sexta-feira, 14 de maio de 2010

Detalhes e Observações de "Across The Sea"!

"Across The Sea" foi um episódio polêmico e que dividiu os fãs. Muitos adoraram o episódio, outros detestaram. Os motivos são diversos, mas a "fantasia" parece ter sido o grande ponto. Eu gostei do episódio e acho que tivemos várias respostas e bons esclarecimentos, além de ser um episódio que provavelmente será importante após o final.

Para entender a minha visão sobre a série, deixo abaixo uma opinião que escrevi no Twitter do blog:

LOST te dá elementos, cada um de nós tem sua própria resposta, assim como temos nossas escolhas. Essa é a maneira que vejo LOST. O que é algo sobrenatural para alguns, tem outro significado pra mim. E nem por isso perde o sentido!

Então, a dica que deixo para vocês é: LOST é um espelho de cada um! É a sua experiência de vida que te explica a série...

Não sei se vocês concordam ou não, mas ninguém precisa de alguém que dá as respostas em nada. No máximo, precisamos de alguém que nos ensine como conseguir entender.

Assim, vamos aos detalhes do grande "Across The Sea"!

- A "Luz"! Esse foi o ponto de maior debate sobre o episódio pelo que li em vários lugares. Na minha opinião, ao levar ao pé da letra o que foi dito no episódio, as coisas podem ficar mais complicadas se não for a mesma visão que a sua. Se você achou absurda a idéia de a Luz ser algo sobrenatural ou coisa do tipo, já parou para pensar que aquilo é o "eletromagnetismo raro" citado pelo Dr. Marvin Candle lá na 2ª temporada, em "Orientation"!?

Logo que vi a cena, foi isso que veio em minha mente: o eletromagnetismo! É assim que consigo minhas respostas, meus significados para alguns mistérios de LOST como as viagens no tempo, curas e não envelhecer...

De qualquer maneira, é isso que faz da Ilha um local especial e é isso que Jacob aceitou proteger até quando fosse possível e buscou seu substituto!


- O "Jogo" e suas regras! Esse foi o ponto alto para mim, quando os jovens Jacob e MIB brincavam com o jogo encontrado na praia. O que vemos hoje, e acontece há muito tempo na Ilha, é um grande jogo criado por Jacob para encontrar seu substituto e mostrar para seu irmão que nem todos os homens são ruins e egoístas.
Não acho que o MIB não poderia matar Jacob, apenas não quis quebrar uma regra criada pela "mãe louca" quando eles eram crianças. Pior, o Monstro pode matar qualquer um, inclusive os Candidatos... Pelo menos é isso que penso.


- Jacob e MIB! Descobrimos o que muitos descofiavam, que Jacob e MIB eram irmãos. Mas se em "The Candidate" vimo "Locke" como o homem Mal, essa semana tudo foi por água abaixo. Vimos apenas dois irmãos que se separaram por ideologias diferentes. Jacob aceitava a vida que levava na Ilha e as regras criadas pela "mãe louca", enquanto o jovem MIB buscou entender o que existe além do mar.
Independente de qualquer coisa, não dá para dizer quem é bom ou mal mesmo. Cada um leva a vida de acordo com seus pensamentos.


- A "mãe louca"! O MIB já tinha contado para Kate que ele teve uma mãe louca. Apesar de não ser sua mão verdadeira, foi ela quem criou ele e seu irmão, Jacob. Foi ela quem criou várias regras que os dois seguiram durante muitos anos.


- A origem do Monstro! O que é o Monstro!? Não faço idéia! Mas vimos sua origem. Será!? Eu acredito que sim, que quando Jacob jogou seu irmão na caverna, algo aconteceu e toda a raiva de MIB criou o Monstro da forma que conhecemos.
Mas rola uma teoria (sim, elas ainda existem!) de que talvez, a "mãe louca" já fosse o Monstro! Seria possível se pensarmos que quando o MIB a esfaqueia pelas costas, ele não lhe dá chance de falar. Exatamente como Dogen disse que Sayid deveria fazer para matar "Locke"! A partir daí, o Monstro precisava de uma nova forma para assumir...


- A origem da roda congelada! Agora sabemos quem construiu a roda congelada que move a Ilha. Apesar de ser enterrada novamente, de alguma maneira, pela "mãe louca" do MIB, não seria nada absurdo imaginar que o MIB escavou tudo novamente e terminou sua construção. Não seria tão difícil, ainda mais depois de virar o Monstro...


- Adão e Eva! Uma outra resposta definitiva do episódio. Descobrimos que os corpos eram da "mãe louca" e do irmão de Jacob. Eu gostava da idéia de ser Bernard e Rose, mas acho que a resposta foi bem construída. Só não gostei muito do jogo de cenas, com as imagens de Jack encontrando o corpo.
Outro ponto comentado foi a questão de Jack dizer que os corpos estavam ali há uns 50 anos. Bom, ele errou. Mas se na Ilha há o poder curativo e é possível não aparentar o envelhecimento, seria aceitável uma decomposição mais lenta, não!?


- Romanos!? De acordo com o LOSTpedia, o episódio se passa cerca de 2000 anos atrás e Claudia e a "mãe louca" conversaram em latin. Pela época, o grupo em que a mãe de Jacob e MIB fazia parte eram romanos.


- Quem construiu o Templo e a Estátua!? O grupo da mãe verdadeira de Jacob não foi o primeiro, nem o último a chegar na Ilha. Muito provavelmente a estátua e o Templo já estavam lá, mas não vimos nesse episódio. Aliás, qual a necessidade de ver esses dois cenários nesse episódio!?

Imagens: LOST-Media

Espero que tenham gostado dos detalhes que separamos essa semana. Estamos chegando ao final e fica cada vez mais difícil escrever sobre os detalhes. Muitas coisas importantes acontecendo e muitas coisas que nos levam a interpretação...

Então, os comentários estão abertos para sua participação!

Grande abraço, stay LOST!

Leco Leite & Juliana Teixeira

120 Comentários:

@DaniloKadooca disse...

Episódio fantástico na minha opinião! Ainda há a possibilidade da "mãe louca" ser a Kate? E o homem que mata o javali realmente se parece com Sawyer, será um antepassado ou o próprio James?

Juu disse...

Também concordo com essa teoria de que a 'mãe louca' já fosse o Monstro, até pq isso explica como ela conseguiu matar o povo da mãe verdadeira de Jacob e MIB em tão pouco tempo..
Incrivel como a essa altura tem gente se preocupando com detalhes como a origem do templo, a primeira embarcação a chegar na ilha.. e é o tipo de coisa que não vai ter resposta ;s

Juliano disse...

Óbvio que o fumaça já existia e quem controlava era a mãe louca; como ela ia conseguir matar todo mundo e fechar o poço sozinha, além de tirar o MIB nas costas do fundo do poço por uma escada?

Aliás, quem duvida que a mãe biologica aparecendo e contando a verdade para o mibzinho não era o fumaça que tomou o corpo da mãe biológica (a mãe louca que fez o jogo para que, o filho que era especial, tomasse um partido e começasse a escolha para seu substituto)

Juliano disse...

Fora que se levar ao pé da letra, o ser inquestionável aos fatos, que os vê e simplesmente aceita (jacob) deveria ser substituido ou pelo BEN ou pelo LOCKE... enquanto o homem racional, sem sombra de dúvidas pelo jack ou pelo sawyer.

Almirante Águia disse...

Nada como ler um bom texto, concordo com o que lí.

O inominado já estava fadado aos esforços para sair sempre, desde o seu nascimento, demorou a nascer, teve aí, o começo da sua sina como prisioneiro, enquanto Jacob nasceu sem maiores esforços e por cima, sorrindo e feliz por estar ali, o MIBaby tinha a sua cara travada, sequer abriu os olhos, não estava satisfeito com o lugar.

Não sei se perceberam uma tartaruga gigante na praia, sendo observada pelo MIBzinho, um sinal que a existencia pode ser duradoura e grandiosa através do tempo, com começo e fim.

Interessante ver as crianças fazendo seus questionamentos, cegamente procurando por respostas, assim somos todos nós, crianças em um corpo grande, obtemos algum entendimento, mas continuamos com as perguntas, mascaradas, agora pela perda da inocência.

Jacob e MIB não precivam necessariamente, ter construído nada, bastava induzir os chegantes. Até a chegada dos nossos losties, sempre hoveram construções, a partir deles iniciou-se a fase de demolição.

Por isso, ainda pergunto: haverá o inicio de um novo ciclo, ou a saga dos protetores estará encerrada juntamente com a série?? É a única resposta que me interessa.

Obrigado

Filipe Bruno disse...

Juliano, concordo com você em relação a "mãe" do Jacob ser o monstro. Pode ser, não descartaria essa teoria.
Tanto é, que na cena que aparece a galera do MIB massacrada, eu fiquei sem saber o que havia acontecido com eles, fiquei pensando: caraca! aquela véia fez tudo isso?!

Agora, acho que a mãe verdadeira do Jacob e do MIB que apareceu pro MIB é mesmo ela, tanto é que Jacob olha pra trás e não ve nada, mas MIB consegue.

Filipe Bruno disse...

Leco,
Não faz sentido, na minha opinião "Dead is Dead"!
Não acho que a ilha interaja com cadáveres. E tenho prova!
Se a "mãe" de Jacob e MIB morreram a mais de 50 anos, se as propriedades especiais da ilha interaje com os cadáveres e se foi por isso que o estado de decomposição dos corpos foi mais lento, então como é que os escravos assassinadas no Black Rock(1867) já se decomporam?

Rodrigo Rodríguez disse...

Queria muito ter visto a estátua nesse episódio. Como sempre disseram, a ilha deve ser tão antiga, que a estátua e o templo foram construídos por um desses povos, quem sabe os egípcios.

Paralelo (Lauro Edison) disse...

ACHO QUE A FUMAÇA JÁ EXISTIA

No exato momento em que a 'mãe louca' visita o MIB, ouvimos os acordes típicos da Black Smoke.

25:37 a 25:41

lost.0615.hdtv.xvid-notv

1) Os produtores fizeram isso porque a câmera se aproximava do MIB. Embora ele ainda não fosse a Black Smoke, fizeram essa referência 'artística' (fraco).

2) A fumaça estava 'por ali' - e, a seguir, destrói o acampamento.

3) A fumaça era a própria mãe dele se aproximando.

=========

Outra razão é que a fumaça deveria ser ANTIQUÍSSIMA, já que aparece nas imagens do templo, em guerra com Taweret.

O MIB, ao contrário, nasceu lá por 1800 (pelo menos, foi isso o que me pareceu... que eles estão meio-que-na-época do Black Rock, digo, pouco antes disso).

De onde a Lostpedia tirou que aquilo foi há 2 mil anos?! :O

Há confirmação?

Anônimo disse...

Lauro, creio q eles deduziram isso pelas vestimentas, língua, armas e estilos de construções...

KA disse...

Ah, Leco! Não da para aceitar todas as explicações como o poder da Ilha...
Podemos até interpretar assim, mas para mim ficou claro que quando colocaram os esqueletos na estória, lá na primeira temporada, não tinham pensado na explicação. E tem o caso das caveiras do Black Rock, que o Filipe citou, que são bem mais recentes...
Abs

Unknown disse...

OlÁ é a primeira vez q escrevo, e queria comentar sobre qndo vc diz q a "mae louca" é o monstro, isso pode explicar tbem como ela conseguiu matar todo aquele pessoal que veio com a mae biologica de Jacob e o MIB.

Ceres disse...

Pensei em uma coisa...

A mãe louca já dizia ao MiB que ele não teria que se preocupar com a morte desde quando ele era criança.

Creio que, na verdade, o guardião da ilha não é Jacob, mas o MiB, a fumaça. Jacob apenas busca fazer com que MiB aceite isso, proposta ilustrada pela garrafa de vinho que Jacob dá a seu irmão e este quebra.

Basicamente isso.

Thaty disse...

Eu acho que ao jogar o MIB na luz o Jacob libertou o monstro que adquiriu a consiencia do MIB e não se transformou nele já que o corpo de Adão é do MIB e eles continua lá..

Unknown disse...

Boas.Se a mãe já era o monstro de fumaça será um erro tremendo de lost e coloca muita coisa sem nexo nenhum.Explica como ela matou todos e enterrou o poço.
Agora se ela era o monstro de fumaça porque não saiu da ilha antes!!!!!Ainda houve a passagem de testemunho da mãe para jacob como protector da ilha, e à uma expressa vontade do monstro em sair que coincide com a do irmão de jacob explicando muitas das coisas e aparições que aconteceram nas 6 temporadas.Logo tudo indica que o monstro é o irmão de jacob.
Se o monstro de facto for a fake mãe acho que lost na minha opinião vai ser o maior engodo porque houve 5 temporadas para o lixo.
Para terminar não acredito que o monstro seja a mãe.Era uma tremenda desilusão(já chega a desilusão que este episódio me causou).

Léo.fortaleza.ce;LéoeAilana. disse...

concerteza a luz no fim do tunel até agora podemos dizer q se trata do eletromagnetismo q emana das profundezas da ilha,é tambem a tal luz que vemos atras da roda q Ben gira na quarta temporada,mas...fora isso,,acradito q tudo isso nao é apenas divergencias de opinioes de irmaos,pois a ilha esta ali muitoo tempo antes deles dois e até da mae maluca,,,tendo em vista q antes do parto a verdadeira mae de jacob e mib pergunta a mulher misteriosa quem é ela,e ela diz que isso so vai gerar mais perguntas! ..curioso nao?...jacob e seu irmao sao apenas outras peças umportantes desse grande jogo....!e espero q possamos ver aquele tunel novamente....

Léo.fortaleza.ce;LéoeAilana. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ceres disse...

A mãe louca sabia que o que tinha no fim da luz era pior que a morte porque ela já tinha ido lá, ela já vivia na condição de fumaça.

Ou talvez MiB não possa sair da ilha porque, depois que caiu no rio que corre ao contrário, ele passou a ser o "coração da ilha".

Linus disse...

Leco

Outra questão q ficou "interpretativa" foi o motivo de escolher um substituto. Pq a mãe de Jacob resolveu "passar o bastão" naquele momento?

E pq Jacob viveu mais 2000 anos na ilha (se as datas q estamos especulando estiverem certas) e agora decidiu q era hora buscar outra pessoa para o seu lugar?

Acho q não haverá explicação...ficará no campo da interpretação mesmo. Talvez ele simplesmente sinta q "é a hora...".

Assim como a maioria das coisas q vimos...não temos mais tempo pra "questões menores".

Allan disse...

Gostei do episódio, mas uma dúvida ainda paira em mim. Foi citado novamente neste episódio na hora que mostra o Jack com o Adão e Eva. Que diabos são os ursos polares? da onde vieram? será que vamos saber essa resposta?

Linus disse...

Pessoal

Outro ponto bem interessante q temos q lembrar, algo q parece evidente, mas q estamos esquecendo:

Há 2000 anos, não tínhamos NADA do conhecimento científico q temos hj. Naquela época, por exemplo, mal sabíamos explicar a origem da chuva...acreditávamos ser algo "divino" apenas. Não sabíamos q a terra era redonda. O que dirá conceitos sobre eletrecidade, magnetismo, etc.

Então, era evidente q todas as explicações na época não eram "racionais" e sim baseadas unicamente nas crenças. Foi isso oq vimos.

Supondo q a luz na gruta seja mesmo o eletromagnetismo especial. Impossível a mãe de Jacob sequer TENTAR explicar para ele e entender oq seria aquilo. Ela apenas sabia q era uma luz forte...e tudo oq ela sabia, provavelmente foi passado por outro tb.

Com o passar do tempo, o mundo evoluiu e passamos a ter consciência de como as coisas funcionam...e devem existir tantas outras ainda q desconhecemos.

Neste sentindo, não é nada absurdo achar q realmente a explicação da coisa seja científica.

Unknown disse...

Leco, perfeita a idéia de que cada um pode enchergar as respostas como queira.

Acredito que naquela época (supostos 2000 anos atras), não havia como alguem falar "olha, isso é uma bolsão de energia eletromagnetica fortissima que pode fazer muita coisa"

Vale aquela máxima de que a religião e o mistisismo existiam para dar nomes a coisas que não se tinham explicação.

A FakeMother falou que aquilo era o coração de tudo, mas ela mesma parecia não saber do que que tudo aquilo era capas. Quando o Mib começou a explicar o que ia fazer com a roda ela pareceu ter medo... mas muito mais um medo do desconhecido.

Se quiser ver com a ótica da Dharma, beleza, aquilo é um acumulo de energia eletromagnetico. =)


Não acho que naquela época já existisse estátua e tempo Acho que tudo foi construido depois. Provavelmente viram grupos e grupos de pessoas para a ilha depois, cada um com sua historia.

Não é dificil imaginar que jacob se tornou uma entidade a ser admirada. Alias, isso acontece com os others de hoje em dia.

Acho que a estatua foi feita como um tributo a ele e o templo... Acho que foi construido em cima da fonte para protege-la =) Sim.

Acho que a fonte onde reviveram Sayid e possivelmente Ben, foi da mesma água daquela fonte.


E, repare bem, acho que quando o mib é jogado lá, a luz se apaga. Talvz por isso o lugar da roda tenha congelado. Talvez a luz da ilha tenha perdido o seu calor.

Acho que é isso, qualquer outra conclusão, eu comento de novo.

KA disse...

Perfeito, Linus. Também vejo por aí...
A "briga" ciência x misticismo ficará mais na interpretação de cada um. Este ponto foi resolvido muito bem.
Ando metendo o pau, mas também sei reconhecer os pontos positivos!

Allan, os ursos polares foram levados pela Dharma para experiências. A logística da coisa toda foi explicada em um documentário do ano passado, que tem por aí..inclusive está no DVD.

Linus disse...

KA

Sim, isso tb achei bom. Na hora do episódio não havia pensado dessa forma...mas depois, pensando melhor, percebi q podia interpretar a coisa dessa forma. É uma forma legal de agradar ambas as correntes de pensamento...

Mas...ainda temos outras questões para as quais quero respostas. :)

abs

Altair disse...

Bom dia galera

to adorando as teorias de vcs.

gente, eu pensei numa coisa aqui: lembram quando Dogen falou que dentro de de cada um de nós, temos o mal e o bem??

Então eu acho que dentro de cada um de nós, temos a tal fumaça, que é liberada se cairmos no tal buraco de luz.

A mãe louca deu a entender que ela já havia caido lá no buraco da luz, mas quando foi esfaqueada, morreu, acabou a fumaça dela. Agora quem caiu foi o MIB e soltou a fumaça dele(o bem e o mal dentro dele).

Agora uma viagem minha (ou não??)
LEMBRAM DA AMPULHETA LÁ DO DOGEN? É pra evitar que a pessoa fique muito tempo e vire fumaça também (se o tal lago da juventude for o mesmo lago brilhante). Talvez Sayed ficou num meio termo por que o lago estava sujo, como disse o tradutor do Dogen.

Unknown disse...

É bem por aí que eu penso altair (A indignação continua?). =)

Altair disse...

Vitor

kkkkkkkkkkkkk gostei dessa.

Mas não estou mais indignado. Sabe por que?? A estátua vai aparecer de novo, tenho certeza....

Unknown disse...

Não sei se viajei muito, mas será que o problema das mulheres não poderem engravidar na ilha tem a ver com este episódio que vimos em Across the Sea ? ... já que a mãe louca espera o nascimento das crianças e depois mata a genitora ?

Unknown disse...

“Eu olhei dentro dos olhos da Ilha, e o que eu vi…foi lindo.” Lembram-se disso? Eu sem querer lembrei. O monstro bem que tentou arrastar Locke para dentro da caverna, e aparentemente Jack de fato o salvou de um destino bem ruim, mas pelo menos ele teve rápido acesso ao maior segredo da Ilha, e hoje sabemos mesmo que John sempre foi muito especial. Ele pode, assim como tantos outros, ter morrido de forma banal, mas ele foi o primeiro a poder contemplar a luz. E assim como Jacob, ele encarou a grandeza, se deduziu pequeno, e morreu lutando contra suas próprias dúvidas a respeito do seu merecimento e valor." Texto tirado do site Teleséries escrito por Thaus Afonso (interessante).

Linus disse...

Altair

Vai aparecer, mas o black rock q derrubou ela com a onda gigante...não tem erro.

uehuehuehuehuehuehuehue

Rafael disse...

A mãe doida não pode ser o monstro. lembrem-se que sayid enfiou a faca no homem de preto/locke e não deu em nada! Já a doida morreu justamente com essa facada.

Eu gostei do conceito da caverna de luz. Desde a primeira temporada todos já sabem que a ilha é dotada de uma energia abundante. O que vimos foi uma entrada pra essa fonte de energia. Não sei por que tanto descontentamento com isso.

O que eu não gostei foi da historinha jacob/MIB/mãe doida. Jacob virou um bundão filhinho da mamãe. Logo ele, que deveria ser O cara da ilha e conhecedor de tudo nela?? Lamento que tenham rebaixado o personagem

Anônimo disse...

Adoro as teorias de vcs...

Tenho uma questão: a “Mãe loca” parece, mas deva ser o mostro, pois se ela era o Monstro e matou todos e enterrou o buraco, para que ninguém saísse da ilha, porque que o MIB (atual Monstro) deseja sair da ilha?

Minha opinião, é que o Monstro se passou pela Mãe biológica de MIB e Jacob; Então ela manipulou MIB, fazendo com que ele acreditasse ser a “Mãe Louca”, responsável pelo massacre no acampamento.

Alexandre disse...

Eh obvio q alguem ajudou a mae louca a enterrar o poço e matar a todos assim como ela sabe o q acontece com quem entrar na luz. So q ela mesma nao eh a fumaça pq senao o corpo dela teria aparecido morto qdo ela se transformou em fumaça e vimos q qdo o MIB a matou o Jacob pegou o corpo dela e do irmao e pos juntos. Talvez tenha acontecido com ela o mesmo q o Said e ela seja um meio termo do monstro. Achei esse episodio 15 o melhor, a peça fundamental do quebra cabeça da serie, onde todo episodio eh uma explicaçao e tb q os autores tinham todo o enredo pronto desde o primeiro capitulo.

Almirante Águia disse...

Pessoas,

Não acho que a Mother Doida resolveu passar o bastão repentinamente, entendo que ela ficou com as crianças já de caso pensando. Não importa a quanto tempo ela estivesse na ilha. Ela identificou o futuro guardião na barriga da mãe, e manipulou a forma de esta chegar até a ilha, talvez ela já tivesse tentado por diversas vezes sem dar certo, assim como vemos acontecer com o Jacob, outros devem ter sido trazidos a ilha, e sempre morreram, tanto os candidatos como os companheiros de viagem (camisas vermelhas), são apenas acessórios

Ela então resolveu que poderia criar o candidato e doutriná-lo, durou mais de quarenta anos o processo com os dois irmãos.

Aquelas mortes no acampamento, é a primeira purgação que conhecemos, parece que todas as vezes que os visitantes chegam perto de uma resposta, tudo é destruído, assim como foi com a Dharma, e a ilha fica pronta para um novo grupo, certamente, sempre estarão envolvidos o guardião e "sei lá quem".

Obrigado

Altair disse...

Se Jack Bauer fosse um candidato

Já tinha todo mundo morrido, a luz do lago já estaria apagada e a ilha no fundo do mar (nisso bateu).

Detalhe: tudo isso em 24 horas

Alexandre disse...

Me pareceu q a mae louca sabia sim o q o MIB estava explicando a ela sobre a roda congelada. O ar perplexo dela foi pq viu q os homens poderiam ter o mesmo poder dela q eh a guardia da ilha.
Na cena q o MIB entra na luz o poço pareceu sim apagar, talvez seja por isso q o fumaça nao pode sair da ilha, talvez para acender a luz ele deva entrar la de novo.

Rafael disse...

"todo episodio eh uma explicaçao e tb q os autores tinham todo o enredo pronto desde o primeiro capitulo."

Quanta ingenuidade! Até mesmo os produtores já admitiram que começaram a desenvolver a série de fato entre o fim da primeira e inicio da segunda temporada!

Anônimo disse...

Acho que o templo foi construído para guardar a luz... e, a fonte de luz está abaixo do templo.

Então acho que o templo foi construído em cima dessa gruta que sai a luz.

Moreno Valerio disse...

Eu só acho que o MIb e o jacob seguem as regras porque é um "jogo", tipo, porque eles "querem".
Acho que tem sim algo que os impede disso. Não só uma convenção dos dois. Tanto que, a mãe louca, em um momento diz: Vocês não podem morrer (ou se matar), eu cuidei disso.
Disse que Morte não era algo que eles deveriam se preocupar....

Não acho que "As Regras" seriam tão banais assim

Julieth Silva disse...

"Não sei se vocês concordam ou não, mas ninguém precisa de alguém que dá as respostas em nada. No máximo, precisamos de alguém que nos ensine como conseguir entender."
Sócrates reinou aí, ein? Hahaha... Porém, tem MUITO sentido ;D

Eu adorei o episódio, me trouxe muitas respostas ^^"

Unknown disse...

ola!!

Muitas duvidas hein?? :_)

Algumas questões pertinentes:

1 - Quem é a fumaça??
Não sabemos, mas sabemos que ela "habitou" no corpo da fake mãe (através do ataque que ela desencadeou aos habitantes da aldeia e pela maneira como destruiu o poço).
Sabemos agora que a fumaça se encontra no corpo do MIB (curioso nunca dizerem o nome dele não?)

2 - A Luz, a Fonte ??
Esta acho que é facil de explicar se relacionarmos com o electromagnetismo... nãpo acredito que os criadores tenham mais mistérios a criar...


3 - Será o MIB mesmo mau??
Faço esta pergunta pois não sei se ele é mau... pelo que pude ver, até existe um bom fundamento para o que ele tem feito.
E o jacoob não é assim tão santo e bom (acho eu)

4 - o Jogo e a ilha - será a ilha um jogo? com as regras do Jacoob
O MIB encontra um jogo e cria as regras dele, o jacoob "encontra" uma ilha e torna-se guardião dela, fazendo as regras a seu belo prazer.
è uma explicação sim.... acreditam?? :-)

5 - Candidatos?
Ao longos dos 2000 anos, têm chegado à ilha inumeras pessoas, todas elas foram levadas por jacoob.
Porque??
Que quer ele mostrar ao irmão??

Agora algumas curiosidades:
- Como sai o jacoob da ilha??
- Como volta para a ilha??
- Porque não pode o MIB sair??
- Que poderes tem o Jacoob??

desculpem o testamento....

Unknown disse...

gente, só eu achei interessante qdo a mae louca diz que a luz conta a luz em cada homem? :( digam o que acharam!

Unknown disse...

gente, o certo é: a Luz consta, contem, a luz de cada homem.

Almirante Águia disse...

Uma vez que ainda estou por aqui, comentarei mais um pouco;

Não vejo nada de mais no fato de jacob ter sido um menino acanhado e obediente, um laranjão, para não dizer bundão, o homem é fruto das circunstancias, e também da sua percepção diante das informações que lhes chagam, existe um carater nato em todas as pessoas. O que mais dois meninos poderiam saber da vida, estando isolados do mundo, sem saber que existem outras pessoas, chegando a adolescencia, começaram a perceber outras coisas, a se perguntarem. Isto é evolução individual, cada qual a partir de uma idade na vida começa a expressar as próprias idéias, então papai e mamãe começam a se sentir abandonados. Provavelmente o Jacob não foi embora com o irmão porque acreditava que não podia deixar a mãe sozinha, ele mesmo disse a ela que não a abandonaria, por enquanto. Jacob fez a sua primeira grande escolha e renúncia, pelo bem de outra pessoa.

Quantas grandes personagens (lideranças) que conhecemos na história ou em nossas proprias vidas, não foram quando jovens iguais ao Jacob? O homem é o que ele sabe e acredita, é limitado, mesmo vivendo 2000 anos.

Alexandre disse...

Rafael:

Amigao, vc acha q o autor nao tinha uma historia pronta na cabeça e convenceu pessoas a investirem milhoes de dolares numa historia q nao tem meio nem fim? Ou vc vai dizer o obvio do obvio q a historia muda algumas partes conforme o desempenho dos personagens mas q a historia central nao muda e q ela tem sim começo meio e fim? E eu q sou o ingenuo...vc precisa assistir mais novela da Globo pra entender uma coisa tao dificil.

Alexandre disse...

Esse episodio deu uma queimada na imagem do Jacob sim, o fumaça se mostrou um cara bem mais inteligente e humano. So q como disse o Almirante o Jacob eh um homem de fe, ele acredita na força da ilha e aceitou ser seu guardiao pq sabia q alguem tinha q faze-lo.
Ao mesmo tempo ele acredita nos Homens e sabe q ha pessoas de Bem, apesar de estar ha 2000 anos procurando um...

Luiz Carlos Correia disse...

Bom... se puderem me responder essas:
1. se a fumaça não é o MIB, pq ela quer tanto sair da ilha, já que esse era o desejo de MIB?

2. Se a fumaça é/ajudava a "Mãe Louca", pq ela qr tanto matar os Candidatos e terminar uma saga que ela mesma começou?

3. Pq Jacob disse que a ilha era uma espécie de Tampa, onde impedia que o Mal saísse?

4. Se todas as "coisas especias" que acontecem na ilha forem derivadas do eletromagnetísmo, como explicar o Farol, onde Jacob podia ver os candidatos como em uma TV?

Luiz Carlos Correia disse...

Faltou uma pergunta:

Porque Jacob queria provar ao MIB/Fumaça Negra/Locke que os humanos eram bons, se Jacob foi ensinado pela 'mãe louca' e supostamente deve ter acreditado que "eles vêem, matam, destroem e corropem...", e o objetivo dele era proteger a ilha dessas pessoas?
Detalhe: esse discurso foi feito pelo MIB pra Jacob!

Luan disse...

Oi Gente.
Gostaria de deixar bem claro uns pontos que deixam duvidas.
1-Jacob foi quem construiu a estatua pois ele mesmo falou em "Ab Aeterno" que foi ele.
2-Minha teoria do monstro e que ao ter contato com a luz;MIB transformou - a em escuridão em forma do monstro tão famoso que conhecemos.

ellias disse...

pessoal eu não consigo entender. Como o irmão do jacob é o monstro se ele foi achado morto e seu corpo foi colocado na caverna e ali ficou. Por acaso o corpo foi descartado e ele se materializou nele próprio????
Por favor comentem isso aí
vlw

Zackeu disse...

Teoria doida: a Black Smoke é uma entidade que absorve o lado negro da força das pessoas que morrem. Por isso ela só pode aparecer na forma dos mortos, por exemplo: O Fake Locke é tudo o que John Locke nunca foi, como saber o caminho a seguir e tomar as decisões "certas". O MIB é o lado "darker" do irmão de Jacob (visto que o corpo dele está na gruta concluimos que ele definitivamente não se transformou na Black Smoke). Agora podemos concluir que o Blackie precisa do poder dos seis candidatos para sair da ilha e isso ele conseguirá apenas com todos mortos, full dead!!!

Rafael disse...

Alexandre,

Os produtores já disseram em VÁRIAS ENTREVISTAS que só começaram a desenvolver a história depois da primeira temporada. Jacob, MIB e outros elementos só foram criados depois.

Aquela cena do jacob encontrando os esqueletos realmente te enganou direitinho rsrs. E só sendo muito, mas muito inocente pra cair nessa dos produtores!

Rafael disse...

Corrigindo: Jack encontrando os esqueletos na caverna

Rafael disse...

Ellias,

Pelo que eu entendi, o Monstro seria a alma deformada do irmão do jacob, depois de ter caido na luz.

Mas tem gente acreditando que monstro e homem de preto são duas "coisas" diferentes

Unknown disse...

vcs tb tem a impressao q agora o black smoke s[o quer sair da ilha por birra, depois de passados tantos seculos? e quem garante a ele q a materia ele é feito sobreviveria fora da ilha? acho que a saida dele representa algo mais grandioso do que parece....

Juliano disse...

A mãe louca sabia que não podia entrar na caverna da luz, porque ela já havia entrado.

O fato da mãe biológica ter aparecido para o mib, pode ser o fato dele ser especial e por isso, em certo momento na floresta, ele ve jacob criança.

Acontece que o sawyer também vê e não se diz como especial a série toda.

Por isso, eu tenho quase certeza de que a mãe biológica, foi a mãe louca que apareceu de mãe biológica para confundir a idéia do mib.

Ela quem fez o jogo, por isso ela quis passar o bastão naquela hora, quando sentiu que o mib, já tinha uma decisão firme a respeito do que realmente queria, depois de mais de 40 anos (como ele mesmo falou).

Eu acredito em outra teoria também:

Alguém devia se tornar o fumaça para que o outro fosse o guardião.. De repente, a mãe louca era o guardião enquanto outra mulher era o fumaça.

Essa duologia existe na ilha desde a primeira temporada e pode ser confirmada agora. Quem garante que a mãe louca era a guardiã e o fumaça ao mesmo tempo, mesmo sendo taxada de louca.

Uma explicação que me veio a cabeça, foi a bipolaridade dela, mas acho isso bem fraco para explicar.

Então, acredito agora, mais do que nunca, que a fumaça devia ser uma amiga/irmã da mãe louca, enquanto a mãe louca era a guardiã.

O que ela tinha de louca? O fato de ter matado a mãe biológica das crianças, e só. As atitudes dela eram todas coerentes e friamente calculadas (o jogo deixado na praia, a manipulação de jacob para que lhe contasse a verdade, e o conhecimento do mib a respeito da mãe louca já saber do jogo).

Fortes argumentos me levam a crer que, não há O SUBSTITUTO, mas sim OS SUBSTITUTOS.

Guga disse...

Não entendi.
Se vimos o MIB morto, o monstro não pode ser ele, ele provavelmente apenas usou a forma do irmão do Jacob.
Mas se o monstro fala que ficou preso na ilha todo esse tempo querendo sair, da a impressão que seja o MIB original.

Anônimo disse...

Jack e Claire! "OS SUBSTITUTOS"!!

Anônimo disse...

Dois irmão sendo substitutos! Jack e Claire!

Alexandre disse...

Ta bom Rafael, os realizadores de Lost sao pra vc pessoas altruistas q somente queriam contar uma boa historia. Os autores entao sao espertalhoes q começaram uma mentira e enganaram milhoes de pessoas no mundo todo. Tudo obra do acaso, eles escolhem a ideia mais bizarra e vao fazendo os capitulos...se colar colou certo?

Lost eh baseado num livre vc deve saber, duvido q um produtor aposte sua grana numa historia q ele nao sabe nem o meio quanto mais o fim.
O q deve ter acontecido eh a historia ser para 3, 4 anos e devido ao sucesso(grana) esticaram mais dois anos e botaram uns misterios a mais pra encher linguiça, mas dizer q a historia foi feita no improviso ao sabor dos ventos eh muito amador, a melhor serie ja feita ter sido obra do acaso me parece um misterio digno da ilha de lost.
Mas td bem, essa serie foi feita ja esperando q cada pessoa entenda do jeito q quer, q certezas sao relativas e q o sentido da historia depende do ponto de vista de quem observa e isso eh o melhor dessa serie, nao ha Bem nem Mal apenas as pessoas e o livre arbitrio. E a Ilha, claro.

mymy disse...

Bruno...
NAO ACHO que a mae (fake) dos meninos era o monstro da fumaça;

Eu acho que ela foi possuida pelo mal assim como o Sayid... ela não era o monstro.... o mostro toma a forma de gente que morreu!!!

Alexandre disse...

A historia eh baseada num LIVRO, digo.

Muitos estao insatisfeitos com explicaçoes ralas, mas esse parece ser o espirito da serie, eles jogaram um monte de informaçoes inclusive fisica quantica e teologia, entao a partir disso fica facil pra qualquer um imaginar uma soluçao para um misterio mais bizarro q outro.

Eu mesmo estava insatisfeito com o misterio dos numeros, mas como vimos q o Jacob pode viajar no tempo e espaço, entao ele poderia ver uma realidade onde o Hugo estaria internado no sanatorio e providenciado um maluco q repete os numeros sem parar para ser colega dele la e dai o Hugo ganha na loto usando os numeros e acaba caindo na ilha q era o q o Jacob queria o tempo todo.

Gostem ou nao eh uma explicaçao razoavel entre varias q se podem imaginar pra questao nao so dos numeros mas de outras coisas tb.
Minha ideia eh q nunca foi coincidencia nada do q se passa la tudo ja tinha sido visto antes. Ate deram um jeito de fazer parecer fisicamente possivel, lembrem do Faraday e seus calculos q podiam prever o futuro tb.

Anônimo disse...

O ator Mark Pellegrino, que interpreta Jacob, disse o seguinte para a revista people: "Jacob has a long way to go from that episode in 43 AD to the present".
Fonte: Dark Ufo - http://spoilerslost.blogspot.com/2010/05/mark-pellegrino-reveals-year-across-sea.html

Ou seja, "Across the sea" se passou 43 anos depois de Cristo.

Derdrake disse...

Alguém disse uma vez neste blog, que lost é uma série que ta dá respostas claras, que as respostas nos capítulos são óbvias. Mesmo não gostando das respostas eu concordo que elas são óbvias.

Ta ai 5 provas que o monstro de fumaça é o irmão de Jacob, o que passar disso é pura especulação e a série não tem mais tempo pra isso né? Vejam novamente o capítulo 6e15, não tem nem uma mentira está tudo lá bem claro e óbvio.

Vejam as provas e se alguem acha que a mãe de Jacob é a fumaça, me diz onde está isso?

O irmão de Jacob é o monstro de fumaça!

Vamos as provas:

1º- A mulher que matou a verdadeira mãe de Jacob, disse que: Eu fiz com que vocês nunca pudessem matar uns aos outros. Então o irmão de Jacob não morreu. Foi transformado naquela fumaça.

2º- A mesma mulher que matou a mãe biológica de Jacob, disse ao Jacob:
Nunca vá até o fim da luz amarela, ir até o fundo não é a morte, e sim pior que a morte. Dai a transformação em fumaça, ele não morreu foi transformado no monstro, seu desejo de sair da ilha é o mesmo de antes.

3º- Miles e também Hurley, podem se comunicar com os mortos, o irmão de Jacob também podia. Ou seja não foi o monstro que se materializou em mãe biológica de Jacob para contar ao seu irmão a verdade, e sim o irmão de Jacob era especial podia se comunicar com os mortos.

4º- A mulher que matou a mãe biológica de jacob, disse que o irmão de Jacob era especial, ou seja podia se comunicar com os mortos.

5º- Assistam ao LOST Untangled 615 no youtube, nele o dr. pierre chang diz que: o irmão de Jacob foi em direção a luz amarela desmaiado, também diz que o fantasma da mãe de jacob apareceu para o seu irmão, não fala em nenhum monstro da fumaça ter se materializado nela.

Rafael disse...

Alexandre,

Não é que a história foi feita no improviso. Eles jogaram elementos na primeira temporada e, aos poucos, foram eliminando alguns e escolhendo outros pra desenvolver. Mas eles não sabiam de tudo desde o início como você acha. Longe disso e eles mesmos já confirmaram. Só não vê quem não quer!

E outra: Lost tem várias referências. não foi baseada apenas num livro.

Rafael disse...

Também acho que o irmão do jacob é o monstro de fumaça. Mas penso que isso ainda vai ser explorado e melhor explicado nos episódios restantes

Luan disse...

Estamos muito falando da Ilha mas se esquecemos completamente dos flashs-sideways.Os autores estão viajando muito nesse mundo paralelo!

ellias disse...

pode ser também que a mãe falsa controlasse a fumaça. entendo isso porque naquela hora que ela mata todo mundo no acampamento e sobe com o MIB como ela poderia fazer isso com suas proprias maos.
outra explicação é que assim que a mãe falsa morreu ela deixou de ser a fumaça que foi presa na luz, aí assim que foi arremessado lá o mib tornou-se a fumaça só continuo sem entender como o corpo do mib foi encontrado e permanece la na caverna. Não entra isso na minha cabeça.

Comentem essas duas teorias aí, por favor to muito confuso quanto simplesmente a isso.
vlw

ellias disse...

pelo que entendo MIB não é uma pessoa ruim, só quer entender o porque das coisas e ser livre, mesmo que pra isso tenha de passar por cima das pessoas em seu caminho

ellias disse...

pode ser que ao se transformar na fumaça ele nao precisava mais de seu corpo original sei lá algo desse tipo

Unknown disse...

Minha gente: a mãe louca era o monstro da fumaça. Ela recebeu este "castigo" por ter entrado na luz, tanto que ela sabia o que tinha lá dentro.

Quem recebe este castigo só morre pelas costas e a vítima não pode fazer comunicação com o "agressor", tipo uma traição, e foi o que MIB fez. Lembram quando Sayd tentou matar FLocke não uma facada no peito? Pois é, não funcionou.

MIB matou a mãe louca pelas costas e isso fez com que o castigo fosse transferido pra ele. Reparem que quando a mãe louca morre, ela agradece ao MIB como se ele estivesse libertando ela.

O resto eles vão explicar no próximo episódio.

Ah, e claro, o templo foi contruído em cima da Luz para protegê-la. Lembram que a fumaça entrava por uma toca no subsolo do templo?

E meu deus: vocês são muito afobados, ansiosos. Calma minha gente, ele vão explicar o que está acontecendo. Parem de sugerir mil teorias!

Valeu.

disse...

1. Como muitos disseram, acredito que a "Mother" estava querendo muito alguém que chegasse grávida (e como Jacob fez atraiu essa pessoa fazendo o navio afundar ali), porque era a chance dela de criar o bebê da sua maneira, ou seja, longe de todos os defeitos que ela acreditava que os homens tinham. E assim sim: ela poderia ser livrar do peso que é ficar naquela ilha protegendo uma fonte de luz!

2. Quando ela viu que tinham duas crianças, daí ferrou geral o plano dela, então primeiro ela achou que o MIB era o cara ("especial"), depois que o fantasma decidiu aparecer (por que pra ele?), ela decidiu que seria o Jacob.

3. Realmente a idéia que tínhamos do Jacob bom e do MIB ruim, caiu por terra. Na verdade são pessoas com características, personalidades e desejos diferentes de vida. Enquanto o Jacob é pacato, inseguro, quer viver a vida dele ali, não quer ir além, o irmão já quer ver o mundo lá fora, e sempre demonstrou essa curiosidade, além de ser mais forte, mais confiante! Quantos pessoas não conhecemos assim?

4. Sobre o povo se questionando sobre a origem da mãe dele. Gente, eu acho que ficou meio claro que é assim que a coisa sempre funcionou. Alguém, em algum tempo, ou desde sempre, era o guardião da ilha, daí veio trazendo outras pessoas, aproveitando outras pessoas, e no fim, chegou nela, que pegou o Jacob, que tá tentando pegar um dos Losties. É a mesma coisa que ficar se questionando sobre a origem de Deus, se tudo veio de Deus, de onde veio Deus? Dá pra ficar louco assim!

5. A luz.. realmente, a luz é difícil de entender. Eu entendo como aquilo que podemos ver como alma ou algo assim. Quem sabe até a bondade do ser humano? Que se acabará caso ela saia da ilha! A ilha pode ser o lugar que guarda a bondade do ser humano. Loucura!

6. O fato de que a ilha é uma coisa mística já meio que explica coisas absurdas como: pessoas mortas lá que viram espíritos, o fato de Jacob poder dar imortalidade, etc. Místico é místico! Se for explicar tudo deixa de ser místico!
7. Se existe mesmo esta restrição de que os irmãos não podem se matar porque a "mother" assim o fez, também é uma das coisas que fazem parte desta mágica. Quem é o protetor da ilha tem direito a alguns truques! Afinal: o lugar é mágico!

8. Agora também é legal pensar que tudo não passa de um Código de honra, os dois seguem por respeito.. Acho menos provável, porque o Fake Locke ou MIB realmente quer matar os "Losties" e queria matar o Jacob, então acho que ele não ia seguir o Código de Honra depois de tanto tempo preso lá!

9. O negócio da roda ficou mal explicado. Realmente: como ele sabia que tinha que fazer tudo aquilo? Ligar não sei o que com não sei o que lá. Fiquei até agora sem entender direito o procedimento, mas a gente sabe que funcionou.

disse...

10. COmo que uma mulher conseguiu explodir o poço, matar todo mundo e pôr fogo na vila sozinha? Mistério...

11. Se a forma de passar o poder era bebendo o vinho que estava naquela garrafa, como vai surgir o novo Jacob, se o MIB quebrou a garrafa! Lembram disso?

12. Sobre esse negócio do Monstro da Fumaça, eu achei que ficou bem claro, que quando a "Mother" falou pro Jacob prometer que nunca ia entrar lá e por que ela sabia que a pessoa que o fizesse ficaria com toda a luz presa em seu corpo e viraria o monstro. Ou seja, pra mim um monstro e nada mais nada menos que a mescla entre o ser humano e a pureza da luz, daí fica descontrolado. POR ISSO QUE O MIB NÃO PODE SAIR DA ILHA. O Jacob mesmo disse que o dia que ele sair da ilha tudo que se conhece vai ser destruído, não foi isso que a "Mother" falou: "Não deixem a luz sair da ilha, porque vai acabar com toda a luz que tem lá fora"??? Eu entendo que antes ela não queria que o MIB saísse simplesmente porque queria protegê-lo do mundo lá fora, e agora ele não pode sair porque ele é quem tem a luz!

13. Acho que a história dos esqueletos ficou bem legal e bem explicado. Agora, quer dizer então que como ele virou o monstro ou "a personificação da luz", ele anda por aí mas na verdade seu corpo está morto? Confuso

Alexandre disse...

Sidnei, o Ben matou o Jacob com uma facada pela frente. Parece q o golpe tem q ser de surpresa para matar, lembre q o FLock alem de ver, falou com o Said antes de tomar a facada q nao o matou.

O monstro de fumaça deve ter absorvido a alma do Sem nome qdo este caiu na luz, mas continua sendo o monstro e nao o Sem nome, lembrem q a mae louca nao queria q o Sem nome saisse da ilha somente pq o amava e queria estar com ele e nao por ele ser o Mal encarnado.

Unknown disse...

Cara, você está de parabêns pelo seu comentário. Muito bom. Nada a ressaltar.
Não sou de ficar imaginando o que vai acontecer nos próximos capítulos de LOST pois na maioria das vezes tudo que a gente pensa, quase não acontece. Epor isso que LOST é LOST.
É bom assim, comentar o episódio em sí.
Abraço

fabio lins - www.losthome.zip.net

Leco Leite disse...

Simplesmente fico muito feliz ao ler tantos comentários BACANAS aqui!!!

Esse é meu grande "pagamento" pela dedicação aqui nesses quase 3 anos!

A favor ou contra, o que vale é a opinião que sempre vai nos levar ao crescimento!

Abraços a todos!!!!!!

Anônimo disse...

Sou leitor deste site há muito tempo, mas nunca postei nenhum comentário. Chegou a hora!!
1- Eu penso que Jacob não tinha a intensão de matar o MIB quando jogado caverna de luz. A "mãe louca" dizia que quem entrasse na caverna não morreria, mas aconteceria coisa pior;

2- Acho que o MIB quando entrou na luz, desencarnou, pode ser por causo do eletromagnetismo ou não. Não sei!!! Quer coisa pior do que isso. desencarnar sem morrer. Sair do seu corpo sem ter onde ficar???
Acho que foi assim que ele virou fumaça, tendo agora que utilizar outros corpos.

3- Penso que o MIB já tinha alguma relação com os mortos, pois só ele viu a mãe biológica morta.

Por enquanto é isso!!!

Um abraço!!!

Anônimo disse...

Naquele tempo não haviam cordoes umbilicais?
Os Nascimentos eram mais faceis sem duvida, Jacob e Mib saem da mae como s fossem carga e descarga :D
looooooooooooooooool

Juliano disse...

O substituto tem que ter nascido na ilha.. aaron?

Juliano disse...

Pensando melhor, acho que o substituto de jacob, será o jack mesmo.. já o mib, não terá substituto já que já vimos que a ilha vai ser inundada/destruida...

Mas se ela for inundada, o substituto vai junto?

Unknown disse...

Ainda tem muita coisa...
Ainda me pergunto porque o MIB não pode sair da ilha?
O Jacob conseguia sair da ilha como vimos em vários episódios. Como ele fazia isso?
Será a resposta para a realidade alternativa?
Qual a relação que os autores farão com a realidade na ilha?

Muita coisa ainda para poucas horas de video... :p

Anônimo disse...

bom, se analisarmos...cada episódio = +-40min. Fazendo as contas>> próximo episódio 40min + 2h30 = 40min+40min+40min+40min+30min.
Por isso temos ainda quase 5 capítulos q virão ainda esclarecer de vez nossas dúvidas e ENTERRAR de ves o MISTICISMO.
AHUAHUAHAHUUHAUHA

Anônimo disse...

*VEZ

ellias disse...

Olha concordo com o Sidnei e Re Nunes. Gostei de seus comentários, faz sentido a mãe ser a fumaça, porque ela disse que era algo pior que a morte. Então ela ao ser esfaquiada por tras passou o castigo para o MIB que só passou a ser castigado depois de ser jogado na luz.

Sei lá cara é uma doidera danada.

O MIB não é mau só quer saber o por quê das coisas, diferente do Jacob que aceita tudo e quer viver ali como seu lar. Pra falar a verdade esse episódio ao invés de só trazer respostas, trouxe é perguntas. loucura

Não sei se voces perceberam mais um anonimo disse um detalhe de falha dos produtores, cadÊ os cordões umbilicais das crianças recem nascidas. kkkkkkkkkkkkk

ellias disse...

PS: SE A MÃE SABIA QUE ERA ALGO PIOR QUE A MORTE ENTÃO ELA TINHA ENTRADO LÁ!!! FAZ TODO O SENTIDO

Ceron disse...

Ei Leco aqui é o Ceron...Blz

Queria fazer uma observação sobre o episódio que até agora não vi ninguem comentar sobre ela.

Todos dizem que o irmão do Jacob se transformou no mosntro após ser jogado no "buraco doidão com a luz" e ninguem disse desta possibilidade:

"quando o irmão do jacob foi jogado no "buraco doidão com a luz" o sentimento dele foi capaz de criar o monstro (afinal a madastra de jacob disse que ali avia vida, morte, ressurreição, etc e disse que se o jacob entrasse ali algo pior que a morte aconteceria).
Sendo assim quando o irmão do jacob foi jogado toda a sua ira se transformou em um monstro que o matou, jogando ele lá no rio. desta forma o mosntro não seria o irmão do jacob!!! e sim apenas o matou, usando o seu corpo depois como vimos ao longo da temporada!!1

outro aspecto é o motivo do irmão de jacob não poder sair da ilha, afinal nesta teoria ele não seria o irmão do jacob e sim um monstro d fumaça pertencente a ilha

é aceitavel que a madastra de jacob seja o monstro. quando ela morreu ela agradeuceu ao irmão do jacob, como um alívio, e assim o monstro vontava a ficar preso na ilha e quando o irmão do jacob caiu na luz o monstro ficou livre de novo podendo usar o corpo do proprio irmão do jacob.

entenderam? acho que essa não pode ser decartada.

flw

Júlio disse...

Pessoal, este episódio enterrou Lost. Lamentável ter acompanhado uma série por 5 anos, falando sobre um grupo de pessoas e agora na final tudo se volta para dois caras que saíram do nada!
Vocês podem defender, fechar os olhos, se enganarem... Mas os produtores "cagaram" a série no final.
Putz!!! Quem acredita que eles já sabiam do fim desde o começo, vai me desculpar, é muito inocente. Então por que eles não introduziram logo esses dois desde o começo da série???
Outro detalhe: "Nem todas as respostas serão dadas". Fala sério!!! Se foram os mistérios que fizeram uma legião de fãs assistirem a série e agora nem tudo vai ficar esclarecido ou ter essas respostas jogadas de qualquer foram. Caramba, e as regras do Ben e Wildmore??? Não se façam de santos dizendo que isso não tem importância, todo mundo estava curioso para saber e agora foi esquecido. E como Jacob saía da Ilha? Que absurdo!!! Ninguém quer saber? Que isso!!! Que hipocresia,
Pessoal eu sempre gostei da série, sou fã (fui até a 5ª temporada, pois tudo se encaixava), mas olhem para trás e adimitam: O QUE JACOB E MIB TEM A VER COM A SÉRIE QUE NÓS ASSISTIMOS ATÉ A 5ª TEMPORADA?
É uma questão de crítica, pois muitos falam "adorei este episódio". Adorou o que? O que de nosso velho e excelente Lost teve nesse episódio? A série é outra, nada se encaixa, está tudo sendo feito na marreta igual fechar balanço de supermercado, hehehe...
Vou assistir até o fim em consideração às 5 temporadas que ficarão gravadas em minha vida.

Derdrake disse...

Elias

Quer dizer que para você saber se algo é bom ou mau, você tem de experimentar? Eu sei que drogas são ruins e nunca provei para saber disso.

Agora um animal irracional:

Por exemplo um cavalo não vai andando a cai num precipício, ele simplesmente para, ele também tem medo e foge ao ouvir o som de uma cascavél, sem nunca ter sido picado.

Isso que você falou não faz nenhum sentido, nenhum.

Derdrake disse...

Júlio,

concordo plenamente contigo, gosto muito da série, mas a 6ª temporada foi mesmo decepcionante. É fácil você fazer uma série de suspense que prenda a atenção das pessoas, bem como fazer filmes assim também. O difícil é construir um final. Apartir do meio da série as pergunas teriam de ser respondidas e o final começar a ser construído. O que vemos é um temporada empurrada com a barriga, e no final, nós "os outros" é que somos os losties...

Júlio disse...

Derdrake,

E o pior é que tem gente que está adorando ficar sem respostas:
será que estão jogando no time do Jacob? aceitam tudo sem explicações plausíveis (não estou falando de explicações científicas, pode até ser mística, mas que tenha mais conteúdo e justificativa sólida, e não uma Luz que emana da terra e essa Luz é a solução de todos os mistérios).

Seguidores do Jacob: tomem cuidado! O mundo só evoluiu porque o ser humano foi questionador, crítico, exigente suficiente para não ficar comendo grama e dormindo debaixo de arbustos.

Zižek,o gato. disse...

Não gostei do episódio. Cansei, quanta fórmula, quanta enrolação, me sinto mesmo idiota por ter especulado tanto e depois ver um episódio desses. Esqueçam Jacob e Esaú, poderiam nem ter mostrado a origem deles, a mim não faria falta. O que importa é o que acontecerá com os personagens que acompanhamos desde o início da série, e eles estão ali num joguinho bobo de dois irmãozinhos que querem proteger ou saber o que é a luz. Bah! Que episódio maçante e mal construído.

Zižek,o gato. disse...

Caramba! Eu acabei de assistir ao episódio e logo postei o que pensei, sem ler o que outros tinham postado. E eis que leio seus comentários, Júlio. Concordo em gênero, número e grau. Já tinha me conformado com a série ser "mágica" e simbólica, mas esse episódio agora, realmente, que explicaçõezinhas chulas, sem graça, e que personagens chatos, que pouco participaram da série, e tomaram o antepenúltimo episódio inteiro, só pra dar essa explicação chula. Nem precisava, podia ficar tudo isso no ar então, era melhor. Pra dar resposta assim, era melhor continuarmos vendo os personagens que acompanhamos por 5 anos. Pensei que Lost não seria capaz de me decepcionar mais, mas este episódio conseguiu. O pior da série...e é o antepenúltimo. Sei que muita gente não concordará, mas o que percebo é que em respeito aos 5 anos anteriores, estamos aceitando qualquer coisa que os produtores queiram nos dar agora. Dá um tempo!

ellias disse...

Derdakre,

Voce não entendeu...A milhares de anos uma luz no meio do nada você não vai saber se aquilo é bom ou mau. Nesse caso voce tem que ir ver o que é. Como voce acha que ela sabia que uma luz misteriosa era pior que a morte???? Eles naquela época não tinham conhecimentos como nós temos hoje de que drogas eram prejudiciais. Você acha que ela simplesmente viu aquilo e automaticamente soube que era mau???
Voce não entendeu o que eu quis dizer...

ellias disse...

correção: ...de que drogas são prejudiciais...

Derdrake disse...

Ellias,

Eu entendo o que você quer dizer, mas o que estou tentando explicar é que: existem diversas outras formas dela( a falsa mãe) ter percebido ou aprendido sobre a luz sem ter chegado ao fundo da caverna.

1º alguem que ela conhecia pode ter tido contato com a luz, e ai ela percebeu o que aconteceu com a pessoa.

2º alguém pode ter passado essa informação para ela alguém que já teve contato com a luz antes.

3º Ela pode ter tido contato com alguem uma voz ou um ser espiritual que falou a ela que, se ela tivesse contato com a luz isso seria pior que a morte.

Enfim Ellias, dizer que ela já teve contato com a luz e por isso é o monstro é uma justificativa fraca é só suposição, assim como as minhas que acabei de usar como exemplo.

E olha Ellias, dizer que nós temos um conhecimento avançado hoje e por isso podemos explicar tudo cientificamente é um erro muito grande. É só você ver a história daqui a 100 ou 200 anos nossos cientistas serão chamados de bruxos e superticiosos também. Cada época e cada povo tem sua cultura e sua ciência.

A ciência muda, fica obsoleta e avança. Assim como vemos os cientistas do passado como homens de fé apenas, sem recurso ou meios de avaliar os fenômenos naturais. Assim também serão vistos os nossos cientistas de hoje.

Por isso minha gente para que a ciência exista é preciso ter fé, a cada dezena de anos a fé da ciência e testada e ela muda. O homem nunca poderá explicar tudo pela ciência, pois sempre sua visão muda, o método muda e a tecnologia muda. sempre num infinito ciclo dialético.

PS.: E para saber se as drogas são ruins não é preciso nenhum conhecimento científico. Basta usar o que o homem sempre usou e o que criou o ciência, o conhecimento empírio. Esse conhecimento todo mundo tem, todos os povos tem e desde que o homem apareceu sobre a face da Terra. O conhecimento empírico, basta observar o que acontece com alguém que usa drogas pra você perceber que é ruim.

ellias disse...

Derdrake,
agora sim entendo seu ponto de vista. Concordo, realmente não se pode explicar tudo com a ciencia, isso não é possível, realmente faz sentido.
boa noite

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Só uma coisa não ficou clara
se o MIB morreu e o Jacob Deixou ele lá com o corpo da "MAELOUCA"! e os losties encontrarao os corpos la ,como ele ainda estava vivo , interagindo e tal , se o corpo dele estava la em decomposição , seria só a fumaça com a imagem do MIB , já que a FUMAÇA assume a imagem de pessoas mortas ?

ABRAÇOS

Anônimo disse...

simples ticate...os criadores de lost estão deixando claro q nunca se preocuparam com coerência, e em dar respostas como todos nós pensávamos. É apenas uma história de fantasia, tipo aquele filme "A história sem fim", "Os Gonnies", "Avatar", e tantos outros. Lost é como as piadas-pegadinhas tipo:

P: segundo a bíblia, quantos animais de cada espécie moisés colocou na arca?
R: a arca é de noé.

P:qual a capital dos EUA, nova iorque ou new york??
R:washington

É triste isso...

Ruan

Júlio disse...

Não Ticate, o pior é a fumaça ter assumido o corpo de Locke: ELE NÃO MORREU NA ILHA, o corpo do pai do Jack: ELE TAMBÉM NÃO MORREU NA ILHA.
Não adianta falar que os corpos foram parar na ilha, isso não cola e vai contra tudo o que foi explicado e mostrado até agora.
Katchanga!

Anônimo disse...

o q significa KATCHANGA???..UAHUAHAUHAU

luanalev disse...

O Jack não disse que os corpos estavam ali a 50 anos, e sim que demora de 40 a 50 anos para as roupas ficarem naquele estado. Ou seja, pode ser bem mais. É claro que quase 2000 anos é muito tempo, mas considerando que foram colocados pelo Jacob - que aparentemente tem algum "poder" - e que aquela é uma ilha não-convencional...

Eu acho plausível que a "mãe louca" possa ter tido uma forma de monstro de fumaça também. Inclusive quando ela chega para conversar com o MIB no poço ouve-se um som que lembra o da aproximação do monstro. Poderia ser uma "dica". Outra, isso explica como ela conseguiu matar a todos e soterrar o poço em tão pouco tempo e ainda como ela sabe o que acontece quando se entra naquela cachoeira com a "luz".
Mas então vem a questão, "como ela pôde morrer então, sendo atravessada por uma adaga e o MIB não?". Para essa questão há pelo menos três teorias interessantes:
1.O MIB não deixou ela falar, assim como Dogen instruiu Sayid a fazer.
2.A mãe passou todos seus "poderes" naquele ritual com o Jacob e então pôde ser morta.
3.Depende da pessoa que mata. Uma vez que era o MIB que era "especial"...

Eu acho a primeira mais provável. E vocês?

Namastê!

Unknown disse...

Eu acho que ele toma a forma de pessoas mortas , pelo relação da fumaça com o Anubis o Deus dos morto na mitologia egpicia , deve haver alguma relação , se não eles nao teriam citado o Anubis a toa , a fumaça deve ser o anubis e assumi a forma dos mortos , em relação a ele não poder sair da ilha acho que é porque no momento que o jacob jogou o MIB no riacho com a luz e ele virou a fumaça , acho que a fumaça pegou para si a luz , assim dito pelo Locke que quando olhou dentro da fumaça viu uma luz linda, e também quando eles aprisionaram a fumaça no templo e usaram da mesma luz para curar ben criança , e para dar vida ao Sayd que por sua vez deve ter pego a parte ruim da Fumaça e ficou Meio dark da vida , rs , por isso acho que a FUMAÇAnao pode sair da ilha , porque a luz acabaria ou algo assim, kkkk teoria loka né


Abrçs

Laboratório de Quimioterapia Aplicada disse...

Desta estória toda a única coisa que ficou claro pra mim é que Jacob não pode representar o bem, ele é um humano cheio de defeitos e com muito ciúme do irmão por acreditar que a mãe o preferia. Sempre que Jacob agride o irmão nunca houve reação contrária, parece que durante as agressões ele descarrega a mágoa se sentir preterido. Mesmo sem entender nada e sem questionar nada ele aceita ser o protetor da ilha para mais uma vez estar do lado da mãe. Na minha opinião ele não pode representar o bem, enquanto seu irmão MIB sempre foi vítima e sempre buscou suas origens. Não pode representar o mal um homem que sempre buscou seus sonhos.
Abraços a todos.

Lindcardoso disse...

Na minha opinião, esse negócio de não deixar a pessoa falar antes de dar a facada é apenas para q ela não tenha como convencer na lábia o autor da facada a não atacá-la, apenas isso. Não acredito q seja alguma "regra" mágica.

Exemplo disso é qdo Ben mata Jacob. Se não me engano ele tb foi instruído a não deixar Jacob falar, mas Jacob ainda tenta argumentar com ele e só depois ele dá a facada. E Jacob morre do mesmo jeito.

Anônimo disse...

Quem acompanha Lost desde o início não pode se decepcionar com este episódio. O monstro de fumaça existe desde muito cedo na série, e não poderia existir outra explicação que não mágica e mística para explicar um monstro de fumaça. Não há ciência e razão para explicar isso. Episódio muuuuito bom.

Anônimo disse...

Estou aqui de penetra, uma vez que ainda não vi o episodio. No entanto, acredito que o criadores da seria sabia tudo deste de o começo, LOST não é novela que vai mudando de acordo com IBOP.
Encontrar todas as resposta é quase uma faculdade de estudos. foram 6 temporadas. Tem coisa que vai ficar no ar.
Saber a origem da "fumaça negra" seria outra serie.
Parabens aos criadores por utilizares "n" referencias e de mostrar que, no incio do seculo XXI a dramaturgia tem novos caminhos a seguir.
paciências aos "noveleiros" que sentem dores sinápticas quando não há final feliz e de fácil digestão.
ps.: tenho mais duvidas do que respostas sobre LOST, mas prefiro as duvidas do que a pseudo-certezas.
Abço a todos.
Lau

Lau disse...

Mesmo na reta final, algumas obervações são precipitadas e até estereotipadas, pra não dizer, simplórias.
Simplório é considerar Jacob "não tão do bem" e MIB "não tão do mal".
Ora, alguém aqui gostaria de conviver com MIB?
Se for para ser simplório: ele começa matando a mãe!

Acusar Jacob de acomodado é superficial, afinal ele sai da ilha qdo quer. Não estaria Jacob cumprindo sua obrigação com a "ilha"?
Cuidando para não analisarmos as coisas como se toda a verdade tivesse o ponto de vista de alguns pseudo-sociólogos: "ele matou, estuprou e podou fogo na vitima porque teve uma infância difícil!". Haja...
Lost ainda nos dará grandes debates.
Lau

Altair disse...

Qualquer um pode virar fumaça. É só cair dentro do poço de luz. A mãe louca era fumaça e o MIB também.

Já imaginaram se cai um monte de gente lá dentro? guerra de fumaças.

Lindcardoso disse...

Eu acho q a fakemãe não é fumaça pelo fato dela ter morrido. Ela era a guardiã da "luz" da ilha e passou a tarefa (e sua imortalidade) a Jacob, sendo morta logo depois por MiB. Ela o agradeceu pq tava de saco cheio dessa história de guardiã imortal e não via a hora de passar o bastão a alguém e acabar com aquela vidinha.

Mas acho q ela tinha a ajuda de alguma outra fumaça, mais antiga q MiB, e q a auxiliava na sua tarefa de guardiã, talvez alguém próximo a ela q entrou na gruta em algum momento e virou fumaça (talvez uma fumaça branca?!). Isso explicaria o fato da fakemãe saber das consequências qdo alguém entra na gruta.

O fato de existir essa outra fumaça aliada da fakemãe explicaria tb como ela conseguiu tirar MiB do buraco, fechar o buraco e matar todos da vila.

Anônimo disse...

q nada gente...akela buraco iluminado é simplesmente o cu do mundo. E a fumaça nada mais é do q gases. Vai dizer q ninguém nunca soltou um???

Anônimo disse...

PQ MIB sempre enxerga Jacob criança??

Anônimo disse...

Anônimo,

Simples ele nasceu denovo, é criança agora, ele deve crescer e se tornar adulto novamente. Esse é um dos poderes dele segundo sua fakemother.

Unknown disse...

O Lançe da criança Jacob ser sempre visto pelo MIB e por outros é realmente intrigante. Penso que pode ser a consciência do MIB que projeta a personificação da "regra" imposta lá no começo pela mãe e pelo jogo. Realmente quero entender essa da criança e da impossibilidade de nascer crianças na ilha....quer izer tirando o Aaron e a gravidez da Kwon....esse nó eu quero ver desatar.
Mas como todo final eh dificil de se construir exatamente pq acaba deixando algumas pontas soltas e não agrada a todos completamente, eu não crio expectativas além do natural. Como os próprios produtores dissera, será um final para instigar todos a reverem a serie, agora, com um novo olhar e entender que as escolhas que fazemos são o ponto alto de tudo que vivemos.

Unknown disse...

A propósito, o lance dos corpos do "adão e Eva" estarem ainda intactos mostra exatamente que o toque do Jacob tem poderes além do que imaginamos, caso contrário, como o Ricardus ainda parecería o mesmo. Akele chá do "santo daime" que a fakemother deu a ele pode ser o misticismo de td isso. Não que esse explicação agrade, mas eh uma possibilidade.
A questão da fumaça é simples...é a treva que existe para toda luz. e todos que entram na fonte tem a opção de iluminar ou escurecer.

Enquanto não chega semana que vem tudo é indagação e ansiedade.

THANKS

Anônimo disse...

O pessoal do Teorias viajou dizendo que Jacob e MIB vieram do futuro...O episódio desmentiu tudo....

Anônimo disse...

Vejo aqui muitos Jacobs, que aceitam tudo o que lhe dão, e muitos MIB, que colocam sempre mais questões... A série é isto e nada mais...

Anônimo disse...

A propósito de um comentário acima, tive uma ideia: será que Jacob não criou um jogo para acabar com esse ciclo de novos protetores da Ilha? Será isso que isso que ele está planejando para desembocar na submersão da Ilha? Pensei nisso por uma série de fatores. Primeiro: A vedação a novos nascimentos na Ilha. Em se confirmando a tese de que só nascidos lá poderiam substituir o atual guardião, então a proibição de novos nascimentos seria um modo de impedir a continuidade do ciclo. Segundo: A destruição do vinho. Consta até agora que Jacob tornou-se o novo protetor quando bebeu o vinho por intermédio da falsa mãe. Ocorre que ele próprio entregou deliberadamente a bebida a seu irmão, que destruiu a garrafa, impossibilitando a "passagem de bastão". Só não lembro se Richard bebeu o vinho. Terceiro: Jacob pode ter entendido que as motivações de seu irmão eram procedentes e que não havia sentido em prosseguir no ciclo. Ele precisaria ser quebrado e inclusive com a libertação de seu irmão, mas sem que o mesmo aconteça com a fumaça. Como fazer? Não sei, mas o resultado pode ser a realidade paralela, onde todos os candidatos se fazem presentes. Acredito que do ponto onde termina "Across the sea" até a chegada do Black Rock, deve ter ocorrido algo por meio do qual Jacob teve ciência do que ocorreu com seu irmão e o monstro de fumaça. Digo isto porque nada foi explicado a ele até Across sobre a Fumaça e então em "The Incident" ele já tem pleno conhecimento de que a Fumaça/Mib não pode sair da ilha.
Rodrigo Ricardo

O Feteral disse...

Olá gente, bom dia. Como vocês, também sou grande fã dessa série e, acreditem, cheguei a seguinte conclusão: Esse é o bacana da série, deixar-nos LOST, com pensamentos acerca disso ou daquilo.
Acredito que jamais teremos uma conclusão onde todos concordemos. Teremos várias pessoas assistindo os episódios um a um novamente a procura de resposta e não a encontrarão. Sempre existirá aquela sensação de "perdi algum detalhe".
Mas não é isso o bacana de LOST? Não é por esses mistérios que assistimos durante esses longos anos? Não seria decepcionante um fim previsível onde qualquer um entendesse? Onde uma análise mais aprofundada não fosse necessária?
Lembro quando terminou a primeira temporada e pensei: "Ou esse seriado vai ter um fim excelente ou uma B***a". Para mim, desde que não tentem empurrar uma resposta óbvia qualquer, fico satisfeito. Seria uma ofensa a minha inteligência se o último episódio tivesse um passo a passo com os acontecimentos chaves do seriado ( como a edição de cena mostrando Jack e Kate encontrando o casal de esqueletos).
Depois do último episódio, cada um encarne o HERCULE POIROT que existe dentre de você e saia a busca de resposta, mas acredito, ninguém conseguirá, pois cada um terá sua interpretação particular.

Um abraço.

Luís disse...

Gente: fora a enrolação obrigatória de ninguém saber direito o que faz na ilha, porque a estória seria esticada em 6 temporadas, a série é muito boa e este episódio até confirma isto, porque é impossível esperar explicação para tudo, tipo "manual de fechamento de série".
Primeiro, porque os criadores não tem resposta para tudo o que botaram no ar; segundo, porque a graça de uma estória inteligente também é deixar a ambiguidade por conta de cada um.
Neste episódio, a série funcionou, para mim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats