sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Faraday ainda não voltou no tempo...

Faraday tem sido um personagem com aparições em vários momentos que ficamos sem entender o que ele estaria fazendo "lá" e como foi para "lá"...

Tudo parece sem sentido, mas acredito a maioria pensa mesmo que ele viajou no tempo!

Como Faraday aparece na construção da estação ORCHID!? Como ele era o homem maluco que avisou Charlotte em sua infância para nunca retornar para a Ilha? Porque ele aparece chorando ao ver o falso Oceanic 815 encontrado?

Simples, Faraday viajou no tempo! Mas não ainda...

Esse Faraday que estamos vendo na Ilha, esse que estava perto de Charlotte, ainda não voltou no tempo. Ainda não esteve na ORCHID, ainda não avisou Charlotte... ainda não chorou ao ver que todos seus esforços foram em vão!

Sim, acredito que ainda veremos Faraday voltando no tempo, esse Faraday que estamos vendo, mas não sei como. Mas ele não se lembra do passado, ele só segue suas anotações no Diário. Sabemos que ele tem algum problema com suas memórias, vimos o teste com o baralho na 4ª temporada. Vimos que ele não sabe porque está chorando...


Esse Faraday que vemos na Ilha hoje não se lembra desse encontro com Charlotte porque ele ainda não voltou no tempo para avisar Charlotte! Tudo que ele sabe está no Diário e perdido em suas memórias...

Porém, não importa o que ele faça quando voltar no tempo, não dará certo. O Oceanic 815 cairá, ele voltará para a Ilha, Charlotte morrerá... Por isso o choro, aparentemente, sem sentido!

Não sei se consegui ser claro no texto, é meio complicado mesmo pensar nessa "ordem" de eventos que as viagens pelo tempo nos dão. Fiquem a vontade, como sempre, para concordar ou não com essa teoria.

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

31 Comentários:

Thiago disse...

Grande Leco! é isso mesmo cara.

Naquele momento o nosso atual Faraday ainda não tinha viajado no tempo, pelo menos para a Dharma, para avisar Charlote Pequena e talz.. só esta viajando juntamente com grupo dos Loties e ainda não vimos essas cenas.

Mas acredito que é isso mesmo...

Faraday viaja no tempo e participa das escavações da Dharma na Orquidea.

Faraday viaja no tempo, encontra Charlotinha e avisa para não voltar.

Faraday viaja no tempo, faz coisas que ainda não foram mostradas, e provavelmente não darão certo e na cena da TV ele chora sem saber porquê.

beleuzaaaaa

Te vejo em outra vida Broderrrrr

Anônimo disse...

Acho que é bem por aí.
Não sei se voces concordarão comigo, mas com Faraday viajando no tempo com a intenção de consertar as coisas e mais gente viajando intencionalmente também - se não for com a intenção de consertar talvez seja para piorar de vez, hahaha - eu aceito tudo, só não alguém dar um jeito de trazer de volta à série:
Paulo;
Nikki;
Prof. Artz e
Frogurt.
e no caso destes quatro sinceramente não ligo a mínima se for paradoxo que não voltem e inclusive dou a maior fôrça!

Unknown disse...

Foi exatamente o que eu quis dizer nos comentários do post sobre os detalhes de This place is Death. =)

Como vimos a sua imagem na Dharma logo no primeiro episodio, achamos que aquilo já havia acontecido e tal... mas ainda não, ele ainda vai voltar para aquele tempo. =)

Thiago disse...

Na verdade Vitor... se a gente parar para ver... aquele lançe da Dharma no inicio da temporada já aconteceu.... igual o encontro de Desmond e Faraday na escotilha também já havia acontecido... ma as memorias ainda estão adormecidas.

Igual a Desmond que acordou e percebeu que ele ja tinha vivido aquilo. Faraday tem já o seu diário que é a prova maior de que já aconteu aquelas coisas, e o fato dele não lembrar são as memorias adormecidas.. isso justifica o "problema de memoria" que ele tem, já que... imagina ele olhar para o diário dele e falar... "putsss!!! que loucura foi essa que eu escrevi aqui? será que eu estava drogado e não me recordo?" rsrsrs.. sei la... mas para falar de viagens no tempo precisa ter a mente aberta pq tipo...

"Faraday já voltou no tempo antes, mas ele não sabe que voltou, porque ainda não chegou a hora dele voltar no tempo e fazer as coisas que inicialmente ele fez quando voltou no tempo"

super louco esse trecho neh? rsrs

Te vejo em outra vida Broderrrrrr

Pedrovisky disse...

Muito bem pensado, Leco.

Realmente faz bastante sentido. Agora passo a acreditar que possa ser por aí mesmo.

e.fuzii disse...

Com esse episódio realmente ficou claro que a visita à Orchid e sua mensagem para Charlotte seriam um flashforward, mas é interessatne mesmo pensar que seu choro na frente da televisão seria também.

É um pouco Donnie-Darko-ish, mas ainda assim bacana.

Unknown disse...

Coal, eu discordo. Acho que ele realmente não foi para o tempo da Dharma ainda. =) Não acho que sejam memorias adormecidas não... Quanto ao diário, acho que são anotações baseadas em estudo por enquanto, não vivencia.

Mas não tenho certeza, claro. Ainda veremos. =)

Wilian disse...

Teoria via P.M.SPOILERS:

Daniel e Charlotte são irmãos.

Pedro Chaves disse...

Lembram quando eloise na 1ª ou 2ª temporada, não me recordo bem avisa que não há como mudar a ordem das coisas? e mesmo o faraday tb sempre disse q o q se fez no passado, não há como mudar... Na verdade Faraday tenta mudar o destino das coisas, inclusive a morte de Charlote, tenta avisá-la no passado, mas como disse, não há como mudar o que aconteceu no passado. Isso explica por exemplo, Rousseau não se lembrar de Jin, pq ele não mudou em nada no que poderia acontecer no futuro.
Faraday chora por insistir em tentar mudar algo e nunca consegue, como a morte de Charlote, sua amada... =p
num sei... isso é só uma teoria minha tb... =)

Ana Claudia Mielke disse...

adoro esse blog!!!
achei genial a idéia de que ele na verdade ainda não voltou no tempo... mas confesso que não entendi a parte dele chorando quando vê a notícia da queda do voo. isso porque a notícia é no futuro (em relação ao tempo 'normal' na ilha) não entendo como ele se lembraria de tudo.

Anônimo disse...

Leco,

O Faraday que aparece chorando, a meu ver, é o Faraday antes de ir para a Ilha. O que quero dizer é que quando o avião é encontrado ele e seus colegas ainda não haviam sido recrutados para ir para a Ilha. Não sei se você concorda.


Carlos

Anônimo disse...

Pedro,

Mas, se Charlote se lembrou de Faraday, por que Rousseau não haveria de se lembrar de Jin?

Unknown disse...

São dois erros de roteiro no meu ver.

Danielle não se lembrar de Jin

Ethan não se lembrar de dar um tiro na perna de Locke, quando este se infiltra com os sobreviventes.

Leco Leite disse...

Danielle não se lembra de Jin e Ethan de Locke pq quando se encontraram depois da queda do voo 815, esses encontros ainda não tinham acontecido... hehehe

Ana e Carlos... O Faraday chorando é sim antes de irem pra Ilha, mas as coisas que el vai tentar mudar quando voltar no tempo será antes daquele momento. Ele vai "sentir" que o que fez não deu certo e vai chorar, sabendo que vai começar tudo de novo...

Maluco, estranho, mas
interessante!!

Ana, que bom que vc adora o blog!! Muito obrigado!!

Fuzii... Donnie total!! hehe

Anônimo disse...

Por onde anda o Lapidus?

flafera disse...

quando vi a charlote dizendo para ele
que dizendo aquilo e depois morrendo
caiu a ficha que ele ainda não voltou no passado.a morte dela faz ele querer voltar e mudar o futuro.

outra caisa o futuro dos losties parece ja estar escrito ou o que estamos vendo é o passado deles.
porque se o alpert foi visitar o lock
ainda criaça e o motivo dessa visita é o encontro dos dois(alperte e lock)no fututo de lock,ou seja ja estava escrito que lock iria parar na ilha ben iria mover a ilha,iria ficar aconteçendo esses jumps e lock iria se encontra com alpert.

isso é DESTINO ou CIENCIAS?

ou sei lá deve ser LOST

foi mal o primeiro coment que faço aki não ter sentido algum

Leco Leite disse...

Achei ótimo Flafera!!! Verdade...

Não é destino e nem ciência... é LOST!

Valeu pela participação!

mim disse...

Hum...taí, não concordo.

Se o aviso de Faraday à Charlotte criança para que ela não volte a Ilha acontece no futuro...e até então ele nunca esteve lá, alguém me explica pq no episódio 04x12, quando ele fica sabendo que o grupo militar do cargueiro começou a usar o protocolo secundário e avisa à mesma Charlotte que eles precisam sair da ilha rapidamente, ele abre o diário dele em uma PÁGINA COM O DESENHO DO LOGO E O NOME DA ESTAÇÃO THE ORCHID? Se ele tinha essa anotação é pq ele já esteve lá. Portanto acredito que o encontro com a pequena Charlotte já tivesse acontecido, mas ele ñão se recordasse primeiro pq ela era uma criança e segundo pq ele tem problemas de memorização.

A menos que alguém tenha uma teoria que explique essas anotações que ele já tinha...

PS: Tem a imagem dessa página aqui mesmo no Teorias Lost, na parte 2 do post especial que o Leco fez sobre o Diário de Faraday.

mim disse...

Antes de tudo há uma grande diferença entre Danielle-Jin e Charlotte-Faraday...Danielle esteve com Jin há 16 anos atrás, antes dos acontecimentos traumáticos (morte dos amigos, do amor e o roubo de sua filha) a transformarem em uma pessoa totalmente diferente, amarga e às vezes insana, capaz até de roubar um bebê (Aaron). Jin apareceu um dia e não fez muita coisa além de dizer sobre a torre do rádio e a impedir de entrar no buraco. E piadas infames à parte, sabemos que os orientais são bem parecidos...rs.

Já Charlotte tinha uma relação bem mais íntima com Faraday, ela o via diariamente, convivia com ele, teve muito mais tempo de pensar nele como um rosto familiar. E não podemos nos esquecer que ela se lembrou durante um transe de idas e vindas do passado...em uma dessas pode ter revisitado o dia em que o encontrou quando pequena e BAM! Ali estava o mesmo homem de frente pra ela!

Isso se fosse uma questão apenas de memória, mas acho que o assunto é mais complexo.

Vejamos:

Imagino que Danielle e Etham não tenha se lembrado de Jin e Locke antes pq NAQUELA OCASIÃO nenhum desses cruzamentos havia acontecido. Ou seja, se Jin tivesse morrido na explosão do cargueiro, por exemplo, Danielle nunca teria encontrado com ele, nada mudaria...pq isso só aconteceu no presente dele, tempo em que Danielle está bem morta e enterrada, portanto incapaz de se lembrar...rs... Aí vem a pergunta...não podemos mudar o passado, certo? Bem, talvez a lei de "não poder mudar o que se passou" diga respeito apenas a PONTOS CRUCIAIS.... Jin estava lá, mas não poderia interferir na morte de Robert ou Montand, e era fato que Danielle se salvaria com ou sem a sua presença. Mas isso não deve se aplicar às lembranças. Provavelmente Danielle e Etham se lembraria de Jin e Locke SE eles estivessem vivos hoje...mas só iriam se lembrar A PARTIR DE AGORA.

Um exemplo claro disso é que Desmond só foi se lembrar no PRESENTE do encontro que teve com Faraday na escotilha. Ora, se vc está confinado a viver SOZINHO em uma escotilha abandonada, questionando sua própria sanidade, sem nada interessante além de um botão pra apertar todo santo dia, não iria ficar gravado na sua mente um maluco que aparece do nada na sua porta dizendo pra vc procurar a mãe dele a qualquer custo e some em um flash de luz? Garanto que isso não seria uma lembrança fácil de se esquecer...mas Desmond só lembrou disso depois que aconteceu, ou seja, depois que Faraday voltou ao futuro e alterou sua lembrança. Então minha teoria é que para se lembrar de algo que tenha acontecido no passado quando há a interferência de um viajante do tempo, vc deve permanecer vivo enquanto o seu passado e o presente do viajante se cruzam.

mim disse...

Ultimo pitaco, prometo. É que bateu a insônia e dá-lhe pensamentos...

Outra indicação de que o aviso à Charlotte tenha acontecido no passado é o fato de Faraday ser a pessoa mais convicta no mundo de que é impossível alterar o que já aconteceu. Eu acreditaria em qualquer pessoa tentando salvar Charlotte com um aviso, menos Faraday. Ele saberia que não importa o que fizesse ou deixasse de fazer, ela morreria de qualquer maneira.

Uma tentativa por impulso para salvar quem ama? Um apelo desesperado mesmo sabendo que seria em vão? Talvez, mas improvável.

Anônimo disse...

Lolla, estou propenso a concordar com tua exposição, que está muito convicente e plausível. No entanto, sobre as anotações no caderno, há uma hipótese - que de qualquer forma se for real também não desmente tua teoria - de que estes dados anotados no caderno sobre a ilha tenham sido passados para Faraday por sua mãe, Ms. Hawkins. Digo isto porque além dele achar o desenho da estação Orquídea no caderno, ele comenta com Charlotte na mesma ocasião que será usado o segundo protocolo. Bom, uma coisa é ter um mapa da ilha, outra é saber exatamente o que os adversários principais irão provavelmente fazer - no caso, os adversários principais mais visíveis pra nós naquela parada eram Ben e Wildmore. Não acho provável que os cientistas da expedição tenham sabido deste segundo protocolo por Keamy, o capanga do Wildmore, e não vejo porque a Naomi teria revelado isto, se é que ela mesmo sabia - é bom a gente recordar que o próprio Keamy só ficou sabendo o que era o segundo protocolo quando abriu o cofre, pegando a chave do capitão, que portanto não poderia ter conhecimento sozinho do que se tratava. A existência deste segundo protocolo, que implicava Wildmore saber de antemão qual seria a reação de Ben e agir de acordo, sugere que também houvesse alguém profundamente enfronhado com as técnicas da ilha, e a candidata ideal para suspeitarmos é a rainha da cocada preta, Eloise Hawkins.

Anônimo disse...

Tinha uma outra coisa que queria compartilhar com voces, não sei se já foi abordado aqui no blog, e que pode ser útil para a gente entender como procedem os produtores da série.
Por conta de tornar a assistir pela milésima vez meu episódio favorito, "The Constant", fui pesquisar sobre paradoxos no tempo e achei que dentre tantos, há o chamado "paradoxo ontológico", que refere-se principalmente a informações que, com as viagens no tempo, não tem origem definida.
Em "The Constant" tem um paradoxo assim. Para ajudar Desmond a recuperar seu equilíbrio e não morrer, Faraday fornece para ele alguns números, coordenadas para que Desmond, quando estiver no passado, informe o próprio Faraday. Estas coordenadas são as necessárias para que a máquina de Faraday funcione. Desmond faz isto e vemos que Faraday não sabia, quando Desmond informou, que os números eram aqueles. A máquina funciona.
Qual o paradoxo? Estes números não tem origem definida. Faraday anotou em seu caderno os números que Desmond, no passado, lhe informou, e Desmond ficou sabendo destes números porque Faraday, no presente,leu em seu caderno.
Não sei voces, mas eu particularmente acho lindo este paradoxo.
Para quem tiver curiosidade, é so "googlar" "viagem no tempo paradoxos" e vai ter diversão de sobra até o "316".

Anônimo disse...

Pessoal, desculpem eu voltar traveis, mas era só pra falar que se for verdadeira a informação que Faraday deu para Charlotte, de que se ela voltasse para a ilha morreria, acho que temos que considerar a hispotese deste acontecimento ser verdadeiro não apenas para Charlotte, mas para toda e qualquer pessoa que voltar para a ilha. Nossos Oceanic 6 inclusive. Num daqueles lampejos pré-morte da Charlotte, a gente vê que sua consciência está viajando pra tudo quanto é tempo, e não dá para afirmar se ela foi para o futuro da ilha. Em seguida, ela fala que "Esta ilha é Morte". Vejam que ela não fala que esta ilha está morta. Qual o significado desta sutil diferença?
Por outro lado, naqueles momentos de agonia, Charlotte pode ter misturado as estações e confundido sua própria situação, de ter sido avisada por Faraday que se voltasse morreria, e achar que isto aconteceria com todos que voltassem - daí o aviso para Jin.
Por outro lado, se a teoria de Lolla estiver correta, se Faraday já teria avisado Charlotte para não voltar antes de ter presenciado o que presenciou no último episódio, tudo leva a crer que esta advertência é geral, todo aquele que voltar para a ilha morrerá, inclusive Faraday!
Daí entra a discussão de sacrifício que permeia quase todas as temporadas de Lost, começando por Boone e no caso mais recente com Locke.
E também, por óbvio, que o sacrifíco dos Oceanic 6 não será para salvar a vida ou amenizar agruras dos que lá ficaram nem deles próprios, mas por algo maior que ainda não sabemos o que é.

Anônimo disse...

Última vez por enquanto, juro.
Tentei voltar no tempo e apagar "hispotese", que escrevi no comentário acima, e substituir por "hipótese", que faz mais sentido.
Não dá.
Voces quebram meu galho e não "botam reparo" nem "mangam de mim"?
Thanks, dudes!

Emmanuelle Maia disse...

Ainda tenho dúvidas sobre isso,pq ele já tinha escrito sobre a Dharma no caderno de anotações dele...mas acredito que é por aí mesmo que temos que pensar para montar este quebra-cabeça,e sei que não será nada fácil,e será que a ordem dos flashs estão certas na série,como realmente acontecem,digo em ralação a pessoas que estavam separadas,como antes com o Locke(que não falou sobre a queda do avião que presenciou) e Jin(que não comentou nada sobre a francesa),bem estranho isso...

mim disse...

Mauro, interessantísimo esse paradoxo das coordenadas de Faraday informadas por Desmond. Mas tb me pergunto se na versão "sem viagem temporal", Desmond não teria encontrado o número sozinho...por tentativa e erro, em suas próprias pesquisas...Digamos que isso realmente aconteceu, ele descobriu sozinho. Depois ele informou à Desmond para que ele as usasse como prova, como eram as coordenadas corretas, funcionou. Aí teríamos o passado reescrito, já que Desmond voltando e informando os números, o roteiro é alterado. Notem que o passado não foi alterado em sua essência (Faraday descobriria os números de uma forma ou de outra), mas mudou a fonte da descoberta.

Será que essas versões substituídas do passado - se elas realmente foram substituídas - não é o que causa a falha de memória de Daniel? Pq se houve as dua versões...uma em que ele encontra sozinho, outra que ele encontra pq alguém disse pra ele, qual a mente dele iria guardar como sendo a versão definitiva?

Talvez por interferir ali - e provavelmente outras vezes - no que já aconteceu com ele, ele possa ter causado esse problema a si mesmo.

mim disse...

Emmanuelle, aí temos o velho problema de comunicação que existe desde a época jurassica entre eles...rs...quantas vezes em temporadas passadas a gente se perguntou pq raios alguém não fala algo importante pra todos ao invés de ficar guardando o segredo pra si? Locke não costuma falar mesmo pq ele aceita as coisas como sendo naturais, é o destino, parte da Ilha, elas acontecem pq devem acontecer, e não fala pq não quer interferir em algo maior. Foi o que ele fez com Sawyer quando ele perguntou pq ele achava que os Oceanic 6 deveriam voltar....ele poderia ter dito sobre a conversa com Richard Alpert, mas não falou nada. Jin deve ter aceitado a explicação das viagens temporais para entender pq encontrou Danielle, e isso bastou, não achando necessidade de contar a todos o que eles já sabiam (todos morreram e ela sobreviveu). Mas concordo, tudo seria mais fácil se eles dividissem o que sabem. Mas não é de hoje que isso acontece...

Isaac Braz disse...

Amigos, também penso em eu uma teoria, ainda não embasada.

Acredito que quando os oceanic six (ou parte deles) voltarem à ilha, talvez haja um desencontro temporal de seus habitantes; e que Faraday (com mais alguns dos losties) possam ficar no passado, exatamente naquela época em que o vimos cruzando com o chang. talvez nessa época, a Charlote seja apenas uma criança.

Lembro que naquela cena o Daniel parecia um tanto perturbado. Aquele período pode ser onde ele "estaciona", aprenda na prática sobre a iniciativa Dharma e esbarre com Charlote.

Mas....isso não quer dizer que este seja o destino final do cientista. Vimos no final da 3 e da 4 temporada o futuro, que agora são presentes, e estão se desenrolando.

E isso, abraços e NAMASTE!

Thiago disse...

aeeeeeee

galera... tem um detalhe....

Charlote LEMBRA sim de Faraday..
Russeau LEMBRA sim de Jin..
Ethan LEMBRA sim de Locke..

Não podemos afirmar que Ethan não lembra, porque ele ja estava la infiltradao, e não iria revelar as coisas assim tão faceis.

Russeau lembrou de Jin no segundo jumpinho dele... ela ainda falou que ele tinha sumido na frente dela... acho que o que pode ter ocorrido é que ela surtou por anos lá na ilha, mas também nao podemos dizer que ela nao lembra.

e o caso maior é charlote... Faraday não havia viajado no tempo ainda... isso é fato... mas e porque charlote lembrou dele no final depois? por causa dos loopins eternos que rolam... o momento de faraday ainda nao tinha ocorrido... mas para charlote já havia sim, e ela lembra disso antes de morrer.

Te vejo em outra vida Broderrrrrrr

Anônimo disse...

Bom antes de mais nada sou o Rafael, e gostaria de escrever o seguinte, tudo q acontece no passado naum pode ser mudado, tipo se no passado o Des foi encontrar com o faraday na facul e pq isso ia acontecer, independente se a gente ta vendo isso agora ou o personagem soh lembrou depois, eu naum sei se estou sendo claro mas o q aconteceu no passado seja por interferencia atual ou naum jah aconteceu e tinha q acontecer desse jeito e naum de outra forma. O q pode alterar eh o futuro da pessoa do presente q foi pro passado nem o presente dessa pessoa pode mudar ela no caso tem q fazer o q ta fazendo no presente, e outro detalhe q quebra qqer tipo de especulação nossa eh q nessa brincadeira de viagem pro passado os autores podem armar qqer coisa, criando um final ou ateh mesmos historias q quiserem, quem garante q a ordem dos fatos q estamos vendo tipo em cada episodio estao certas, assim q o tempo da ilha em relaçao ao externo esta certo, ha uma diferença de 3 anos aparente entre os q fikaram na ilha e os q estao fora. Bom eu axo q os autores podem mudar tudo soh pelo simples fato de colokar alguem pra impedir q o Bem gire akela roda no final, mas o encontro da russeau com o Jim e os outros encontros de pesoas de tempos diferentes aconteceram independente se a pessoa q viajou no tempo ta viva ou naum qdo a pessoa q teve esse contao lembra. Eh muito complikado e legal isso tudo em lost e espero q cada vez mais fike assim com muitas duvidas e especulações, eu tenho certeza de que naum fui claro nas minhas ideias ateh pq eu escrevendo naum sou nem um pouko bom pra explicar as minha ideias mas eh isso aew
viva LOST

AH algo interessante imagina se a visao q a gente tem de Lost for tipoa ideia de LOLLA MOOM entaum no mas pra frente pode vir oputra pessoa num futuro e impedir q isso tudo aconteça entaum o q a gente viu foi soh uma realidade ate q essa pessoa de um fim nisso, ah sei lah essa ejh minha ideia espero q gostem
Abraço

Manoel disse...

No episódio 6 da 4ª temporada Faraday diz para Desmond uma frase que estou tentando recuperar, será que poderia completá-la e comentá-la?
Faraday para Demond: "Sua percepção do tempo que passou não corresponde...."
Achei a frase muito interessante, porém agora não lembro o resto.
Queria anotá-la completa para futura utilização em meu blog.

Manoel
manoel.amaral@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats