terça-feira, 22 de julho de 2008

Grandes Mistérios - "O Monstro"

O monstro, ou LOSTZILLA, é um dos grandes mistérios da série e provavelmente será um dos últimos que teremos uma resposta definitiva. Como formular teorias faz parte de LOST, o monstro também recebeu várias e esse será um dos pontos desse post.

O monstro apareceu em 9 episódios até o momento("Pilot, Parte 1"; "Walkabout"; "Hearts and Minds"; "Exodus: Parte 2"; "The 23rd Psalm"; "The Cost of Living"; "Exposé"; "Left Behind"; "The Shape of Things to Come"), o suficiente para não nos dar pista alguma sobre o que realmente é ele. Além é claro das suas "aparições" em forma humana, coisa que os produtores já confirmaram que o monstro é capaz de fazer.

Uma coisa interessante dita pelos produtores é que o monstro não é uma nuvem de "nanorobôs", o que seria a resposta mais simples de certa forma. E isso acabou complicando ainda mais para encontrar uma resposta para esse mistério.

O monstro tem o, provável, nome de CERBERUS. Isso porque podemos associar as palavras de Rousseau sobre ele ser um "sistema de segurança" e as referências a um tal de "Cerberus System" no mapa da blastdoor que vimos lá na 2ª temporada. Se você não sabia, CERBERUS era um cão de 3 cabeças guardião do reino subterrâneo dos mortos e não deixava que nenhuma das almas saísse de lá, e ainda matava os mortais que chegassem perto. E é interessante o fato de o monstro da Ilha sempre surgir do chão, derrubando árvores... Ele também aparece dividido em 3 partes que se unem no episódio "Left Behind".

Entre as grandes curiosidades que podemos levantar sobre o monstro está o porquê ele não conseguia atravessar a cerca sônica que envolve a othersville? E ainda mais curioso é o fato dele não tentar passar sobre a cerca. Ele não teria então uma característica que permita ficar muito longe do solo.
Outra coisa que nos deixou de boca aberta foi controle que Ben pode ter sobre o monstro. Pelo menos foi essa a sensação que o mundo inteiro teve quando Ben entra naquele túnel e logo em seguida vemos o monstro chegando até a vila e atacando o pessoal do cargueiro. Mas sem os matar! O que nos leva a outra coisa estranha: porque matou Mr. Eko!?

Aqui no Teorias LOST nós fizemos uma série de posts para saber o que vocês pensam sobre alguns mistérios, entre eles estava o monstro, claro.

Entre os comentários no post sobre o monstro vamos desde o eterno debate sobrenatural vs ciência, passamos por uma experiência da DHARMA que deu errado, que o monstro segue um trilho e é controlado por Jacob, que pode não tomar formas humanas mas usar a luz para gerar tais imagens...

Uma das teorias que os produtores viram e comentaram sobre o monstro é de que ele foi criado para separar quem era da DHARMA e quem não era. Faz sentido se pensarmos na função do CERBERUS que separava os mortos dos vivos...

Ou seja, a questão vai seguir até o final da série.

Então fico por aqui, espero que gostem dessa idéia. Pelo menos ajuda a relembrar algumas coisas e passar o tempo... Até o próximo mistério!!

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

1 Comentários:

Luck disse...

A principal pergunta que se faz é:

O monstro é original da ilha ou foi criado pela Dharma?

Acho que a resposta para essa pergunta foi dada nesta temporada, mas como a resposta definitiva para o ser só será dada no final da série então prefiro acreditar que a resposta dada nessa temporada sobre sua origem seja uma resposta prvisória, mas o suficiente para teorizar.

Bom, no episódio "Cabin Fever" Richard Alpert vai visitar Locke quando criança, naquela época Locke tinha uns 5 anos e portanto estavam na década de 50. Sabemos que a Dharma é dos anos 70 e vimos que Alpert assustou com o desenho de Locke sobre o mosntro, então se o Richard tomou um susto ao ver o monstro desenhado na década de 50 ele só pode ser criação da ilha já que nessa época a Dharma nem sonhava em se instalar lá.
Outra pista dele ser da ilha é a porta em que Ben entra, ela não é uma porta de metal como as das estações Dharma e nela há vários hieroglifos, coisa antiga mesmo, e atrás dessa porta pelo que deu pra perceber vc pode "invocar" o monstro.

Mais uma, na terceira temporada descobrimos que a cerca de proteção da vila dos Outros servia para bloquear a passagem do monstro, acho que é mais um indício de que o monstro é original da ilha... pq a Dharma criaria uma proteção contra uma própria criação sua?

Maaaaaaaaas, porém, entretanto E todavia eu creio que a Dharma fez severos testes com o Monstro, o estudando e talvez querendo manipular ele para poder virar o sistema de segurança pessoal do projeto, mas pelo que vimos até agora não deu muito certo. Entretanto, eu creio que o monstro de hoje é o mosntro manipulado pela Dharma e tem algumas caracteristicas mecânicas, quem sabe tudo o que ele escanea da mente das pessoas não vai parar em um computador em alguma estação destinada a estudar o bixo? Talvez seja assim que os Outros saibam de informações sobre os sobreviventes que aconteceram entre quatro paredes e que só eles saibam.

Foi mal escrever tanto assim, mas ta ai o que penso sobre o bixano que pra mim é o maior mistério de Lost.

Namastê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats