sexta-feira, 9 de maio de 2008

411 - "Cabin Fever"


Não importa agora mais quem é Richard Alpert ou Matthew Abaddon. O que irá responder a maior parte dos segredos é "o que é a Ilha"!!
Tudo bem, nada de novo em dizer que a Ilha é um mistério, mas na verdade imagino que ela tenha uma importância maior do que apenas curar, como eu já disse.

O episódio foi... John Locke. O destino de um prematuro, abandonado pela mãe e procurado por pessoas que estariam presentes em seu futuro. Alpert e Abbadon provavelmente serão classificados como "viajantes do tempo", mas isso seria até certo ponto evidente e simples demais. A "indicação" de Abaddon para que Locke fizesse um "Walkabout" (4º episódio da 1º temporada onde Locke é impedido de viajar com um grupo para explorar florestas no Outback australiano e acaba entrando no Oceanic 815) é, no mínimo, estranha para partir de uma pessoa "normal". O fato de Abaddon dizer que já fez seu próprio "walkabout" me faz acreditar que ele já esteve na Ilha.

Saiba o que é a Ilha e entenderá LOST...

Locke é o "escolhido", seu destino o levou até ali e ele acredita nisso. Ben parece entregar o "destino da Ilha" nas mãos dele ao dizer as coisas ruins que lhe aconteceram, como seu tumor e a morte de Alex. Talvez Ben nunca tenha sido o "escolhido" para defender a Ilha, mas sim o "escolhido" para receber e ajudar Locke.

Ben, Alpert, Abaddon surgiram nos momentos onde a fé de Locke estava desaparecendo. Um momento onde ele precisava ser estimulado a seguir seu caminho.

Não vimos Jacob, ou vimos!? Mas pela primeira vez Christian falou na Ilha. Claire não parecia ser ela mesma, algo diferente estava acontecendo ali. Mais uma vez Locke encontrou o que procurava em seus sonhos, agora com Horace Goodspeed - o matemático. Honestamente não me recordo se isso já estava escrito no jaleco dele em "The Man Behind the Courtain", mas ser matemático deve significar algo de importante para frente.

Aliás, quando Horace diz que está morto "há 12 anos" ele simplesmente nos dá o ano da Purgação: 1992! Isso porque estamos em 2004 na Ilha. Com isso ainda podemos dizer que Kelvin foi um dos últimos realmente selecionado pela DHARMA, enquanto Mikhail não participou mesmo da Purgação, já que ele chegou em 1993 e foi levado por Ben...

Ponto, mais um, para Hurley ao dividir seu Apollo com Ben. E o que exatamente Locke quis dizer com "mover a Ilha"!?

A tensão é enorme no cargueiro e vimos como o Doc Ray morreu. Aliás, a diferença de tempo é maior que 31 minutos. Ou melhor, a "percepção" é bem diferente. Mas é bom lembrar que os eventos desse episódio se passam ao mesmo tempo dos eventos do episódio passado...

Gault também morre, e fica a impressão de que ele não era tão malvado assim. Pelo menos deu tempo de ajudar Sayid a voltar para a Ilha. Desmond ficou para não perder a oportunidade de rever Penny.

E eles gostaram de terminar episódio com Lapidus saindo em alguma missão com o helicóptero e ficarmos sem saber o que vai acontecer. Mas Lapidus talvez tenha deixado o meio de sair da Ilha nas mãos de Jack ao entregar aquele comunicador.

No geral acho que foi um ótimo episódio. Não sou muito de acreditar em destino, mas ele existe em LOST. Então não dá para desprezar essa influência. Não sei, mas a frase de Hurley para Jack sobre "o céu" no episódio passado acaba me deixando encucado. Alguns na Ilha, como o próprio Alpert, já não estariam mortos!? Em uma idéia maluca, não que acredito que isso possa existir, a Ilha seria um ponto de intersecção entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos. O monstro e seu nome CERBERUS, assim como os sussurros estariam a um passo de serem explicados.

Na semana que vem já temos a parte 1 do Season Finale, "No Place Like Home". Mas até lá espero ler a opinião de vocês sobre o episódio e também nos detalhes que chegam no final de semana. Além, claro, de textos extras sobre o episódio que garanto pelo um na semana que vem...

Grande abraço, namastê e até logo!

Leco Leite

14 Comentários:

nuvem cigana disse...

Adorei o episódio
inteligente, pouco esclarecedor mas enfim com bastante suspense.

Tenho uma empatia enorme pelo Locke até qdo ele faz merda. rsrsrs

Lembram daquela teoria de que o avião foi programado para cair na ilha?
Estava destinado a tal?
agora enfim certeza absoluta. O Abbadon lá falando do walkabout para Locke esclareceu isso.

Locke estava destinado à ilha desde que nasceu e Richard lá com o mesmo rostinho "psicopático".

A avó de Locke parecia saber quem era Richard pela expressão dela no hospital ou é impressão minha?

Não acredito que Claire esteja morta. Realmente não acredito nisso. Posso até estar errada, mas em minha opinião existe um outro motivo para ela estar na cabana. Ainda não sei qual, mas tem algo haver com o destino citado por Ben.

Ben sendo usado pela ilha para proteger seus interesses como Ben o foi uma vez. Mais uma vez surgiu a situação da doença na ilha. a Ilha deixa as pessoas adoeceram ou as cura de acordo com as palavras de Ben para John. Ele fala algo como: você é o líder agora ela (a ilha) me deixou adoecer e curou você.

Hurley sendo camarada e dividindo o chocolate com o Ben e ainda mais rsrs ficando com o menor pedaço. Bom menino.

Outra coisa importante: quando o Hurley pergunta a Ben porque ele matou aquelas pessoas ele responde que não o fez, que o chefe delas é quem mandou matar?
(charles wydmore?) ele se refere a essa culpa de CW de forma retórica querendo dizer que eles a DI (dharma initiative) foi posta por CW numa situação em que todos morreriam?

já sentiram que Sayid vai salvar o dia né?
Sayid é o super herói! lol
Desmond não teve coragem de voltar o que será que acontece a ele e aos que ficaram no barco? Pen vai salvá-los?

Keamy é um louco psicopático rsrs a tonelada de armas que ele ta levando para a ilha parece ser capaz de destruir toda ela e não apenas seus pobres habitantes.

Aquele treco no braço dele sei lá o que é ... uma forma de controlar lostzilla? muito bem pensado isso... por gisele lá da comunidade lost no orkut

eu a princípio pensei numa espécie de bomba... mas isso não teria muito a ver... com a história em si.

acho que o pozinho no vidro que o pequeno locke reconhece como dele é a mesma coisa que ficava espalhado ao redor da cabana lembram?

Acho que é isso.

a danada da faca tira o richard do sério. se ele pegou a faca é pq ainda não está pronto?
mas, apesar disso, no futuro, qdo locke é apenas um adolescente, ele tenta novamente recrutá-lo.
E de novo não é bem sucedido.

Bem lembrado também da comunidade lost da parte em que a mãe do locke fala de concepção imaculada e tal...

mas nesse caso quem é o pai do locke? todos pensavamos/pensamos que é aquele vigarista do Anthony Cooper, mas um vigarista participando de algo tão especial, tendo um filho predestinado?

será que tem algo por trás dessa história?

Anthony cooper já foi um "outro" e por algum motivo abandonou tudo e virou vigarista?
Anthony cooper não é o pai dele e apenas um vigarista que o usou...por sorte tinha compatibilidade de tecido e de sangue?

tem que ser explicado esse negócio.
vcs estão sentindo que os próximos episódios vão ser cheios de ação né?

Realmente muito bom!

Anônimo disse...

Leco,
eu ainda não digeri esse episódio, pois fiquei tão curiosa pra assistir, que vi sem legenda, não entendi patativas nenhuma, mas deixa pra lá.

Sabe, eu estava pensando, será que Sawyer, Jin, Charlot, Daniel,Bernard e esposa, vicent, Juliet, Lock? e Claire? não ficaram prisioneiros do pessoal do cargueiro?

Ps. quanto ao comentário do filho da ilha, eu só fiz uma brincadeirinha, desculpe.

Claudia
Fpolis/SC

Anônimo disse...

Um detalhe a acrescentar e uma dúvida:
A Coordenada indicada ao Sayid por Gault é 3.0.5 e não 3.2.5.
Mas como Gault sabia que a ilha se mover, já que Sayid é um dos Oceanic Six.

Anônimo disse...

Um detalhe a acrescentar e uma dúvida:
A Coordenada indicada ao Sayid por Gault é 3.0.5 e não 3.2.5.
Mas como Gault sabia que a ilha se mover, já que Sayid é um dos Oceanic Six.

Rúbia Martins disse...

Anônimo, talvez haja outro caminho, o 305, ou ainda, para sair se usa a rota 325, e para entrar na Ilha, a 305.

=D

Anônimo disse...

Olá,,,

tens algumas questões que me deixam encucado em Lost... os 6 da Oceanic 815 que saem da ilha não irão demorar muito a sair pois a Sun terá o filho fora da ilha, pois ae me pergunto, vocês não acham que o Aroon está muito grande quando ele aparece no julgamento da Kate? Na minha percepção ele deve estar com 2 anos no minimo, quando no maximo poderia ter 1!
Outra questão é porque o pessoal, tanto da Dharma quanto o pessoal de Ben no futuro após a purgação iam e saim da ilha de submarino, a percepção de tempo na ilha pode ter a ver com a própria atmosfera que a circunda...
E o fato de mover a ilha to louco pra ver como vai ser isso, isso se a ilha já não se move... o que intriga sempre que é fé X ciência, só não sei em que ponto se baseia tal fé!
Grande abraço

Guilherme/RS

Estela disse...

olá a todos do blog!

eu ia fazer varios comentarios semana passada, tava pensando no site depois q vi o 10, mas acabei sem tempo. nem lembro tudo q ia escrever, tava cheia de ideias, inclusive concordo com o Leco, q tinha pensado a mesma coisa em relacao ao ep.10 da Kate estar fazendo algo p/ o Saywer. Acho mesmo q tem alguma relacao com a filha dele.

com relacao ao comentario acima, o aaron estar "grande" no julgamento da Kate é pq aquele futuro esta ja bem adiantado...

com relacao ao ep.11, alem de tudo q ja foi escrito no blog e nos coments, q estou lembrando, um comentario a fazer: Keamy tentando matar Michael e achando q a arma está "pifada", fica claro q podia tentar quantas vezes for, nao ia conseguir...

o lance q está mais me deixando louca nesta série: CHRISTIAN!!!

Pra mim, ele tá bem vivinho!!! e eu digo isso desde a 1a temporada, ta ficando cada vez mais claro pra mim. Nao sei se a Claire tava lesada ou sei la o q, mas se viagens no tempo e espaço sao possiveis, ele pode estar vivo sim, entra e sai da ilha qdo bem entende, maiores explicacoes pra coisa toda eu nao sei, mas q qcho q esse homem ta vivo, ah, isso eu acho!

Adorei "viajantes do tempo", pra quem pensava q Richard Alpert nao envelhecia nunca, tai! Excelente episodio. Os epis 9 e este 11 ganharam nota 10 de mim!

Abraços! =)
se pensar mais alguma coisa, volto aqui, esse site é muito bom!

Anônimo disse...

O que me intrigou nesse episódio foi o seguinte:
Como o corpo do médico chegou na ilha antes de Sayid? A coordenada era realmente falsa e ele não a encontra? Se eu perdi algum detalhe que possa explicar isso, alguém por favor me esclareça!

Anônimo disse...

Gostaria que alguem me dissesse em qual outro episodio esse Richard Alpert aparece, pois não estou lembrado.

grato

Anônimo disse...

Quando o capitão do barco recebe as coordenadas 3.0.5 pelo comunicador a ilha já teria se movido. Dessa maneira, Desmond, Sayid e Gault são os únicos fora da ilha que sabem das novas coordenadas, mas Gault morre no episódio. Sendo assim, Desmond e Sayid serão os únicos a saber como chegar na ilha. Eu acredito que a coordenada é verdadeira. O comunicador recebido por Jack provavelmente será a maneira que vão usar para encontrar o helicóptero e sair da ilha. Também é bem provável que Keamy vai ficar preso na ilha. O vigarista Cooper, quando apareceu na ilha, disse que tinha morrido e, sem saber como, apareceu lá. Se for verdade é uma notável semelhança entre os pais de Jack e Locke - Depois de "mortos" ambos aparecem na ilha. Horace, do sonho de Locke, é o amigo do pai de Ben, que o indica para trabalhar na DI. Mais outro detalhe pra quem ainda não percebeu: os flashforwards são sempre de quem saiu da ilha. Quem ficou, ou está na ilha, é flashback (rever episódio de Sun e Jin - acho que é o 407). Cronologicamente, a primeira vez em que Richard Alpert aparece é quando Ben vê sua mãe e corre pra mata (não lembro qual episódio mas acho que foi na 3a temp.)

Leco Leite disse...

Claudia, eu sei que foi brincadeira. E tbm respondi brincando, mas é que escrevendo as vezes fica complicado de entender o que queremos passar...

Bjão pra vc!!!

Thomas N Ferreira disse...

NEURODARK,
Creio que a razão de não nos mostrarem um FF dos que ficaram na Ilha, seja de que queiram manter o mistério sobre o que está acontecendo lá ou quem está vivo ou morto. Acho que esse recurso (FF na Ilha) só será usado na 5ª temporada, ou nessa Season Finale, assim como lançaram o primeiro FF na Season Finale passada.

Anônimo disse...

E aí Leco, tudo bem!?

Assisti novamente ao episódio e, já bem menos "ranzinza", melhorei minha impressão em relação a ele.

Em relação aos "mistérios", estou achando que alguns realmente não serão explicados, ficando para cada um a decisão de acreditar ou não - por exemplo, a questão da ilha "permitir" ou não que alguém morra. Sempre vai ter gente achando que as armas falharam por coincidência, enquanto outros vão acreditar que a ilha não queria Michael morto, por exemplo.

Além disso, LOST chegou num estágio de mistérios e teorias que, mesmo quando as respostas são mostradas e confirmadas pelos produtores, alguns insistem em não acreditar...

Acho que o melhor exemplo disso é Christian Shepard. Jack foi a Austrália buscar o corpo do pai, o colocou em um caixão antes de embarcar no vôo, os produtores já reafirmaram 300 vezes que ele está morto e ainda existem pessoas que dizem que ele está vivo...

Eu ainda prefiro acreditar que todas as aparições (exceto as que ocorrem em sonhos) são "viajantes do tempo", que em algum momento viajam para o futuro para cumprir alguma missão da DHARMA. Isso seria uma boa desculpa para que Christian tenha se tornado uma pessoa autodestrutiva (conhecido alguma verdade assustadora), assim como seu filho, posteriormente.

abraço!

Ah, ainda acho que você devia fazer um PODCAST, mesmo que sozinho e com menor duração, para responder a alguns e-mails, etc;

Felipe Milano disse...

Pois é...vocês já falaram tudo...ou quase.

Quando vi Christian Sheppard na cabana, agindo como um intermediário de Jacob - nas suas palavras - logo me lembrei do último mobisódio. Nele, Christian guia o cão Vincent até seu filho Jack...ou seja, o mobisódio em si já dava pistas sobre o papel "especial" do Sheppard Sr. na série...nós apenas não tinhamos idéia disso na época (pelo menos eu não).

Era isso...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats