
Abraços e Namastê
Lucas Martins

mim disse...

Eu acho que a estátua é de Taweret, mas que esta não é a única deusa reverenciada na ilha, mesmo que os outros não tenham estátuas assim. Até pq os mistérios da ilha vão além da questão da fertilidade. Portanto parecer que tudo está ligado não apenas a uma deusa mas a todo o panteão egípcio.

By the way, pesquisando sobre o assunto, vi duas histórias interessantissimas, que parecem ligadas à mitologia de Lost.

A primeira é sobre o julgamento dos merecedores da vida eterna. Diz a lenda que quando um mortal morria ele era levado a um julgamento na presença de Anubis, entre outros. Nesse julgamento havia uma balança, e em um dos lados era colocada a pena de avestruz da deusa Maat (da justiça) e do outro o coração do réu. Esse réu tinha a sua conduta na terra avaliada pelos jurados. Caso seu coração fosse mais leve que a pena de Maat, ele era considerado apto ao renascimento, à vida eterna, à ressurreição. Caso contrário o pecador era devorado por Ammut, um monstro terrível, criado apenas para este fim.

Notem a semelhança de Ammut com o monstro de fumaça.

E tem mais...segundo essa lenda, a balança deste julgamento se perdeu, mas permaneceu ligada ao monstro Ammut. Quem encontrasse a balança teria o poder de manipular Ammut de acordo com sua vontade.

Ben parece ter encontrado uma forma de invocar o monstro, um ser que aparentemente existia na Ilha antes mesmo da Dharma chegar.

E finalmente o mais interessante, a história de Osíris.

Osíris era um líder que levou progresso ao seu povo, mas sempre foi invejado pelo irmão Seth, ressentido por seu pai preferir dar o reino à Osíris e não a ele. Seth então criou um plano diabólico, fez um magnífico CAIXÃO exatamente com as medidas de Osíris e em uma festa desafiou os presentes dizendo que o lindo caixão seria dado a quem coubesse exatamente na medida em que ele havia sido talhado. Quando chegou a vez de Osíris, logicamente ficou perfeito e nessa hora, com a ajuda de conspiradores, Seth trancou Osíris no caixão e o jogou ao mar para que morresse. Depois disso, Ísis partiu em uma busca desesperada para encontrar o corpo de Osíris, e o importante é que no final ela conseguiu fazer o marido ressuscitar.

Muitos relatos sobre o assunto falam sobre Osíris ser o símbolo do AUTO-SACRIFÍCIO, e o mais intrigante...o Tarot é dado como sendo de orígem egípcia, sendo a carta que define o sacríficio de Osíris e seu renascimento a carta XII, que nada mais é que O ENFORCADO.

Unknown disse...

Putz, esse lance do Ammu bate perfeito mesmo com o Monstro.=)
ADorei

Leco Leite disse...

Que isso, Lolla!? Boas referências mesmo vc trouxe, pra variar um pouco. Essa da carta foi ótima!

Bjo

Anônimo disse...

Sem duvida para mim foi o debate que rendeu mais até agora. O post da Lolla esta excelente. A idéia de várias estatuas é boa, mas trabalhamos com indicios e eu só vi um pé de quatro dedos e uma estatua. Para mim nenhuma das opções,posso estar errado. Mas fico com Hermanubis porque ele possui sandalias coisas que os deuses egipicios não tinham e porq possuia quatro dedos. Ou Hórus, o Deus falcão que tambem possuia quatro dedos. Uma coisa que me deixa intrigado é que os egipicios não tinham grandes estatuas em sua civilização e sim grandes obras arquitetonicas. Eu ainda não menospreso o nome Horace, nome este de Dois escritores,um deles fez um poema ao Colosso de Rhodes, guardião de uma ilha, já o outro fez um poema ao Faraó Ozymandias, na história ele criou um aestatua de quatro dedos sua e ele Buscava a eternidade.Alem do que o material usada nessa estatua me parece ser o mesmo que os gregos e Romanos utilizavam estas sim civilizações que historicamente tem a tradição das Esculturas e grandes estatuas. Para mim é greco-romana.

Kim disse...

Também acredito que possam existir várias estátuas.
Acredito aliás que a que vimos agora não é a mesma mostrada no final da segunda temporada.

http://humpys.net/wp-content/uploads/2009/02/4toefoot.jpg

Reparem que atrás do pé da estátua há pouca vegetação e muitas montanhas.
A estátua mostrada agora não aparenta estar em frente a montanhas.

Posso estar viajando, mas também acho que a cor do concreto está muito diferente.
O pé está bem cinza, dando a impressão de ser feita de cimento ou algo parecida, e a estátua mais amarelada.
Mas isso pode ser erro de produção mesmo.

Tecnicamente falando o 3D está bem "tosco", então fica dificil deduzir algo.

Luís Gustavo disse...

Pela forma da estátua deve ser Anubis mesmo, com 4 dedos,por que não? Quanto ao comentario da Lolla, sem palavras, está maravilhoso.

Glaucovsky disse...

Ficou claro para mim e para todos, que alguns egípcios acharam a ilha e deram a ela status de santuário. O possível fato de ser Anúbis reflete bem a condição primordial da ilha, e a sua premissa: morte, renascimento e purgação. Pois é o que os escritores da serie revelaram ao decorrer das temporadas... Mas pensem bem... Eles são pagos para nos enganar! A estatua deve ser dos egípcios, mas não necessariamente ter 4 dedos, ou ser Anúbis. Outra civilização passou por lá antes dos egípcios... E quando apareceram por lá devem ter destruído a estatua de quatro dedos temendo a fúria dos Deuses. Uma vez eu li que os produtores e criadores de lost, tiveram uma influencia enorme da HQ Watchmen, de Alan Moore, e uma coisa muito curiosa. E eles amam Arquivo X e sempre compararam Lost a essa série, que tinha tudo pra dar certo e foi sufocada pela maratona de temporadas (Todo mundo sabe que Arquivo X trata sobre aliens). Enfim, se vocês estiverem com tempo livre, sugiro que leiam Watchmen com muita atenção (não o filme, mas a Historia em Quadrinhos). Existem várias, mas várias referências vistas em lost (tempo, purgação, Egípcios, etc). Muitos easter eggs, e inúmeras pistas desenhadas nos cenários, mas o q mais me impressionou foi a mecânica da historia (muito parecido com Lost). Alan Moore diz o final logo nas primeiras paginas, e sinceramente, creio que se Damon e Charlton junto com o JJ tiveram influencia dessa HQ, eles já nos mostraram o final da serie no início e não vimos. Mas vamos aos fatos do post: Egípcios 3.500 AC, Romanos 1.500 AC. Não creio que a estatua de quatro dedos seja dos Romanos, mas de um povo antes dos egípcios, ou seja.... beeeeeeem antes, uns 5.000 anos AC. Sumérios, Babilônicos, Assírios ou os Caldeus. Todos oriundos do oriente, nos rios Eufrates e Tigre, pois foi lá que nasceu a civilização como conhecemos pelos livros de história, e todos navegavam.

Nada é por acaso e está tudo amarrado, e não só em Lost, mas em nossas vidas (mundinho pequeno e mal freqüentado).

P.s.: Continuo com a minha teoria de que a ilha é uma nave espacial que caiu na terra a milhares de anos atrás e algumas civilizações a acharam ao acaso e tentaram explicar os fenômenos da mesma de acordo com suas crenças. E tenho mais algumas pistas. Já repararam que existem algumas referências ao “disco” na serie? Faraday falando que eles estão no mesmo disco, mas em faixas diferentes (ultimo ep). O cientista colocando um disco pra tocar no inicio da 5ª temporada (ep 1). Desmond colocando um vinil pra tocar no inicio da segunda temporada (ep 01). Juliette colocando um cd “disco” pra tocar no inicio da 3ª temporada (ep 01). Jack dizendo pra Kate “Me chame de disco quebrado, mas vou voltar para a caverna!” na 1ª temporada (ep 07). Não pode ser coincidência! E outra mais interessante ainda. Repararam q a ilha nunca é mostrada de cima? Por que será? Talvez, veremos o verdadeiro formato da ilha. Perfeitamente circular, coisa feita, manufaturada, não natural. Talvez até o Octágno da Dharma. Isso no último episódio, mas só nós veríamos, os personagens da serie continuariam boiando... Eu faria assim!

Abs a todos! Namastê, pois a verdade está lá fora!
Glauco.

Luís Gustavo disse...

A mãe de Loke coloca um disco pra tocar também. Isso foi em qual episódio mesmo ?

Mikely disse...

Aposto em Taweret pelas questões de fidelidade. E acho provável sim que existam não outras estátuas, mas representações de outros deuses na ilha, como por exemplo, Anubis. Afinal, muitos dos acontecimentos de Lost estão ligados às características desse deus.

Unknown disse...

O que eu nao entendi foi a Kombi azul logo abaixo da estatua, meio escondida na vegetacao. Se a estatua e' antiga, o que a Kombi esta fazendo la'?

Unknown disse...

O que eu nao entendi foi a Kombi azul logo abaixo da estatua, meio escondida na vegetacao. Se a estatua e' antiga, o que a Kombi esta fazendo la'?

Anônimo disse...

Eu assistu lost desde o começo mas nunca fui fanático, mas eu tenho uma teoria que segundo a lenda egipcia existe um oásis amaldiçoado que muda de lugar no deserto sempre para atrair caravanas que nunca mais retornam, então eu acho que está ilha é na verdade um oásis amaldiçoado.

Anônimo disse...

Eu to acompanhando o blogfaz um tempo e resolvi postar um amigo meu pensou na verdade, e ela bate com muitas teorias daqui então, talvez não seja totalmente idiota... Como ja foi especulado aqui, a ilha é uma nave espacial, certo, mas na verdade ela pertence a uma civilização avançada que veio até a terra e inspirou os egípcios a consruir as pirâmides, lhes rendeu toda sua mitologia e cultura, as construções egípcias na ilha são na verdade parte dessa nave, e o último integrante da 'tripulação' é o Richard Alpert, pois ele pode viver por muito tempo, e tem aquela maquiagem em volta dos olhos como os egípcios tinham...

Essa foi do meu amigo, a minha é que o Richard é algum Deus ou sacerdote, ou faraó ou algum egípcio que conseguiu atingir a vida eterna.

Lucas S disse...

Bem, vendo pelo comentário Márcio, no 5x12 vemos que Ilana quer saber o que se esconde na sombra da estátua, e isso pode ser a Kombi onde, no 5x13, vemos que há um corpo escondido. Resta saber de quem é esse corpo.

MAU disse...

Vejam quem é ANUBIS:

Anúbis, o deus com a cabeça de chacal, era o guia dos mortos, que acompanhava a alma durante a última viagem e se encarregava de pesá-la na balança da verdade.
Depois que Anúbis dava seu veredicto, a alma era encaminhada para a salvação ou para o eterno castigo.
Por isso, o deus chacal é o mediador entre a céu e a terra, sendo temido pela sua falta de emoção e pela severidade de seu juízo, pois ninguém escapa às suas sentenças.
Anúbis era também o guardião de Ísis e teve um papel importante na ressurreição de Osíris, pois era ele quem vigiava o corpo do deus durante a noite para que Set não se aproximasse.
Além disso, Anúbis foi quem proporcionou a Ísis os medicamentos e os ungüentos que novamente deram vida ao marido da deusa.
Atributos: Grande força de vontade, paciência e inteligência aguda são os dons dos filhos de Anúbis.
Assim como o chacal sabe guiar a barca das almas, os seus filhos sabem conduzir o seu destino, tornando-se pessoas de sucesso em qualquer empreendimento que se proponham.
Porém, esse sucesso sempre demora a chegar, porque Anúbis também é senhor do tempo e retarda todas as conquistas. embora sejam fiéis, os protegidos do chacal têm excesso de ambição e exagerado orgulho, o que muitas vezes os torna egocêntricos e pouco modestos.
Quando conseguem dominar essas tendências, a perseverança natural e o exato senso de justiça que possuem fazem com que superem todas as etapas da viagem.

ISSO REALMENTE NOS LEVA A VIAJAR NAS POSSIBILIDADES DE LOST. AS COISAS COMEÇAM A FAZER SENTIDO (OU NÃO).
ANUBIS - DEUS DA MORTE (MOSNTRO DE FUMAÇA RESSUSCITANDO PESSOAS, JULGANDO)
HIERÓGLIFOS DE ANUBIS, DESENHOS, ESTATUA DE ANUBIS, TUMBAS(TEMPLO), SIMBOLOS EGIPICIOS, ETC…

Anônimo disse...

É Taweret, em outro episódio, aparece com detalhes, cabeça de hipopótamo, só que não com aqueles peitões caídos dela, com um corpo até que meio "masculinizado", pode ser um outro deus que possa ter sido "inventado" pelos produtores, assim como boa parte de algumas teorias...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats