quinta-feira, 5 de março de 2009

Detalhes de "LaFleur"

Um episódio que abre uma nova "fase" nessa 5ª Temporada de Lost, "LaFleur" nos trouxe um Sawyer mais maduro, líder da segurança na Dharma e "apaixonado" por Juliet.

Vamos aos detalhes:

- "A estátua": Logo no início do episódio podemos ver a estátua de 4 dedos interia!
Após ver os "cabelos" da estátua, pensei ser uma mulher, porém a estátua se parece mais com o Anúbis, antigo Deus egípcio da morte e dos moribundos, era quem guiava a alma dos mortos do "Além" (Esse detalhe foi comentado pelo Glauco no post do episódio).
No episódio passado "The Life and Death of Jeremy Bentham", Hurley desenhava uma esfinge antes de Locke chegar para conversar com ele, mais uma relação com a cultura egípcia, além dos Hieróglifos que já vimos em vários lugares na série.
Porém o detalhe mais bacana disso tudo é o que podemos ver no desenho do Deus Anúbis, em sua mão ele segura o amuleto "Ankh" que na escrita hieroglífica egípcia significa o símbolo da vida, e era muito utilizado pelo povo egípcio para indicar a vida após a morte, além disso era um amuleto usado por Paul marido morto de Amy.


- "Funcionários da Dharma": Conhecemos mais três pessoas que trabalhavam na Dharma, Jerry, Phil e Rosie (nessa ordem nas imagens abaixo), claro que não devem ter nenhuma grande impotância, mas é sempre legal ver rostos "novos" na série, ainda mais pessoas da Dharma.


- Não é a estação PEARL: tenho visto alguns comentários sobre a estação onde estavam Jerry e Phill ser a estação PÉROLA. Mas não é a mesma estação. Além da grande diferença entre os painéis com os monitores, essa estação tem uma porta de acesso no fundo, coisa que não existia na PEARL...


- "Novos logos": Além do logo que já tínhamos visto no macacão de Jin na cena final do episódio passado, conhecemos o logo dos macacões dos mecânicos da Dharma.

Créditos das imagens do Lostpedia

- "Horace": Legal rever Horace Godspeed e descobrímos que ele era uma espécie de líder na Dharma, sua cena explodindo árvores com dinamites foi hilária...


- "Amy": Após ter seu marido Paul morto por dois hostis e ter sido salva por Sawyer, Amy acaba engravidando de Horace.
No episódio "The Man Behind The Curtain" a esposa de Horace que conhecemos se chama Olivia, o que será que aconteceu com Amy?


- "Cerca Sônica": Mais uma vez vimos a cerca em funcionamento e assim como aconteceu com Mikail, os losties não sofreram nada de grave...


- "Gravidez de Amy": Ao que tudo indica ainda não tínhamos problemas na gravidez nos anos 70, o interno diz que "nossas moças sempre dão à luz na Ilha principal...", o que será que ocorreu para começarem os problemas com as grávidas?
Juliet consegue fazer o parto, então fica explicado porque Alpert foi recrutar Juliet, certo?


- "Charlotte criança?": Quando Ben diz que tem um informante no cargueiro na 4ª temporada, ele diz a ficha completa de Charlotte Lewis e de acordo com isso ela teria nascido em 2 de Julho de 1979. Sawyer diz à Juliet que eles estão em 1974, então nos resta três opções: Ben mentiu, aquele garotinha ruiva não era Charlotte e foi apenas um momento de "loucura" de Faraday ou temos aí um erro grave da produção...


- "O acordo": Ao que parece havia um acordo ou uma trégua entre os hostis e o pessoal da Dharma, Alpert ainda diz que a cerca sônica por manter algumas coisas longe, mas não os hostis...
Então pra mim fica claro que a cerca realmente foi criada pra proteção do Lostzilla, sendo assim podemos descartar a Dharma como "criadora" do monstro de fumaça.
A trégua seria pra esperar Ben estar "pronto" pra purgação?


- "Sawyer e Alpert": Legal a conversa entre os dois com Sawyer citando da bomba Jughead e de Locke...


- "Juliet e Sawyer": O novo casal do momento!
Rolou até um "Eu te amo" de ambos os lados e Sawyer disse que três anos é sim tempo suficiente para esquecer alguém, no caso Kate, será que ele realmente esqueceu?


- Sawyer não para de ler nunca: Impressionante como o cara sempre está lendo algo. Nesse episódio ele aparece lendo um livro enquanto espera Horace acordar, e depois vemos um livro diferente ao lado da cama dele...


- " O reencontro": O reencontro de Hurley, Jack e Kate com Sawyer foi a cena final do episódio. Mesmo sem sequer um diálogo a cena foi realmente muito boa, com detalhe pro sorriso de Jack ao ver Sawyer e a cara de "sem graça" de Kate :P .


Foi um episódio que a maioria das pessoas gostaram, não por ser um episódio bombástico, revelador, cheio de respostas ou mesmo cheio de ação e suspense, e sim por ser um episódio centrado em um ótimo personagem e um episódio com grandes atuações, acima de tudo.

Fiquem ligados no blog, nos próximos dias teremos o podcast de "LaFleur", acompanhado do podcast da semana passada que ficamos devendo.

Grande abraço e Namastê!

Mario Toshio

43 Comentários:

DeChamps disse...

Caraca Toshio sensacional o detalhe do anubis o, ankh tudo conectado... essa eu nem ia procurar, muito boa sacada.

Unknown disse...

Mais um ótimo episódio!
Sempre tive uma certa antipatia com o Sawyer mas nesse ele mandou bem..
Ficam as dúvidas: cara, o Alpert deve ser cirurgião plástico graduado na NASA! Realmente o cara nao envelhece nunca rsrs.. mesmo em 1954,1974, 2004 etc ..phoda!

Não sei o quão isso pode ser relevante ou não mas estou curioso pra saber o que aconteceu nas duas semanas de intervalo do submarino para a Juliet mudar de idéia e ficar "de vez" na ilha... Será que o romance pegou fogo logo de cara, e o Sawyer teve melhores argumentos que ela para permanecerem ? vai saber ...

Bom, já ficou claro que o próximo epi promete.

Abraços a todos

Anônimo disse...

O que a "necessidade" na Ilha não faz com uma pessoa, né?
JULIET? Aiaiai, hein?
Ela consegue ser mais insossa que a Kate.
E a cara de "não creeeio" do Sawyer ao rever aquela que ele já tinha esquecido o rosto?
Mulher "traída" sempre culpa a outra e não o homem... Será que está um barraco por vir?
Ok, isso é Lost e não Gossip Girl. Hahaha. ^^

La Gioconda disse...

Infelizmente não é agora que a história da nossa querida estátua vai ser explicada. Haja vista que Anúbis tem parte chacal e parte corpo humano, fica claro que ele deveria ter os cinco dedos nos pés.
Como não sabemos ainda se é realmente Anúbis, então fica essa dúvida.
Pena que a ilha parou de mover-se... Queria acelerar o tempo e ver logo esse mistério! :)

Anônimo disse...

Parabens ao senhor Mário, pelo post. Combinou perfeitamente com o épisódio, muito bem escrito. Alias foi até agora depois do primeiro o melhor bem escrito e dirigido. As coisas não foram nas presas e muito menos nas coxas. Abusaram com copetencia de flashbaks e forwords dentro do passado. Mostraram pouco mas o nessessário para manter a história nos eixos.O que me deixa tranquilo, pois no ritimo que estava parecia que as coisas iriam terminar ali mesmo sem explicação no modo "é assim por que tem que ser assim".A marcha diminuiu mas melhorou na qualidade. Deixemos um pouco a ação e voltemos para o drama cientifico e filosófico.

Anônimo disse...

Dá pra ter CERTEZA: a estátua de 4 dedos é de Anubis - ela também está segurando, nas duas mãos, o "Ankh", só olhar com atenção!

O Lostpedia confirma.

http://pt.lostpedia.wikia.com/wiki/Imagem:Statue_5x08.jpg

La Gioconda disse...

E se não for Anubis?
Não sabemos exatamente que povo vivia na ilha, o quê e quem eles adoravam. Pode ser uma estátua com o mesmo intuito, porém diferente.
Só esperando pra ver.

Anônimo disse...

1974 o Ben já estava com os others? não me lembro.
Gostária de saber se tem alguma civilização Egipcia q tinha a cultura do sacrificio humano ou até mesmo pegar o corpo do inimigo como troféu.Começo a achar que Alpert não éra do black Rock.
que civilização egipcia vivera em uma ilha?
Ben linus já estava nos planos de Richard pelo que parece.

Anônimo disse...

Como ter CERTEZA que é Anubis ou melhor como ter certezas em lost. A unica coisa certa ainda é que Locke é Careca e só.

La Gioconda disse...

Delmos, você disse que acha que Alpert não era do Black Rock.
Pensando assim, com a estátua e com o comentário do Sawyer sobre a "maquiagem" do Richard, começo a acreditar que ele era egípcio ou da tal antiga civilização da ilha. Hahahaha

Anônimo disse...

Bah! isso que da deixar namorada assistir série sem mim. Ao inves de falar da serie fala de maquiagem hauah

La Gioconda disse...

Delmos, a única coisa que sei sobre "ilha" na história egípcia é que havia uma ilha flutuante de Khemmis no rio Delta onde nasceu Hórus, que era filho de Ísis.
Ísis tinha mais três irmãs, uma delas era Néftis, que era casada com Seth e ao ter uma briga com ele, se passou por Ísis enganando seu marido Osíris e tendo relações. A partir disso, nasceu Anúbis que foi criado por Ísis.

Só isso, hehe.

Anônimo disse...

Já que estamos falando em egito. Lembreime do Egipcio imortal dos quadrinhos, Apocalipse, En sabah Nur se preferirem.
ttp://pt.wikipedia.org/wiki/Apocalipse_(Marvel_Comics)

Sua história é muito legal. Ele é imortal, não envelhese e seu mestre é um viajante do tempo.

DeChamps disse...

Pessoal e o Faraday? Ele não apareceu no "three years later" e ninguém comentou nada... e aí?

La Gioconda disse...

Não apareceu porque era assim que tinha que ser. Hehe, brincadeira.
Mas pelo o que foi mostrado no primeiro episódio, ele está trabalhando num lugar completamente diferente dos resto do pessoal (afinal, cada um com seu ofício), provavelmente pesquisando coisas da ilha que acredito eu, seriam as tais anotações do seu diário. Como foi posto em dúvida o ano de nascimento da Charlotte e ainda teremos que confirmar se a menina ruiva era ela, teremos que esperar também por um próximo episódio, que explicará como Faraday virou "mineiro", né? :)

Anônimo disse...

O mais facinante do que a estatua foi vermos pela primeira vez uma criança nascer na ilha e a ma~e nao falecer. Tudo indica que ela foi gerada na ilha, iss talvez possa ser importante. Gostaria tanto de saber o nome dessa criança.Nascida em 1974, hoje ela esta com 35 anos.Lembremos que os lideres da ilha tiveram nascimentos complicados.Bem e Locke. quem sera essa criança?

mim disse...

Voltando das férias após muitas TORTAAAAADAS de Life And Death...definitivamente desisto de qualquer teoria...HAHAHAHA....

Gostei MUITO de LaFleur, mais do que achei que gostaria. Naquela confusão de vai e vem a coisa ficou muito nas charadas e pouco na história dos personagens. Claro que eu adoro as perguntas e respostas que fazem Lost o que é, mas é tb pela empatia pelos personagens que nos ligamos no que está acontecendo. LaFleur me fez lembrar um pouco das primeiras temporadas, cada episódio bem centrado em um dos personagens e a ligação sentimental entre eles. E olha que eu odeio novela e detesto água com açúcar...mas foi ótimo parar, respirar...e ter Sawyer, que só na quinta temporada descobri ser meu personagem favorito. Não por ser bonitão, que fique claro...hahaha...mas pelo jeitão sarcástico e marrento tentanto sem sucesso esconder um coração enorme. Affe, agora eu que fiquei sentimental.

Mas atire na árvore a primeira dinamite quem não se arrepiou quando viu a kombi chegando com a galera.

Ai, ai...realmente deu saudade da primeira temporada.

PS: Sobre Charlotte, lembro que uma das discussões quando ela morreu foi ela dizer que cresceu na ilha, não que nasceu lá, certo. Mas dia desses vi um trecho daquele episódio em que Faraday pede pra ela ir no último bote que saía pro cargueiro e ela se nega pq precisa descobrir mais sobre o lugar...e ela diz "o lugar que nasci"...tenho certeza, ela falou um "I was born"...

Nanamelon disse...

Gente, no episódio "Confirmed Dead", quando Ben fala da vida de Charlotte ele diz que ela tem irmãs. Eu só não estou lembrada se ela é mais velha ou mais nova. Talvez a ruivinha de "LaFleur" possa ser irmã dela... (Tentando não acreditar que os caras cometeram um erro tão grande de continuidade, referente à data de nascimento dela).

Unknown disse...

Mario, muito boa mesmo a sacada da estatua ser uma referencia a Anubis.

isso bate bem legal com uma teoria maior que eu tenho em relação ao passado da ilha.

queria até mandar melhor pra voces, por e-mail, com sugestão de imagem e tudo mais.

Pra qual e-mail eu posso mandar?

DeChamps disse...

Pelo Lost Untangled desta semana, pode estar confirmado ser charlotte mesmo! mas sei lá né!

Leco Leite disse...

Realmente pode não ser Anubis, mas que temos várias referências a esse Deus egípcio, isso temos...

Acho que Richard pede o corpo de Paul só para amenizar seu grupo, tipo "nós perdemos, mas eles também!"... Mas vai saber que tipo de coisa eles podem fazer com um corpo, não é!?

Abraços!

Leco Leite disse...

Pode ser no meu, Vitor... lleite.ef@hotmail.com

Anônimo disse...

A estatua a que tudo indica, usava sandálias. Anubis não usava sandalias. Porem os romanos cultuavam o Deus Hermanubis, Misto do Deus Hermes com Anubis, esse sim usava sandalias.Elas possuiam asas.
O cão ou chacal que representa Anubis posui quatro dedos. Quem conseguir pesquizar pode ver se a estatua do Deus Hermanubis possui ou não quatro dedos nos pés.

Wagner Souza disse...

Ótimo post, Mário!

Depois de Because You Left e Jughead, La Fleur foi, na minha opinião, o melhor episódio. Nunca liguei para o lado shipper de lost e confesso que achei o casal Sawyer e Juliet perfeitos, o melhor da série, espero que os chatos Jack e Kate não estraguem tudo.

Muito interessante as possíveis relações com o Egito, mais teorias e probabilidades...

Esse episódio deixou um pouco de lado a mitologia e centrou-se nos personagens, ou melhor, nas pessoas, acho que por isso gostei muito e, na fundo, o que é mais interessante que as pessoas???

Abs.

Luís Gustavo disse...

Uma pergunta, as estação Pearl era a que Loke achou com Mr.Eko certo?
Já a estação que aparece em LaFleur parece ser a mesma que Mikhail usou para pesquisar sobre a queda do 815, certo !? :S

Anônimo disse...

Saudações a todos,
Esta é a primeira vez que posto neste blog apesar de acompanhá-lo indiretamente, junto com meu irmão, O Delmos. É interessante notar as referências que a série coloca na história, que possivelmente são pistas para desvendar mais detalhes sobre ela. A tão comentada e discutida estátua de quatro dedos pode também ser uma destas pistas. Se formos pegar no episódio o nome "Horace" veremos que trata-se de dois escritores que escreveram poemas relacionados a estátuas gigantes de pedra com quatro dedos.
O mais interessante é observarmos a construção morfológica do sobrenome do personagem Horace, "Goodspeed". Se formos separar o sobrenome, teremos as palavras "good" e "speed" que juntas, numa tradução literal, ficaria "boa velocidade". O deus grego Hermes tinha como característica possuir uma grande velocidade. Com essas referências, voltamos a estátua de Hermanúbis já citada anteriormente.
Acreditamos nós que não é coincidência termos um "Horace" justamente no episódio que a estátua ganha ênfase. Para nós os nomes de cada personagem sempre nos trazem pistas da série, haja vista "Shepard", "Jeremy Bentham", "John Locke" e "Faraday".

Anônimo disse...

eu soh estou vendo spoilers desde o ep05 mas tem alguma chance do filho de Amy ser filha de Charles Widmore??? PENNY???
soh queria saber se pelas datas seria possivel e tals
soh vou conseguir pegar os eps no dia 21 :p

namaste

Anônimo disse...

pessoal esse Horace nao e aquele Jacob??? lembro q uma vez (nao sei se foi o jonh ou qualquer outro )q sonhou ou viu esse kra, la na 3º temporada, cortando umas arvores para fazer uma cabana!!!!

Anônimo disse...

o intereçante tambem e q e a mesma cabana q jacob mora!!!!!

Anônimo disse...

Não podemos deixar de citar que o detalhe da estátua poder ser "Anúbis" foi anteriormente citado no comentário do internauta BNHQ. Só isso. Obrigada!

Leco Leite disse...

Legal essa do Hermanubis, Delmos. Eu vi o nome quando pesquisei sobre Anubis mas não dei atenção... mas está anotado para o post que estou preparando pra semana que vem!! Valeu! E valeu ao brotha do Delmos, Darth... bem vindo ao louco mundo do Teorias LOST!!

Luis, para mim também não é a estação FLAME. Essa estação nova dá pra ver que tem uma escadaria pra entrar e mais monitores que a FLAME...

Leonardo, não pode ser a Penny pelo fato de ser um menino!! hauhauha

Anônimo, tenho quase certeza que Jacob vem muito antes da DHARMA... mas tem gente criando teorias para Horace ser Jacob.

Renata, seu pedido foi uma ordem!! Esqueci mesmo de avisar o Mario sobre a dica do Glauco BNHQ com relação ao Anubis...


Pessoal, grande abraço a todos!!

Anônimo disse...

Não entendo como pode NÃO SER Anubis!

A estátua tem orelhas pontudas, cabelo comprido e carrega um "ankh" em cada mão: esta é a caracterização COMPLETA de Anubis.

Como pode ser outra coisa?

Dadas os hieróglifos na ilha, dado o fato de o "ankh" estar não só nas mãos da estátua, mas ser o colar de Paul, não está ÓBVIO que a estátua é um deus egípcio? E que esse deus é Anubis?

Não vejo por que manter a dúvida.

(Por outro lado, não sei se o pessoal da opinião contrária sabe "algo mais" que não sei... Não sou leitor de spoilers, rs...)

Leco Leite disse...

Lauro, eu fico com Anubis também...

Mas na verdade, quando vamos desencavando os deuses egípcios, vemos que o significado de outros também tem relação com algumas da Ilha. É o caso de Taweret, a deusa da fertilidade...

Vamos ver, mas o principal objetivo dos produtores é plantar a dúvida. O maior mérito é nos fazer pesquisar, aprender e pensar...

Abraço!!

Zeck Polastrelli disse...

Juro que na primeira vez que vi a estátua pensei ser uma Elfa.
IASHAHSHAHIHIUAHSUIAS.

Pois bem, pra mim o episódio foi EXCELENTE.
Sem dúvidas.
Como comentaram, não foi aquela pressa em dar informações e tudo muito bem feito.
Estava estranhando os episódios anteriores devido ao fato de simplesmente eles estarem acelerando os acontecimentos e mal mal explicando.
Enfim, pra mim um episódio não muito bombástico mas excelente.
Alpert, aaaah Alpert... quando vi aquele caminhando, sozinho, logo disse: Alpert!
E não é que era. Hehehehe.
E Sawyer? Dócil, não? Pegando florzinhas, sendo gentil... hehehehe, mudou muito mesmo.
Agora sim creio que comece uma maratona incrível, com a chegada dos SIX o bicho começa a pegar.
Sobre Anúbis, bem se formos contar os dedos (http://www.thegreenhead.com/imgs/lifesize-egyptian-anubis-sculpture-1.jpg), realmente não é.
Mas o "amuleto" na mão e as orelhas pontudas e outras coisas dizem que sim.
Então é isso.
Abraços a todos e ótimos comentários sobre o episódio, tanto do Mário quanto dos fãs da série, estão de parabéns.
Abraços.

Anônimo disse...

Foi mal hein ... não sabia mesmo que era um menino ... podia ter ficado sem essa ... hauhauhauhauha

namaste

Leco Leite disse...

Acontece, Leonardo, acontece!

Anônimo disse...

Ola paralelo, mantenho minha opinião de que não è Anubis e de que em Lost a unica Certeza é de que Locke é careca e olha lá hein rs. Não se pode ter "Certeza" em alg que vimos tão pouco. Como o leco disse , basta a nós supormos , criarmos teorias e exercitar a imaginação o grande charme de lost é esse.
Deuses egipicios não usavam sandalias greco-romanas.

La Gioconda disse...

Enfim Lauro, expus minha opinião sobre ser ou não Anúbis.

E outra, Anúbis não tinha cabelos, afinal, era da cultura egípcia e como forma de higiene, raspar a cabeça, aquilo na cabeça, é um elmo cônico, considerado um tipo de coroa.
Já disse anteriormente que pode não ser um povo egípcio, ainda não temos provas.

Bom, na minha opinião, NADA é óbvio, ainda mais vindo de um seriado como Lost.

Anônimo disse...

Acredito que o problema do nascimento de crianças na ilha tem haver com a purgaçao. E que a purgaçao tenha haver com A bomba Jughead. O material nela guardado tem o dom de curar feridas e até mesmo cancer, porem se exposto ao solo e a agua pode causar problemas na gestação da mulher. Ah, pode durar o cancer e causar o cancer, Não se esuqeçam de quem lidereou a purgação foi Ben,talvez tenha adquirido o tumor devido ao contato com a bomba. MAs possivelmente o algo que aconteceu para acabar com os nascimentos na ilha seja a purgação, já que o problema ocorre na mesma época que os hotis assumem.

Anônimo disse...

PAra o pessoal do blog. Tudo bem, pode até ser Anubis, mas ela tem 5 dedos. Hermanubis tudo indica que possui 4 dedos. Porem li , e achei o Deus Egipcio Hórus, não sei se alguem já comentou sobre ele , ams se pesquisarem verão que as endumentarias são parecidas com a estatua e este possui 4 dedos devido ser metade falcão e metade homem. Este é o Deu do ceu e possui o olho de Rá, que auxilia na força do renascer ou melhor ressureição. A maioria dos Dueses carregavam o Anke, simbulo do infinito e queria dizer que este que o carregava viveria para sempre não em vida e sim pela história.Se puderem deem uma olhada em sua figura, ele tabem usava sandalias.

Anônimo disse...

Eu acho q aquela estátua não é a mesma da que aparece na 2 temporada, porque aquela aparece perto de muitas montanhas, oq não é o caso desse lugar.

Anônimo disse...

opa... essa estatua, não é o anubis... a do lost não tem orelhas de cachorro, pois anubis é metade homem metade cachorro, porém algumas estatuas aparecem o anubis em forma humana totalmente.. pode ser o caso dessa.. porém aposto em outro deus egipsio..

Anônimo disse...

A sala de controle de onde os caras vêem o Horace explodindo árvores realmente não é a PÉROLA, é a HYDRA, aquela dos testes com animais, onde o Linus ficava vigiando as jaulas com o Sawyer e a Kate e onde o Jack viu eles dando umazinha, lembram?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats