segunda-feira, 10 de março de 2008

Estação TEMPEST e a Energia Geotermal da Ilha!

Em "The Other Woman" conhecemos mais uma das estações DHARMA: a TEMPEST, responsável pelo fornecimento de energia para a Ilha e, também, onde o gás usado por Ben na Purgação é "criado".

Essa energia da Ilha, gerada pela TEMPEST, deve ser originada a partir de uma forma de energia chamada de "energia geotérmica" ou "geotermal".


Mas você sabe de onde vem essa energia!?
A energia geotérmica existe desde que o nosso planeta foi criado. Geo significa terra e térmica está ligada a quantidade de calor. Abaixo da crosta terrestre constitue-se uma rocha líquida, o magma. A crosta terrestre flutua nesse magma, que por vezes atinge a superfície através de um vulcão ou de uma fenda.

Os vulcões, as fontes termais e as fumarolas são manifestações conhecidas desta fonte de energia. O calor da terra pode ser aproveitado para usos diretos, como o aquecimento de edifícios e estufas ou para a produção de eletricidade em centrais geotérmicas.
Em Portugal, existem alguns aproveitamentos diretos, como o caso da Central Geotérmica em São Miguel (Açores).

Quem não se lembra da aula onde Ben e Annie aprendem sobre erupções em vulcões no episódio "The Man Behind the Courtain"!? Naquele episódio descobrimos que há um vulcão na Ilha, o que facilita explorar esse tipo de energia geotérmica.

A água contida nos reservatórios subterrâneos pode aquecer ou mesmo ferver quando em contato com o magma. Existem locais onde a água quente sobe até a superfície terrestre, formando pequenos lagos. A água é utilizada para aquecer prédios, casas, piscinas no inverno, e até para produzir eletricidade. Em alguns lugares do planeta, existe tanto vapor e água quente que é possível produzir energia elétrica. A temperatura da água quente pode ser maior que 200ºC.
Abrem-se buracos fundos no chão até chegar aos reservatórios de água e vapor, estes são drenados até a superfície por meio de tubos e canos apropriados. Através desses tubos o vapor é conduzido até a central elétrica geotérmica. Tal como uma central elétrica normal, o vapor faz girar as lâminas da turbina como uma ventoinha. A energia mecânica da turbina é transformada em energia elétrica através de um gerador. A diferença dessas centrais elétricas é que não é necessário queimar um combustível para produzir eletricidade. Após passar pela turbina, o vapor é conduzido para um tanque onde será resfriado. A água que se forma será novamente canalizada para o reservatório onde será naturalmente aquecida pelas rochas quentes.

Esse tipo de energia é "não-renovável", ou seja, não há como repor o que foi usado, é preciso esperar por essa renovação. Porém, um campo geotérmico pode ser usado por décadas, mas sua renovação pode levar séculos. Uma coisa bem interessante que encontrei foi que a ciência geofísica avançou muito nos últimos 30 anos, ou seja, desde a década de 70. Curiosamente, a DHARMA INITIATIVE chegou na Ilha na década de 70 e precisa de um meio para fornecer energia elétrica para suas pesquisas e estações. Tudo ficou mais fácil quando um vulcão foi encontrado...

É preciso também ter cuidado com esse tipo de energia, "geralmente os fluxos geotérmicos contém gases dissolvidos, e esses gases são liberados para a atmosfera, junto com o vapor de água. Na maioria são gases sulfurosos (H2S), com odor desagradável, corrosivos e com propriedades nocivas à saúde humana." Isso explicaria de onde vem o gás que Faraday estava tentando evitar! Sua característica corrosiva vimos no braço de Goodwin.


Acho que fica bem claro e bem convincente essa explicação sobre a energia da Ilha, que sei que sempre foi uma das perguntas que vários fãs vinham fazendo. A questão do gás, acredito, seja consequência e a DHARMA conseguiu isolá-lo.

Aconselho, quem quiser, a dar uma olhada no link abaixo do site que usei como fonte dessas informações e até com trechos citados acima...

Fonte: Ambiente Brasil

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

1 Comentários:

MaDeRa_ disse...

Olá Leco,
Mandei um e-mail com um screencap da tela do computador da Tempest!

Consegui identificar todos os gáses utilizados na estação.. da uma olhada.. acho q vale a pena postar ;)

MaDeRa_

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats