sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

405 - "The Constant"

**** ATUALIZADO ****


Como minha ansiedade e curiosidade foram maiores, acabei vendo logo o episódio e não me arrependo nenhum pouco!!

Aproveite e vote na enquete (menu lateral) dando sua nota para mais esse episódio...

Não há viagem no tempo em LOST, há "Desmond no tempo"!!

Na verdade, a radiação a qual Desmond passou quando girou a chave o fez saltar pelo tempo de forma consciente em alguns momentos, mas sem a capacidade de controlar esse "efeito colateral" da exposição ao eletromagnetismo.

Ou seja, Desmond viaja pela linha do tempo de sua vida em "consciência", estando presente em dois pontos dessa linha e sem poder alterá-la. Sem paradoxo.

O momento que lançou Desmond nesse "fenômeno", foi o desligamento do sistema da SWAN. Ele girou a chave pensando em Penny e foi ela que salvou sua vida, sendo sua "constante"!

A "constante" serve para que o futuro seja preservado. É o "Universo agindo e mantendo a ordem das coisas". Se não há uma "constante", Desmond está preso ao passado e pode alterar o futuro, mas morre antes para que não influencie na linha temporal normal. Ele seria "jogado" para fora dessa linha...

Uma palavra: FANTÁSTICO!!!

Citarei um físico e um matemático...
O físico russo Igor Novikov propôs na década de 1970 o Princípio da Auto-Consistência, que sustenta que não seria possível ao viajante alterar o passado para gerar um presente diferente. Ou seja, quaisquer ações que o indivíduo venha a desempenhar no passado são exatamente as que fariam com que o presente em que ele vive se realizasse. Em outras palavras, ele não estaria alterando o passado e, conseqüentemente, o futuro, mas fazendo exatamente todo o necessário para que o futuro acontecesse. Ou seja, se o viajante tentasse matar seu avô, não conseguiria, pois já não tinha conseguido antes. Dessa forma, a história se mantém consistente...

Já o matemático é Hermann Minkowski, não George. Esse matemático foi professor de Albert Einstein, só. Ele é o pai da idéia de que há 4 dimensões, sendo três de espaço e somente uma de tempo. É o que vemos com Desmond. Ele consegue estar de forma "consciente" em mais de um espaço, mas não fora da linha do tempo, que se mantém e segue até o final...

Daniel Faraday, como um grande físico, já nos deixa espantado com tudo o que ele pode nos mostrar. Com seu conhecimento, manteve Desmond no caminho certo, o guiando até Penny para estabelecer uma "constante"...

Faraday também nos deixou a parte de que "a percepção que temos sobre o tempo pode ser confusa". Volto a repetir, a questão está no campo eletromagnético da Ilha e não há diferença de tempo com o Mundo exterior. Há uma diferença na velocidade pela qual as coisas acontecem lá dentro...
A Ilha e o mundo estão no mesmo dia, claro! Não há diferença de tempo entre eles.

Acho que vou entrar para a faculdade de Física!!

Uma coisa que me deixou meio intrigado, foi a manobra feita por Lapidus pouco antes de vermos o cargueiro. Fiquei com a nítida impressão de que ele jogou o helicóptero na água! Vai ter gente falando sobre a "Terra Oca"...

Vimos também onde começou a busca pelo Black Rock e a Maxwell Group, de Widmore, no FIND 815. Charles tem o Diário de Magnus Hanso!

Uma coisa que pensei revendo o episódio foi na possibilidade de estarmos presenciando a "doença" que atingiu a equipe de Danielle quando ela chegou à Ilha. Será que todos sofreram com isso, menos ela. Já que Faraday comenta que os "efeitos colaterais" podem variar de uma pessoa para outra...

Vimos também uma referência à implosão da escotilha quando Faraday faz o experimento com Eloise. A luz que ele usa é violeta, igual a liberação eletromagnética na Ilha!

O melhor de tudo é perceber que há uma pessoa na Ilha que tem noção e consciência de praticamente tudo que está acontecendo ali: Daniel Faraday!

Bom, excelente episódio, com muitos detalhes e easter-eggs para nosso post de final de semana, temas bem interessantes para posts físicos, expectativa de um podcast sensacional na semana que vem... Nossa, muita coisa.

Para as pessoas que tinham um certo "preconceito" com o tema "viagem no tempo", acho que esse episódio deixou isso de lado. Mostrou que não é LOST que tem viagem no tempo, e sim Desmond. Não vai ficar criando "realidades alternativas". Isso é só mais ponto dessa série que a cada dia mostra que é possível ter conteúdo na televisão. É só saber como fazer!

Fica o convite para visitarem o blog e lerem o post com os detalhes, no final de semana, e ouvirem o podcast, Terça-feira, desse episódio que se torna o meu predileto em toda a série!


Graaaaaaaaaaaaande abraço e namastê!

Leco Leite
- "I'll always be LOST!"

16 Comentários:

Daniel Vaz disse...

Melhor episódio da série inteira por enquanto, sim, melhor do que os season finales, para mim. O mais engraçado é que eu acho o episódio que mas foge do foco principal da série, o melhor. Abraço.

Mario Toshio disse...

é...

acho que pode atualizar o Ranking já...
hehehe

com certeza o melhor episódio dessa temporada, não sei se de toda a série, mas muito bom mesmo!!!

eu parei com o "preconceito" com viagens no tempo em Lost, PERFEITO!!
=D

abraços

Anônimo disse...

Bem, ainda não vi o epi mas resolvi vir aqui so pra ter uma expectativa.
Não li o post inteiro, só li até essa parte: Não há viagem no tempo em LOST, há "Desmond no tempo"!!

E isso fez meu coração disparar.
Cara to loco pra ver o epi.
Mas essa frase já me deixa feliz. Não gostaria que viagem no tempo fosse explicar "tudo" em Lost.

VAleu

Anônimo disse...

Vi o episódio e achei muito bom. Só complementando o meu post que dei sobre a estátua de 4 dedos no pé. Vendo esse episódio, e levando em conta o final do game via domus, cheguei a conclusão que existe uma brexa ou se preferirem, um caminho correto a percorrer para sair da ilha, sem que isso o afete e o jogue no mesmo esquema de paradoxo em que Desmond esta. Mas pq não aconteceu com os outros e sim só com Desmond?! Bom, Faraday nos explica no episósio em forma de questionamento se ele "foi recentemente exposto a altos níveis
de radiação ou eletromagnetismo". Talvez aí o porque que só Desmond foi afetado e os outros no helicóptero não, mesmo seguindo a rota (a brexa) que teoricamente exclue o mesmo efeito de ser causado nas outras pessoas. No game o seu personagem no final volta na mente dele mesmo no começo da queda mas o engraçado é que nessa outra queda o futuro está mudado sim. Tem mais farinha nesse saco sobre seus atos num futuro do presente mudarem algo no passado do presente ou vice versa. Provavelmente ainda terão mais explicações sobre isso.
Só achei que Naomi foi equecida totalmente nesse episódio, é como se eles tivesses voltado sem nenhum corpo no helicoptero :/
Flws

Anônimo disse...

pra quem não jogou o game, vejam pelo menos o final aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=24X2AxLuJWw

só pra complementar o meu post anterior.

flws

Rúbia Martins disse...

EPISÓDIO PERFEITO!

Concordo com Daniemo, melhor que qualquer epi!!

Nota mil!

Parabéns pelo post, Leco!
Muito interessante mesmo!

Anônimo disse...

Cara não sei se pode falar isso aqui mas: P!!! QUE PARIU!
Que episódio foi esse cara!?


Desmond é o cara.
Faraday mais ainda.

Fiquei impressionado com o Widmore comprando o diário do capitão do Black Rock. E que cabeleira é aquela do Faraday?
OIAHIUSHASUIASHUI!

Uma parte que eu arrpeiei foi quando ele conversa com Penny, e no fim da conversa ele falam juntos: I love you.
PQP!


E ainda existem pessoas que dizem que não gostaram dessa nova "versão de Lost".

Abraços.

Anônimo disse...

Ah, detalhes para as coordenadas que Faraday pede a Des: 2.342.
Lembra algo?

Outra coisa: sobre o helicoptero dar um "mergulho" direto pro mar... realmente passa essa impressão, mas acho que aquilo foi apenas o angula da camera.

Anônimo disse...

Easter Egg's à vontade
Teorias matemáticas sobre tempo
Eletromagnetismo
Radiação
FÍSICA, MUUUITA FÍSICA!!!

Episódio Perfeito, na lista dos tops!

Abraços e estudem!

Wagner Souza disse...

Acabei de assistir. Perfeito!!! Realmente um dos melhores da série, e mesmo como já disseram aí, fora do foco principal da série...

Anônimo disse...

MUITO BOM!

O melhor episódio da série pra mim! Sem dúvida alguma...

(Emocionante a conversa do Desmond, no final, com a Penny...)

Anônimo disse...

FANTÁÁÁÁSTICO!!

Vibrei feito uma louca!!
Pulei, gritei, muitos PQP!!

FODAL!

Anônimo disse...

Cara... acabei de ver esse episódio e uma euforia me tomou como há tempo não acontecia. Achei seu site agora, não conhecia, e vejo que seu raciocínio é muito bom. Pode estar no caminho certo mesmo. Esse episódio é demais. Eu estava ficando meio chateado com a série, mas agora estou gostando de novo.

Parabéns pelo seu site.

Leco Leite disse...

Valeu, Bruno... Seja bem vindo e participe sempre com a gente!

Abraço

Anônimo disse...

Meus Amigos...vejam uma coisa, por que tanto mistério em desvendar o informante de Ben no cargueiro? se fosse um desconhecidos dos sobreviventes ele já teria dito. tá na cara que só pode ser quem já saiu da ilha, e essa pessoa é o MICHAEL. o MICHAEL é o informante dele que está ajundando Ben no Cargueiro. se não for o MICHAEL eu não assisto mais LOST...!!!

Anônimo disse...

o melhor de toda série, de longe. Deveria ganhar um premio. Perfeito em todos os quesitos. A cena final de Des e Penny foi antologica, um marco para nunca esquecer. Atuaçao brilhante. Enfim, um episódio que só se pode usar superlativo....DEMAIS!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats