quarta-feira, 12 de maio de 2010

615 - "Across The Sea"

"Quando criar seu jogo, fará suas regras."

"Across The Sea" era um episódio totalmente necessário para que muitas coisas fizessem sentido. Talvez não seja tão fácil assim perceber onde o episódio nos trouxe respostas, com exceções as mais claras e objetivas, quase que desenhadas pelos produtores. Mas acredito que há uma grande variedade de idéias que torna possível que cada fã tenha sua visão sobre a série. E acho que essa sempre foi a idéia.

Na minha opinião, "Across The Sea" não entra em uma lista de Top 10 episódios, mas entraria em uma lista de episódios importantes e fundamentais. É aquele típico episódio mitológico que Damon Lindelof e Carlton Cuse sempre gostam de escrever. Onde eles nos apresentam um jogo diferente e que nós podemos criar nossas próprias regras... Nesse sentido, há aqueles que simplesmente protegem a "Luz" e há também aqueles que querem saber o que é "Luz". A grande questão aqui não é impor sua posição, mas sim expôr seus pensamentos e seguir o caminho que preferir. Se para muitos a Ilha é um lugar "onde milagres acontecem", para muitos outros esses "milagres" acontecem por uma razão. Pode ser a "Luz" ou o eletromagnetismo.

Algumas respostas vieram, sim. Não sei se agradam a todos. Várias teorias caíram e mais uma vez vimos a simplicidade como foco para as respostas. Descobrimos que Jacob e seu Inimigo eram mesmo irmãos, vimos a "mãe louca" que "Locke" disse à Kate que tinha, descobrimos que o menino da floresta era o jovem Jacob, e vimos quem eram "Adão e Eva". Aliás, apesar de gostar da resposta e de como ela chegou, achei desnecessária a edição de cenas com o momento em que Jack encontra os corpos. Afinal, esse sempre foi um dos mistérios mais esperados e nenhum fã esqueceria daquilo. Mas, tudo bem...

Esse episódio também encerrou, na minha opinião, questões como "o que é a Ilha" ou "o que é o Monstro". Calma, é apenas um palpite meu pela forma como as coisas aconteceram no episódio. Por outro lado, gostei! Um dos mistérios que sempre deixei claro que seria melhor que ficasse no "vácuo" era sobre o Monstro. Sabemos de onde veio, como veio, o que ele faz, que se "transforma" e que faz barulhos incríveis e que dá medo em todos. Acho que isso é o suficiente.

Achei muito interessante a parte do jogo e das regras. Quando o irmão diz que Jacob poderá criar as regras quando ele criar um jogo dele, nos leva diretamente à caverna e ao Farol com os nomes dos Candidatos. Faz muito sentido lembrar do "menino Jacob" que aparece na floresta e lembra "Locke" que ele não pode matar os Candidatos. Jacob criou "seu jogo" para proteger a Ilha. Achei bem interessante isso, mas ao mesmo tempo fica a questão de porque o Monstro segue essas regras. Apenas por respeito!? Acredito que o Monstro pode sim matar qualquer pessoa na Ilha, mas que prefere jogar com as "regras" criadas por Jacob, já que as peças brancas (Candidatos) ainda estão no tabuleiro.

E antes de ir, indico a vocês a leitura de um post do Alison aqui no blog sobre as referências bíblicas envolvendo Jacob e seu irmão, Esaú. Não é minha linha de pensamento, mas é uma baita referência sim: "Jacob, o Patriarca"!

Como disse a mãe deles, cada pergunta leva a uma próxima e isso se torna um ciclo. Ciclo que está acabando e só temos o episódio da próxima Terça-feira antes do Series Finale. Algumas respostas virão, outras perguntas também. Mas LOST sempre ficará viva, porque o jogo e as regras foram criado por Cuse e Lindelof e tem os mistérios como peças! Não pode acabar!

E não deixe de participar da enquete logo abaixo e dar sua nota para o episódio!

Grande abraço, stay LOST!

Leco Leite

179 Comentários:

Anônimo disse...

Episódio maluco!!!

Unknown disse...

Episódio bom, mas pelo que estavamos esperando achei abaixo das expectativas!

Anônimo disse...

Nossa! Que episódio doido... Não sei se fui a única, mas fiquei mais do lado do monstro do que do jacob! :S
Minha ficha não caiu ainda... preciso pensar mais! rss

Unknown disse...

Volto atrás mas pra dizer que o episódio foi fraco, muito fraco, tipo, tudo bem que não se poderia esperar nada de ninguem como adão e eva nós estavamos esperando pessoas ainda vivas ou os losties, mas adão e eva não tem nada demais, e É SACANAGEM até agora só sabemos que virou FUMAÇA porque virou.
A resposta foi PORQUE SIM!

Anônimo disse...

LOOOOOOOOL claro que nao. a luz tirou a humanidade dele. como ele proprio disse em ab aeterno. jacob tirou-me a humanidade.

Unknown disse...

Pow mas ta muito forçado, parece que o jacob nem fez de propósito, ele nem sabia oq ia acontecer. e fez por emoção, alias perceberam que até eles dois estão de gaiato na estórias, pensei que só nós estivessemos, mas são TODOSSSS.
todos que vão pra ilha estão de gaiato, ninguem sabe oq acontece!

Unknown disse...

Digo que a resposta foi pq sim, pq ninguem sabe oq é aquela luz. Digo o porque dela. METERAM QUE ELA TA ALI PQ TAH! AIII É SACANAGEM!!

Andreh disse...

Pelo que eu entendi, o monstro de fumaça foi "liberado" quando 'alguem' entrou na luz, e quem a gente via conversando com o Jacob no inicio da temporada não era o seu irmão, e sim, o monstro no corpo dele, pois como vimos hj, ele está morto desde então... não? alguém tem mais alguma idéia?

SuperHiperUltraMega disse...

Philip, concordo q o episódio ficou abaixo das nossas expectativas.

Mas...são as NOSSAS EXPECTATIVAS.

Eu, juro, q não poderia ter tido uma idéia mais simples e sensata pra tudo q se viu, mesmo q nós esperássemos mil coisas cheia de fisica quantica e tals.

Anônimo: Realmente, a luz tirou a humanidade, foi isso, ele virou um ser estranho e não importa de onde vem.
Aliás...MONSTRO foi um apelido dado, ele é um SER de fumaça.
Sei lá.

Lost é mais simples do que pensávamos e isso desagrada alguns!
Não entendo pq!

Chatos eria se dessem mil explicações cientificas absurdas, melhor deixar no ar!

====

PS: Só keria ter visto qndo o MIB apareceu pro Jacob depois de morrer....comos erá q foi??

PS2: Falou o nome do MIB?? Será q ele é q nem A NOIVA do Kill Bill Vol.1?? rsrs

Nanamelon disse...

O que meixou mais feliz com esse episódio foi ver que, desde as origens, não há "bonzinho" e "malvado" em Lost. Mesmo nas situações mais fantásticas, todos os personagens são muito humanos. Eles trabalham com símbolos antagônicos, mas sem maniqueísmos. Que sensacional! Lost me emociona.

Andreh disse...

e como o Phillip, que estão todos 'de gaiato' lah, pode ser o jeito dos produtores falarem de destino, estão lá pq o destino quis, por uma série de variáveis, que trouxeram aquelas pessoas para aquele lugar para terem aquelas experiencias... o que eles tentam mudar, o universo tenta consertar... tah, jah to viajando pra outros episódios...

SuperHiperUltraMega disse...

Andreh, foi isso q pensei.
Já era o monstro no corpo do irmão, assim como fez com o Christian, com o Locke, e sabe-se lá com mais quantos em todos os anos na ilha.

como vi sem legendas e em inglês, não vi se falaram algo sobre as regras, deles naum poderem sem matar e tals.

Será q é a água da vida q impede isso?

Vou dormir, pq diferente do Jacob e Mib, eu trabalho amanhã e acordo as 4.40hs

fui!

Helu disse...

Ahm, como assim virou fumaça pq virou? Ele caiu em um bolsão magnético e virou algo diferente devido aos efeitos do campo magnético (que não afetaram o Desmond da mesma maneira, no caso do desmond ele consegue viajar no tempo...).

Eu curti o epi, achei q foi bem direto até, eu tirei minhas conclusões pelo pouco que mostraram/falaram tentando ligar as explicações que a própria série já mostrou e fiquei satisfeita. Pelo menos eu vejo uma monte de explicação "Dharma" e tô feliz. Só achei a inter do Jacob meio duvidosa x.x, sério, deu agonia aquele chorôro forçado oO

Anônimo disse...

Episódio didático demais pro meu gosto. A Explicação para Adão e Eva não precisava de flash back. Só faltou aparecer o Dr. Chang apontando com uma varinha: "Aqui ó Homer, Adão e Eva, viu?".

Mas eu sabia, Jacob é mesmo o maior filha da puta da história toda. Até o monstro de fumaça é culpa dele.

Perdi algumas partes por causa do streaming, corrijam-me se eu estiver errado. Mas ainda não disseram o nome do irmão do Jacob. Eu queria saber porque não dão um nome para esse coitado.

Sim, porque o Fumacento foi o fodido nessa história. Primeiro pela mãe e depois pelo Irmão.

Mas custa dar um nome para o personagem? Parece até preguiça...

Achei o episódio razoável. Infelizmente, me parece que o final será meio "mágico", ao estilo Disney. Deixando várias possibilidades para continuações, reboots, remakes e makeovers...

[]'s
Compulsivo

Andreh disse...

@SuperHiperUltraMega

pelo que entendi, eles jogam pelas regras que eles mesmo inventaram (como as que o MIB fez pro joguinho dele) e pelas regras da 'mãe' deles, que eles não poderiam se machucar, nem machucar ninguém (como os 'homens'), mas a gente viu o Jacob dar uma surra no MIB, então...

quanto ao nome dele, deu uma falha no meu streaming na hora que o MIB nasceu, e tive a impressão da mãe verdadeira deles falar que não tinha pensado um nome pra ele, mas a véia teria dado um nome.. mas eles não falaram mais nada, então acho q foi engano meu...

Eu concordo com a Juliana, que o Lost tá tomando um rumo tão legal ao fazer com que todos os personagens (apesar de umas estranhices a parte *cof**cof*alpert*cof*) são humanos, que erram, que tem emoções... que talvez nada tenha uma explicação INCRIVELMENTE cientifica nem mágica, mas se a gente parar pra ver, o mundo eh assim mesmo, sem nada tão extraordinario nem tão banal... o mundo eh mediocre, no verdadeiro sentido da palavra!

Helu disse...

"PS: Só keria ter visto qndo o MIB apareceu pro Jacob depois de morrer....comos erá q foi??"

Eu tbbbb \o/

Só uma coisa, super cínico uma ilha cheia de espíritos, com uma caverna q é "morte e vida", sair um "monstro" apelidado posteriormente de cérbero...

lucasmgimenes disse...

creio que a ilha seja atlantida a cidade perdida...
o que vcs acham?!

Fernanda disse...

Deu falha no streaming de todo mundo. Eu to indignada... Perdi muito do episódio.
Eu achei q a mãe loka fosse a Taweret, agora eu não sei.
Não foi épico, mas ainda sim me deixou de queixo caído.
Proteger a ilha é um Karma, please Jack não pode ser o candidato.
Eles precisam explicar a fumaça, eu preciso saber o nome do MIB. Isso é tortura.

Adão e Eva bem que podia ser a Rose e o Bernard. Loka e MIB... Loucura. Acho que O jack disse que os corpos tinham aproximadamente 50 anos? To loka?

INFERNO.

Andreh disse...

@lucasmgimenes

As pessoas de atlantida tinham uma tecnologia muito avançada, a menos que estejamos falando do inicio desta civilização, acho dificil... além do que, eles viveram muitos anos antes da nossa civilicação, então não fecharia com a época dos losties...

@phillip

o que vc falou faz muito sentido, mas então ficaria outra questão: como o MIB renasceu? afinal, ele teria saido da luz 'vivo', como fumaça, e depois teria caido morto? dai o Jacob teria 'enterrado' junto da mãe, para ele 'acordar' depois? (desculpem as muitas aspas, mas tá tudo em aberto, então... =/). Eu acho que ele, a fumaça, eh sim um outro ser, o irmão está morto, mas o Jacob eh um bebe chorão, com um sério complexo de édipo, e vai seguir as regras da maezinha dele, pq ele eh muito 'correto'... mas agora tb não sei pq o MIB/Fumaça/Irmão não bate nele, pq ele não teria pq seguir essas regras, a menos que seja uma impossibilidade do Monstro, pq ele pode espalhar a o ódio e a discórdia, mas não pode machucar ninguém indiretamente...

Kenpachi disse...

Gente nem sei oque aconteceu vi tudo em inglês mais acho que quando jacob jogou seu irmão na fonte dos desejos ele libertou o (MOSTRO) so isso que me veio a cabeça!

Fabri disse...

Sempre foi tudo tao biblico em Lost, que eu cheguei a uma teoria biblica pro episodio de hoje. Um buraco com uma luz, que desce sei la para onde. O protetor nao pode entrara la, pq e pior que a morte. Nao seria o Inferno aquele buraco? A fumaca seria o Diabo? Que precisava do corpo de alguem para se libertar. Eu sou catolico, nao sou fanatico. Mas essa foi a impressao que o episodio me deu. O Diabo, sempre manipulador, te oferecendo coisas boas, pra fazer sua cabeca, em busca de maldade. Pra mim ficou claro que o MIB ta morto, e o "Diabo" esta apenas usando o corpo dele. Nao deixar ele sair da ilha seria a missao de um Candidato, alguem especial....sei la..Como a propria mae disse, uma luz mais quente que qualquer outra,,,pode ser vida, morte, renascimento.....pra mim aquilo e o Inferno.

Badah disse...

Nota 10! E ah, se Lost fosse uma simples história para explicar quem é bom e quem é mau, ninguém estaria acompanhando até aqui. Para isso já temos o "24hs". Aliás, o que é bem e o que é mal? Ciência e crença são coisas tão antagônicas assim? São essas as verdadeiras perguntas que a série desperta e parabenizo os realizadores pela ousadia de me permitirem pensar nelas até aqui. Que venham os últimos episódios!

Heric disse...

depois de ver esse episodio, o pessoal ta defendendo o mib e detonando o jacob, mas nao acho que seja assim.

vamos aos fatos:

1) a mulher que protegia a ilha nao queria que o mib catucasse ainda mais a "luz" e o impediu.

2) o mib, com raiva, foi la e a matou.

3) sem ela, provavelmente o mib ia catucar ainda mais a luz.

4) resumindo: o mib ia de qq jeito ver a "luz", e o jacob apenas adiantou o serviço.

por isso eu acho que os 2 irmãos (jacob e mib) são apenas vitimas da fumaça.

alguns misterios adicionais:

- como a véia sabia o idioma da gravida?

- quem matou o povo da aldeia do mib? a véia doida teria tanto poder assim pra soterrar um poço e matar um monte de gente? não seria um serviço muito pesado pra ela?

- se a fumaça estava presa na caverna da luz, como a mãe verdadeira dos irmãos apareceu pra falar com o mib criança? se nao foi a fumaça que usou o corpo dela, quem fez isso?

- e a origem da fumaça? e a origem da ilha? achei que teria essas 2 respostas nesse episodio, mas o que tive foram mais perguntas.. huauau

Unknown disse...

Pessoal...to com uma teoria que ninguem citou ateh agora...

e se, ao "ver a luz"....o MIB largou de ser humano e virou o Smoke??

Unknown disse...

Na boa?

Preciso tomar um gole daquele vinho do Jacob.

Perderam a mão no misticismo da coisa e só entregaram três respostas.

MiB "antigo" e Jacob são irmãos
O monstro de fumaça foi liberado ao "roubar" a humanidade do MiB "antigo"
Adão e Eva são, respectivamente, MiB "antigo" e a Dona Florinda que, ninguém sabe como chegou lá...

Legalllll hein!

Derdrake disse...

Pra mim sem sombra de dúvidas, o cara mal é o jacob. Acho que ficou claro agora!

E Badah, pra mim você acertou em cheio ao questionar se ciência e fé são coisas antagônicas. Não são mesmo, uma só existe em função da outra. Não pode haver, nem haveria ciência sem a fé. Os cientistas de hoje são como os do passado, a ciência necessita de provas, e para isso ha o estabelecimento de um método. Pois é, mais o que acontece é que o tempo passa e alguém descobre um novo método, que será utilizado num mesmo experimento e, voilá. Algo que estava provado agora não passa de crendice. E esse processo se repete indefinidamente. Então quem acredita piamente na ciência hoje, pode ter surpresas amanhã. A certeza da ciência não resiste ao tempo. Então quem acredita na ciência logo tem fé.

Olhem pro passado e vejam os cientistas, que acridatam por exemplo que os ratos surgiam do lixo, ou de roupas suadas. eles tinham método que comprovavam isso. Eram cientistas, hoje podemos pensar que eram loucos, ou bruxos, mas amanhã, nossa ciência de hoje também se tornará apenas em um sílaba: FÉ.

Rodrigo Jorge disse...

Episódio muito doido e sinceramente muito bom. Discordo da galera que achou fraco, fala sério!!

Não acho que o pessoal deva esperar muita coisa científica de Lost, afinal a série já tende para um lado mais Harry Potter desde a primeira temporada. Ficar achando que o monstro de fumaça vai ser explicado como algo científico (antimatéria, nuvem de prótons, etc) ai sim seria viajar demais....

Mas ainda falta muito a saber, vamos esperar pelas cenas do próximo (e penúltimo) capítulo!

Anônimo disse...

a veia é o exterminador do futuro , ela é ninja ,ela e suas pedrinhas e empurroes destroem tudo , enterram escavações ... praticamente uma demolidora ...

Lost ..provando o que ja sabia , amontoado de historia sem nexo ... tomem cuidado ao entrarem em cavernas ... vcs podem virar .... fumacinhas

Anônimo disse...

a gente nem precisa de explicações racionais , mas que eles se perderam na mitologia do lost , a se perderam ... mas pelo menos temos a veia terminator super poderosa e sua caverninha iluminada magica , que tal essa explicação ...

nem um pouco cientifica ........ monte de amarras sem graça , realmente eles nao sabiam o que faziam quando colocaram estatuas egipicias e criaram grupos como os outros dos outros dos outros dos antigos outros ...........

se o final for patetico quando esse epsodio vvou rr

Anônimo disse...

1)Se esse fosse o episódio s01e01, provavelmente a série não passaria da primeira temporada, nem sei se teria final a s01.
2) Aparentemente está implicito que a protetora sabia o que ia acontecer, certamente ela tinha duas funções: protetora e monstro.

Derdrake disse...

- A verdade é: perguntas, perguntas e mais perguntas.

- Os roteiristas e todos nós ficaremos lost para sempre.

what's done is done

- Não há mais final feliz que dê jeito....

Dead is Dead

PS.: see you in another life brother :º(

ricardorente disse...

"Afinal, esse sempre foi um dos mistérios mais esperados e nenhum fã esqueceria daquilo. Mas, tudo bem..."

A série não é feita só para os fãs

dash disse...

Tem muitas pessoas reclamando desse episódio, mas não notou que ele foi preparado para o final? As respostas de lost nos são dadas quanto menos esperamos, por surpresa, acho que o que fez a galera se revoltar foi a expectativa de responderem a todas as principais perguntas quando apenas respondeu uma que pra muitos foi inútil mas eu gostei :D. Achei o episódio fantástico por mostrarem mais coisas e criarem mais perguntas, se respondesse tudo agora, o que aguardariam pro final? Seria tão impactante? Agora reflitam, porque justamente os 2 últimos episódios juntos, terão 2hr e 30min? Será que não pensaram que tem poucas pessoas vivas e eles não tem mais como "encher linguiça" com fatos, amores e histórias dessas pessoas? As respostas virão no último episódio, esperem e parem de reclamar ou vão engolir a própria língua ^^

DeChamps disse...

Falar que o episódio foi nota dez, que foi tudo perfeito e que os roteiristas estão com tudo na mão, acho conformismo demais. Foi muito bom noa nove, concordo com o anônimo não passaria da primeira temporada se esse fosse o primeiro episódio, os caras sabem vender.

Gostei da teoria do Fabricio, não sou católico e não curto muito esse negócio de dualidade. Mas gostei desse pensamento.

O mal está liberado.

Outra coisa é proteger tal coisa sem nem saber o que é ou o que faz, ou viver uma mentira passada por milahres de anos que todos tem medo de descobrir a verdade. Nesse caso existia algo mesmo à ser protegido, mas poderia ser mentira, assim como duvidamos da existência de Jacob durante um bom tempo.

Concordo com o ricardorente imagine quem assistiu a série sem nunca ter lido uma teoria sequer, aquela cena do final foi até necessária sim.

Espero não ter sido tão confuso, HahAha. episódio nota 9!

Juliano disse...

A adaga que deve ser enfiada no coração sem deixar que se diga uma palavra, apareceu novamente. Por que não funcionou no Flocke? Porque sua HUMANIDADE FOI RETIRADA PELO JACOB, ao joga-lo no bolsao de magnetismo.

Ah, e a mae biologica que apareceu pro mibzinho? Nada mais era do que a fumaça, provavelmente manipulada pela mae louca. Quem duvida que foi intencional que ela, sendo a unica sabedora da morte da mae biologica, contou pro mibzinho a história do assassinato no corpo da mae biologica?

O fumaça já existia antes do mib ter sido jogado no bolsão.

Ela agradece ter sido morta porque já sabia da atitude de jacob, que jogaria o mib na caverna e de repente, este, tomaria seu lugar como fumaça.

Quem duvida que foi ela quem matou todo mundo e fechou o buraco da roda congelada?

Só lost pra revirar uma série de 6 anos em 40 minutos.

Cara, o MIB é o cara!

Mate todos eles cara! Em especial a kate e o sawyer!

PS* Quem diria, a kate já foi bonita uma vez!!!

Anônimo disse...

Foi o episodio pior de lost ate hoje. Fez ver que os roteiristas andaram a brincar com quem vê a serie desde inicio.
Exemplos:
Afinal jacob que supostamente era o homem que sabia tudo na ilha, nao sabe nada dela.

Se era pa saber que eles sao irmaos e que ha uma Luz na ilha para isso n via lost.

Tantas perguntas que ficam para responder...

Aos roteiristas- vao po caralho e devolvam o dinheiro as pessoas

lucas disse...

discordo de vc sobre a edição das cenas, achei o ponto forte do episódio. É óbvio que ninguém esqueceria, aliás, quando jacob arrastou seu irmão morto até a caverna, e foi na direção da sua mãe ficou bem claro que setratavam de adão e eva, contudo a edição pôs uma cena de emoção, como a do choque que eles tiveram ao descobrir adão e eva. Sem a edição a cena ficaria muito seca. Saberíamos se tratar de adão e eva, mas passaria como um simples ato, o que para mim foi a coisa mais legal do episódio.

Almirante Águia disse...

Bom dia Lostmaniácos,

Um episódio nota nove, com certa relutância, mas trouxe construções importantes para a série, já foi citado nestes comentários como didático, concordo com quem não aceita este tipo de formato, por outro lado, tenho certeza que boa parte quer uma explicação concreta com laudo e tudo, a grande maioria ficaria se perguntando, é só isso, porque não mostrou qualquer outra referencia? Para mim a edição de cenas poderia ter sido substituida por segundos de qualquer outro assunto.

A cena mais incrível para mim foi o assassinato da mão dos brotherzinhos, enorme sangue frio, as crianças bem ali, lembrei-me logo de Dexter, que por sinal está fazendo falta.

Sempre haverá na ilha uma Rosseau louca e separada do filho. Percebemos que as coisas acontecem sempre, guardiões e candidatos sempre estão vindo à ilha, qual podemos dizer que sua origem será entendida como "remota" e pronto. Quem quiser mais além disso, faça como o Hurley, quando viajar no tempo escreva um novo roteiro e entregue aos produtores. rsrs

Esperavámos coisas mais além, como egipcios ou que quer que fosse, mas até agora, sabemos somente que todo o processo deve continuar com um novo guardião, mesmo que este nunca venha a saber o que está protegendo.

Jogar o jovem e esparançoso MIB contra a parede, não deve ser grande coisa para uma senhora experiente, entretanto, todas aquelas pessoas mortas e o poço enterrado, não desce pela garganta. Como pode uma mulher sozinha fazer tudo aquilo enquanto um inocente sai para buscar lenha?

Discordo de quem disse que o MIB é o tal, ou o Jacob é um maldito, vejo ambos, apenas como frutos das circunstancias, assim como a mulher que os criou, de certa forma ela já estava esperando por eles, também já sabia o destino que a agurdava.

Lost é isso, uma hora mais fé, outra hora mais razão. Uma história sem começo ou fim. Questão de fé e principios entre as personagens, que serão sempre substituídos ou não. Então a grande resposta que quero ter é se haverá realmente um substituto ou esta linha de eventos se encerrará com o que está por vim na grande final???

Não estou conformado ou satisfeito, pois a história dos Losties é realmente pessoal e temporal, sem importar o passado desconhecido de onde viemos (digo, A HUmanidade).

Agora preciso ir a luta, pois é necessário pagar esta conexão.
Obrigado, Namastê

Almirante Águia disse...

Só mais esta,

O destino do Jacob era ser igual a mãe adotiva, beber daquele vinho misterioso e morrer esfaqueado enquanto busca por substitutos, a história é cíclica e previsível.

Anônimo disse...

Simplismente ridiculo! Lost caminha para entrar na história dos piores finas de serie. Eles ficaram ricos com nos, uns bobões que ficaram esperando respestas. Odeio lost!

fabi disse...

EU ACHO QUE VCS TÂO VIAJANDO! ACHO QUE A MULHER QUE CRIOU OS DOIS A FAKEMOTHER ERA OS DOIS O MONSTRO DE FUMAÇA E A GUARDIA! ACREDITO EU QUE ELA JA ERA GUARDIA E ENTROU NO BURACO LUMINOSO E VIROU FUMAÇA TB POR ISSO ELA DEIXOU BEM CLARRO P JACOB NAO ENTRAR LA NUNCA! E ACHO QUE O MIB SÒ CONSEGUIU MATAR ELA PQ A AMAVA DE MAIS< ASSIM COMO BENJAMIM SÒ CONSEGUIU MATAR JACOB POR QUE O AMAVA MUITO! E A MESMA COISA COM JACOB E MIB < SÒ CONSEGUIU MATA_LO PQ O AMAVA! NÂO ACHO QUE TENHA ALGO HA VER COM ESAU E ACÒ POIS ESAU VIVEU MAIS QUE JACÒ E NAO FOI MORTO POR ELE! E NA BIBLIA DIZ QQUE JACÒ ERA O PREFERIDO DA SUA MÂE E FICOU CLARO DURANTE O EP QUE O FAVORITO DELA ERA O MIB! ACHO QUE O PESSOAL TA RECLAMANDO MUITO QUE AINDA N TIVERAO AS RESPOSTAS< MAS SE ELES DESSEM AS RESPOSTAS HOJE OS PROX DOIS EPISODEOS SERVIRIAO DE QUE? DE NADA! A GENTE SÒ IA FICAR VENDO BABOSEIRA E GENTE SE DANDO BEM FORA DA ILHA < E ISSO SIM IA SER PESSIMO!PESSOAL NAO PODEMOS ESQUECER QUE OS PROX EPISODEOS TEM DUAS HORA E MEIA !!!! UHUUUUUUUUULLL! I LOVE LOST!!!
e a cada episodeo q passa da pra ver que eles sabiao o que faziam desde o começa e quem ta reclamando e achando que eles sao pessimos roteirista è sò n assisti! assim o download vai atè mais rapido p mim mesmo!

Altair disse...

bom dia Lost maníacos de plantão...

Galera, tava na hora de termos um episódio assim, simples, direto e objetivo. Eu adorei o episódio. Mas, pela falta de emoção (que não abro) dou nota 8.

Porém, concordo com algumas coisas que foram ditas ai nos comentários, com referência aos velhos chavões do cinema americano querendo nos passar uma coisa meia enlatada.

Mas isso é como "Escalar a selação brasileira", nunca vai haver consenso.

Eu volto a comentar que um grande erro dos produtores é a má distribuição dos temas entre os episódios, ou seja, assuntos importantes como a morte do MIB e de sua mãe adotiva (assim como a morte do SUN e JIN) tratados assim, no finalzinho de um episódio, e, em contra partida, tivemos episódios arrastados sem assuntos pertinentes.

A simplicidade dos argumentos usados para desvendar os mistérios (apesar dos chavões) sempre foram o ponto alto da série. Muito bom.

MAS GENTE, vamos combinar né? O maior chavão americano não foi usado em lost, ou seja, a luta entre o bem e o mal. Que é bonzinho? quem é bandido? simplesmente não existe. Existe sim, motivos que nos levam a tomar determinadas atitudes. Lost ficará marcado por isso. Uma introspecção de quem somos e nossas atitudes que podem definir nosso caráter e nossos objetivos. Neste ponto, os produtores estão de parabéns.

Altair disse...

Agora, com relação as teorias...

Pessoal, vocês estavam meio dormindo quando viram né?

Não é possível que vocês não entenderam um monte de coisa que foi mostrada. Sugiro que assistam de novo.

Mais tarde eu volto pra comentar, abraços...

Unknown disse...

Cara, uma coisa que eu adorei nesse episodio, mas que deixa muita gente P da vida.

Os personagens fora do grupo dos Losties sempre parecem ser os sabixões msiteriosos, e cheios de informações secretas. Mas quando os conhecemos, vimos que eles são humanos e sabem pouco.

Comecou com a Danielle Russou... depoi Benjamin, o famoso "lider" dos othres. Assim que ben passou pro grupo dos losties, vimos que ele era so alguem tentando parecer fodão pra se virar.

Depois veio Juliet. E por fim, Richard alper, que era o grande sabe tudo e antigo na ilha. Quando conhecemos a sua historia, vimos que ele é só mais um humano perdido no mundo.

E agora, o mais imprevisivel foi saber que Jacob e Mib também são dois perdidos no mundo. Cairam naquela ilha e estão descobrindo-a com as próprias maos.


E apostos minhas fichas que já tem gente achando que a antiga guardia da ilha, a "mae" adotiva dos dois é uma sabe-tudo. Espera mostrar um flash dela, hahahaha....

Unknown disse...

A sim, Titu(o Mib) é um Ótimo ator. E Mark (Jacob) é péssimo. Eu tive essa impressão já em Ab Aeterno, mas achei precipitado. Hoje tive certeza.

Rafael disse...

Não sei direito o que pensar das coisas que foram expostas no episódio! rsrs

Então jacob, que até então era o "senhor ilha", que supostamente sabia de tudo, era o sábio que queria ensinar a humanidade apenas foi induzido pela mãe doida. Nem ele sabe direito o que é a fonte de luz.

E a doida aparentemente aprendeu a manipular a energia da luz, afinal ela deu a jacob a poção da juventude. Só que como ela disse, também chegou lá por acidente, então quem ensinou tudo aquilo pra ela???

Rafael disse...

Na verdade o homem de preto já chegou morto na fonte de luz. Quando jacob o jogou no chão, bateu a cabeça na pedra. A energia transformou a alma dela naquela fumaça preta

Unknown disse...

achei O MELHOR episodio da série !
digam o que quiser, mas não vou mudar de opnião...

é akele episodio que além de "dizer": pense um pouco;
ele te faz querer pensar, ligar os pontos e entender o motivo de tudo! nesse episodio, cada detalhe faz uma certa diferença.. O.O

esse episodio deixou claro akela falado Locke: "Everything happens for a reason"

#OMelhor

Rafael disse...

corrigindo: alma DELE!

Unknown disse...

Vou começar comentando a teoria do Alison do Vale, eu também quando vi os dois nascendo pensei no nome Esaú desde o começo, mas o seguinte o nome Jacó em hebraico não significa o que segura pelo calcanhar, mas sim deriva da palavra calcanhar, porque no hebraico não existe o som do jota então o nome real é Yaakov que significa aquele que luta e vence ou que leva vantagem sobre seu inimigo, ou que derruba a seus pés, enfim, se formos seguir a linha da Torá ou Bíblia a mãe dele se chama Rivcah ou Rebeca e ela recebeu uma mensagem de Deus durante a gravidez avisando que o irmão maior serviria ao menor, mas como a doida de pedra não os teve em sua barriga, eles teriam viajado em imitar essa história, eles podem até ter se baseado, mas ai o nome do mib se for Esaú é um tiro no pé, né?!
Enfim, desde que vi o mib pela primeira vez,venho torcendo pra ele, não confiava naquele olho torto, languido do Jacob e agora se verem comentários meus anteriores verão eu falando que o mib era um coitado e realmente, o que eu acho é que a fumaça já estava na mulher, por isso ela agradeceu ao mib quando a matou, porque provavelmente ela não podia morrer e já estava cansada que nem richard com sua imortalidade, acho também que ela era gemea no caso o mib e essa história vem se repetindo a tempos, ou não era gemea, mas amiga sei lá e viu naquele nascimento a oportunidade de passar a bola, ela teria de ser a fumaça, afinal como teria destruido todo aquele acampamento e ela disse examente as palavras do mib antes " eles chegam, corrompem, e blah blah blah, whiskas sache, tudo termina igual."
Não acho que jacob criou um jogo novo, mas que ela os direcionou para o mesmo que ela já havia jogado, a ilha tem sido um ciclo de repetições. E a fumaça depois que saiu dela, possuiu o corpo do mib, foi um bom episódio, realmente importante, e pode até ser que aquilo seja eletromagnetismo e eles não saibam por não terem conhecimento, mas como e quando já se ouviu falar que eletromagnetismo possui corpos, vira uma fumaça destruidora e sai matando e passa o passado da pessoa dentro da fumaça, acho que ainda terão respostas espirituais e repostas cientificas, mas o episódio foi de muitissimas respostas sim, e talvez no final quando mostraram locke a kate, será que ali o locke já não era flocke? a fumaça já não teria matado ele antes e só estava usando seu corpo, porque como tem depois um corpo na praia e a fumaça esta no corpo do locke ao mesmo tempo, será que na verdade ela não possui e sim replica, recria...cover? sei lá

Rafael disse...

Confesso que esperava mais de jacob. Gostava do fato dele ser um cara que sabia tudo da ilha. Mas no fim ele é só um cara que escolheu levar adiante o que a doida falou pra ele.

Mas fica uma questão: O homem de preto disse ao jacob no episódio the incident: "você trouxe essas pessoas pra ilha" Mas na verdade ele não parece ter esse poder. Quem traz mesmo é a ilha, o destino!

Unknown disse...

NOssa, como tem coisa pra ser analisada nesse epi.
Revi aqui.
Legal demais a natureza do Mib de ser questionador e isso ir de encontro com "ser o protetor" da ilha.
Ja jacob é o pau mandando, tudo que a mae diz ele obedece sem questionar.
O velho dueto fe x razão.

Legal como na historia dos oceanic aconteceu o contrario. Locke que é o extremo da fe, acabou nas graças do mib. E Jack que era o homem de razão, vai acabar virando o guardião. =)
Genial.

Unknown disse...

E se tivessem dois Lockes o tempo todo, o verdadeiro e a duplicata?

Altair disse...

Quando os produtores falaram que haveria coisas que não seriam respondidas é bem provável que estavam se referindo ao período anterior a este que acabamos de ver hoje. Pouco importa de onde surgiu e quantos protetores a ilha já teve. Isso seria tema pra uma nova série (isso me lembra Guerra nas Estrelas, onde a história do Lorde Vaider só foi contada depois).

Lost é uma história sobre as pessoas, a partir do ponto que vimos hoje. Chega de mistérios anteriores a isto. Respondendo o que está faltando responder (e não é pouco) já está ótimo.

Unknown disse...

Isso eu também acho, não precisa de mais que antes disso, até porque esse episódio já deixou a entender.
Outra coisa, o michael falou pro harley que eles estão tipo presos lá, e se a fumaça é uma junção dos espíritos presos e eles precisam de um intermédio para passar para um novo plano e serem libertados dali, não não viajem, isso seria tipo um purgatório e eu não acredito nisso. chega, já viajei demais, lost tem o nome certo, porque a gente fica bem lost mesmo!

Rafael disse...

Altair,

não é bem assim! Lost é sobre personagens que são legais. Fato! Só que eles são interessantes porque estão inseridos na mitologia. Senão seria apenas um dramalhão de novela. O legal sempre foi ver como os personagens se comportariam naquele contexto da ilha.

Quem ensinou a mãe doida a manipular a energia da ilha e conceder a poção da juventude para o jacob?? Como ela mesmo disse, chegou lá por acidente como todas as pessoas que vão parar lá!

Jacob parecia ter todo conhecimento. Foi ensinado pela doida. Quem a ensinou sobre aquele lugar???

Altair disse...

Gente, gostaria de levantar algumas questões.

1. A estátua não apareceu em momento algum. Será que então ela foi feita após a chegada do Jacob e MIB?

2. Será que foi o Jacob que fez a estátua em homenagem a sua mãe e depois foi morar lá (inclusive refazendo o tal tapete, ou sei lá o que, naquele tear)?

3. Não pode mais nascer crianças na ilha para que as mães não tenham que ser sacrificadas de novo?

4. O tal lago é o mesmo "poço da juventude" onde Sayed voltou a viver?

5. Quando Jacob ofereceu o vinho para o MIB, será que Jacob estava dando uma chance dele voltar a ser humano, mas em troca ele teria que ficar na ilha pra sempre e o MIB não aceitou e quebrou a garrafa?

6. MIB não está mais vivo e nem morto. Então quando ele diz que quer ir pra casa, na verdade o que ele quer é simplesmente morrer?

7. Para um candidato assumir o lugar de Jacob basta apenas querer ficar na ilha? Estou me baseando no Locke, que no começo queria ficar na ilha e os "outros" achavam que ele era o escolhido. E agora é Jack, que quer ficar na ilha e o Sayed já falou a famosa frase "é você Jack"??

8. A tal roda é uma forma de sair da ilha. Será que Jacob já a utilizou também?

9. Repararam na faca do MIB que ele usa o tempo todo? Será a mesma faca que já apareceu em outros episódios (Richard quando quis matar Jacob e Sayed quando quiz matar MIB)??

Altair disse...

Rafael

Concordo com você. Nossa... seria muito interessante conhecer esses mistérios do período "pré mãe doida".

Mas acredito que podemos esquecer isso, os produtores meio que deixaram claro que o que interessa para o contexto da série teve início a partir do episódio que vimos hoje.

E quer saber uma coisa?? Acho que vai ser legal deixar em aberto... Pode render novas histórias...

Altair disse...

Quando os personagens MIB e Jacob não foram apresentados pela primeira vez, Jacob pescou um peixe e ofereceu ao MIB, mas este disse que já tinha almoçado. Então ele ainda era humano, precisava comer.

Mas ao mesmo tempo, ele já tinha um ódio pelo Jacob, queria mata-lo, então ele já era fumaça... estranho isso. Alguém tem alguma teoria?

Altair disse...

Quando os personagens MIB e Jacob não foram apresentados pela primeira vez, Jacob pescou um peixe e ofereceu ao MIB, mas este disse que já tinha almoçado. Então ele ainda era humano, precisava comer.

Mas ao mesmo tempo, ele já tinha um ódio pelo Jacob, queria mata-lo, então ele já era fumaça... estranho isso. Alguém tem alguma teoria?

Altair disse...

Leco

Eu concordo com seus comentários no post, principalmente quando vc diz "desnecessária a edição de cenas com o momento em que Jack encontra os corpos".

Mas uma coisa me ocorreu: essa edição de cenas termina com Locke dizendo "esses são nosso Adão e Eva". Será que os produtores optaram em colocar estas cenas para enfatizar que a série toda começou ali, naquele ponto que vimos neste episódio? Ou seja, o que aconteceu antes disso não tem importância para a série?

Altair disse...

Leco

Eu concordo com seus comentários no post, principalmente quando vc diz "desnecessária a edição de cenas com o momento em que Jack encontra os corpos".

Mas uma coisa me ocorreu: essa edição de cenas termina com Locke dizendo "esses são nosso Adão e Eva". Será que os produtores optaram em colocar estas cenas para enfatizar que a série toda começou ali, naquele ponto que vimos neste episódio? Ou seja, o que aconteceu antes disso não tem importância para a série?

Paralelo (Lauro Edison) disse...

DETALHE CRUCIAL:

A fumaça NÃO É o irmão de Jacob. Aquilo é apenas outro corpo que ela pegou. Acredito, por exemplo, que ela também pegou o corpo de Claudia, e apareceu pro irmão de Jacob - resultado? Acabou pegando o corpo do próprio irmão de Jacob, anos depois.

A maior razão pra pensar isso é que sabemos, por imagens que retratam o conflito mítico entre a fumaça e Taweret, que aquilo é uma ANTIQUÍSSIMA "rixa de deuses" (pelo menos, na compreensão religiosa da coisa). Vocês acham mesmo que a fumaça, inimiga de Taweret, é apenas um bebê que chegou por acidente na ilha e que foi jogado no eletromagnetismo?!

E por que ela teria som mecânico e seria vedada por cercas tecnológicas? Os místicos que se cuidem, rs... Notem como a mãe adotiva dos gêmeos, como o Deus da Bíblia, quer evitar os "curiosos".

A proibição de entrar na caverna de luz = proibição bíblica sobre a árvore do conhecimento.

Quem encara as coisas ceticamente é taxado como "mau". Típico. (notem o irmão de Jacob falando no "estranho comportamento do metal", aludindo ao eletromagnetismo, em vez de chamar aquilo de "força mágica").

E Lost é genial. Foi lindo!

Rafael disse...

Altair,

Você levantou questões interessantes. Quando os personagens foram apresentados de fato o MIB diz que já comeu quando o jacob oferece um peixe. Então ele ainda estava vivo. Mas se naquele momento ele já tinha ódio pelo irmão, é porque já era a fumaça.

O ruim de lost é isso. Muito detalhezinho é jogado o que acaba deixando a história com furos e coisas mal acabadas.

Rafael disse...

Qual o período de tempo entre a contrução da roda e a morte do MIB??

Vemos que logo depois que ele é nocauteado pela doida, ela tapa o poço e mata aquele povo lá. Só que em seguida o vemos esfaqueá-la, ser morto por jacob, jogado na luz e virar monstro.

Ele contruiu a roda depois de virar monstro??? me parece a única explicação plausível. Ou então admitir que foi um furo.

SuperHiperUltraMega disse...

Não acho q tenha sido desnecessária inserir cenas do adão e eva com jack, kate e Locke.

Acho q deu uma emoção a mais, de descoberta, por mais claro q já estivesse.

Acho q tb foi pra mostrara importância dakilo ali pra série.

Talvez se tivessemos tido insigths desses nas cenas como, dos sussurros,aparições do monstro ou numeros,a emoção da descoberta fosse maior tb.

SuperHiperUltraMega disse...

Não acho q tenha sido desnecessária inserir cenas do adão e eva com jack, kate e Locke.

Acho q deu uma emoção a mais, de descoberta, por mais claro q já estivesse.

Acho q tb foi pra mostrara importância dakilo ali pra série.

Talvez se tivessemos tido insigths desses nas cenas como, dos sussurros,aparições do monstro ou numeros,a emoção da descoberta fosse maior tb.

Rafael disse...

Tem pessoas achando que a fumaça não é o MIB, mas apenas pegou o corpo dele. Pra mim essa é uma interpretação totalmente equivocada!

Vejam: Se a fumaça já existia antes do MIB por que não usou outro corpo de algum morto pra se manifestar??

O objetivo da fumaça é sair da ilha, exatamente a mesma vontade do MIB.

Ficou bem claro que a fumaça/monstro é a alma do MIB que teria ficado deformada depois que caiu na fonte de luz.

Rafael disse...

O episódio foi explicativo, mas senti falta do inicio da história. Se a mãe doida do jacob era a guardiã da ilha naquela época então quem a precedeu? Como o primeiro guardião começou tudo? Quem o ensinou já que, pelo jeito, a ilha é quem traz as pessoas. Nós apenas vimos um pedaço da história pra cá.

Altair disse...

Rafael

Concordo contigo. A fumaça é o MIB. A mãe doida alertou para Jacob nunca entrar lá naquele lago.

Mas tem mais uma coisa que to curioso. quem terminou de construir a tal roda? O MIB ou o Jacob?

Unknown disse...

Genesis 34 e 35


Jacob, neto de Abraão, tinha um irmão de nome Esaú. Havia uma rivalidade entre os dois, causada por ressentimentos de Esaú. Esses ressentimentos tinham origem na explícita preferência da mãe, Rebeca, por Jacob, e nas artimanhas de Jacob, com o apoio da mãe, para conseguir exercer o poder dentro da família.

Para evitar que Jacob se casasse com alguma moça do lugar em que moravam, Canaã, Rebeca convenceu o marido, Isaac, a enviá-lo para a casa de Labão, irmão de Rebeca, que vivia em outra região, e ali casar-se com uma de suas primas.

Jacob ficou nas terras de Labão durante vinte anos, e nesse período casou-se com duas filhas dele, ficou muito rico e retornou para o lugar onde viviam os pais. No caminho foi avisado de que seu irmão, Esaú, estava vindo ao seu encontro com um exército de quatrocentos homens. Temendo a morte sua, de sua família e de todos os que o acompanhavam, Jacob enviou ao irmão, como presente, centenas de cabeças de gado e animais (cabras, ovelhas, jumentos, camelos, vacas). Nessa ocasião um ser celeste disse-lhe que ele passaria a se chamar Israel. A estratégia deu certo, Esaú aceitou os presentes depois de muita insistência de Jacob e este, como sua família e escravos foram poupados.

Contudo, ainda temeroso, Jacob resolveu mudar de rota para evitar confrontos com o irmão, e fixou-se nas proximidades de uma cidade chamada Salém.
Jacob disse aos dois filhos que os outros povos que viviam em volta marchariam contra eles e os matariam.

“Deus disse a Jacob: ‘Vamos, sobe a Bethel e ali pára. Levanta ali um altar para o Deus que te apareceu quando fugias do teu irmãoEsaú’”

Jacob transmitiu as instruções a toda a sua família e a todos os outros que estavam com ele. Ocorreu, em seguida, a segunda interferência de Deus:

“Deixaram o lugar, e Deus semeou o terror nas cidades das redondezas: ninguém perseguiu os filhos de Jacob.”

Unknown disse...

Provavelmente o MIB, já que o interesse era dele.
Talvez quando mais pessoas viesse a ilha.

MAs estranho, como foi contado no principio, o MIB não queria trazer gente para a ilha. O Jacbo é quem traz.

Mas nesse as motivações são contrárias.

Unknown disse...

gente eu tava pensando aqui com os meus botões e me ocorreu , será que o widmore tava afim de jogo o desmond num bolsão de eletromagnetismo na ilha? e sera que por acaso? aquela luz da doida varrida de pedra FAKEMOTHER n é uma entrada p nucleo da ilha onde tem a energia toda junta acumulada an?an? ia se uma boa ideia! ja que o desmond aguenta joga ele la dentr p ele descobri o que que é! kkkk ;) esse lost faz a gente pensar!!

Derdrake disse...

Gente não é possível que vocês não tenham prestado atenção, quando a mãe de jacob disse a ele que: não deveria nunca ir até o fundo da luz amarela.

Jacob pergunta se ele iria morrer se o fizesse, e sua mãe responde que seria pior que a morte.
Está claro, quando o irmão de Jacob foi de encontro a luz na caverna ele estava desmaiado, então aconteceu o que sua mãe disse:
algo pior que a morte, e o irmão de Jacob se transforma em fumaça, perdendo sua humanidade, o seu corpo.

Quanto a explicação que a verdadeira mãe do irmão de Jacob, quando contou a verdade a ele, era na verdade o monstro de fumaça.

A questão é simples, vejam o Miles, ele pode se comunicar com os mortos e eles contam a ele o que ocorreu antes de sua morte. Pra mim está claro, o irmão de Jacob também deve ter desenvolvido esse dom de se comunicar com os mortos.

see you in another life brother :º(

Altair disse...

A mãe do Jacob (e depois o próprio jacob) chegou até o lago misterioso andando normalmente.

O MIB descobriu um atalho para chegar no lago, através de um poço.

Por isso, acredito que a roda que Ben girou (e depois locke girou também) e que ficava num poço é o mesmo lago onde Sayed voltou a vida.

Isso pode explicar por que foi construído aquele templo ao redor do lago, ou seja, simplesmente para protege-lo.

ellias disse...

achei interessante o episódio. Não sei se voces perceberam mais qdo o jacob joga seu irmão na fonte lá, primeiramente ele bate a cabeça numa pedra. Talvez ele tenha morrido ali, e o magnetismo tendo o puxado pra dentro. Ali com isso ele liberou a fumaça, o monstro como preferir, nessa liberação o monstro arremessou ou levou o corpo do MIB pra longe onde Jacob o encontrou e então começou o ciclo da fumaça de só se materializar em pessoas que já morreram porque não faz sentido, o irmão do Jacob ja morreu não tem como ele ser a fumaça, só ela deve ter pego toda a memória do MIB. SÓ TIVE ESSA IDEIA POR CAUSA DO COMENTÁRIO DO ANDREH.

Rafael disse...

Eu gosto da ambiguidade dos personagens em lost, mas um pouco de maniqueismo também não faz mal rsrs.
Eu já até tinha colocado o Monstro/homem de preto na minha galeria dos vilões mais legais de todos os tempos, aí eles estragam tudo nesse episódio po! sacanagem rs

Anônimo disse...

Pessoal, apenas para tocar em um ponto ainda não comentado. Alguém já voltoú à Primeira Temporada depois das revelações (respostas) até aqui encontradas nesta última temporada?
Pergunto isto só pra afirmar que voltei a assistir a 1ª nestes últimos dias e, partindo do olhar que hoje conhecemos e dos segredos, fica até mais interessante a série.
E Lost, independente de como acabar(e acredito que o final será como muitas vezes vimos ao longo da série, sensacional!)marcará a história da TV, pelo formato inédito de abrir sempre questionamentos na mente dos que a acompanharam.

Wendell

Unknown disse...

Oh Paula, você acabou de me lembrar um fato. Temos mais um personagem sem nome. A "FakeMother". =(

Portifólio disse...

Fiquei encastetado com a "mãe" de Jacob e Mib. De onde raios veio essa mulher? Outra coisa que me deixou confuso foi como a "mãe", Jacob e MIB podem criar tais regras? Trata-se somente de um jogo?
Esse episódio, que por um lado esclareceu algumas coisas como a origem de Jacob e MIB, me deixou mais confuso ainda sobre a origem dessa ilha maldita!
Minha conclusão é que não haverá resposta para isso... Essa resposta ficará para nós mesmos tirarmos nossas próprias conclusões. Assim Lost vai ficar em nossas cabeças por mais tempo, as emissoras farão mesas redondas sobre Lost e mais audiência (linda jogada de Marketing).

Mesmo assim Lost tá foda!

Anônimo disse...

Acrescento apenas que ficou claro ser Lost uma série sobre a vida dos personagens e suas decisões, mas do que o cenário em volta.
Sei que muitos não gostaram disto, mas é um fato. O drama das decisões tomadas ao longo da vida é o mais marcante no seriado, este último episódio deixou claro isto.
Realmente quem esperava algo mais Arquivo X, dançou. Mas não creio que possa dizer que foi enganado, pois esta característica está presente desde o início da série, no drama do Locke, do Jack, Sayid, Sawyer, Desmond, Ben,etc, e agora, voilá, MIB e Jacob. Gosto de Lost por isto, muitas a detestam por que só "acabou" nisto, mas enfim, Lost parece chegar ao seu fim causando nos fãs o que a Ilha trouxe aos personagens uma encruzilhada, amar ou detestar Lost, pedra branca ou preta. Um abraço a todos.

Wendell

Anônimo disse...

Acrescento apenas que ficou claro ser Lost uma série sobre a vida dos personagens e suas decisões, mas do que o cenário em volta.
Sei que muitos não gostaram disto, mas é um fato. O drama das decisões tomadas ao longo da vida é o mais marcante no seriado, este último episódio deixou claro isto.
Realmente quem esperava algo mais Arquivo X, dançou. Mas não creio que possa dizer que foi enganado, pois esta característica está presente desde o início da série, no drama do Locke, do Jack, Sayid, Sawyer, Desmond, Ben,etc, e agora, voilá, MIB e Jacob. Gosto de Lost por isto, muitas a detestam por que só "acabou" nisto, mas enfim, Lost parece chegar ao seu fim causando nos fãs o que a Ilha trouxe aos personagens uma encruzilhada, amar ou detestar Lost, pedra branca ou preta. Um abraço a todos.

Wendell

Julieth Silva disse...

Tenho certeza de que muitas das minhas perguntas foram respondidas nesse epi, só preciso revê-lo para "descobri-las". Hahahaha

Anônimo disse...

Sempre achei que o Ben fosse o grande manipulador de LOST, más agora, depois desse EP, vendo a fake mother/terminator/smoke monster, estou revendo meus conceitos sobre manipulação.


Namaste

Anônimo disse...

Boa tarde

E aquela historia do Ben soltar a agua e a fumaça vim... Sendo q o Ben era chegado do Jacob e falava com o MIB tb??

Anônimo disse...

Já pararam para pensar que o melhor protetor da ilha seria o Capitão Nascimento, acabaria logo com essa bagunça...

Anônimo disse...

Essa Fake Mother é o coisa ruim cara, alguém pode me explicar porque ela preferia o MIB ao invés do babaca do Jacob ? se a função mais importante era guardar a fonte de luz, o MIB era apenas questionador e o jacob um banana, nem ao saber que a Fake mother assassinou sua mãe ele se mostrou mais indignado, sei não, só se o jacob for a bondade em pessoa, porque vai ser bobo assim lá na casa do CATANO.

Ricardo disse...

Olha, isso tudo pra mim é simbólico.

A fumaça, pra mim, é a manifestação da alma do MIB. Acredito que não é só o MIB. Até onde se sabe, para que a falsa mãe de Jacob e MIB revelasse que a luz amarela é pior que a morte, é porque ela sabia o que acontece se alguém entrar naquela caverna.

A minha teoria é a de que a luz amarela é um reflexo de todas as almas das pessoas que entram em contato com aquela luz. Dessa forma, ódio, paixão, desprezo, todos os tipos de sentimento são absorvidos pela luz e a resposta a isso vem, até onde se sabe, na forma de fumaça.

Essa fumaça seria a manifestação inteligente da impureza das pessoas, gerando tudo aquilo que o MIB e a sua falsa mãe diziam.

Esse fenômeno deve ter sido controlado de alguma forma, na época da fakemother. Uma vez que a falsa mãe de Jacob e MIB sabia disso, ela passou a agir para coibir a possibilidade de esse fenômeno voltar a ocorrer.

Com a briga entre o MIB e o Jacob, e o consequente contato do MIB com a luz amarela, a tentativa da fakemother fracassou. A fumaça foi liberada e ficou vagando pela ilha. Em meio a esse cenário, o voo 815 cai na ilha, trazendo os losties que serão selecionados para substituírem Jacob nas tarefas de ser o guardião da ilha e de conter a fumaça.

Fernanda disse...

Eu to achando que no final, vai ser Desmond x Mib. Já que é os bolsões eletromagnéticos são o que prendem o monstro. E Desmond é o único que já sobreviveu por duas vezes, a descargas eletromagnéticas, e é claro que o Widmore não é retardado! Ele vai achar a fonte original de energia pra fazer o Desmond entrar lá com o MIB .

O MIB antes do monstro não era mal, era a porra da mãe loka. E Jacob era pau mandado dela. Acho que a doida é Taweret. A questão dela ser a parteira... me deu essa idéia. O MIB só queria o conhecimento e não a fé, por isso ele queria sair da ilha e por isso a mãe loka tentou matar ele. Por isso MIB usou o Locke (Homem de Fé). Muito interessante saber que foi ele quem fez a roda pra transportar a ilha... Pelo menos deu a entender. A ilha é um mistério ainda, mas pra fica a idéia do Éden, sei lá.
Jack é o escolhido de Jacob, creio que ele vai ficar na ilha com a kate. Como se fossem Adão e Eva. Aquele flash da 1° temporada me fez sentir isso.
Já que o Jacob morreu... quer dizer que ele já havia escolhido alguém para substituto não? Porque foi assim que ele recebeu o dever da mãe dele... Ela deu a imortalidade dela e depois foi morta pelo MIB. O Richard chegou a beber algum vinho com o Jacob? Eu não me lembro... Porque parece que o vinho que é a imortalidade e não o toque do Jacob. E já que Jacob se foi... A Imortalidade do Richard não teria vencido não? Se não fosse o Jack no Black Rock eu acho que o Richard tinha ido pelos ares igual a pobre Ilana.
Lost é uma incógnita.

Anônimo disse...

Muita gente está achando que a verdadeira mãe dos dois, quando aparece para o MIB, seja o monstro de fumaça. Acho que simplesmente era o espiríto da mãe deles. O que explicaria o fato do MIB vir, em algumas ocasiões, a imagem de Jacob quando criança. Assim como o Hurley, o MIB deve ter a sensibilidade de ver e conversar com os mortos. Caso contrário, porque Jacob não viu a imagem da mãe, apenas o MIB??

sabiá disse...

A luz é Deus e o irmão de jacob pode ser o diabo reencarnado mas ele só se lembrou disso quando entrou na luz ou seja se encontrou com deus...a questão é que deus ainda acredita na humanidade enquanto que o diabo levantou a questão de que todos os humanos são corruptiveis e merecem ser destruidos..jacob é jesus mas ele ainda não sabe disso ..a biblia diz que jesus só se lembrou de sua vida no céu depois de adulto . então jesus (jacob) tem que impedir que o diabo vença e destrua a humanidade no qual ele não acredita mais..o diabo vencera se destruir todos os candidatos a cargo de jesus na ilha sem matalos pois essa é a regra do jogo.quanto a desmon é uma especie de anjo gabriel que auxilia jesus..bom isso tudo é loucura sei lá.

Lindcardoso disse...

MiB não entrou na luz morto. Pelo simples motivo q Jacob não podia matá-lo, e vice-versa. MiB bateu a cebaça e desmaiou, portanto ele “morreu” lá dentro e algo fez sua alma virar o fumação. Esse algo é o fato dele ser especial, como disse sua mãe qdo ele era criança.

Desmond tb é considerado especial, e de alguma forma tb sabe de coisas involuntariamente, assim como MiB sabia como usar a luz para sair da ilha (roda/mecanismo). Será q a missão/sacrifício de Desmond não é entrar na luz (já q ele é resistente a essa energia) e tb virar um fumação rival pra “neutralizar” o fumação MiB? Esse evento poderia liberar tanta energia q afundaria a ilha.

Rafael disse...

Eu tive a impressão de que o MIB entrou sim morto ou quase morto na luz. Não sei se o que a mãe doida deles disse a respeito de um não poder matar o outro é verdade.

Clemilton disse...

Olá pessoal!

Estava lendo aqui os comentários e encontrando um misto de revolta e conformidade, o que é totalmente normal no que diz respeito às opiniões individuais.

Vamos ao que pude notar e que são algo em comum aos colegas que aqui postam:

1- O MIB não tem nome. (???) Que diferença isto faz?

2- O monstro formou-se depois que o corpo do irmão de Jacob foi jogado na "LUZ". Daí acho que o que o tornou no monstro de fumaça foi o fato dele estar cheio de ódio por ter visto a sua saída da ilha ter sido enterrada e o povo com quem ele viveu ter sido chacinado, se bem que ele só estava ali para tirar proveito.

3- Duas frases me chamaram a atenção:
a)Quando a mãe doida fala para Jacob que "era ele desde o início" lembrou o que Sayid disse a Jack em seus últimos momentos.

b)Ao morrer, a mãe doida fez o mesmo que Jacob ao ser assassinado por Linus, ou seja, agradeceu.

Abrindo outro parênteses sobre esta última frase, me parece que os "protetores" carregam um tipo de fardo e são libertos dele após sua morte, sendo assim, o Jacob que fala com o Hugo pode não ser o verdadeiro, mas apenas uma "entidade" certificando-se de que haja um substituto.

Não vou me alongar mais, pois o restante está muito discutido pelos colegas acima... abraço a todos!

Lindcardoso disse...

Clemilton, tb acho isso. Os guardiões, qdo já estão de saco cheio, tratam de colocar um substituto, por isso agradecem a quem os mata.

Depois de tanto tempo nessa vidinha marromeno (Jacob mesmo está nessa há séculos), eles não vêem a hora de acabar com isso e, qdo conseguem perder sua imortalidade passando o bastão ao substituto, é mais do q justo q eles agradeçam ao seu algoz, q na ótica deles estão na verdade fazendo um favor.

leonardo moreira disse...

Quando vi que a Claudia (que falava outra lingua) foi morta, me levou a ligar a regra que o Aron só podia ser criado pela propria Cler. sera que nesse raciocinio respondemos este misterio?

Por que MIB e Jacob aparecem em forma de crianças para o Flocke nesta temporada, inclusive com Soyer e Desmond os veem?

Derdrake disse...

O irmão de Jacob é o monstro de fumaça!

Vamos as provas:

1º- A mulher que matou a verdadeira mãe de Jacob, disse que: Eu fiz com que vocês nunca pudessem matar uns aos outros. Então o irmão de Jacob não morreu.

2º- A mesma mulher que matou a mãe biológica de Jacob, disse ao Jacob:
Nunca vá até o fim da luz amarela, ir até o fundo não é a morte, e sim pior que a morte. Dai a transformação em fumaça.

3º- Miles e também Hurley, podem se comunicar com os mortos, acredito que o irmão de Jacob também podia. Ou seja não foi o monstro que se materializou em mãe biológica de Jacob para contar ao seu irmão a verdade, e sim o irmão de Jacob era especial podia se comunicar com os mortos.

4º- A mulher que matou a mãe biológica de jacob, disse que o irmão de Jacob era especial, ou seja podia se comunicar com os mortos.

5º- Assistam ao LOST Untangled 615 no youtube, nele o dr. pierre chang diz que: o irmão de Jacob foi em direção a luz amarela desmaiado.

Souza Moniz disse...

Sobre o monstro:

"Sabemos de onde veio, como veio, o que ele faz, que se "transforma" e que faz barulhos incríveis e que dá medo em todos. Acho que isso é o suficiente"

Não concordo com a frase acima. Sabemos de onde veio? Sabemos tanto como sabiamos antes. Antes sabiamos que vinha do ar, agora sabemos que vem de uma fonte com luz... Vai dar ao mesmo. Alias, ainda sabemos menos..

Sabemos como veio? Sabemos tanto como antes.. Vem pelo ar. Transforma-se e faz barulhos?.. Já sabiamos antes.

Queremos saber é que o que há dentro daquela fonte, de que forma um corpo que lá entrou se transformou em fumo, queremos saber como é que o ben chamava o fumo.

Eu diria que sobre o monstro.. deu-se um passo mas ainda falta uma maratona para ser explicado..

Unknown disse...

Essa história de Esaú e Jacob é falha porque a mulher que dizia ser mãe deles não era mãe deles, e se fosse uma história partindo da bíblia eles sairiam dessa mãe, e também o primogenito é aquele que nasceu depois nessa história e não o que nasceu primeiro, ou seja Esaú é o primogenito, e na história de lost "mib" nasceu depois, outra se é uma história bíblica a estatua de taweret não casa nesse contexto.

Concordo com os tópicos do Derdrake, ficou bem claro isso.

Anônimo disse...

Dica:

http://www.youtube.com/watch?v=crnjfnksrLc&feature=youtu.be&a

Clemilton disse...

Untangled em português para os apressados... (como eu) :p

Clemilton disse...

Esqueci o link... :p

http://www.youtube.com/watch?v=a9alwsG0SgI&feature=related

Unknown disse...

"Jacob, o Patriarca"?
Fail!!!
huahuahuahuahuahuahua!!!!
o certo seria
"Jacob, o Primogênito"

Ceres disse...

É aceitável que mistérios como: como tudo começou; o que é a luz; o que é o monstro; não sejam respondidos, mas eles tem que responder por que diabo o guardião acha que a ilha deve ser protegida, ou concluam que MiB estava certo, "Ela não precisa ser protegida, é só uma ilha.". Os miseráveis não saem de cima do muro...

Alguém sabe qual idioma falava a mãe biológica de Jacob? O estilo dela me pareceu da Antiguidade Clássica.

E o idioma que falava a mãe/assassina/feiticeira? Aquele encanto dela foi demais... Só falta Lost ser a ilha de Avalon e o MiB se chamar Merlin. [eça~;/[]eaç~;ea

É o destino...

Gunner.Luiz disse...

Episódio fraco, minha opinião. Explicarei porque:

1º - Desde do desenrolar da 5ª temporada, todos nós vemos o Jacob como "Deus" ( o lado do Bem ) ? Nesse capítulo quis mostrar, que na verdade, Jacob não era o "bonzinho", e que na verdade não EXISTE isso de Bem contra o Mal. Uma coisa que ficou esquisita, pois no desenrolar desa temporada vimos que Lost ia acabar no Bem contra o Mal. Coisa que não irá acontecer, no meu ponto de vista.

2ª - Episódio poderia ter acontecido alguma coisa nos "anos atuais", para dar mais um "Xis" no final do Seriado. Agora o que sabemos é que o próximo capítulo será simples ( ninguém precisa ver nenhum spoiler pra saber disso ), será cansativo, tediante ( posso estar errado ). Eles deviam ter explicado pelo menos o nome do coitado.

Finalizando, pra mim tava na cara desde o começo que o eletromagnetismo da ilha era o "Xis" de toda a "energia" da ilha. Desde a época da explosão da Swan.

E uma coisa eu digo, infelizmente teremos um final do Lost Disneymaníaco ;/

Unknown disse...

Eu acredito que o substituto de Jacob é o Alpert, pois foi o único que bebeu do vinho (como Jacob de sua falsa-mãe) e não envelhece ( como Jacob e sua falsa mãe). Antes de sentir sua morte, a falsa-mãe teve que passar o "dom" para Jacob. Como Jacob passará seu "dom" se está morto. Acho que isso já aconteceu quando ele se encontrou com Alpert.
O que vocês acham?

Unknown disse...

Não acredito que a maioria ta se entregando ao "PORQUE SIM"!
O vinho fez com que Jacob:
1- tocasse nas pessoas e elas não pudessem se matar;
2- desse vida;
3- Construisse um farol onde da pra ver o mundo la fora;
4- manipulasse as pessoas;
ahh a garrafa quebrou, quero ver como que o proximo lider vai fazer pra se tornar lider.
só deu pra entender pq o fake fake irmão do jacob não pode sair da ilha, pq não é ele, se fosse o verdadeiro homem de preto poderia pq mais uma vez digo são pessoas NORMAIISSSS!!!

Unknown disse...

A MULHER QUE CRIOU ELES É MUITOOOO MÁÁÁÁ MENTIROSAAA E AINDA NÃO SABEMOS PQ!!!
Se vcs me disserem que é pq ela é louca, vou dizer que vcs estão aceitando o pq sim!

Marcio Diaz disse...

Hum
n sou conehcedor como vcs galera...mas depois desse episoido, deu um vontade de comentar com vcs...de estar com vcs nesse finalzinho, depois de seis anos juntos...
Bom, pra mim, ficou claro que:
1- a ilha deve ser protegida, e isso passa de geração em geração. Assim como Jacob atraiu os losts para la, a mae dele atraiu a gravida com o jacob...
2 - a fumaça sempre manipulando e doida pra sair de la da ilha...se fez passar pela mae dos gemeos e atiçou a vontade do irmao do jacob de sair da ilha. Matou o pessoal dele e enterrou o poço pra ele achar que foi a mae. Assim, mais uam vez a fumaça usa alguem pra matar o protetor pro ele, sabe-se la pq ele n pdoe matar o proteteor ne?
3 - o cara qeu vimos desde o inicio conversando com o jacob n é o seu irmao, mas o fumaça preta, usando o corpo dele.
4 - o fumaça preta queria usar o irmao do jacob pra sair da ilha, e a mae dele impediu.
5 - a fonte de tudo esta naquele buraco doutrado, de onde saiu a fumaça...o protetor da ilha, protege a fumaça preta entao...impede que ela sai da ilha?
6 - com a morte do jacob, o novo protetor da ilha ja estaria atuando, mesm osem saber...seria o jack? Viram como ele retomou a liderança dele nos ultimos episodios?
6 - ACho que essas aparições do jacob depois de morto, sao na verdade o fumaça preta, se fazendo de jacob, pra enganar os losts...
Ja ta dando uma saudade ne? rsrsrs
E asemana parece que n passa...
nesmate galera

Derdrake disse...

Marcio, cara você viajou....

leia isso:

O irmão de Jacob é o monstro de fumaça!

Vamos as provas:

1º- A mulher que matou a verdadeira mãe de Jacob, disse que: Eu fiz com que vocês nunca pudessem matar uns aos outros. Então o irmão de Jacob não morreu.

2º- A mesma mulher que matou a mãe biológica de Jacob, disse ao Jacob:
Nunca vá até o fim da luz amarela, ir até o fundo não é a morte, e sim pior que a morte. Dai a transformação em fumaça.

3º- Miles e também Hurley, podem se comunicar com os mortos, acredito que o irmão de Jacob também podia. Ou seja não foi o monstro que se materializou em mãe biológica de Jacob para contar ao seu irmão a verdade, e sim o irmão de Jacob era especial podia se comunicar com os mortos.

4º- A mulher que matou a mãe biológica de jacob, disse que o irmão de Jacob era especial, ou seja podia se comunicar com os mortos.

5º- Assistam ao LOST Untangled 615 no youtube, nele o dr. pierre chang diz que: o irmão de Jacob foi em direção a luz amarela desmaiado.

Anônimo disse...

eu não acreditava, mas essa parada toda tá com cara de purgatório agora hein...digo isso pelo q a mãe loca falou pros mulekes qdo eles perguntaram pq não podiam se encontrar com os OUTROS, e ela disse q não queria q eles se tornassem maus ou sofressem alguma influência sei lá...e tb por causa da famosa frase q eu não me lembro direito: "eles vem,chegam, corrempem,destroem e acaba sempre da mesma forma"....pelo q eu entendi esses OUTROS(parecendo vikings) q estavam alí, foram trazidos(por Deus?) para ilha por serem pessoas não corretas e a ilha é a última tentativa de melhorarem. Os q não conseguem ficam presos nela, como o Michael e outras pessoas. E de tempos em tempos, junto com as pessoas trazidas para o "purgatório" surge um candidato, q seria um "carcereiro" q cuida do local...creio q a mãe louca era uma "carcereira" ou antiga "jacob" da ilha. Daí acho q ela sabe q quem chega na ilha são pessoas ruins, exceto o candidato a substituíla. Por isso a mãe biológica de Jacob/Mib é uma pessoa ruim chegando no purgatório(ilha), como todas as outras pessoas q chegaram na ilha, so q dentro dela havia o candidato, situação q foi percebida pela mãe loca/carcereira qdo os mulekes nasceram. E para evitar q o candidato convivesse com sua verdadeira mãe biológica(porém ruim, já q foi trazida para ilha) e se "contaminasse" ele decidiu matá-la para garantir q o candidato(jacob) ficasse puro e cumprisse o q tinha q ser feito.
Porém a mãe loca não acredita q as pessoas trazidas para ilha possam se recuperar(assim como o mib) e Jacob acha q elas podem se recuperar, q eu acho q é o caso do Jack...
WOUUUUUUU VIAJEI BAGARAIII....
Mas ainda prefiro q seja sobre espaço-tempo,física e tals...sei lá...
THANKS FOR ATTENTION

Otto

Anônimo disse...

onde tá escrito ....."e se "contaminasse" ele decidiu matá-la".....na parte final
leia-se ELA(mãe loca) decidiu matá-la...


Otto

Linus disse...

Fala pessoal

Minhas observações, como sempre:

1) Gostei do episódio. Independente de ir para o lado mitológico ou não, acho q a história foi bem contada.

2) Finalmente acabou o porre de Jacob = Aaron ou MIB = Aaron. Nunca gostei dessa teoria e não aguentava mais ouvir ela. Está esclarecido.

3) Temos nossos Adão e Eva. Mais um mistério-base pra conta. Dessa vez gostei da forma como foi esclarecido, em termos de cena. Bem melhor q os sussurros.

4) Mais uma vez, a questão fé x ciência, ou destino x livre-arbítrio, veio forte. Enquanto Jacob incorporou a fé, o cara q queria ficar na ilha sem sabe mto bem pq, mas acreditando em algo...seu irmão queria saber oq há por trás de tudo, queria conhecer o mundo como ele é, desafiando a crença imposta a eles desde crianças...um homem da lógica, da razão.

5) Gostei mto q não fomos para o simplismo bem x mau. São apenas irmãos diferentes, com pensamentos diferentes. Pelo menos até aquele momento.

6) Em nenhum momento é mencionado o nome do MIB. Pq será? Terá mais algum mistério? Chego a pensar q talvez ele não tenha nome, pois qnd nasceu sua mãe não havia pensado em um...e em seguida morreu. Não me espantarei se ele for um "anônimo" mesmo.

7) Minha teoria ganha força. MIB PODE matar os candidatos, mas não o faz por causa das regras.

8) A estátua estava lá?

9) Bom, por fim, algumas questões ficaram em aberto:
- Em que momento começou de fato o jogo entre os dois?
- Oq a mãe deles fez para q um nunca pudesse machucar o outro?
- Oq de fato acontece lá na gruta "da luz" e criou a fumaça preta?
- Quem é a "mãe" deles e da onde ela veio?

Apesar dessas questões em aberto, assim como o Leco, acredito q não teremos respostas e q a história em relação ao passado dos irmãos, seja fechada aqui mesmo. Será uma das coisas q ficará no ar e q permite várias interpretações.

Abs

Linus disse...

Ah...e sobre o lago, acredito como alguns aqui já falaram, que seja onde o sayid tenha "voltado à vida"...e q o templo tenha sido construído sobre ele...

Linus disse...

- Em q momento ocorreu a famosa conversa entre Jacob e seu irmão na praia?

Pra mim, ficou claro q ele já era o monstro de fumaça naquela conversa, pois antes doq vimos, em momento algum ele demonstrou q gostaria de matar o Jacob, ou q estava com raiva dele.

Linus disse...

Pessoal

Pessoal

Mais uma pequena referência em Lost: O Mito da Caverna, de Platão.

Quem quiser, dê uma lida:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mito_da_caverna

Basicamente era a história de homens q passaram a vida vivendo dentro de uma caverna, acreditando q a vida se resumia a aquilo. Mas um dia, um deles se liberta e foge para conhecer "o mundo lá fora". Volta, conta para os q ficaram oq ele viu...e eles o matam, achando q ele era louco.

O irmão de Jacob, de certa forma representa esta pessoa q foi morta. Ele tb queria sair e conhecer o "mundo real"...

Leiam, é interessante. Ele fala inclusive q este q se libertou, "fabrica um instrumento" para poder sair do local. E q por entre as pedras da caverna, entrava um feixe de luz...

Peter disse...

li posts muito inteligentes, em função de uma palavra muito repetida acima, surgiu uma variável distante de tudo que até aqui pensamos: AMBIGUIDADE. Devemos considerar além da proximidade com várias histórias bíblicas e egipícias, a ambiguidade ou dualidade do homossexualismo destes diretores de Lost, que assim como a lista de candidatos, ou losties do Dunga, me darão no final desta copa, digo temporada, uma enorme decepção.
É exatamente o comportamento sexualmente dúbio dos homossexuais da direção de Lost, que determina o comportamento dos personagens da ilha.

Altair disse...

Linus..


Também acredito que naquele encontro que vimos Jacob e MIB na praia, ele já era fumaça. Só não entendi por que o Jacob ofereceu peixe para o MIB e este não aceitou por que já tinha almoçado.

Com relação ao fato de a estátua estar lá ou não quando MIB e Jacob chegaram na ilha é minha grande dúvida.

Eu tenho uma teoria (meia boba talvez) de que com a morte da sua mãe adotiva, Jacob foi morar na caverna e durante muitos e muitos anos permaneceu ali. Fez a lista, adquiriu experiência, encontrou um montão de gente, aprendeu muita coisa e construiu (ou mandou contruir, quem sabe) a tal estátua em homenagem a sua mãe. Depois foi morar lá e fez o tal tapete no tear igual o que sua mãe tinha feito.

De qualquer modo, eu tenho a sensação que ainda veremos a estátua novamente.

Linus disse...

Altair

Acho q sim...mas não veremos mais sobre a queda dela, como vc espera. hehehehe. Eu acho...

De qualquer forma, ficou em aberto tb o momento em q Jacob começa a sair da ilha...e se foi ele quem terminou a construção da roda para justamente poder sair e procurar candidatos...

Igor Auler disse...

Quem disse que o irmão de jacob ( que sabe se la porque não falram nem devem dizer o nome dele) virou o fumaçã?

Para mim quando o irmão de jacob caiu na luz ele liberou a fumaça que o jogou para longe e o matou, e como o fumaça sempre assume a forma de alguem, ele escolheu a forma do irmão de jacob, pois era interessante para ele na hora ~já que a unica pessoa viva na ilha era jacob e o irmão dele era uma pessoa com quem ele se indentificava.

Assim como ele virou cristian(pai de claire e jack) para convecer claire. E agora que ele virou lock que é uma pessoa familiar aos lostes.

Ou seja, a fumaça é a fumaça e não o irmão de jacob e FUMAÇA n tem nome, por isto não deram o nome do irmão de jacob para n confundirem ele com afumaçã.POIS a fumaça não é o irmao do jacob apenas assumiu a forma dele.

Leco Leite disse...

Linus, valeu pelo link!!

DARLAN disse...

BOM PESSOAL OLHEM SÓ A HORA QUE LOCKE GIRA A RODA O PAI DO JACK ESTA DO LADO DELE NÉ, APARENTEMENTE ELE É A FUMAÇA QUE SE APODEROU DO CORPO DELE ENTAO PORQUE ELE IRIA MANDAR O LOCK SAIR DA ILHA. PARA TRAZER O PESSOAL DE VOLTA OS SUPOSTOS CANDIDATOS PRA QUE POIS ELE MESMO DISSE PARA JACOB QUE MATARIA TODOS OS QUE IMPEDISSEM ELE DE SAIR, ENTAO PORQUE ELE QUERIA ELES DE VOLTA A ILHA...OU O PAI DO JACK NA ERA O MONSTRO DA FUMAÇA? NOSSA TA TUDO MUITO DOIDO....KKKKK

Anônimo disse...

Darlan,

O falso Cristian, queria que o Locke voltasse, mesmo morto, para assumir a sua forma e com isso ter acesso ao grupo dos outros, manipulando assim o BEN e o Richard para que outra pessoa (Diga-se BEN ) pudesse matar o Jacob, lá no pé da Est´tua. Entendeu?

Anônimo disse...

Talvez a Eloise trabalhe para o Falso Locke porque ela insistiu muito para que todos deveriam voltar para ilha. Porque? Porque os que sairam deveriam voltar para que o monstro pudesse matar todos os candidatos e ganhar a liberdade. Ou ela trabalha para o Jacob, pois os candidatos que sairam tinham que retornar pois um deles ela o escolhido, e caso não retornasse o monstro mataria todos os que ficaram e ganharia a liberda mais facil!

Clemilton disse...

Infelizmente devemos deixar de lado a boa impressão que temos da série por um momento para admitir que queiramos ou não, existe bastante incoerência entre os fatos da série...

Um protetor que não deveria sair de lá foi inúmeras vezes foi visto fora dela...

Um inimigo que segue regras! Difícil engolir.

A ilha não deveria ter saída fácil, mas o pessoal da Dharma e Widmore vão e vem quando querem...

E por aí vai... mas é uma série contagiante sim e que vai deixar saudades.

Anônimo disse...

Clemilton,

Acho coerente seus questionamentos, mas acredito que tanto o Jacob quanto o MIB poderiam fazer algumas visitinhas fora da ilha, mas não poderiam deixa-la em definitivo. Lembra-se do pai do Jack que foi visitá-lo no hospital. O detector de fumaça tocou. Ali, com certeza era o MIB querendo convencer o Jack a voltar para poder mata-lo, já que ele era um candidato. O que vc acha?

Linus disse...

Anônimo

Tem as duas possibilidades mesmo...

Ou a Eloise está do lado do Jacob e sabia da necessidade de os candidatos estarem na ilha...

Ou tudo isso foi uma manobra do MIB, q enganou a todos. Ele queria os candidatos na ilha para poder matá-los.

Um indício dessa segunda hipótese, é o fato de terem levado o corpo do Locke de volta...e isso com certeza estava previsto no plano dele.

Agora, concordo bastante com o Igor ai acima.

Se pararmos pra pensar...é mto possível q aquele q vemos hj, já nao seja o irmão do Jacob e sim, a fumaça usando a imagem dele, apenas. Assim como o Locke não é o Locke, e sim a fumaça. A única coisa q não fecha, é: pq a mãe deles disse q oq havia na gruta era algo pior q a morte? O irmão do Jacob, além de morrer...teve mais algum "problema", caso ele não seja a fumaça?

Linus disse...

Se bem q...depois de tudo oq vimos no episódio e do desejo do irmão de Jacob em sair da ilha...fica difícil desvincular ele da fumaça preta q vemos hj...tb querendo sair.

Anônimo disse...

Linus,

tambem já compartilhei da idéia do monstro da fumaça não ser o imrão de Jacob. Mas, acredito, por toda aquela vontade de deixar a ilha que ele tem, e pela frase que ele falou que o jacob tirou sua humanidade, creio piamente que ele é realmente a alma do MIB ( até porque , já pensou na hipótese da água + luz transformar o homem em fumaça, dependendo da sua índole.... Será que o Said com o tempo não se transformaria num monstro também????).

Unknown disse...

E se a (F)mother na verdade também era a black smoke e manipulou os dois para que a libertassem de seu fardo de proteger a ilha por tanto tempo? Daí sempre colocava os irmãos um contra o outro (como no episódio do gamão, que fez Jacob dedurar o irmão). Assim, ela mesma teria aparecido para "black boy" na forma de sua verdadeira mãe para que ele se revoltasse e a matasse, e finalmente ela teria sua libertação. Ao mesmo tempo, sendo a black smoke ela teve muita facilidade para matar todos aqueles homens na aldeia e tapar o poço em alguns minutos. Ela provavelmente se tornou o black smoke ao entrar na caverna, assim ela sabia muito bem o que acontece quando uma pessoa entra lá. Viagem, né?

Anônimo disse...

Ninguém mais fala do Faraday.

Unknown disse...

Todos ja concordamos que o navio no final da quinta temporada não era o Black Rock? Era APENAS MAIS UM navio que o Jacob trouxe pra ilha? Quando o Black Rock chegou tava um tempo bem PUNK!?
RESPONDAM!

luanalev disse...

Eu achei um episódio realmente muito bom, instigante e elucidativo. Comprovou o que eu já tinha como certo, LOST NÃO SE PRENDE A MANIQUEÍSMOS E VISÕES SIMPLÓRIAS PRÉ CONCEBIDAS. Não existe TÃO SÓ um "bad guy" e um "good guy". Outra, mostra que os produtores tinham SIM a ideia principal da série desde o início - o que é evidenciado mais uma vez com a explicação do "Adão e Eva", mistério da primeira temporada - e não que simplismente foram inventando tudo na hora até se perderem.
Agora vamos ao que realmente interessa, o episódio em sim. Eu já havia pensando na possibilidade de Jacob e MIB serem irmãos, e acho que dá uma dimensão maior ao conflito. Aaah, finalmente vimos a origem da rixa secular, e as motivações de cada um. Uma descontrução enorme que mostra toda a complexidade e humanidade desses personagens. É impossível não vê-los de forma diferente depois desse episódio. Quanto ao momento em que MIB entra na cachoeira e sai o monstro de fumaça, eu interpreto que ele - o sem nome - se torna o monstro de fumaça. A "mãe" deles já havia dito ao Jacob, que entrar lá acarreta algo muito pior do que a morte. Então é plausível que ele não tenha morrido, mas como o mesmo disse "perdido sua humanidade". Seu corpo não era mais necessário, ele foi limitando a essa subvida de fumaça-entidade em que ele pode assumir a forma das pessoas. E assim preferiu a maior parte do tempo em assumir sua antiga forma humana. Não acho que o monstro de fumaça fosse uma entidade já pré-existente que teve vazão na entrada do irmão do Jacob. Mas é interessante perceber que momentos antes da chegada da velha-louca no poço é possível ouvir um barulho que me lembrou o do monstro de fumaça. Viagem? Recurso narrativo? Música de fundo? Não sei, preciso reassistir. E eu NUNCA imaginei que o "Adão e Eva" pudessem ser MIB e sua suposta mãe. Achei incrível!
E a luz? O mesmo que eletromagnetismo? Ou simplesmente luz?
Agora eu não entendo a revolta de algumas pessoas diante da ausência de resposta para coisas como os dons de Walt, Hurley, Miles, e até mesmo da Velha-louca e seus supostos rebentos. Que raios de explicação vocês querem? Até a luz mesmo não precisa necessariamente de explicação. Vocês também esperam uma explicação da vida, morte, e vida pós-morte? Não gostaria NADA se Lost tivesse um fim "didático" explicando esse tipo de coisa.
E a velha, seria realmente "louca" como MIB disse ou só tinha motivações incompreensíveis e aparentemente malucas para seu filho? Não sei e acho que isso fica à interpretação própria. E quem veio antes dela, quem era sua mãe? É a mesma coisa que perguntou quem veio antes, o ovo ou a galinha. Sabe, tem coisas que realmente não precisam ser respondidas até o final da série.
E acho que o Leco foi muito feliz nessa colocação "Há aqueles que simplesmente protegem a "Luz" e há também aqueles que querem saber o que é "Luz"." E isso diz muito.
Mais alguma coisa? Ah, sim, EU AMO LOST.

Lindcardoso disse...

Acho q a fumaça é o irmão de Jacob pelo seguinte motivo: ela, na forma de Locke, disse se não me engano a Sawyer q já foi humano um dia, e seu irmão tirou a humanidade dele.

Na minha opinião essa é uma prova definitiva.

E pra confirmar ainda tem o fato dos dois irmãos não poderem se matar, o q sugere q o irmão de Jacob entrou na luz desmaiado e lá sua alma se "desprendeu" do seu corpo (q virou o esqueleto "adão") e saiu da luz em forma de fumaça.

Unknown disse...

@Linus e Anônimo:
Não minha humilde opinião eu acho que A FUMAÇA além da imagem usa tbm todos os sentimentos e sabedorias da pessoa que ela copia, digo isso pq me lembro que o FAKELOCKE disse pro Ben o que o Locke pensou quando foi estrangulado, sabemos que ele tem "ACESSO" aos mortos. Então penso que a vontade da FUMAÇA VERDADEIRA que talvez ja estivesse dentro da luz antes do irmão do Jacob cair la ja fosse de sair da ilha AGORA ela usa isso pra sensibilizar o Jacob, que no caso nem liga sabendo que não é seu irmão, mas que se aquela escuridão sair da ilha ela vai acabar destruindo o mundo como faz arrancando as arvores do chao e odiando os humanos, ja que todo o resto do mundo não são candidatos, podem ser mortos pela FUMAÇA!

Unknown disse...

@ Lindcardoso continuo achando que a fumaça tem acesso a sentimentos, lembranças e sabedoria, se fazia de irmão de jacob e agora se faz de Locke,

Deto Alff disse...

Meus pitacos:

1 - Se a (F)mãe dos dois passou o cargo pro Jacob dando vinho pra ele, então o verdadeiro substituto do Jacob é o Richard, pois foi o único que vimos aceitando um trago do vinho do Jacob (Ab Aeterno). Dessa forma, nem Jack, nem Hurley, nem James: o verdadeiro "candidato" é o canarense Ricardo. Isso faz sentido já que: a) MIB (vivo) não viu Jacob bebendo vinho (Across the Sea), portanto não sabe que essa é a maneira de se tornar o "Guardião da Luz"; b) MIB (como monstro de fumaça) não viu Richard no buteco com Jacob (Ab Aeterno), e somando isso com a), (F)Locke não tem idéia de quem é o verdadeiro substituto. Assim os Losties só estariam ali pra "enganar a torcida". (Nota: nem mesmo Richard teria a menor idéia de que depois do gole, ele é que seria o substituto assim que Jacob morresse).

2 - Se não for explicado como a (F)mãe dos dois apareceu na ilha, a coisa vai ficar mais preta que o MIB pros produtores.

3 - Falta também saber como a porcaria de uma roda de madeira faz a ilha sair do lugar e mandar o "rodador" pro meio do deserto. E também saber quem continuou as obras na ilha após a (F)mãe matar a galera que chegou no barco com a Claudia. Quem construiu a estátua de Taweret? Quem construiu o templo? Só explicar que Adão & Eva são MIB e (F)mãe não adianta, isso é café pequeno.

Enfim... esperemos!

Unknown disse...

Na verdade, em minha opinião, não se trata de proteger o mundo mal e sim, em manter a balança bem distribuída. Balança essa que aparce diversas vezes ao longo da série. Assim snedo, o que precisa ser mantido na ilha são as duas coisas: bem e mal e não apenas impedir que o mal "fuja".

Ficou muito claro que a velha louca já era o MIB, pois uma mulher daquelas não conseguiria tapar um buraco daquele tamanho e matar uma aldeia inteira da noite pro dia.

Espero ter contribuído para a construção de novas idéias...

Abraços,

Unknown disse...

@Macanudo of Chaos Cara concordo com o numero um mas só discordo uma coisa, o vinho é pra não morrer mais, tipo ele não envelhece por isso entendeu, e por isso tbm o Richard não envelhece, só isso, o vinho é pra dar tempo de achar uma pessoa pra substituir.
SÓ!

Unknown disse...

@Felipe Discordo que ela tenha sido a fumaça, em nenhum momento apareceu e a fumaça foi liberada pela primeira vez quando o corpo do irmão do jacob caiu lah!

Linus disse...

Macanudo

Acho q vc corre sério risco de sair decepsionado. hehehe

Boa parte dessas questões acredito q não serão respondidas. A mãe do Jacob, por exemplo...não creio q veremos algo ANTES dela.

Quem sabe a explicação se resuma a uma frase, ou algo assim. Ai caberá a cada um ligar os fatos.

Unknown disse...

Jacob e o Irmão dele pararam de envelhecer aos 43 anos! No caso do Irmão do Jacob apenas a imagem.
Fato para ser anotado no Lostpedia! rss

Deto Alff disse...

@Felipe Não tem como a (F)mãe ser a fumaça, pois quando Sayid esfaqueia a fumaça, nada acontece (Sundown).
Portanto, quando MIB esfaqueia (F)mãe, nada deveria acontecer, porém ela vai comer capim pela raiz (Across the Sea).
Ou seja, (F)mãe está mais para Jacob do que para MIB.

Agora, que é realmente estranho e ficou sem explicação, como a (F)mãe deu uma de bomba H de uma hora pra outra, isso é, já que até hoje não vimos uma atitude parecida da parte do Jacob.

Mais mistério.

Unknown disse...

mas será que o problema não está em quem faqueia? A ineficácia, poderia, sei lá, estar no Sayid...enfim o que vale é a discussão...

valeu!

aBRAÇOS

Linus disse...

Oq me deixa parcialmente triste, é q Lost vai terminar e inevitavelmente terei o sentimento de q mto doq vimos foi marketing e enrrolação.

KA disse...

"O q me deixa parcialmente triste, é q Lost vai terminar e inevitavelmente terei o sentimento de q mto doq vimos foi marketing e enrolação"
assinado.

Bom. as pedradas vão ser inevitáveis, mas....

Não, eles não sabiam tanto para onde iam lá no episódio House of the Rising Sun, na primeira temporada, quando nos apresentaram as caveiras.
Prova incotestável disto é que na íntegra da cena, que foi editada agora sem este detalhe, Jack estima terem as caveiras entre 40 e 50 anos pela decomposição das roupas. Como explicar a manutenção das caveirinhas assim por mais de 1000 anos, no mínimo. Diria 2 mil, a julgar pela vestimenta do povo que chegou junto com Cláudia, a mãe dos gêmeos?
Ah, e falavam latim, não? aliás, por que começam falando latim e do nada emendam a conversa em inglês?

Estes erros grotescos comprovam o que o Linus disse.

Não queria respostas mastigadas, mas queria pistas de coisas que estão passando batidas, como a estátua. Caramba!
E chega ser até um desaforo ficar tentando decifrar coisas que não têm importância na cabeça dos caras, como parece ser a estátua, o papo das grávidas que morriam.

Mas justiça seja feita. Pelo lado humano, finalmente o maniqueísmo foi pisoteado e ficou claro que Jacob não é o arquétipo de santo. Ele era um filhinho de mamãe chatinho, algo entre o diretor Skinner (Simpsons) e Norman Bates (Psicose). Era a segunda escolha da dona Maria Louca, um fedelho com complexo de rejeição. Um dedo duro nato...Mas a criação por aquela doida varrida, deu mais humanidade e percebi porque o personagem não tinha nenhum carisma, era um coitado fraco que foi altamente influenciado pela maluquice da mãe adotiva.

Ponto positivo este.
Ah, a fotografia foi linda. E a música também.

De resto, acho que ficaremos aqui discutindo teorias até os spin ofs serem lançados...

Pronto, começem as pedradas!

KA disse...

putz, esqueçam o cedilha feio. é comecem.

Unknown disse...

To sendo chato jah!
Mas repito!
Tem gente depois de 6 anos aceitando o PORQUE SIM!
Continuo amando a serie e não quero tudo mastigado, quero apenas saber:
1- Pq as gravidas morriam?
2- Como é possivel dentro de uma ilha construir uma estatua daquelas e o jacob morar embaixo!?
3- Tudo bem se transformou em fumaça, MAS PORQUE?
4- Como assim fumaça? O que é isso?
5- Que luz é aquela?
6- Farol que mostra o mundo fora? Gente como assim?
7- Por mim tudo bem a roda tem um poder e ponto OKAY criaram um jeito de girar e sair da ilha, OKAY isso foi ponto explicado! MAS PORQUE AQUELA LUZ? O QUE É AQUILO?
Se não explicarem vou continuar vivendo mas quando me perguntarem vou dizer que lost é a melhor serie do mundo mas pra não assistir que tem muitas coisas vagas e a pessoa vai ficar desiludida como estamos ficando!

KA disse...

"que assim como a lista de candidatos, ou losties do Dunga, me darão no final desta copa, digo temporada, uma enorme decepção"

Ótimo! hahaha

Linus disse...

KA

E esse foi meu medo e algo q comentei aqui desde a temporada passada: esquecer doq a série foi no início, dando prioridade apenas para responder os mistérios criados DEPOIS de eles terem definido q rumo as coisas iriam tomar.

Mas enfim...não sou um fervoroso crítico do lado místico da coisa, mas tb não vai me agradar se no final, a resposta for apenas baseada nisso...quero um mix de ciência x misticismo, como a série sempre foi.

Mas ontem, fiquei feliz q minha teoria se confirmou e o maniqueísmo foi chutado pra longe. Se o final da história fosse o bonzinho branco contra o pretinho malvado no país das maravilhas, ai era pra chutar o balde...hehehe. Só faltava colocarem o coelinho maluco no lugar do javali. :P

Unknown disse...

ENTREVISTA COM O MARK PELLEGRINO "JACOB"

Prestem muita atenção na ultima frase!

Por que Jacob pode sair da ilha, como fez para visitor os candidatos, mas o homem de preto não pode?

Essa é uma questão que eu mesmo tenho feito. Não creio que a resposta seja dada de forma direta nos episódios, mas pode estar relacionada ao fato de que eu sou um tip ode guardião e por isso tenho um certo poder de sair quando quiser. Ele pode sair desde que o faça com um propósito específico. Depois que joguei o homem de preto na caverna, ele ficou preso na ilha. Ele perdeu seu corpo, e agora está preso a algo pior que o inferno.

Então esta ai a resposta, o cara perdeu o corpo e ta preso na fumaça A RESPOSTA É O IRMÃO DE JACOB PODERIA SAIR DA ILHA MAS A FUMAÇA NÃO, COMO OS DOIS SÃO O MESMO AGORA, NENHUM DOS DOIS PODE!

Cris Collaço disse...

Pessoal.
O dialogo inicial entre as mulheres é em latim e pelas roupas, cabelo .. remota ao século V d.c.
As diversas expressões apresentadas nas esculturas e arquitetura são de épocas distintas (egipcias, hindus). Anteriores a do episódio. Levando a crer que já existiam na ilha.

Porém, quando o barco da Rosseau naufraga aparece um castelo em ruinas... Não lembro se poderia ser o mesmo dessa temporada.

Quanto ao episódio em si... apresenta a dualidade..as escolhas..o ying/yang.

Um irmão (pacato, que concorda com tudo, e recebe um dom) que aceita, meio contrariado a ser o novo guardeão da ilha (não só da fonte)..."você não tem escolha". Mesmo assim bate no irmão e o joga no lugar "pior que a morte".

E o outro irmão(questionador, aventureiro e com um dom nato)que, inconformado quer conhecer o mundo. Uni-se aos comuns para atingir seu objetivos...
"os meios justificam os fins". Quando frustado,também mata.
Ambos tinham escolhas e fizeram as suas.

KA disse...

Linus,
Eu já conformei com a porção mística. Só ignoro, hehehe. Interpreto exatamente como metáforas do que ainda não se sabe explicar cientificamente.
O fim do maniqueísmo foi ótimo mesmo. Pessoas comuns, com características próprias, nada de bem X mal. Jacob bundão filhinho da mamãe é, ao menos, mais humano do que parecia.
E o erro das caveiras, não me conformo. Tosco, tosco! Jacob era mumificador? era mais um poder da Ilha? aff..não da para engolir tudo sempre com esta resposta, né..

Cris Collaço disse...

Concordo que a fumaça já existia e é ela que o guardião tem que proteger, ou melhor, impedir que saia.
Além de todos os fenômenos que são encontrados na ilha.. proteger da destruição.

De acordo com a palavra Dharma em sânscrito significa "Lei Natural" ou "Realidade", ao mesmo tempo, Dever e Princípio. É justamente o afastamento do Dever, da Lei, do Princípio ou Unidade das coisas, que exige a manifestação de um “avatara”.

“Todas as vezes, - que Dharma (a Lei Justa, o Dever) declina, e Adharma (o contrário) se levanta, Eu me manifesto para a salvação dos bons e destruição dos maus. Para restabelecimento da Lei, Eu nasço em cada Yuga” (idade, ciclo). Com respeito ao seu significado espiritual, pode ser considerado como o "Caminho para a Verdade Superior".
O Dharma é a base das filosofias, crenças e práticas que se originaram na Índia. Como doutrina moral sobre os direitos e deveres de cada um, o Dharma se refere geralmente ao exercício de uma tarefa espiritual, mas também significa ordem social, conduta reta ou, simplesmente, virtude.

Pode não ser perfeita...mas esta série é muito mais do que podemos imaginar.

Ela mostra (de maneira meio fantasiosa).... o poder mental, o lado intraterrestre, os fenomenos paranormais, realidades paralelas, eletromagnetismo...enfim LOST é LOST.

Assim está no fim e nós meros mortais continuamos LOST para a vida tbém.

Anônimo disse...

tendo o MIB virado fumaça, ele pode sim sair da ilha, pois, já confirmou ter se transf em personagens que na ilha não estiveram.

Por que ele ou a fumaça ainda insiste em sair da ilha, se já saiu e voltou outras vezes.

Talvez voltasse a discussão dos universos altenativos, ele pode ir a um que não o real.

Clemilton disse...

Manacudo perguntou como a mãe (verdadeira) dos gêmeos chegou na ilha... pelo menos isto foi respondido, foi por acidente, uma naufrágio e ela não veio sozinha, aquele pessoal que os garotos mais crescidos encontram faziam parte da tripulação que veio com ela... "homens inteligentes, que entendem como as coisas funcionam", esta frase mostra que eles eram de uma civilização adiantada e que ao ficarem presos na ilha resolveram explorá-la e descobrir os seus mistérios que se mostravam em algumas partes dela...

Outra parte que gostaria de frizar é sobre como o MIB descreve o povo com quem ele foi viver (manipuladores, mesquinhos, etc), justamente o que sua mãe (falsa) disse que eles eram, mas em contrapartida ele se põe em pé de igualdade, pois questionado pelo Jacob diz que está com eles apenas para tirar proveito e encontrar a chance de ir across the sea...

Abraço a todos!

Anônimo disse...

intrigante... esperando os ultimos episodios!!!

vander thunder disse...

No meio de tantos comentários pertinentes, elucubrações, teorias, incertezas, não tenho mais nada a acrescentar.

Só queria dizer que a Claudia (real mother) é a cara da Mulher Samambaia, LOL.

Namasteta

Linus disse...

No fim das contas, o final na cabeça dos fãs, será um reflexo doq vimos nesse episódio.

Alguns, serão como Jacob, q engoliram pergunta sem resposta (ou as respostas simplistas) e aceitarão q tudo é assim, pq é assim e ponto.

Outros serão como o irmão dele, q quer saber o PORQUÊ das coisas...quer respostas convincentes.

Uma metáfora de nós, homens...alguns acreditam por acreditar...outros não acreditam sem saber o porquê.

mymy disse...

Bom pessoal... minhas opiniOes são:

1)Não existe bem ou mal na história, Jacob e MIB agiram conforme as circunstâncias;

2) Acredito que o próprio Jacob colocou a roda;

3) Widmore não está enteressado em proteger ninguém, ele quer encontrar o bolsão de magnetismo que, com certeza, deve ter ouvido falar quando estava na ilha, e por isso Desmond;

4)A fumaça não utiliza o corpo de pessoas mortas,mas apenas a sua imagem ( ou alma);

5) O MIB pode não ter sido morto por jacob já que a mae louca disse que isso não era possivel, mas acho que ele morreria ao entrar em contato com o magnetismo (só o desmond nao morre- ou sera que é por isso que o MIB é especial?)

6) será que locke realmente sobreviveu ao acidente na primeira temporada? será que realmente andou? ou já era a fumaça?

Acho que viajei!!!

Unknown disse...

@mymy O VERBO "CAN" EM INGLÊS É TRAIÇOEIRO!
Só discordo do 5 que NÃO É QUE ELES NÃO CONSIGAM, É QUE ELES SÃO PROIBIDOS DE SE MATAR E ISSO ELES SEGUEM CERTINHO, NÃO SEI PORQUE. Tanto que o Jacob cansou de quebrar a regra enfiando a porrada no irmão 2 vezes, e quando o irmão do Jacob fala que ele não pode mata-lo nota-se que ele esta com medo de morrer.

6- O 6 ja foi explicado que era mesmo o Locke tanto que ele foi enganado pelo Christian!

. disse...

Gente, pára tudo.

Se a série terminar do jeito que está, o final será desastroso. Não dá pra falar que o episódio foi maravilhoso, que nós devemos encontrar respostas em nós mesmos (?!), que os caras (produtores) são geniais. Eu sei que é duro passar 6 anos acreditando em algo magistral e, no final, ver que é uma piada. Entendo a posição de vcs. Mas eu acho que é melhor reconhecer que foram 6 anos perdidos (ou, talvez, que não tenham valido tanto quanto acreditávamos) do que sair falando que os caras são gênios e fazer papel de bobo. Daqui a pouco vcs tão comendo cocô dos caras convictos de que é brownie (desculpem o exemplo chulo, mas foi o melhor que consegui encontrar).

Das duas, uma: ou os caras são muito ruins mesmo e lançaram um monte de coisa na série sem saber antes as respostas, ou são geniais e vão conseguir explicar e amarrar tudo em 3 horas (o que, se pensarmos bem, até que é bastante tempo). Pq o que vimos até agora não explica absolutamente NADA (nesse episódio só ficou explicado quem eram Adão e Eva).

A segunda opção é factível. Mas temos indícios fortes de que a primeira é o caso.

A uma, a questão dos números, CENTRAL na série, parece que vai ficar do jeito que está. E me desculpem, mas não estou interessado em achar a resposta para isso em mim. Se assim fosse, acho que mereceria uma parcela do dinheiro que os produtores estão ganhando. Ora, a tarefa é deles de amarrarem tudo e nos convencerem. Aí sim serão gênios.

A duas, nem nesta temporada os caras estão conseguindo amarrar as coisas. É só prestar atenção no episódio onde a Sun encontra o Locke entrando no hospital. Galera, a Sun foi baleada no máximo DOIS DIAS DEPOIS DO VÔO. O Locke foi atropelado mais ou menos UMAS DUAS SEMANAS DEPOIS. Como eles se encontraram na entrada do hospital?! O pior é que acho que depois de ler isso vai ter gente formulando teorias do tipo "no flash sideways o tempo é relativo, ele passa de forma diferente para os losties". E essa é apenas uma das incongruências da série. O que me espanta é que eles não conseguiram amarrar nem os eventos desta temporada, que dirá de seis.

A três, nesse episódio vemos que a mãe do Jacob e MIB não queria que eles deixassem a ilha de jeito nenhum. Pq o Jacob então consegue sair dela e não há problema? A mãe não quer que a roda seja construída, mas depois ela o é, e Jacob parece não se importar com isso, tanto que não evita que ela seja girada. Pior: a mãe quer evitar contato com as pessoas, quer evitar que elas encontrem "a luz" (lamentável essa história de luz), mata todos que estão na ilha, mas Jacob, que deveria proteger "a luz", traz pessoas para a ilha simplesmente para provar que o seu irmão estava errado. Fora que a história da ilha ser uma tampa para o mal não fecha com a ideia da proteção da luz.

A quatro, todas as respostas até agora foram óbvias e, sinceramente, meio fracas. E existem ainda inúmeras que não foram respondidas, e acho difícil que o sejam em 3 horas.

Enfim. Espero que eu esteja errado, mas vejo indícios fortes que me conduzem a acreditar que não.

Por fim, apenas ressalto que não estou desrespeitando ninguém. Só acho triste ver vcs se auto-enganando sobre algo de obviedade ímpar. Reitero: se a série terminar assim, será um lixo. E, assim como vcs, ficarei tbm muito decepcionado (no episódio anterior, "The Candidate", estava convicto que o final da série, e até mesmo esse episódio "Across the Sea", seriam incríveis). Mas, sinceramente, prefiro uma dura verdade do que uma doce mentira. Ou seja, prefiro aceitar que os caras são ruins e decepcionantes a dizer que são gênios e fazer papel de um bobo sem noção crítica.

Espero que o comentário seja compreendido da forma como foi pensado (mais como um desabafo do que como uma agressão às opiniões contrárias).

Um abraço.

Anônimo disse...

Jõao, concordo com vc em gênero, número e DEGRAU. As pessoas q estão felizes ou defendendo o andamento da série são aquelas q curtem o lado místico...por isso é fácil para elas aceitarem um conto de fadas bem contado ou qualquer coisa...pq?...pq é misticismo.

Mas ainda não acreditei totalmente q a série terá esse final fantasioso(Acho q tem 98% de chances de ser..). Mas esses 2% q estou acreditando pode virar 100% de aprovação da série se no final os produtores provarem q realmente são geniais e mostrarem de vez q a série é sobre ficção-CIENTÍFICA, como eu acho q sempre foi e q acho q será.

Pablo

KA disse...

O Linus e o João resumiram perfeitamente meu sentimento no momento. Na verdade, os raciocínios se completam.

Mais: achei absurdo Locke sair do hospital antes da Sun, na paralela. Locke foi operado, estava em estado crítico quando Sun já estava em recuperação..e vimos Locke saindo novinho em folha enquanto Jin ainda está levando flores para Sun. Putz, se eu, uma reles desconhecida do ramo de comunicação empresarial, detecto estas inconsistências, como toda uma equipe profissional dedicada a isto deixa estes detalhes passar...Isto é frustrante!

Só não digo que sentirei seis anos perdidos acompanhando a série porque curti. Foi divertido fazer blog, comentar aqui, em fóruns, conhecer pessoas legais, esperar o bonecos chegarem lá da Amazon, fazer maratonas, debater com o marido, ter todos os rituais possíveis para assistir os episódios, enfim, foi diversão.
Mas no momento sinto frutração e muita pouca vontade de levantar novas teorias.
E mais, dependendo desta chance de um espetacular desfecho amarrando boa parte das inconsistências que o João cita, pensarei 108 vezes antes de ver qualquer produção que tenha os caras envolvidos novamente.

Linus disse...

João

Vc tem razão.

O pior de tudo, com todo o respeito, é ver alguns fãs considerando algumas respostas como "dadas", sendo q baseiam-se unicamente nas suas próprias teorias pra ter achado a resposta.

Eu não curto essa idéia dos caras virem com esse papo intelectual de "a resposta estará em cada um", ou "cada um verá o final de uma forma diferente".

Poxa, se a série começou com as coisas sendo jogadas no ar, a obrigação deles é amarrarem tudo e darem uma resposta satisfatória. Não precisam desenhar, mas tb não podem deixar tudo pra gente pensar. Ai fica fácil...enche de mistérios e faz um final aberto...

Pq eles não falaram na terceira temporada, qnd definiram q terminaria na sexta, q o final estaria sujeito a várias interpretações, q nem tudo seria respondido e q cada um teria a sua verdade?

Eu adoro lost, foi divertidíssimo acompanhar esse tempo todo e continua sendo...mas não dá pra tapar o sol com a peneira.

Se o final for grandioso e eu for desmentido pelo menos um pouco mais doq espero, já terá valido a pena.

Anônimo disse...

Muitos que acompanham lost perguntam como surgiu isso, como surgiu aquilo, mas iludidos em coisa criadas por seres humanos, que na verdade, somos todos iguais, so diferenciados pela forma física. A questão é, lost foi criado por humanos como nós, na vida real nós somos os losts em uma ilha (planeta Terra, universo)a procura de respostas. Eu tenho fé (jacob) e todos seres humandos tbem tem fé, pos somos todos iguais, porém, existe aquele (Irmão de jacob) que prefere só acreditar no que pode tocar, ver, sentir... deixando assim a sua fé de lado. O própior criador de lost, nem ao menos sabe da sua existência aqui na terra, ou têm fé e acredita em Deus! Pra terminar, todos vcs não precisam ficar decepcionados com a serie..., ela é boa por q nos lembra que precisamos ter fé sempre, se quisermos ser grandes na terra, pois não estamos a toa, só pra comer, beber e dormir.

Cris Collaço disse...

Perguntas sem respostas....

Se os autores fizeram pesquisas para fazer esta série muitos de nós também fizeram para entendê-la.

Quantas vezes fizemos isto com qquer outro enlatado (com respostas prontas) das mega produções???

O conhecimento dos povos da antiguidade (pouco repassado para o ocidente) está sendo muito bem explorado nesta série. Além do que, levando a uma busca constante por respostas.
Que bom.

Então.... mesmo com muitas falhas e extremamente capitalista..esta serie entrará para a história como uma revolução no gênero... pela forma que nos fez pensar, teorizar/desteorizar, buscar..concordar/discordar..enfim refletir.
Enquanto buscamos as respostas, que não virão prontas, que tal escutarmos a trilha de lost???

Cris Collaço disse...

Lost no portugues

Se os autores fizeram pesquisas para elaborar esta série muitos de nós também para entendê-la.

Musica de lost em: Lost composer Michael Giacchino rehearses with the Lost Live orchestra.

Sorry

Cris Collaço disse...

Ilha das tartarugas gigantes.....Galápago

t. disse...

preferia ver o filme do pelé.

os produtores já deixaram as coisas claras: não há nada pra saber em lost.

levando em conta que na próxima semana teremos, no geral, tiros e perseguições, já era.

e tem ainda gente que acha o máximo e chama de, no mínimo, chato quem critica. vão lá assistir aos ursinhos carinhosos.

ps: sinistro mesmo é o fumacinha, que pensa em construir uma roda pra colocar ali e sair da ilha. né pra qualquer um pensar isso, não!

Anônimo disse...

ainda esperando saber como o urso polar foi parar lá! hehehe

Anônimo disse...

Para sermos grandes na terra precisamos ter fé???

aliás para que precisamos ser grandes mesmo heim?

para mim o mundo ideal seria sem os humanos, q são quem desequilibra e causam todo o mau ao planeta. Então, na melhor das hipóteses para ser grandes, deveriamos ser ignorantes e simplesmente aceitar o ciclo e condições de vida existente no planeta.

mas acho que é por causa de pessoas como essas que os produtores ficam pendendo pra esse lado místico bobo, q faz tantas pessoas "embarcarem" na fantasia e seguirem de olhos vendados as bobagens que lhes são impostas. A final são essas pessoas as que mais dão retorno financeiro às impreitadas de marketing / extorsão capitalista.

Anônimo disse...

apenas para criar mais debate... hehehe...

e se todos morrerem na realidade da ilha... a ilha deixa de existir, e a realidade paralela se torna a ùnica realidade?

apesar que widmore veio à ilha de algum lugar... então existe uma realidade fora a ilha... porém nada foi mostrado sobre...

penso que o final terá algo relacionado com a fusão das realidades, ficando apenas uma novamente.

Almirante Águia disse...

Anônimo

O mundo sem os humanos? Interessante... Algumas pessoas são a prova disso... A humanidade começa pelo amor próprio. O jeito para você é embarcar na primeira sonda espacial. Rarará...

Anônimo disse...

esse pessoal que reclama que nada foi revelado queria o que?

afinal... haveria os episódios finais com mais tempo de duração para mostrar casamentos e filhos nascendo feito novelinha da globo? haha

ericodias disse...

De fato ficou xarope inserir a cena do jack descobrindo adão e eva, mas isso foi há uns bons seis anos.


Eles devem ter pensado naqueles que tem acompanhado a série mais recentemente.

Anônimo disse...

Para mim, a intenção deles em mostrar a cena inicial, foi justamente para marcar um ponto de partida...

"estes são nossos adão e eva", ou seja, aqui que tudo começa, e nada mais antes disto será discutido para efeito de final da série...

Anônimo disse...

Porque não almirante?

por acaso o mundo existe por nossa causa, e não o contrário ???

é muito egocentrismo achar que o mundo existe para nós humanos. Acho que vc faltou há muitas aulas, pois, se não sabe, a espécie humana existe a pouquíssimo tempo, se comparada à idade da terra.

gostava muito mais de lost, qdo tudo parecia um jogo de manipulação entre humanos. Pois esta é a nossa realidade.

Essa baboseira de luz mágica, poderes sobrenaturais, só serve pra vender ilusão para alienados, como parecem ser muitos dos fãs da série.

Anônimo disse...

ultimos sneak peaks !

http://colunas.tv.globo.com/lostinlost/2010/05/19/duas-cenas-de-the-end/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats