segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Encontros e desencontros nas viagens pelo tempo...

Esse assunto tem gerado bons debates nos últimos dias aqui no Teorias LOST, e já aproveito para agradecer a todos que tem nos visitado e participado nos comentários!! A melhor coisa é escrever um post e ler os comentários...

As principais questões que as viagens no tempo tem levantado são se Locke, Sawyer, Jin, Faraday e cia causaram alguma mudança no passado, e porque eles não se lembravam de alguns encontros que vimos nesses primeiros cinco episódios?

Muito bem, de certa forma a resposta para as duas questões são bem simples e diretas: não, eles não mudaram o passado (ou futuro) e não se lembravam porque para eles ainda não havia acontecido!

Agora serei obrigado a (tentar) explicar...

Jin teve seu encontro com Danielle Rousseau em 1988. Primeiro, Jin não lembrava desse encontro quando chegou na Ilha porque ELE ainda não tinha viajado no tempo. Jin não morreu na explosão do cargueiro porque iria salvar Rousseau. Se tivesse morrido na explosão, ela teria descido e morrido com sua equipe depois, alterando o que já conhecemos. A jovem Rousseau se lembra de Jin ter "desaparecido" e acha que ele ficou doente também. O fato dela não se lembrar dele quando o Oceanic 815 chega na Ilha pode ter duas explicações: a vida traumática de Rousseau nos últimos 16 anos ou não houve uma interação direta entre eles para que houvesse a lembrança.


Faraday e Desmond na SWAN. Esse é o mais complexo, pois tem algo que eu adicionaria. Algo como uma certa "sincronia" entre as pessoas da Ilha e as de fora. Mesmo em tempos diferentes! Quando Faraday pede para Desmond encontrar sua mãe, Desmond está em 2008 e Faraday (entre 2001 e 2004). De certa forma esse encontro ocorre simultâneamente entre dois tempos diferentes, no passado para Faraday e em 2008 para Desmond. Por isso ele só lembra no "futuro", mas na verdade ele se lembra no momento em que esse encontro aconteceu, pois Faraday ainda não tinha voltado no tempo também!


Faraday e Charlotte. Aqui podemos aplicar a mesma "regra" acima. Faraday não se lembra de avisar Charlotte para não voltar a Ilha porque ele ainda não voltou no tempo até esse ponto.


Locke e Alpert em 1954. Encontro primordial para a série. Aqui Locke traça seu caminho, seu "destino". Para mim fica evidente que Locke escolheu seu caminho a se candidatar a líder dos Others no futuro. Para isso, convidou Alpert para seu nascimento. Para um personagem tão ligado ao "destino", Locke não teve sua vida traçada por "algo maior", sendo que ele escolheu o "destino" de sua vida. Acho que a vontade dele prevaleveu aqui! Mas de novo, Locke não se lembrava do encontro quando chegou na Ilha porque ainda não tinha voltado no tempo. Porém, os Others já esperavam por Locke porque Alpert já tinha recebido a visita dele e acompanhado seus passos. Isso porque a linha do tempo de Alpert seguiu normalmente. Com o encontro em 1954, claro!


Locke e Ethan. Quem disse que Ethan não se lembra de Locke quando está infiltrado entre os sobreviventes do Oceanic 815!? Afinal, os dois até caçaram juntos, lembram? Nunca vimos Ethan dizer algo sobre Locke para nenhum dos Others. Mas sabendo da história de Alpert (que todos os Others deviam saber!), Ethan pode ter contado sua experiência idêntica com Locke para Alpert. Assim, Ethan podia até se lembrar de Locke, mas não havia necessidade de contar isso a ele. Pois ele já estava onde eles o esperavam: na Ilha!


Sawyer e Kate. Esse é um momento atípico em relação aos demais acima. Atípico porque Sawyer não participou do nascimento de Aaron. Provavelmente, se ele tentasse uma aproximação, algo aconteceria. Bem provável que um novo "jump" viria.



Concluindo... É estranho pensar assim, mas acho que podemos pensar que a linha do tempo daqueles que estão viajando pelo tempo é uma linha não-linear. Como se a cada "jump", algum evento ou eles mesmos, estariam entrelaçados no tempo. Assim, eles viveriam aquilo como se fosse o presente para eles, mas na verdade estamos vendo a construção do passado...

Compicado... Complexo... Mas bem divertido...

Não estou aqui dizendo que é isso e ponto final. Mas pelos vários comentários aqui no blog, no Orkut, em blogs espalhados pelo mundo todo que procuro sempre dar uma olhada, observei que é isso que a maioria das pessoas estão pensando.

Para mim, fica muito interessante esse visão, já que não sou do grupo do "destino". Acho que cada um constrói seu próprio caminho (e sem essa de "livre-arbítrio!). Os losties estão participando de momentos que criaram todas as circuntâncias vividas por eles mesmos desde a queda do Oceanic 815...

Espero que gostem!

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

42 Comentários:

mim disse...

Enquanto esperamos...

A Anna Naranja do The ODI fez um post que eu achei simplesmente PERFEITO sobre This Place Is Death. Pena que esse espaço é curto ou eu traduziria, mas quem manja de inglês poderia dar uma passada lá pq eu acho que vale a pena:

http://the-odi.blogspot.com/2009/02/episode-5x05-funeral-party.html

DeChamps disse...

Seguinte... e a bússola. Postaram aqui, "De onde veio a bússola de Alpert?!"

Quem veio primeiro o ovo ou a galinha...

Opiniões? pq essa é a parte mais intrigante na verdade!

Unknown disse...

Guilherme, eu acredito que Richard possuia já a bussola em 54.
Alpert entregou ela no futuro para Locke por que sabia que seria um artefato pessoal, e assim ele saberia que locke realmente veio do futuro.

Então, em 54 ele recebe a bussola de Locke e fica com duas.
Fica com elas, até o futuro, onde ele entrega uma para Locke e pede para ele voltar.

Se Alpert ainda não tinha nenhuma bussola no passado, não teria por que ele se surpreender com Locke tranzendo-a. Acho que é isso.

Muito bom o Artigo Leco. =)
Eu tenho esse ponto de vista, mas admito sim que ele pode não ser o certo, por isso, vamos comentando e trocando idéia. =D

Anônimo disse...

leco,
muito muito bom esse post
pelo que tenho lido realmente traduz o que muitas pessoas pensam, inclusive eu!

abraços!!

Leco Leite disse...

Vitor, percebi nos coments por aí que vc tem esse ponto de vista mesmo. E é bem isso que vc falou, temos essa visão no momento, mas ela pode ser quebrada a qq momento nos próximos episódios. E como sempre digo, eu adoro quebrar a cara com teorias... hehehe

Lolla, vou dar uma olhada sim no texto... essa semana acabei nem postando as "Outras visões". E hj tá meio corrido... Bjão, moça do blog "fechado"!!

Talvez existam mesmo duas bússolas. Afinal tem muita gente que acha que a bússola do teste é outra... então...
Mas é mesmo o ponto mais maluco até aqui. Queria fazer essa pergunta para os produtores!!

Abraços!!

Unknown disse...

A sim, a explicação de Ethan não se "lembrar" de Locke faz todo o sentido. Ele podia muito bem se lembrar, mas não tinha razão nenhuma pra contar pra ele. Muito pelo contrário.

Realmente, se Locke apareceu para Alpert naquele passado (e quem sabe mais vezes depois, não sabemos se eles ainda farão mais Jumps quando voltarem".) Locke pode muito bem ser alguem "Já esperado" pra cair na ilha. Gerando até uma grande expectativa.

No episodio The Brig, da terceira temporada por exemplo, Alpert tem uma conversa com Locke num morro dizendo "pois é, quando todo mundo soube que um cara paralitico caiu na ilha e ficou bom, todo mundo ficou animado"

E também, uma coisa que eu lembrei a poucos dias e que muita gente passou em branco. No episodio Par Avion, também da terceira temporada, Mikail está sendo levado de escravo por Kate, Saiyd e Locke.
Dai ele comenta que eles não estão na lista de Jacob por que são imperfeitos, muito irritados. Dai Kate fala: "ouxi, voce nem conhece a gente"
ai ele fala: "verdade, não conheco voces, Kate nem Saiyd... mas, John Locke, o John Locke que eu conhecia..."e é interrompido.

Acho mesmo qeu todos eles ainda vão fazer mais um Jump para o passado (talvez o tempo da Dharma) e Locke encontrará mais uma vez os Others e fará algo importante. Dai seu nome vai ficando conhecido e a sua chegada a ilha sendo esperada.


Só que, quando ele chegar a ilha, ainda não vai saber de nada, então todos tratam com uma grande expectativa, mas sem poder fazer ou falar muito.

Isso explicaria também por que Ben se deixou cair na armadilha de Danielle na segunda temporada.
Quando perguntam a ele, ele diz "vim para buscar você Locke"
Ficou parecendo Blefe no momento, mas agora com essas viagens... faz sentido ser verdade =)

Unknown disse...

Ainda to na aposta contigo Leco, sobre não ser a bússola que deveria ser escolhida no teste de Alpert com Locke, e sim o Book of Laws. =p

DeChamps disse...

Caramba Vitor muito bem lembrado... Ele fala algo do tipo:"O john Locke que I knew was para..."
Mas, fica no ar o mistério desse para... Também!

DeChamps disse...

Paranormal ou Paraplegic!

mim disse...

E eu aqui esperando pra comentar...mas não tenho o que comentar pq basicamente bate com o que penso =)

***

Então vou mudar o assunto RADICALMENTE, pra variar com uma outra teoria maluca.

Estava pensando o que vez Sayid se voltar contra Ben, afinal sabemos que isso não é nada fácil, visto que o cara tem o dom de fazer a gente se jogar na linha do trem e ainda achar que a idéia foi toda nossa!

Pois lá vai....acho que Ben fez com que Sayid matasse Locke.

E pq? Pelo episódio The Economist.

- Jeremy Bentham tb era um economista, e Elsa disse trabalhar para um.

- Ela disse que ele não gostava de tecnologia, era um "old-fashioned" e isso me parece um jeito totalmente Locke de ser.

- Quando falou com ele ao telefone, seu chefe não deixou que ela matasse Sayid, mesmo sob protestos de Elsa. Ele só queria a informação para quem ele estava trabalhando.

- Ben não foi atrás de Locke, ele veio até Ben, portanto deve ter passado um bom tempo investigando seu paradeiro (se já era difícil quando estavam em um pedaço de terra cercado de água por todos os lados, imagina em escala global!).

- Se ele voltou a ser paralítico - isso não sabemos - precisaria de ajuda pra tudo, caso Elsa estivesse falando a verdade sobre uma das suas funções ser "fazer compras" pra ele.

- Somente algo tão grave, quanto matar um amigo (sem saber quem era?) poderia ter feito Sayid se revoltar contra Ben, sem que esse pudesse contornar só "batendo um papinho", como sempre faz.

- Sayid pareceu ficar incomodado quando Hurley tentou dizer o nome de Locke em voz alta, mesmo que ninguém ali pudesse ouvir. Recordações ruins?

***

Pronto, dito isto, voltamos ao post do Leco.

***

Putz, é verdade, meu blog está às moscas e faz teeeempo...rs...

mim disse...

Ah, sim, aqui está algo a comentar...o BOOK OF LAWS.

Primeiro...

Ele realmente tinha que escolher uma coisa só?

Pq me parece que ele poderia escolher várias e escolheu...

- Acertou o vidro com terra (terra que cerca a cabana de Jacob?).

- Acertou a bússola.

Até aí nosso querido Highlander Alpert parecia mais que satisfeito.

Daí no terceiro objeto, BANG. A expressão mudou e ele ficou com cara de quem comeu jiló com caramelo.

Então me parece que ele só errou no último objeto...e imagino que ele deveria ter escolhido o Livro das Leis que eu acho - e aqui vai um chute daqueles - que deve ter algo a ver com o Templo, as leis que está destinado a seguir como líder e protetor da Ilha, um livro "sagrado" para eles.

***

Segundo....fazer um teste simplesmente pra saber se John é o mesmo John Locke que apareceu com a bússola? Se ele apenas escolhesse isso, o que iria acrescentar? Ele diria, ah sim, foi vc mesmo, empacotaria tudo e diria bye bye?

Me pareceu algo maior.

Bruno Ferrari disse...

Boa hein Lolla!

Isso no Sayid e do Ben faz bem mais sentido pra mim do que o Ben mesmo matar Locke, por suas mãos, como o amigo Leco tinha proposto nus posts atrás. Fecha perfeitamente a virada de mesa do Sayid, de pau mandado do Ben para "odiador-mor" do olhos-esbugalhados.

Com relação ao post, eu confesso que tudo isso de time-jumping pra mim ainda tá bem confuso. Tenho algumas teorias, contudo, não com relação aos efeitos dos jumps, mas a causa deles, como foi discutido pelo Leco em algum post do "this place is dead":

- A causa dos jumps, pelo que parece, seria a falta dos Oceanic 6 na ilha, pois estes seriam a "constante" dos demais, e de alguma forma, estariam faltando no nosso querido quebra-cabeça insular. Já eu acho, que tudo esta baseado na explicação simplória do Faraday, dizendo que os jumps são como um DISCO RISCADO. Isso me chamou muita atenção no episódio em questão, mas no último, ao ver a imagem da grande roda da estação orquídea travada, tentando girar normalmente mas impedida por estar fora do eixo, esse termo veio rapidamente à minha cabeça, e fez todo o sentido. Talvez, aquela roda controle o tempo ali na ilha, e por Ben ter a movido, ela saiu do eixo, deixando os que ficaram na ilha perdidos nos jumpings, havendo então a necessidade de John "the chosen" Locke consertar o que havia ficado fora de prumo.
De certa forma, isso ameniza o impacto causado pela declaração da Ms. Hawmkings, de que só alguns dos Oceanic 6 ja bastariam pra começar o "trabalho" de voltar pra ilha, algo impossivel se os 6 fossem a constante.
- Algo que fica no ar, caso meu chute acerte o gol, é a necessidade cabal dos Oceanic 6 na ilha. poderia ter várias explicações, mas nenhuma ainda faz muito sentido pra mim, então vou economizar teclado e a vossa paciência.
- Se isso acontecer, no próximo episódios os jumps parariam, o que pouparia as vidas dos outros personagens que apresentaram sangramento nasal como a Charlotte. Se os jumps continuassem, os demais sofreriam o mesmo mal, e sabemos que eles não empacotarão nessa temporada (pelo menos não todos, nem dessa maneira). Puxando esse assunto, se o sangramento for causado pelo tempo prolongado de exposição à ilha (como no caso de Charlotte, que viveu anos alí), podemos deduzir que a história do pequeno Sawyer com a ilha não deve ser tão curta como a dos demais, podendo sugerir algo que eu não faço ideia do que seja. O Miles tá na cara que nasceu na ilha, e a Juliet já está lá a um tempo, então, tem motivos para sangrar, mas o John e o Jin não sangraram, e por esta lógica, Sawyer não sangraria tb.
- Se tudo isso for correto, a possibilidade dos que estão fora da ilha voltarem em um tempo diferente dos que ficaram para trás é bem grande, e daria uma boa continuação na saga temporal da ilha após o final dos jumps, que poderia durar vários episódios e levar uma boa parte do resto da temporada para se solucionar. Caso todos se encontrem no mesmo tempo, e os jumps parem, outra linha no roteiro teria que começar, pois não há (pelo menos que eu lembre) nenhuma outra grande coisa pelo qual os personagens da ilha estão quebrando a cabeça nesta temporada. Caso os 6 voltem no passado, ou os que ficaram na ilha fiquem presos no passado, teremos uma boa possibilidade do que o Vitor e o Leco disseram alí em cima acontecer: John Locke conhecer melhor seus liderados, os The Others, incluindo Richard Alpert, e também, daria tempo de Faraday e quem quer que seja resolverem o problema da Bomba Jughead não estar ainda enterrada, enterrando-a e inutilizando-a.


Bom.. desculpem-me pelo tamanho do post, mas é que eu to empolgado em escrever aqui minhas teorias... Quem sabe acerto uma qualquer dia desses...

Abraços.

Caio disse...

O que mais me intriga em Lost é:

Como o Pai de Locke foi parar na Ilha?!

Telma disse...

Leco,

fazendo um link entre este post e aquele do Faraday que você escreveu dia 13 de fevereiro, fica uma dúvida:

O que está me intrigando é realmente aquele choro do Faraday.Pode ser muito doido, mas até ai... todo mundo tá colocando suas teorias na mesa, o que deixa esta temporada, pelo menos na minha visão, com mais alegria em assistir.

Dois indicativos: Ou ele chora porque JÁ voltou no tempo, então está ciente da idéia de que o passado não pode ser alterado e ele de alguma forma já sabe que a Charlotte, por exemplo, a quem ele tanto ama, não vai ter escapatória.....

ou mais louco ainda....

Ele chora porque as coisas estão se repetindo para ele, ou seja, o looping temporal tá ativado em Lost, e a causa de tudo isto? A queda do vôo 815 naquela ilha.

Ainda acho que tudo gira em torno deste vôo, e que algumas pessoas, apesar do livre arbítrio, realmente tem um grande relacionamento com aquele lugar, como Locke, Jack, Claire, Hurley, por exemplo.

Se alguém quiser rebater a bolinha, a vontade, um grande beijo a todos, excelente dia, se der volto no horário do almoço.

Namastê.

Wagner JK disse...

Pessoal,

Este post vem bem de encontro a minha linha de raciocínio também.

Tenho postado alguns coments e gostaria de integrar o grupo que pode ou não quebrar a cara com mais ets teoria de "Linha única"do tempo.

abraço

Telma disse...

Danielle e outros excers:

Se lembram daquele episódio da sexta temporada de Arquivo X, chamado Monday?

Era bem mais fácil não, hehehehe...

abraços

Wilian disse...

Nesse post, Leco conseguiu sintetizar toda a teoria de viagens no tempo e deixar ela bem mais clara.

Ao meu ver está perfeita.

A idéia da Lolla sobre Sayid matar Locke me surpreende, vou ter como 2ªopção... se não Ben Linus, que seja Sayid Jarra.

Anônimo disse...

Em relação a bussula em se ter a possibilidade de serem duas, acretido eu que seria o mesmo caso dos coelhos dos videos de exoerimentação só que em um espaço maior. OUtra coisa que acredito ou aposto, é de que certa forma as temporadas formam um circulo de açoes, sendo que oque estamos vendo seja a causa e oque já vimos a consequencia, esta qinta temporada esta fechando o circulo com a ponta da primeira. Mesmo assim penso que qual seria o futuro entao? Talvez o retorno dos six, para que o circulo de repetiçoes se quebre,pois não se pode ter um jack fora e dentro da ilha, pelo menos até a queda do aviao.

Thiago disse...

Caracas!!!!

Parabéns por mais um post bacana Leco

E Parabéns tb a todos por teorias bacanas...

Faz muuuuito sentido esse lance de Locke ser o economista... pow!!! a ideia casa direitinho!

O Livro das Leis... o lance do templo... o passado de Locke na ilha e tudo o que ele fez.

Viagens no tempo... perfeito!!!

Tempo curto para eu postar ultimamente, mas sempre arranjo um tempinho!!!

Abraço a todosssss!!!!

Te vejo em outra vida Broderrrr

Anônimo disse...

Só pra jogar uma pulguinha atrás da orelha da galera, vou lembrando que quando Locke viu o Beechcraft nigeriano, não nos foi mostrado o salto de pára-quedas do Goldie.

Faço notar tb que o páraquedas do nigeriano estava relativamente distante do avião e em uma parte de mata fechada, o que aparentemente não era o local por onde o avião veio ( pois veio da direção do mar e em campo aberto).

Ou seja, esse passado específico, pode não ter acontecido da forma que nos foi sugerida em episodios anteriores...

Unknown disse...

Lolla Moon, muito bom o esquema do Locke ser o economista.
Todos ficaram com a certeza de que o Economista era Widmore na temporada passada. Se realmente for Locke, vai ser uma daquelas grandes surpresas de roteiro... e com sentido, não apenas pra chocar. =)

Quanto ao lance do teste de Alpert... pois é, também acho que não era pra pegar só um objeto. Não digo que ele deveria pegar o livro ao invez da bussola. Acho que ele pegou sim a bussola, o pote com cinzas e ficou sobrando a faca e o livro.

Como eu falei em outro comentário, são duas opções bem antagonicas. Se era pra prever como seria o lider dos others, a faca significaria a liderança atravez da força e o livro atravez da justiça e democracia.

No episodio What Kate Did, Eko comenta alguma coisa sobre o Book of Laws com o Locke.
Quem tem as temporadas em casa, da uma conferida na videoteka aí. =)

Alexandre Akira Forato disse...

Parece que esta quinta temporada está mais complicada do que nunca. Acho que além de assistir na AXN, a partir do dia 9/03, vou ter que pegar os DVDs pra poder entender direito.rs

Anônimo disse...

Para mim ficou meio claro que essas viagens no tempo é o necessário para termos todas as respostas que estamos querendo. E só eu achei que a Kate ia ver o Sawyer escondido ali no nascimento do Aaron?

Enfim, é até meio frustrante... quando terminei "This Place is Death" pensei em duas teorias e fiquei todo feliz, quando fui ver na internet, o mundo todo já discutia isso... as vezes esqueço que as discussões de Lost voam aqui na internet. Ah sim, a teoria era de que o Faraday chorava porque já sabia que aquele avião ia cair e que tudo aquilo ia acontecer.

Ah sim, você foi indicado ao Olha que Blog Maneiro!
http://comentaseries.wordpress.com/2009/02/16/off-olha-que-blog-maneiro-globo-e-o-oscar-no-comentando-cinema/
Se já recebeu o selo, esteja livre para não postar novamente, até porque posts repetitivos cansam,hehe...
Até mais!
______________________________
P.S.: Já conferiu os comentários de "This Place is Death" lá no blog?

Leco Leite disse...

Telma, concordo!!..."ele chora porque JÁ voltou no tempo, então está ciente da idéia de que o passado não pode ser alterado e ele de alguma forma já sabe que a Charlotte, por exemplo, a quem ele tanto ama, não vai ter escapatória....."

Lolla... muuuito legal essa teoria do Locke ser o economista. A única coisa é que na verdade Ben que procurou Locke, e não o contrário. Mas a teoria é bem interessante mesmo... Se tiver um tempinho, dá uma elaborada maior e até com imagens e referências (se tiver) e manda no email do blog que eu crio um post aqui!

PM... sabia que vc ia gostar do post!!

A idéia do loop temporal é muito legal também, e os que saíram terem que voltar para encerrar esse looping é bacana. Não seria como uma constante, mas eles arrumariam as coisas. Mas isso seria legal se eles voltassem em um tempo diferente dos que ficaram...

Valeu pelos comentários, galera! Muita coisa boa por aqui!!

Abraços!!

Anônimo disse...

Leco,
Você conhece a série que passava na warner, baseada nos quadrinhos, Witchblade? Bom, se conhecer vai saber porque a citei aqui e ao ver a analisar essas viagens no tempo, essas teorias sobre tempo e espaço me fazem lembrar muito uma frase da série Witchblade: - "Linhas paralelas sempre se encontram"
Gosto muito dessa frase, para mim ela significa que todas as linhas traçadas, fazem parte de uma teia e esta se encontra no infinito. Viajei né?! rsrsrs
Tem um episódio que considero o melhor da série em que Sara a protagonista viaja no tempo, ao passado e se depara com (ela), ao conversar com essa outra personagem, ela pergunta: - vc é minha avó? Então a outra (ela) responde: - não querida! eu sou você no passado! rs Deixando-a pasma!
Então ela explica: - o tempo é contínuo...pense na sua vida como um filme, filmes são feitos por partes chamadas frames o que faz o filme rodar é a nossa ilusão de continuidade, ou seja, passado, presente e futuro são parte de um todo, parte do presente eterno. Eu creio que é mais ou menos isso mesmo! rsrsrs então se for assim mesmo, nosso amigos perdidos na ilha, vivem essa experiência...isso talvez explique bem esses encontros e desencontros em Lost.
Me empolguei né?!
Mlehor deixar o resto para outro dia...Beijo!
Até...

Bruno Ferrari disse...

Teorias loucas para o futuro das viagens temporais:

- Richard Alpert não envelhece porque está na Ilha.

- Num futuro distante, ele sai da ilha, forma uma família com o nome de Christian Sheperd.

- Como está longe da ilha, não consegue ficar sossegado, mas não tem como voltar, quem sabe, a não ser que morra (mesma coisa com o Locke ao sair? quem sabe, afinal, os dois foram lideres dos Others).

- Então, fica depressivo, briga com a família, incluindo o filho Jack, e morre.

- Jack pega o 815 com a irmã Claire e o pai morto no bagageiro.

- Ao cair na ilha, Christian revive, aparece pro Jack, pra Claire e... pro LOCKE, que são os únicos que o vêem.

- John Locke parece nunca ter estado na ilha, mas tem uma conecção que começa daí em diante e só aumenta, o levando a ocupar o lugar de Richard/Christian como lider dos Others.

- John Locke é o único dos sobreviventes que realmente não deseja sair da ilha.

- Num futuro distante, os sobreviventes que aguentarem sairiam da ilha, e apenas John ficaria lá, sozinho talvez.

- John Locke no futuro, se torna um com a ilha de alguma forma, levando sua conexão com o pedaço de terra cercado de agua do âmbito "espiritual" pro físico mesmo. O Nome dele agora é JACOB.

- Reparem que John nunca viu Jacob, e Christian se apresentou para ele como o intermediário entre Jacob e John. Isso seria por que John É o Jacob, e Christian, Richard, o ex-líder que era o único que conhecia Jacob (Tem o Ben no meio dessa história tb, que foi o "líder" do pessoal dos outros tb)

bom...

só sei que essa temporada tá sendo a mais legal até agora, com mais misterios interessantes e com mais possibilidades de acertos (apesar de achar, como o Leco, de que ninguem deve ter a pretensão de acertar os palpites, mas sim, de ver a série nos surpreender).

Abraços..

Bruno Ferrari disse...

Só pra completar:

Shephard = Shepherd = Pastor de ovelhas.

Pensem na função do Jack com relação aos sobreviventes...

Agora pensem na função do Richard/Christian com relação aos Others...

Esse nome, assim como todos os demais, não está ai por acaso... Seria essa característica do Jack uma herança genética?

Nanamelon disse...

Leco, amei o post! E pessoal, os comentários estão sensacionais! Esse é, sem dúvida, o blog mais legal pra discutir sobre Lost!

Bom, vamos lá, vou aos meus desabafos:

-Sobre a bússola (a história do ovo e da galinha): a mesmíssima situação acontece com um relógio de bolso no filme "Em Algum Lugar do Passado", com Chirstopher Reeve. Certeza que os roteiristas pensamram nele, até porque os objetos são bem parecidos (a bússola e o relógio). De qualquer maneira, é um lindo filme e vale a pena - não esqueçam os lencinhos!

-Sobre o não-envelhecimento de Alpert: me passou pela cabeça que ele talvez não envelheça porque ele também é um "mensageiro de Jacob", assim como Christian Shephard. Vai ver ele já é, de certa forma, morto. E eu acho que é por isso que Locke tem que voltar. Ele também se tornará um desses mensageiros zumbis.

Anônimo disse...

B.

tu pirou na batatinha?

Richard é Christian?

Richard saiu da ilha com o nome de Christian, fez familia e morreu pra voltar pra ilha?

Dizer que Christian ate esteve na ilha tem logica.. mas que Richard e ele sao as mesmas pessoas nao sao.

John Locke morrer no futuro, virar Jacob que é fantasma no passado? que complicação heim heheh

***Christian apareceu também para Michael no cargueiro***

Nanamelon disse...

B.

O Miles também viu o Christian na floresta, andando com Claire.

Alexandre Sampaio disse...

Pessoal... Sou Blogueiro de 1ª viagem por aki. Mas se vocês me permitirem também quero fazer uns comentários:

- Aquele tal de chinês de Los Angeles que fala com os mortos e que provavelmente veio da ilha... Ele nos mostra com toda a certeza que aquela ilha tem alguma coisa a ver com os mortos... Todos que morreram, será que estão mortos mesmo? Ou estão entre os Outros dos Outros? Hurley é maluco mesmo? Ou tem o mesmo poder do Cara de olho puxado? Segundo a mitologia grega o Hades tem 3 lugares principais... Os Campos Eliseos (que é tipo um paraiso para viverem os herois e os de alma boa), o hades (tipo um inferno) e o Tártaro (onde as piores criaturas ficam presas). O Hades possui um guarda que é o Cérbero (um cão de três cabeças - coisa que é muito provavel de ser uma analogia a um animal desconhecido). Será a ilha um tipo de Campos eliseos e a nuvem negra o Cérbero? Na Mitologia Grega, existiam várias maneiras de entrar e sair do Hades. Hercules e Orpheu são dois que foram e voltaram...

- Essas viagens no tempo pelo menos me ajudaram a entender o dinossauro da ilha...

- Também acho que Sayd matou o Locke... mas garanto que o Locke perdoa ele e o Ben... Já que ele espera ser ressucitado na ilha...

- Será que realmente os fragmentos do acidente do avião foram colocados lá no fundo do oceano?

- Mas que ilha supimpa é essa né? Eu gostaria de ir pra lá... Como comentaram acima, até Highlander tem... Vocês lembram daquela garota que ia atirar no Faraday lá na bomba Nuclear? Acho que ela é a mesma que no final da 2ª temporada leva o Jack de volta pra outra ilha. Acho que ela vai voltar. Quanto achismo né?

- Eles ainda voltam no tempo mais vezes sim... No começo desta temporada, o Faraday aparece na gravação de um video da Dharma...

- Agora só falta o mr Eko voltar dos mortos e realmente aparecer em alguma cena...

abraços
Alexandre

Caio disse...

Talvez o Richard seja o Pai do Christian ;)

Ou quem sabe Richard não é filho do Jack? O.O?

Leco Leite disse...

Essa coisa de "mortos-mensageiros" é a cara de Donnie Darko e seus "manipulados-mortos"... Para quem nunca viu o filme, eu indico!

As referências a mitologia grega são as mais incríveis...

Estive pensando sobre esse teoria da Lolla, de Sayid ter matado o Locke. A única coisa que ficou me atormentando é como a aliança de Jin foi parar nas mãos de Ben!? Sayid e Ben não ficaram "de mal"!! heheh

Abraços!!

mim disse...

Leco, a gente tenta desembaraçar algo e se enrosca em outro mistério. Mas sabemos que BEN PROCUROU LOCKE (thanks pela correção), então pode ter sido aí que ele pegou. Se antes ou depois de tudo acontecer, não sei.

Seria uma honra fazer o post detalhado, mas provavelmente só sobraria tempo após Life and Death of Jeremy Bemthan...rs...aí já eras. Mas achei uns screens de The Economist, se vc tiver tempo, sinta-se à vontade pra divulgar essa teoria maluca compartilhada =) Vou te mandar os screencaps por email.

Outra coisa que pode relacionar Sayid e o The Economist...Sayid levou Hurley para um lugar que chamou de "casa segura". Hurley até repete essa expressão em Because You Left após Sayid ser atingido pelo dardo:

"HURLEY: Dude. Dude. Oh, man. I thought it was supposed to be a safe house. I never should've left the Island."

Agora, a conversa que Elsa teve com seu chefe no celular, enquanto Sayid estava ferido em The Economist:

"ELSA: Why should I keep him alive? No, he had no idea. All right, all right. I’ll bring him to you. Leave the hotel; I’ll meet you at the safe house."

Interessante coincidência, huh?

Valentine Moon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mim disse...

*Bentham (corrigindo o post anterior). Whatever, vcs entenderam =)

DeChamps disse...

O interessante de se assistir Donnie Darko é que você encontra teorias interessantissimas sobre o filme...

Assim como "perdemos tempo" pesquisando sobre Lost!

Anônimo disse...

safe house é um termo utilizado constantemente nos estados unidos para indicar esconderijo... casa segura... nao acho que seja coincidencia

Mikely disse...

Nóóóóóóóóóo...
Esse blog tá cada dia melhor, com as participações e tudo mais... E eu tô cada dia com menos tempo de ler TODOS os comentários... Mas até o fim do dia leio todos...

Só quero que me esclareça uma coisa, Leco... Do que você disse nesse post, conclui-se então que os que estão viajando no tempo não se lembram dos eventos ocorridos nessas viagens porque em suas trajetórias originais não ocorreram... Já os personagens que entram nessas viagens interagindo com os viajantes (Alpert, Ethan, Rousseau) se lembram porque estão vivendo o presente?
Eu concordo com isso... Faz todo o sentido, e sinceramente, não tem o que inventar, é isso mesmo...
Ou eu posso quebrar a cara, né? rsrs
Abraços...

P.S.: Richard ser Alperto: no way!! haha

Leco Leite disse...

Mikely, na verdade, tudo é "presente" para qualquer grupo!! hehehe

Alexandre Sampaio disse...

É extremamente lógica a parte das viagens temporais... O que o Leco disse é a única verdade... Senão eu hoje me lembraria do dia da minha morte... como eu vou lembrar de algo que ainda não aconteceu? Todos estão no "presente"... só que o presente do Sawyer e companhia vária entre o passado e o futuro da ilha... Vocês se lembram que o Richard entregou a bussola para o Locke no Futuro (já que o acampamento estava abandonado a muito tempo.), quando será que foi isso?

Abraços
Alexandre

Anônimo disse...

aí é que tá! Locke só “fez seu destino” porque foi influenciado pelas coisas que aconteceram desde que caiu na ilha. Não diria “vou ser seu líder” se os outros não estivessem dispostos a aceitá-lo como tal desde 1954. Só virou líder devido ao que fez em 1954. Mas isso só aconteceria no futuro do Locke 2004 caído do avião. De quem foi a idéia? É, de certa forma, um paradoxo. Como no caso dos IPods da matéria da SUPER INTERESSANTE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats