sexta-feira, 6 de março de 2009

509 - "Namastê" - Promo legendado!!

O episódio 509 - "Namastê" só será exibido no dia 18 de Março (não teremos episódio na semana que vem, dia 11). Mas já temos um promo!!

Bem vindos à DHARMA! Namastê...

Se tiver algum problema com a legenda, é só ativar no menu do player.

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

12 Comentários:

Unknown disse...

só que ta sem legenda. =P

Leco Leite disse...

Vitor... tem legenda. Aqui aparece normal.

Abraço!

Luís Gustavo disse...

A legenda é ativada no menu da seta para cima, a direita do player.

Cristiano Justino disse...

haaaaaa duas semanas muito tempo
so espero nao morrer ate o fim de lost
fikaria com muita raiva

mim disse...

Hmmmm...o Toshio comentou sobre Anubis, mas vcs já deram uma olhada em Taweret, deusa egípcia da FERTILIDADE, protetora das EMBARCAÇÕES e das GRÁVIDAS?

Achei essa imagem muuuuito parecida com a que vimos em LaFleur. Ela tb segura um símbolo parecido com o Ankh em cada mão e...tem 4 dedos no pé!:

http://www.bronzart-hk.com/images/Products/AC/RIMG0843.JPG

Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Taweret

mim disse...

TAWERET, TAUERET OU TUÉRIS

Juntamente com Bes (considerado seu marido), Taueret, a Deusa-hipopótamo, apesar de seu aspecto repulsivo e até ameaçador, era uma divindade inofensiva, benevolente, desfrutando de enorme aceitação no lar egípcio, onde as suas imagens eram freqüentes.

Tal como Bes, também Taueret era figurada em inúmeros amuletos, usados sobretudo pelas mulheres grávidas ou pelas mulheres em trabalho de parto, a quem assegurava uma eficaz proteção contra os maus espíritos. Como deusa protetora das grávidas, a sua figura surge em camas e em vasos para guardar leite, na medida em que a sua atuação favorecia a abundância de leite materno. Seus amuletos eram, muitas vezes, colocados nos túmulos para proteger a ressurreição, o renascimento, dos defuntos no Reino dos Mortos. É também considerada protetora das crianças e de pessoas que sofrem más influências durante o sono.

Embora considerada uma divindade secundária na religião oficial, Taueret triunfou uma divindade de primeiro plano em termos de religião e de devoção popular.

Embora considerada uma divindade secundária na religião oficial, Taueret triunfou como divindade de primeiro plano em termos de religião e de devoção popular. Na verdade, granjeou grande popularidade entre o povo e a classe média dos tempos faraônicos, como divindade doméstica, presidindo à maternidade, ao nascimento e ao período inicial do aleitamento. Não raro, o seu nome era atribuído a muitas crianças, expressando a devoção pessoal dos pais.

Representada de pé, sobre as patas traseiras, apoiando-se no signo hieróglifo "sa" (sinal de proteção ou de proteção mágica), essa Deusa era uma divindade compósita: tinha cabeça em parte de crocodilo e em parte de hipopótamo, cauda de crocodilo, corpo de hipopótamo com largos flancos e ventre proeminente, seios de mulher, pendentes, patas de leão e mãos humanas, com as quais segura o signo "ankh", símbolo da "vida".

A sua íntima ligação com o parto, como protetora das mães e de crianças, parece ter sido sugerida pela aparência de gravidez que a sua figura de fêmea hipopótamo de enorme barriga, qual Deusa da fecundidade, apresenta. Aliás, o seu nome "A Grávida", "A Pesada" ou "A Grande", baseia-se na mesma concepção. Ao reunir características físicas de vários animais, a Deusa Taueret congregava os elementos mais aptos para assegurar uma eficaz defesa e proteção das mulheres grávidas.

Em um aspecto mais vingativo, a Deusa surge com o corpo de hipopótamo e com cabeça de leoa, brandindo ameaçadoramente um punhal e, segundo Plutarco, como hipopótamo fêmea, era esposa e concubina de Seth, o hipopótamo macho. Tal relação parece pressupor uma reputação meléfica, tanto mais que os hipopótamos eram uma força destruidora para os barcos do Nilo. No entanto, a mitologia retira-lhe os caracteres negativos quando toma o partido de Hórus na disputa pelo trono do Egito.

Além da sua representação como hipopótamo fêmea, Taueret podia ainda figurar como mulher, usando na cabeça o disco solar e uns chifres de vaca em tudo semelhantes aos usados por Hathor.

Aproximada de Apet, Deusa-hipopótomo da região tebana, A Deusa Taueret era venerada em Templos de Tebas e de Deir el-Bahari. Durante o Império Novo era adorada, sobretudo em Tebas, como protetora da vida doméstica. Na XVIII dinastia, era representada muitas vezes com Bes a dançar à volta da mulher grávida na câmara do nascimento. Segundo o relato mítico, Taueret foi uma das assistentes no importante nascimento de Hatchepsut.

Juntamente com Bes, Tauret era também uma deidade tutelar do sono, encarregada de afastar maus espíritos e influências perniciosas. Por vezes, usava o disco solar e os chifres de vaca, qual Deusa-Mãe, para lembrar que assistia o nascimento diário do Sol. Também era chamada de "Olho de Rá", sendo considerada sua filha e mãe de Osíris e de Ísis.

Com o título de "Senhora do horizonte", Taueret tornou-se uma Deusa-cósmica, estando relacionada com a constelação faraônica do hipopótamo, colocada pelos astrônomos egípcios no hemisfério norte do céu. Uma pintura do pael astronômico da Deusa surge no teto de uma câmara do túmulo de Menmaetré Seti I (1291-1278 a.C.), no Vale dos Reis, datado da XIX dinastia.

No dia 11 de setembro, ocorre a celebração dessa Deusa.

Unknown disse...

Putz Lolla Moon. Bem mais parecida com essa deusa mesmo.
Fui ver varias imagens dela pelo Google e vi que em varias delas ela esta segurando o Ank nas duas mãos (com a base do Ank já tocando o chão)
E ainda possue um vasinho na cabeça.

Bem mais parecido mesmo com a estatua vista na ilha do que anubis.

mas em ambos os casos são deus da cultura egipsia... então o passado da ilha tem com certeza algo a ver com o egito.=)

mim disse...

Aí eu me pergunto...se a estátua for de Taweret, será que a destruição da estátua da "deusa da fertilidade" é o motivo (ou marca a o início) pelo qual as mulheres grávidas começam a morrer na Ilha?

É um tanto anticientífico e bizarro acreditar nisso...embora não seja mais bizarro do que acreditar em monstro de fumaça protetor-de-alguma-coisa.

Sobre as mulheres na Ilha não fazerem o parto lá, mesmo que aparentemente ainda não houvesse o fator "morte" para as grávidas...talvez faça parte da trégua com os hostis. Tipo...parece que toda a coisa egípcia diz respeito somente ao povo deles. Eles entraram em um acordo sobre a permanência da Dharma, desde eles seguissem algumas regras, e uma delas pode ter sido nenhum deles nascer por lá (para que a deusa deles continue protegendo apenas o nascimento dos nativos e não dos invasores?)...não sei...tb ainda não dá pra saber se é mesmo essa deusa. Mas é interessante pensar que eles desencavaram essa figura pouco conhecida para dificultar a pesquisa...Anubis é de longe mais conhecido que a pobre hipopótama-parteira de pata de leão.

E eu que estava disposta a não palpitar mais nada desde Life And Death of Jeremy Bentham...agora começo a escavar mitologia egípcia...tsc, tsc...rsrs...

***

Falando em Life And Death...mais uma curiosidade sobre a nossa nova amiguinha do Egito:

"No contexto funerário, mãe do rei e dos mortos, ela os acompanha em seu renascimento."

Unknown disse...

Poxa, por que as pessoas preferem o lado mais cientifico?
Não teria nada contra se o lance da gravidez viesse por conta da destruição da eztatua
(Apesar de acreditar que não é isso, pois acho que a estatua se ferrou a muito tempo antes da Dharma)

Sei lá... depois que voce faz faculdade de curso de exatas voce ve que ciencia é só mais uma crença igual religião. Não tem nada de "certo" lá.=)

mim disse...

Vitor eu tb não vejo questões de fé e misticismo como um problema, pelo contrário, adoro essa justaposição entre ciência e fé que existe em Lost, e ficção é pra isso mesmo, realidade já basta os jornais. Mas...desde que elas façam sentido no contexto da história e não fiquem apenas no "pq? pq é assim e pronto". Tipo...se Locke ressuscitou pq existe algo relacionado com as civilizações antigas e seus segredos e isso for bem roteirizado, beleza. Se for uma explicação meia boca, eu vou chiar. Afinal, ser algo inexplicado pela ciência não torna um fato impossível, até que a própria ciência prove o contrário.

Leco Leite disse...

Grande Lolla!!

Anônimo disse...

Tem Muita Lógica ser a Deusa Taweret, Pensemos Bem, o Tempo em que eles ficara na Ilha a Estatua estava la Inteira, E a Juliet Fez o Parto da Mulher Do Horace e deu tudo certo pq e estatua estava la....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats