terça-feira, 7 de outubro de 2008

The Oceanic 6 - Jack


Os "Oceanic 6" são peças fundamentais no atual momento da série. Como gosto dessas postagens em série, resolvi fazer a "Semana Oceanic 6" aqui no Teorias LOST, 1 post por dia. Uma chance para um debate sobre esse grupo, que será parte da trama central da próxima temporada. Resolvi começar com Jack. Espero que gostem e participem também...



Se há uma coisa que sempre ficou evidente em Jack desde o início é que ele tinha 2 preocupações na Ilha: manter todos a salvo e sair daquele lugar.

Todos seus atos estavam direcionados em tirar os sobreviventes do voo 815 da Oceanic Air da Ilha. E isso se tornou ainda mais forte após a chegada do pessoal do cargueiro, primeiro representados por Naomi.

Conhecemos Jack... Será!?

No Season Finale da 1ª temporada ("Exodus") e no Season Premiere da 2ª temporada ("Man of Science, Man of Faith") tivemos diálogos entre Jack e Locke que marcam o que acontece hoje, ou melhor, no futuro...

Jack não acredita em destino, diferentemente e Locke que acredita que todos estão na Ilha por uma razão. Esse é o destino desses sobreviventes. Claro, Jack não acredita em destino. Ele mesmo diz isso para Locke. Mas a frase que marca o momento atual de Jack foi a resposta de Locke: "Você acredita em destino. Mas ainda não sabe disso!".
Jack não culpa o Universo pelo fato dos "Red Sox não ganharem o campeonato".

A mentira sobre o verdadeiro Oceanic 815, a culpa que recebe pela morte de Jin, as visões de seu pai, o estado de Hurley, a descoberta de Aaron ser seu sobrinho... o encontro com Jeremy "Locke" Bentham e as coisas ruins que aconteceram na Ilha após sua saída.

Tudo isso o torna a imagem de seu próprio pai: bebida e remédios...

Não sei se Jack começa a acreditar em destino ou se ele agora "sabe que acredita", mas a coisa mais forte que faz com que ele queira voltar para a Ilha é a chance de poder consertar as coisas. Essa é sua motivação...

Como ele pode consertar as coisas é a grande questão, mas de certa forma ele agora acredita que seu destino é retornar para a Ilha e terminar algo que ainda não sabe.

O Davi Cruz, do To Assistindo, deixou nos comentários uma música que pode ser o tema de Jack: "Fix You" - The Offspring... Deixo abaixo o player para vocês ouvirem a música e a tradução logo após.

Ela desperta
Raiva e graça
Me puxando, me empurrando
E eu
O espinho da sua vinha
Girando e virando
Estamos todos interligados

Asa quebrada
Vidro vazio
Palavras que gritam e são rejeitadas de volta
Ela diz, você sabe
Todos gostaríamos de nos reorganizar

Eu queria poder consertá-la
E fazê-la como eu a quero
Eu queria poder consertá-la
E queria que pudesse me consertar

Eu queria poder curá-la
E melhorá-la onde está quebrada
Eu queria poder curá-la
E queria que pudesse me curar

Ha la la la

Â…Â… Um raio de Sol enterra a noite
O pôr do Sol destrói a luz
Então ela diz, baby, eu já vou indo
Cortando uns aos outros
Sem nunca saber

Ela vê um milhão de estrelas como buracos no céu
Todos os Deuses choram suas lágrimas por ela
E eu estou na chuva dela
Grande abraço e namastê!

Leco Leite

5 Comentários:

Anônimo disse...

E aí Leco, blz?

Por coincidência, ontem a noite eu estava "tirando" uma música (toco guitarra) e, lendo seu post, notei que ela seria uma interessante trilha sonora para o Jack.

Trata-se da música FIX YOU da banda californiana THE OFFSPRING.

Está aqui a música http://www.mp3tube.net/br/musics/The-offspring-Fix-you/185952/ e aqui a tradução http://letras.terra.com.br/offspring/1283719/

Interessante que fala em "consertar" uma pessoa (como o Jack tanto gosta), "asa quebrada" (do 815?), pessoas "interligadas" (como acontece tanto na série) e "chuva" (essa eu forcei, mas lembrei das famosas e estranhas chuvas da ilha).

Bom, era isso...
Abraço!

KA disse...

Legal esta série, Leco!

Eu tenho um problema pessoal com Jack, hehehehe.
Bem, sério...eu não aguentaria ser mandada por ele. Não gosto de gente com o perfil de sabe tudo que ele tem. E por isto implico com Jack desde a primeira temporada. O que não impede que eu goste de vê-lo em cena...
Mas a verdade é que simpatizei muito mais com o Jack perdido dos flashfowards. Acho que ele ficou mais humano, menos pragmático.
E acho que vou curtir vê-lo "humildezinho" hehehehe. E seguindo as ordens de Benjamin Linus! Demais, hein!
Abs

Mikely disse...

Como sempre, Jack e sua insistência em consertar as coisas... E o pior é que acredito que no final ele vai acreditar ser esse seu destino...
Legal o comentario do davi cruz sobre "Fix You"... Tudo a ver com ele mesmo...
Abração e pela milésima vez, obrigada por esse blog.

Leco Leite disse...

Adicionei o player e a letra da música. Realmente, faz sentido!!

Valeu, Davi!!

Alexandre Sampaio disse...

Jack... acho que esse personagem é fácil de se entender. Ele realmente sabe muita coisa (tipo sabe tudo), mas isso não adianta nada sem foco. Em todos os momentos que o grupo precisa agir, ele está lá na frente e tomando as decisões mais acertadas. Mas no momento em que ele só precisa cuidar de si mesmo... aí ele entra em parafuso, sem rumo... seu rumo é ajudar os outros, viver a vida dos outros... sem os outros(sem trocadilhos com os outros da ilha) ele é vazio. Na vida real existem pessoas assim... elas tem o potencial imenso, mas só irão demonstrar se esperarmos isso dela. Jack só é "certinho" porque as pessoas da ilha esperaram isso dele... por trás ele escondeu uma fugitiva... matou... bateu... roubou... No Final Jack é um lider melhor que o Locke, que não tem reação nas horas críticas... Me identifico com o Locke, acho ele super legal... Espiritual e tal... mas na hora do vamos ver sobra para o Jack.

Abraços
Alexandre

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats