segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Não se pode mudar o passado ou não se deve?

Um dos meus blogs de LOST favoritos é o espanhol "LOST Perdidos". E visitando o blog li um texto muito legal que uma das leitoras (Sonny_c) enviou, tentando explicar como acontecem essas mudanças ou não do passado nas viagens no tempo na série.

Além de uma visão geral, o texto traz algumas análises específicas para quatro personagens: Desmond, Faraday, Locke e Jin. Porém, só traduzi mesmo os trechos mais específicos.

Para quem quiser dar uma olhada no artigo completo, é só visitar o link abaixo.

Os saltos no tem sido um tema que criou bastante confusão tanto para os fãs de LOST, como para os losties que estão na Ilha. Talvez exista algum outro Daniel Faraday por aí que entenda melhor esses saltos, pois muita gente precisa de uma explicação mais detalhada, grupo no qual me incluo. E é por isso que nesse artigo tratarei de analisar algumas idéias que nos permitem esclarecer algumas dúvidas. Vamos começar com o comentário de Faraday para Sawyer:

"Se não aconteceu, não pode acontecer... Não pode mudar o passado, James!"

Muitos estão se perguntado... Então, como Desmond se lembrou do que Faraday lhe disse na porta da SWAN? Como é que Richard Alpert já sabia que Locke lhe daria a bússula se ainda não havia acontecido?

Uma maneira fácil de explicar é como disse Faraday "se não aconteceu, não pode acontecer", isto quer dizer que o passado foi assim desde o início, na verdade as viagens no tempo não afetam o passado pois o destino está escrito assim.

Assim, o passado pode ser alterado, pelo menos por uma pessoa, Desmond, mas se esperava que ele fizesse. Lembremos que Ms. Hawkings o avisa que deve realizar essa viagem pois não se trata do que ele queira ou não, sim do que se supõe que ele deva fazer. O que não se pode mudar é o destino, pois Ms. Hawkings disse que algo terrível poderia acontecer, algo como se o Universo entrasse em colapso. Algo um pouco contraditório, pois no mesmo momento ela diz que se algo for mudado, no passado (ou no presente como foi o caso de Charlie), o destino tem sua forma de corrigir o curso, então porque ela teve que intervir? Desmond teve uma chance de mudar o passado, mas se esperava que ele o fizesse.

Por isso Richard não pode levar Locke antes do tempo para a Ilha, mesmo que tivesse feito, as coisas aconteceriam de um jeito que Locke faria essa viagem ao passado, por isso consideraram muitas vezes que ele não estava pronto. Da mesma forma, mesmo que Desmond não tivesse feito a viagem no veleiro, algo aconteceria para que ele chegasse na Ilha.

Achei o texto bem bacana, dando uma visão bem geral de tudo que estamos vendo nas viagens no tempo que causam dúvidas entre os fãs. Ainda mais nos momentos em que ficam as dúvidas se "isso" ou "aquilo" aconteceu antes ou só agora que as viagens começaram. Pelo menos para mim, fica claro que tudo que vimos aconteceu, mas os personagens do futuro ainda não sabiam por não terem feito a viagem até esse momento. Como os casos de Locke e Alpert, em 1954, e Jin e Rousseau, em 1988...

Sempre procuro trazer textos interessantes que temos em outros blogs e espero que tenham gostado desse.

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

17 Comentários:

Unknown disse...

Responedndo a pergunta anterior Leco, o texto (e o debate) que eu pediaseria exatmente como esse texto.

As vezes, aqui no blog, vocês consideram que existiu um passado original (antes das viagens no tempo). Dai, agora com as viagens no tempo, os Losties voltam, mas sem poder alterar a grosso modo (como voces disseram, Jin impediu que Daniele entrasse no buraco de Lostzilla. MAs no seu passado original, ela também não entraria de um jeito ou de outro, ja que o passado não muda).

Eu acho essa idéia errada (eu e muita gente que tem comentado). Nunca houve um passado original. Jin sempre esteve no passado de Daniele e Locke sempre esteve no passado de Alpert. Essa é a linha do tempo unica.

Por isso é impossivel de altera-la, pois tudo que voce fizer no passado, sempre foi assim.

Por que Danielle não se lembra de Jin ou Ethan de dar um tiro na perna de Locke? Erro de roteiro eu acho. Sinceramente.

Unknown disse...

Ta aqui o comentário anterior do Paralelo, que foi mais didático do que eu.

Anônimo Paralelo disse...

Dani Mí!

Repito que adoro teus comentários ferinos, e gostei desse último podcast. Mas, please, ABANDONE SUA VISÃO SOBRE OS JUMPS DA ILHA!!

Explico:

Você acha que quem volta no passado ALTERA A FORMA DOS ACONTECIMENTOS, embora não os fatos principais (como mortes, por ex). Não é assim que funciona. Não existe "alterar forma". Quem volta no passado não muda NADA, nem um detalhezinho sequer, nem um átomo!

Quando Faraday diz que o passado é imutável, isso é 100%.

Não pense que, quando Locke encontra Ethan no passado, está mudando algo. Não pense que, "da primeira vez", Ethan passou por ali e não viu Locke - e que só "depois" Locke voltou no tempo e alterou o passado.

Não!

O passado SEMPRE FOI DAQUELE JEITO. Da primeira vez que o passado ocorre (e, na verdade, não há uma "segunda vez"), ele já ocorre com Locke vindo do futuro!

O mesmo vale pra Sawyer vendo Kate e Claire (ele estava lá na primeira temporada, embora não o vejamos, claro); Faraday falando com Desmond na escotilha; Locke devolvendo a bússola pra Alpert; etc.

É assim a teoria física de Mikownski, cientista também homenageado na série.

Portanto, Jin não está alterando NADA na história da Rousseau - essa história SEMPRE foi assim, com Jin e tudo. Rousseau desembarca na ilha e dá de cara com um coreano vindo do futuro. Ponto. Nunca foi diferente.

Se por acaso os eventos foram um pouco diferentes do que Rousseau contou na 1ª temporada, isso é erro de continuidade da série! Azar...

A única exceção é Desmond: ele sim pode realmente alterar o passado (eis o que Faraday dá a entender). Então, quando vemos Desmond tendo "flashes num helicóptero" em pleno treinamento militar (The Constant), isso realmente pode ser uma alteração do passado - isto é, aí houve uma "primeira vez" em que Desmond não teve esse flash, nem foi repreendido pelo comandante. Pelo menos, no caso dele isso é POSSÍVEL.

Será que te convenci?

Espero que sim! =)

*****

A propósito, Jin estar vivo não é ridículo, a meu ver. Uma explicação já deram: faz sentido que ele DEVA sobreviver, já que ele (no futuro DELE) ainda iria encontrar Rousseau - os jumps da ilha implicariam na sobrevivência de Jin.

A questão logística: o "raio" que viaja no tempo junto com a ilha pode ser ESFÉRICO: como uma "redoma" sobre a ilha, de modo que, nas bordas, toque o nível do mar... quem estiver na água está no raio, mas quem estiver voando não! Por isso Jin é salvo...

Leco Leite disse...

Hoje concordo com essa visão, Vitor... confesso que pensava diferente antes.

Abraço!

Wagner JK disse...

Puxa,

Acho que já havia visto o Vitor colocar seu ponto de vista em outro post.

Também concordo e defendo o ponto de vista de que as coisas aconteceem e aconteceram daquela maneira e apenas daquela maneira. Jin não fez nada que já não tivesse feito e assim vai.

Apenas um passado, apenas uma linha do tempo.

Quanto ao Desmond Lembrar eu aposto naquilo que foi dito am algum momento na série sobre só podermos alterar o que não aconteceu ainda e por isso o Desmond só lembrou depois do seu presente,quando acordou...

Anônimo disse...

Muitos estão deixando de considerar que para chegar ao futuro sem que essas que alterações do passado interfiram, o presente "original" deveria ter ocorrido.

Pois, se os personagens podem ter lembranças do que ocorreu nas mudanças temporais, certamente essas informações alterariam a linha do tempo.

Mas para piorar, o que se usa como explicação para corrigir essas mudanças, são lacunas de memória, coisa que não ocorreu com Alpert e Rosseau ( e possivelmente com Widmore, via Abbadon "cuidando" de Locke no 4x11) por exemplo.

O fato é que é muito mais possível que os personagens ( e prodautores, mas esses são mentirosos mesmo) que dizem não poder alterar o passado, estão mentindo em proveito próprio.

A propósito, o que impediria que outra pessoa voltasse ao passado e alterasse algum evento já transformado por um visitante do futuro?

Uma norma dita pelo dúbio Faraday e pela suspeitíssima Hawking?

Sei não.

Anônimo disse...

tô concordando com o vitor. muito bem explicada essa visão, parabéns! eu já pensava um pouco assim, mas ainda não estava de uma maneira muito clara na minha mente! agora vc clareou bastante!^^

Luís Gustavo disse...

Não acho q a linha do tempo seja unica não, pois se fosse Jim se lembraia de Russeau e vice versa, pois se eles já haviam se encontrado em 1988, como nao se lembrariam em 2004 !? O fato da Francesa não entrar no buraco por que Jim não deixou foi só uma segunda versão do mesmo passado, pois ela não entraria mesmo ali. Todos sabiamos que Jim estava vivo, pois ele estava nos Flahes de Sun qdo ela teve a filha (lá na season 4), ele estava levando um panda para o filho de um Magnata Koreano, só não sabemos é pq ele não procurou a Sun qdo saiu da ilha, já que a intenção aparente era não levar Sun a ilha e nao faze-la achar q ele estava morto.

Wagner JK disse...

Luis,

A francesa nao lembrava por conta de seus traumas ou algo assim...
O Jin não lembrava da francesa por que ele ainda não a havia conhecido.

A linha do tempo é uma apenas, mas cada um pode estar em qualquer ponto dela, ou algo assim.

Quanto a esse flash, tratava-se de um Flashback e o panda não era para Sun e sim para um cliente do Sr Paik. se nao me engano era um Flashback para o Jin e uum flashforward para a Sun...

Abraço...

Wagner Souza disse...

Ok! Então essa é a visão da série!?, Tudo acontece em uma única linha do tempo, que o DESTINO não pode ser mudado, pior para mim que não acredito em destino. E, como não acredito em destino, acho improvável não existir um passado original. Acho improvável tanto o Locke, quanto o Jin, já estarem lá no passado, na chegada da Rousseau e no encontro com o Ethan, a não ser que tudo já esteja escrito, tanto passado, presente e futuro, de novo, algo que não acredito, e também sei que a série não está sendo produzida para me agradar mas, agradou até agora...

mim disse...

Vendo o promo canadense...vcs viram o Ben próximo ao que parece ser um porto?

Após encontrar Desmond, deve demorar pouco para que ele descubra quem informou o endereço de Mrs. Hawkings.

Acho que Penny corre perigo…

DeChamps disse...

Eu concordei com essa mesma visão do vitor em outro post... pq era a minha também...

Esse lance de um não se lembrar do outro faz todo sentido, pois estamos assistindo pela perspectiva dos losties...

Se a série fosse sobre rousseau veríamos Jin aparecendo e desaparecendo diante dos nossos olhos e a discussão seria "como ele faz isso?"

Pra mim é uma questão de perspectiva, e tenho dito! HAha

Leco Leite disse...

hauhauha... Boa, "como esse coreano desaparece!?"... pensaríamos que ele é o Issao Imamura!

DeChamps disse...

Issao Imamura!

Foi f*da UAHiauAHIAUh

Luís Gustavo disse...

Desculpem, não concordo que Russeau não se lembre do Jim por traumas não, ela se lembra de tudo, como nao se lembraria dele, muito vago isso.
Quanto ao Loke do presente, que está no passado (certo!?) convida Alpert para o seu nascimento, ele então aparece lá, qdo John nasceu e depois tenta leva-lo qdo Loke é garotinho, mais Loke ainda não estava pronto, pois ele teria que cair na ilha e ver um milagre acontecer ali, para realmente acreditar que a ilha era seu destino.

Luís Gustavo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mikely disse...

Honestamente, acredito em tudo que foi dito nesse texto... É exatamente o que sempre pensei ser a explicação pra esses acontecimentos...
E Vitor, seus argumentos são realmente bons, deu pra entender o que você quis dizer, mas o que ocorre é que não me convenceu porque não acredito que, por exemplo, Danielle não se lembrar de Jin ou Ethan de dar um tiro na perna de Locke sejam erros de. Não é mais provável acreditar que no passado original não ocorreu e que no jump ocorreu?
É o que penso, mas é claro que em Lost quebramos a cara várias vezes, e eu entendo que isso pode acontecer comigo...

Abraço a todos...

Álvaro Camilo disse...

Eu acho que existe várias realidades em Lost...
Explicando...
Da 1ª vez, o Alpert nunca havia visitado o John Locke no hospital quando nasceu e nem na sua casa quando foi adotado.
Este pequeno John Locke cresceu e no seu futuro caiu na ilha igual vimos na 1ª temporada.Na 5ª temporada vieram as viajens no tempo.Então em um dos flashes temporais o John Locke viu o Alpert e disse que era pra ele visitá-lo quando nascesse e que era especial.Pronto!
Na 4ª temporada, como a 4ª, 5ª e 6ª temporada foram escritas juntas, os produtores colocaram a cena do Alpert visitando o John locke ao nascer.Esta cena não foi produzida com a finalidade de mostrar o passado original de John Locke(Uma vez que em seu passado original o Alpert nunca havia o visitado)... E sim para mostrar uma realidade diferente.
O que eu quero dizer é o seguinte:
há várias linhas de tempo em LOST...
Por exemplo...
Há a rua A e a rua B.
Por exemplo...
Em uma situação hipotética eu saio de casa para ir em determinado local pela rua A...
Nesta rua eu sou atropelado e fico paralítico.
Aí então eu resolvo voltar no tempo e mudar o passado para que eu nunca seja atropelado na rua A, então eu passo pela rua B.
Se eu seguisse o pensamento de passado original entrelaçado com destino eu passaria pela rua B e seria atropelado e ficaria paralítico por que este é o meu destino.
Eu penso diferente...
Eu voltaria no passado e passaria pela rua B e não seria atropelado...
Pronto...
Mas quando eu voltasse para o futuro eu estaria paralítico de qualquer forma porque eu nao mudei o meu passado, e sim encaminhei um futuro diferente para um outro "eu" de outra realidade.
Assim...Desta forma...
Eu acho que a 6ª temporada de Lost terá uma ou talvez duas realidades...
Uma realidade seria se a bomba explodiu matando os losties e tivessem alterado o passado( como disse, não da realidade que conhecemos,que é a que eles cairam na ilha)e sim de outros Jacks e kates, assim voltando para onde tudo começou que é o Aeroporto de Los Angeles.
Duas realidades seria se a bomba explodisse e eles tivessem sobrevivido.
Aí teria a realidade em que eles continuariam na luta para desvendar os mistérios da ilha e acabar com o pesadelo e outra realidade seria mostrada pelo fato de terem alterado o passado( de outra realidade).
Eu acredito que será feito assim...
Uma realidade onde eles pousariam em seus destinos e mostraria como seria as suas vidas,e outra dando continuidade na ilha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats