quarta-feira, 24 de março de 2010

609 - "Ab Aeterno"

Coloco "Ab Aeterno" no mesmo patamar do meu favorito ab aeterno "The Constant"!

Para quem estava ansioso por respostas, pode essa noite aliviar a tensão e a, muitas vezes, desilusão que crescia a cada episódio. Para quem se perguntava quando as respostas realmente chegariam, acho que agora sabemos!

Richard Alpert era um dos personagens que os fãs mais queriam ver a história, saber como as coisas aconteceram para que ele chegasse ao "inferno", como ouvimos várias vezes durante o episódio. E os produtores simplesmente nos entregaram aquilo que desejávamos. Conhecemos o personagem e suas motivações, e tudo no melhor estilo flashback de LOST... A vida sofrida de Alpert, com a morte da esposa e depois esperando a morte e virando escravo no famoso navio do Capitão Magnus Hanso, o Black Rock, nos mostrou quem era o homem seguro que conhecíamos desde a 3ª temporada.

Alpert chegou e foi envolvido no "jogo" entre Jacob e MIB... Assim como todas as pessoas que lá chegaram. Todas morreram. Mas Jacob segue buscando seu substituto e agora tem apenas poucos Candidatos. Alpert ganhou de Jacob uma das coisas que queria, "viver para sempre", e assim ajudar na proteção da Ilha.

Ah, a Ilha! Claro que ela não poderia ser um apenas um pedaço de terra no meio do oceano. Jacob nos mostrou que a Ilha serve como uma "rolha", impedindo que o "Mal" saia. Talvez a única opção para o MIB seja mesmo destruir a Ilha e todos os seus protetores, para só assim ter sua liberdade. Mas ele quer apenas a sua liberdade ou algo mais que ainda não sabemos!? Se a Ilha for destruída, o que pode acontecer?

A verdade é que essa analogia nos dá a dica de que ainda veremos o que os losties terão que evitar. Ou, porque não, veremos a "rolha" ser retirada e o "vinho" escorrer, livre, para fora da garrafa...

E em LOST muitas das respostas chegam de maneira simples, quase sempre. Além das já comentadas sobre Richard Alpert, vimos como o Black Rock foi parar no meio da Ilha e nessa dou os parabéns para quem dizia que um Tsunami foi o responsável, assim como o Prof. Arzt disse na 1ª temporada. Pelo menos pareceu algo do tipo. E de quebra, vimos como a estátua de Taweret foi destruída no impacto com o Black Rock. Simples!

É por isso que as vezes comento sobre a ansiedade por respostas em LOST. Nós não sabemos como as coisas aconteceram e talvez, digo talvez, elas sejam mais simples e diretas do que imaginamos. É só esperar e curtir... Essas respostas parecem, cada vez mais, passar pelas vidas dos personagens e só veremos isso através dos olhos deles. Assim como vários momentos importantes da série tiveram início ao abrir dos olhos. Que foi assim que LOST começou...

A Temporada Final chega ao meio do caminho e acredito que estamos seguindo em direção a algo realmente incrível no final. Se haverá um balanço entre razão e destino é difícil dizer no momento, mas o destino até aqui tem seguido um caminho, digamos, "planejado e arquitetado" para algo enorme, colocando em dúvida até que ponto o destino foi escolha de cada um dos envolvidos. A verdadeira escolha será decidir aceitar ou não proteger a Ilha. Ao mesmo tempo, o "vilão" do momento só luta por sua liberdade, por seu direito de escolha que lhe foi tirado em algum momento, por algum motivo.

Isso é LOST e episódios como esse só nos deixam mais felizes por estarmos acompanhando algo tão bom e incrível.

Espero que tenham gostado de "Ab Aeterno" tanto quanto eu, mas ainda não acabou. Vocês já sabem que durante a semana tem muito mais na cobertura do episódio, em especial os Detalhes, as Frases e Imagens e a atualização dos Mistérios & Respostas. E não deixem de votar na enquete e dar sua nota!!

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

131 Comentários:

Pedro disse...

Concordo com o facto deste episódio ter sido TOTALMENTE ÉPICO!!! ..mas há uma coisa que não entendi:

Supostamente no 'The Incident' vimos o MIB e o Jacob observando a chegada do The Black Rock na ilha NUM BELO DIA DE SOL....e hoje vimos o Black Rock a entrar pela ilha a dentro no meio de alta tempestade!

Pergunta: Afinal andámos enganados durante um ano inteiro e aquele barco que vimos na season finale não era o black rock ou é este um erro monumental dos produtores? ...não me parece que os produtores fossem falhar desta forma não acham? ...
...mas sendo assim, que barco seria aquela que MIB e Jacob observavam?


Abraço de Portugal!
LOST BEST SERIES EVER

John Prado disse...

Pedro, acho que era sim o Black Rock. Quando eles o avistaram em "The Incident", estava um belo dia de sol sim, porém o navio ainda estava distante, relativamente, poderia demorar até o anoitecer para chegar. Nada impede de ter começado uma tempestade no mesmo dia. Só não sei como os escravos não avistaram terra antes, e sim apenas durante o dilúvio. Estariam eles dormindo ou virados para o lado errado? =/

Anônimo disse...

também pensei nisso, mas em setratando de jacob, que pelo visto passou a vida "trazendo" pessoas pra Ilha, poderia ser outro barco, vindo antes do Black Rock

Anônimo disse...

Perfeito...

Algumas coisas ficaram claras:
O que é a ilha?
A ilha é uma "rolha" que não deixa o mal se espalhar pelo mundo.
O Fake Locke é o mal encarnado e também a santidade maior da ilha.
O Jacob é apenas um Guardião que protege para que seu irmão (F)Locke saia para o mundo real.

Sobre o Black Rock, nada a declarar.

Sobre Ricardus? Perfeito... foi o interprete de Jacob durante todos esses anos.

O que o fim de Lost promete? como será o fim do Fake Locke... o resto é Lost.

Leco Leite disse...

Pedro, se não me engano os produtores comentaram que não garatiam que aquele navio em "The Incident" era o Black Rock. Mas acho que era sim. Aí, entra o que o João Pedro disse. Acho que o navio estava chegando naquela cena... Mas muito bem observado isso, cara!

João Pedro, enquanto estava tudo tranquilo no mar, pra que procurar por terra, não!?

Abraço!

Helu disse...

Putz, acho q todo mundo tá desde a 4a temp falando "quero é ver um epi de flashback do Richard!" e... não desapontou. Muito bom não apenas por responder várias coisas, mas também por dar profundidade ao personagem (personagens, já q mostrou um tanto da personalidade do Jacob).

Quanto ao black rock x dia de chuva x dia de sol eu vi como um efeito do lapso temporal do campo magnético da ilha mesmo. O barco tava em uma distância considerável para ser afetado por essa "passagem" próxima a ilha, pelo menos quando eu vi, liguei a isso.

Enfim, sem nada a reclamar do episódio, tomara que mantenham esse ritmo no resto da temporada.

Emerson Fiorin disse...

Assistindo eu a um programa na última segunda-feira no history channel sobre Diabo....surgiu uma história interessante sobre uma aposta entre Deus x Diabo, sobre a fé de Jó, que muito da história...vejo semelhança com lost. Qualquer semelhança é mera conhecidência...rsrs

Segue abaixo (tirei da internet este texto - http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090109130836AArWHbN ):

Era uma questão de Integridade.
Jó era um ‘homem inculpe e reto, que temia a Deus e se desviava do mal’. Satanás, no entanto, denegriu a retidão de Jó. “Acaso é por nada que Jó teme a Deus?”, ele perguntou a Jeová. Depois, o Diabo caluniou tanto a Deus como a Jó, acusando Deus de ter comprado a lealdade de Jó por protegê-lo e abençoá-lo. ‘Em vez disso’, Satanás desafiou, “estende tua mão, por favor, e toca em tudo o que ele tem, e vê se não te amaldiçoará na tua própria face”. — Jó 1:8-11.

Para refutar essas alegações, Jeová permitiu que Satanás testasse Jó. Num esforço para desviá-lo de servir a Deus, o Diabo causou uma sucessão de calamidades contra esse homem fiel.

Todo o gado de Jó foi quer roubado, quer destruído; seus ajudantes foram assassinados e seus filhos, mortos. (Jó 1:12-19) Mas será que Satanás foi bem-sucedido? Certamente que não! Mesmo desconhecendo que a causa de suas provações era o Diabo, Jó disse: “O próprio Jeová deu e o próprio Jeová tirou. Continue a ser abençoado o nome de Jeová.” — Jó 1:21.

Depois, Satanás compareceu perante Jeová, que lhe disse: “[Jó] se agarra à sua integridade, embora me instigues contra ele para tragá-lo sem causa.” (Jó 2:1-3) A questão vital era a integridade de Jó — uma qualidade que exigia lealdade inabalável a Deus e apego à justiça. Até aquele momento Jó havia sido vitorioso nessa questão. Mas o Diabo não desistiu.

Satanás fez então uma afirmação indiscriminada que afeta toda a humanidade. ‘Pele por pele, e tudo o que o homem tem dará pela sua alma. Mas, estende agora tua mão, por favor, e toca-lhe até o osso e a carne, e vê se não te amaldiçoará na tua própria face.’ (Jó 2:4, 5) Por usar o termo geral “o homem” em vez de referir-se apenas a Jó, o Diabo questionou a integridade de todos os humanos. Na verdade, ele afirmou: ‘Os humanos farão qualquer coisa para salvar a sua própria vida. Dê-me uma chance, e eu vou desviar todos eles de Deus.’ Será que nenhum humano permaneceria leal a Deus sob quaisquer circunstâncias e ocasiões?

Jeová permitiu que o Diabo afligisse Jó com uma doença maligna. Por causa de seu grande sofrimento, Jó orou a Deus pedindo para morrer. (Jó 2:7; 14:13) No entanto, ele declarou: “Até eu expirar não removerei de mim a minha integridade!” (Jó 27:5) Jó disse essas palavras porque amava a Deus, e nada poderia mudar isso. Ele mostrou ser um homem íntegro. “Quanto a Jeová”, diz a Bíblia, “ele abençoou o fim posterior de Jó mais do que seu princípio”. (Jó 42:10-17

Altair disse...

Alguém ainda tem dúvidas que Jacob é o bonzinho e o MIB é o malzinho??

andre disse...

namaste!

alguem percebeu q o MIB tava "amarrado" com um cipó, pela cintura? no dialogo final, com Jacob. Deem um conferida pra ver se nao é pira minha...

abraços

Altair disse...

uma coisa me chama a atenção nos números dos candidatos? por que são números baixos (4, 8, 15, 16, 23). Por que não sobrou nenhum candito com número alto? (tipo assim 220, sei lá?)

Altair disse...

André

De fato tem um cipó bem grosso em volta da sua cintura. Meio desproporcional pra ser somente um cinto segurando as calças. Mas as pontas aparecem. Não está amarrado em nada. É estranho mesmo.....

Altair disse...

Simplicidade nas respostas.... nada de viajar na maionese.... nada de surpresas para os fãs..... Sem dúvida, o segredo do sucesso...

Altair disse...

Repararam no olhar do MIB para o Jacob no diálogo final: "Queria o que, que eu lhe pedisse desculpas?". Nossaaaaaa....... eu vi o próprio diabo ali......

Altair disse...

o Jacob que conhecemos até este episódio sempre passa a imagem de um homem seguro, que sabe exatamente o que está fazendo. Este Jacob, dando socos, perguntando o que o MIB falou pro Richard, dá a sensação de que a história que conhecemos começou ali, que foi naquele momento que Jacob começou realmente a se preocupar com o MIB e começou a tomar as atitudes necessárias.

Altair disse...

Leco...

Concordo com vc no lance do Tsunami. Na época em que deram esta teoria pro Navio, achei um absurdo....

Parabéns pra quem apostou nesta teoria na destruição da estátua.

Altair disse...

Será que a faca que o MIB deu pro Richard matar jacob é a mesma que Japa chefe (esqueci o nome do cara) deu pro Sayd matar o MIB? As instruções eram a mesma (não deixar a vítima falar uma palavra sequer). Será que tem algum segredo nesta faca?

Altair disse...

Só completando, pode também ser a faca que Ben matou Jacob.

Altair disse...

Já que em Lost as resposta são simples, então ai vai uma teoria. A fumaça só mata aqueles são maus. Os bonzinhos (ou aqueles que se arrependem) a fumaça não leva. Será que o piloto do avião 815 sacaneou Lapidus pra ele perder o voo de propósito e ir no lugar dele?

Altair disse...

Quando Hurley tava conversando com alguém morto ainda na praia e Jack perguntou quem era, achei que teríamos um novo mistério que demoraria pra responder. Foi ótimo que já respondeu no mesmo episódio. Aliás, que baita roteiro esse né? tudo bem encaixadinho.

Constantine disse...

Quanto ao barco que Jacob e MIB observam em "The Incident", certamente, trata-se do Black Rock. Uma razão que pode explicar por que as pessoas no barco não viram a ilha é que talvez ela estivesse "invisível".

Pode até ser meio forçado, mas tenho a impressão que a menos que o sujeito esteja dentro de um certo perímetro da ilha, ele não consegue vê-la - isso explicaria a dificuldade do Widmore em encontrá-la.

Por outro lado, acho que a Helu Bragança acertou na mosca! Realmente, existe uma questão do lapso temporal relacionada a quem se aproxima da ilha. E, se a ilha for visível mesmo fora do seu lapso temporal, talvez, os escravos não a tenham notado por que estavam lá no calabouço fazendo coisas de escravo, sem tempo para ficar olhando pela janela fumando um cigarrinho, né? euheuheu

Quanto à fumaça, Altair, eu não penso que ela seja tão seletiva, não. Eu acho que ela mata toda e qualquer pessoa que ela quer - acho que ela não tem impedimentos para matar.

Creio, porém, que ela só mata alquém quando acredita que este não lhe tem mais valor algum - a exemplo do Mr. Eko, que chegou a termos com a sua vida, e, assim, impediria o MIB de manipulá-lo. Logo, a fumaça matou-o.

Agora, só eu que estou "meio que" torcendo pro MIB? Hahaha, que cara irado. Os diálogos entre ele e o Jacob são sempre geniais, mesmo que curtos.

Interessante mencionar que o MIB acredita que a corrupção faz parte do homem. Agora notamos o motivo de personagens com os nomes de filósofos, como Rousseau e Locke, entre outros.

Finalmente, como o Ricardus vai parar o Flocke? Acho que é notório que o MIB, em si, não pode ser morto. Logo, a única forma de pará-lo é trancá-lo na cabaninha do pó de tijolo. Então, a correria final será para ludibriar o MIB até um certo lugar onde ele poderá ser preso? O que é bastante estranho da parte do Jacob - se o cara é um estrategista tão phod@, por quê ele não prendeu o MIB num canto da ilha desde sempre, e provou o tal ponto ao seu adversário?

Sinistro..

Adriano disse...

Acabei de assistir o episódio, e assim como a maioria fiquei mto satisfeito com o que ví. Concordo o Constantine ai de cima. O fumaça preta só não mata aqueles que ainda poderão lhe servir no futuro. Só não matou o Richard depois pq o Jacob já havia lhe dado eternidade.

Uma coisa que fiquei na dúvida é que se ele sabe quem são os candidatos de Jacob e disse que mataria o substituto do cara, pq ele ainda não o fez. A minha opinião é que ele não pode fazer isso diretamente, assim como Jacob não podia fazer com ele por isso a constante manipulação por ambas as partes.
No fim, o que estamos vendo acontecer é que o FLocke está fazendo a cabeça dos canditados para por uns contra os outros e poderemos ver um matando o outro defendendo cada lado da história, o black e o white.

Esse foi um ótimo episódio mas o ator q faz o Jacob realmente precisa estudar interpretação, é muito ruizinho o kra.

é isso, Namastê pessoal.

t. disse...

onde foram parar o tesão e a tensão em lost? parece que todos assistem ao seriado com uma nostalgia da primeira temporada e com a esperança que o mesmo clima se repita.

o espisódio dessa semana foi até bonito, mas não significa que necessariamente foi bom. à parte do momento "ghost", em que torci para que richard/ricardo/ricardus beijasse hugo enquanto isabella possuísse seu corpo, para dar algumas risadas, fica combinado que agora tudo se resolve com fantasminha aparecendo na hora certa e ainda dizendo o que é preciso ser feito, fora o joguinho de empurra.

jacob esperava o melhor das pessoas, e quando mais precisou de richard, este corre pra fumacinha.

não espero respostas dos "mistérios" da série, mas qualidade. o que parece ter se esvaziado ao longo do tempo.

agora: jacob tem nome e o da fumacinha ainda não apareceu por quê? me leva a crer que só pode ser de um personagem que a gente já conhece (e que não foi criado pela mãe, o que seria danoso, segundo um vidente).

ah! e o pobre camponês queria ir ao novo mundo, mesmo já estando nele. ok. ele queria ir para os estados unidos. agora, se não havia dinheiro nem pra comprar remédio, como o casal pretendia pagar a passagem do navio? ou iriam andando? ou iriam escondidos a bordo? hum.

e ninguém avisou ao jacob que fora da ilha o mundo não é um exemplo de beatitude? mas fácil impedir o mal de entrar.

ViVa E DeIxE ViVeR!!! disse...

O FLocke (ou MIB) é realmente muito inteligente. É bem sabido que ele, entre essas regras que regem o relacionamento entre jacob e o MIB é que ele não pode matar um candidato diretamente. Assim como ele manipulou Sayd, Ben... Logo, parece que tudo se trata como um jogo de xadrez, onde cada um tem um dom especial (como as peças de xadrez, onde cada peça tem movimentos específicos) e o usa conforme o jogo. Vemos agora como Alpert é importante, e ele estava desde o inicio. Como disse Jacob, tudo tem inicio e fim, o resto é processo!

Unknown disse...

Melhor episódio de todos, sabia que quando fosse o Richard o negócio seria tenso, e tadinho ele é apenas um pobre coitado nessa história toda.
Essa história de rolha que prende do vinho sair, ou o mal no caso, acho que apenas uma parabola, muito se falou do inferno e então jacob disse que não porque Richard tinha vontade de viver ainda e quem disse que no inferno as pessoas perdem a sensibilidade?
Continuo na minha teoria de que isso tudo é um purgatório, afinal o purgatório não é o intermédio, não é a rolha que precede o inferno?
E ainda acho sim que o MIB pode ser bom e o Jacob mal, acho até que o MIB é só mais um pobre coitado assim como Richard, porque Deus nos deu livre arbitrio, o poder de ir e vir e é isso pelo que ele luta, pode até ser que ele saiba que ele saindo ele libere o mal, mas pra quem esta preso, pouco importa as consequencias contanto que seja liberto, assim como Richard não se importou de encontrar uma fumaça o que importava era se livrar das correntes e é isso que o MIB quer, se livrar das próprias correntes.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Gente com relação ao barco/navio/caravela que Jacob e MIB veem em um dia lindo de sol. Creio ser o Black Rock e a resposta é muito simples.

O barco passou por lá em um momento em que o tempo esta ótimo.

A noite houve um mudança, entrou um tempestade, e o capitão do Black Rock decidiu voltar a ilha para se proteger da tempestade.

Este tipo de atidude é muito comun na navegação.

Anônimo disse...

Gente com relação ao barco/navio/caravela que Jacob e MIB veem em um dia lindo de sol. Creio ser o Black Rock e a resposta é muito simples.

O barco passou por lá em um momento em que o tempo esta ótimo.

A noite houve um mudança, entrou um tempestade, e o capitão do Black Rock decidiu voltar a ilha para se proteger da tempestade.

Este tipo de atidude é muito comun na navegação.

Anônimo disse...

Gente com relação ao barco/navio/caravela que Jacob e MIB veem em um dia lindo de sol. Creio ser o Black Rock e a resposta é muito simples.

O barco passou por lá em um momento em que o tempo esta ótimo.

A noite houve um mudança, entrou um tempestade, e o capitão do Black Rock decidiu voltar a ilha para se proteger da tempestade.

Este tipo de atidude é muito comun na navegação.

Malucom disse...

Achei fodástico esse episódio!

Duas considerações:

Por que Jacob meteu a porrada no richard e não fez o mesmo com Ben?

Um barco de madeira destruir uma estátua daquele tamanho? Achei bem forçado!

Altair disse...

"T"

Quer dizer então que o capítulo pra você seria ótimo caso o Richard tivesse beijado o Hurley para incorporar a esposa dele, de modo que você pudesse dar boas risadas??

Amigo, com o devido respeito, não fale uma bobagem desta...

Leonardo BA disse...

O final se aproxima, ansiedade e tristeza se misturam, mas é a vida né? Um dia tudo acaba.
Beleza de episódio, mas aquela história da tempestade é mais um clichêzão pra criar uma forte cena dramática, tensão no ar e todas essas coisas do suspense. Pra mim é certo que o barco do "the incident" era o mesmo black rock e naquela situação ficava mais interessante fazer um clima de uma certo deboche e ironia entre os dois grandes antagonistas da série, até pra demonstrar um certo ar de superioridade frente a tudo e a tal tempestade da chegada tem mais sentido com o clima sombrio e a total perda de esperança do Ricardus e a possibilidade de uma grande virada coisa que sempre uma boa chuva traz nos filmes. É aquela história de "lavar a alma". Mas enfim, as possibilidades da ocorrência da tempestade descritas aqui nos comentários são todas válidas e o evento em nada diminui a grandiosidade da história.
Não gostei dessa história de inferno. Não compartilho da idéia da existência de um representante, um símbolo máximo do mal e nem do bem. Para mim isso foi algo criado para colocar a "culpa" da maldade humana em algo externo, assim como a necessária busca do bem e de seguir aquele que o representa. Mas isso é apenas um pensamento meu referente a algo bem mais amplo que a série.
Como disse alguém aqui o que interessa é uma história bem contada e consistente, o resto são detalhes.

No mais gostaria de pedir licença ao Leco e ao resto da turma para divulgar meu blog para aqueles que gostam de cinema, chama-se Sala de Exibição (http://saladeexibicao.blogspot.com/) e tem uma postagem sobre os melhores filmes de ficção que provavelemte vão agradar aos fãs da série até porque tem muitos títulos já citados aqui nos comentários além de outros bem interessantes (http://saladeexibicao.blogspot.com/2009/11/os-100-melhores-filmes-de-ficcao.html) Aguardo a visita de todos e espero que gostem do espaço.
Abraço

visco disse...

Mas uma perguntinha:

Agora sabemos que existe um certo tipo de pacto, talvez regido pela ilha, entre Jacob e o MIB: nem um pode matar o outro. Por isso, MIB fica mandando pessoas para matar o Jacob. Mas também já percebemos que tem algumas regras para as pessoas poderem matá-los: deve ser uma facada no peito e ele não pode falar nada, nem oi, que não dará certo.

Então quer dizer que o Jacob não está morto, não é? Porque Jacob falou bastante com Ben, antes de ele enfiar a faca em seu peito. E outra: nesse episódio de agora, Jacob fala para Richard que ninguém entra debaixo da estátua sem antes ser convidado por ele. Logo, Ben foi "convidado a entrar" debaixo da estátua.

No mais, eu adorei esse episódio. E vemos como Richard fez uma diferença na ilha. Antes de sua chegada, Jacob e MIB faziam parte de um ciclo que não acabava nunca: Jacob atraía as pessoas para ilha, MIB as matava (ele diz para Richard que todos que foram para a ilha agora estão mortos).

Mas depois que Jacob conversa com Richard, sobre não interferir no desenvolvimento das pessoas na ilha, Richard o convence de que alguém precisa, senão o MIB interferirá (vide Claire, que não foi nada além de boazinha na ilha e agora está completamente corrompida). Com isso, Richard vira o porta-voz de Jacob, e passa a ele mesmo atrair as pessoas, como Juliet, Locke, por aí vai...

Agora, ainda falta sabermos quem prendeu MIB na cabana com as cinzas. Deve ter sido Richard, não?

Cleverton disse...

Pelas minhas contas ele deve ter entre 150 e 160 anos..

Malucom disse...

Uma coisa me deixou intrigado. Se o richard era o representante do jacob, que por sua vez queria provar que as pessoas são boas trazendo elas pra ilha, por que os Outros aterrorizaram os sobreviventes do vôo 815 por 3 temporadas?

Ora, se o Richard sabia que pessoas "era trazidas pra ilha" por que deixou Ben cometer todas aquelas atrocidades?

Eu me lembro que Os Outros escolhiam alguma pessoas pra viver com eles por considerá-las boas, enquanto a grande maioria dos sobreviventes era aterrorizados e alguns até mortos pra servir de exemplo rsrs

Como Richard permitiu isso? Muito incoerente a atitude dos Outros com o discurso do jacob nesse episódio!

Anônimo disse...

O que foi isso? Episódio sensacional!! Que clima foi aquele no início da série? Um grupo de losties conversando ao redor de uma fogueira, falando pela primeira vez em purgatório, na teoria de que todos estão mortos. Foi de arrepiar, foi um incrível começo de episódio!!!

Depois, muitas coisas me chamaram a atenção:
1) que atuação do Richard!!
2) imagine chegar a uma ilha no séc. XIX e ver uma enorme estátua de uma deusa egípcia. Naquele tempo, não havia discovery channel. É óbvio que a crença foi suprema e aquela ilha foi dita uma ilha protegida pelo demônio. Curti demais isso.
3) As pessoas se referindo ao MIB como demônio, também muito do meu gosto.
4) Agora embaralhou ainda mais quem é o bonzinho da história: MIB ou Jacob?
5) Gostei de uma coisa que li falando que ainda nao mencionaram o nome do MIB justamente por ele ser uma pessoa conhecida, Aaron, por exemplo. Isso seria simplesmente demais.

E uma teoria que fiz: o Jacob falou que a ilha é a rolha que proibe o mal de se espalhar. Na realidade alternativa, a ilha não existe mais (foi submersa). Então, na realidade alternativa o mal está espalhado por todo o planeta? É essa a importância que a realidade alternativa terá???

Alencah disse...

O que foi isso? Episódio sensacional!! Que clima foi aquele no início da série? Um grupo de losties conversando ao redor de uma fogueira, falando pela primeira vez em purgatório, na teoria de que todos estão mortos. Foi de arrepiar, foi um incrível começo de episódio!!!

Depois, muitas coisas me chamaram a atenção:
1) que atuação do Richard!!
2) imagine chegar a uma ilha no séc. XIX e ver uma enorme estátua de uma deusa egípcia. Naquele tempo, não havia discovery channel. É óbvio que a crença foi suprema e aquela ilha foi dita uma ilha protegida pelo demônio. Curti demais isso.
3) As pessoas se referindo ao MIB como demônio, também muito do meu gosto.
4) Agora embaralhou ainda mais quem é o bonzinho da história: MIB ou Jacob?
5) Gostei de uma coisa que li falando que ainda nao mencionaram o nome do MIB justamente por ele ser uma pessoa conhecida, Aaron, por exemplo. Isso seria simplesmente demais.

E uma teoria que fiz: o Jacob falou que a ilha é a rolha que proibe o mal de se espalhar. Na realidade alternativa, a ilha não existe mais (foi submersa). Então, na realidade alternativa o mal está espalhado por todo o planeta? É essa a importância que a realidade alternativa terá???

Altair disse...

Finalmente falaram o nome do Magnus Hanso (dono do navio). Para quem não se ligou ainda é o mesmo sobrenome de Alvar Hanso (Fundador do Dharma).

Não posso falar mais por que seria spoiler. Quem quiser saber mais dá uma olhada em:
http://pt.lostpedia.wikia.com/wiki/Magnus_Hanso

Mas de qualquer forma, gostaria de comentar que quando o navio chegou na ilha, os oficiais no convés enfatizaram que ele estava morto. Acredito que isto deva ter alguma importância mais pra frente.....

Unknown disse...

Um barco de madeira destruir uma estátua daquele tamanho? Achei bem forçado!

e que tal a tsuname que levantou o BARCO MAIS ALTO QUE A ESTATUA?

SERIO PESSOAL VI MUITA GENTE FALANDO FOI FORÇADO, FOI SEM SENTIDO.
PESSOAL A TSUNAME jogou o navio no MEIO da ilha.

Anônimo disse...

gente observem o seguinte.percebam que a parte espiritual esta aflorando conforme eu especulei em alguns outros momentos. dizer que a ilha eh o inferno e simplesmente uma metafora. ela nao eh inferno nem tao pouco purgatorio. o que me parece que a ilha foi criada tao somente para prender o MIB e jacob eh o guardiao dessa prisao. pelas evidencias principalemnte com relacao a estatua tudo indica que mib e jacob vieram de outro planeta ou dentro do sistema solar ou fora dele ...sei la. pois bem... o mib deveria ser em seu lar (outro planeta da nossa ou outra galaxia) um ser muito ruim com forca extremamante negativa e em funcao disso foi condenado a sair do seu habitate natural nao so como punicao .provavelmente pra se conseguir algum tipo ou nivel de equilibio cosmico. o que me leva a crer tambem pelas proprias palavras de jacob que existe um tentativa de doutrinar o mib (revejam o capitulo com a conversa entre jacob e ricardo) esta muito claro pra mim isso. talvez, agora eh mais uma especulaçao,o final dessa historia nao precisara de condidato nenhum pois o mib ira se regenerar e o mib se regenerando a ilha perde sua funcao por isso que ela esta submersa. nessa historia nao existira perdedores so havera ganhadores. onde o bem ira prevalecer sobre o mal. e provavelmente jacob ira embora juntamente com mib para o lar deles de verdade. tenho certeza que ira entrar nessa historia a questao da ufologia (mais nao de forma contudente) apenas pra demonstrar que eles nao sao daqui e que apenas escolheram a terra por algum motivo especifico que so iremos saber no final. e por que que jacob tras pessoas para ilha ??? para mostrar a mib que o bem e o mal existem nas pessoas porem o bem pode prevalecer sobre o mal. lembrem-se de "the incident" na conversa dos dois jacob nauqele momento estava dando um recado pro proprio mib que o fato dele ser mal nao siginifica que ele nao pudesse ser do bem. entao jacob diz que mib esta errado quando o proprio mib afirma que chegam la na ilha e distroem corrompem. ou seja me parece que a briga de jacob e mib esta em primeiro quebrar o orgulho de mib para que ele possa entender que o bem eh muito melhor. e por isso usa os proprios humanos para fazer parte dessa recuperacao do mib. FOMOS USADOS POR DIVERSAS TENTATIVAS DE JACOB.o que isso siginifica ???? que os losts nao sao especiais.. eles apenas foram escolhidos por jacob para que o processo de doutrinacao do mib nao parasse. um abraço a a todos. george rabelo. george rabelo . georgerabelo@hotmail.com

Delmos disse...

A emoção ta até agora. Um dos como já estava escrevendo no meu Twitter a um mês atrás, realmente eu acabei de assistir um dos melhores episódios de todas as temporadas. As respostas vieram de forma natural e foi contada de maneira genial. Genial o episódio, fico feliz de poder assistir a um dos melhores eventos que a dramaturgia televisiva pode realizar. Algo grande ainda estar por vir.

Unknown disse...

Eu gostei da frase: Enquanto eu estiver vivo, não vai a lugar algum!
Então eu vou matar você!

Genial

Anônimo disse...

Pessoal, onde encontro material com o nome do restante dos episodios? quantos faltam?
alguns dizem que são 12 no total e eu estou teimando com um cara aqui no meu trampo que são mais.... onde encontro isso?
FANTASTICO ESTE ULTIMO EPISODIO!
Digo e continuarei dizendo que Lost é a mais incrivel coisa que ja vi...

Altair disse...

Galera, eu ainda to com a pulga atrás da orelha com essa história da Estátua.

Eu revi várias vezes esta cena. Dá a impressão que a ilha está afundando. Não parecia uma onda de Tsunami.

Acho que ficou alguma coisa pendente nesse quebra-cabeça.

Altair disse...

Anônimo.

Não é legal postar aqui esse tipo de informação sobre o nome dos episódios que faltam (alguns consideram spoilers). Mas se vc olhar ai no próprio site, vá em spoilers. lá tem tudo que se sabe até agora.

O leco e a galera que cuidam do site são simplesmente incríveis.

Marvin Cross disse...

george rabelo, bem interessante sua teoria... e faz bastante sentido mesmo...

Malucom disse...

Altair,

Foi uma onda muito grande mesmo! A câmera se posiciona como se o barco tivesse sido jogado um pouco acima da cabeça da estátua até se chocar com ela. Talvez tenham feito dessa forma pra justificar o fato do black rock estar no meio da ilha. Ou seja, só um baita tsunami pra jogar o barco lá para o interior da ilha.

Só achei um TREMENDO EXAGERO o choque ter destruído toda a estátua e o barco ter ficado quase ileso. No máximo era pra ter arrancado a cabeça dela. Mesmo assim já seria demais

Altair disse...

Malucom

Concordo com você. foi meio forçado o jeito que a estátua quebrou. Mas a minha dúvida principal nem é esta.

É sobre a tempestade em sim. uma onda tão grande assim já teria quebrado a estátua antes do barco.

Eu acredito ainda que a ilha estava afundando lentamente. Por isso a estátua só quebrou quando o barco bateu.

Aliás, a tempestade pode ter acontecido justamente por que a ilha estava afundando (será????)

Está muito claro pra mim que aconteceu mais alguma coisa antes da chegada do barco na ilha.

leonardo moreira disse...

Vimos neste episodio que Jacob trazia as pessoas e queira que essas demonstrasse bondade sem saber o que fazer, ou terem explicassões, era assim seja bom sem olhar a que ou a oq que?!?!

ja o mib sempre promete dar exatamente tudo que o sujeito mais quer, o mib le pensamentos?

sabemos que richad chegou em 1867, viveu na ilha por anos neste periodo ele estava so ou acompanhado?

vermos que nos anos 50 aparecem charle widmore, eloise hanks, e uma galera como ele chegaram?

jacob esta morto a tres dias, porque mib nao partiu? sera porque nao tem aviao disponivel ou porque nao terminou a campanha eleitoral?

na urna eletronica do lost eu ainda acredito que tem o candidato de numero 51, austen

e a rose e o bernard morreu? queria
rever o vincet

Malucom disse...

Altair,

Acho que a tempestade foi só um recurso pra deixar a cena mais dramática. Não acredito que a ilha está afundando lentamente desde 1867. Talvez a onda gigante tenha contribuído para o fim da estátua, e não apenas o choque com o barco.

Moreira

Você perguntou: "jacob esta morto há três dias, porque mib nao partiu?"

Acredito que antes de ir embora o MIB precisa matar os 6 candidatos para, enfim, acabar de vez com a ameaça de um guardião na ilha. Talvez ele não possa matá-los e, por isso, está reunindo um grupo para fazer esse trabalho sujo.

Anônimo disse...

Todos irão morrer no ultimo episodio (basta ver o nome deste) e o VINCENT estará em cima da cova do (F)Locke ao por do sol... !!! Assistindo um avião cair em pedaços pela ilha....

JC

Constantine disse...

Malucom, devo concordar contigo, cara.
Esse lance dos Others aterrorizando os Losties nunca ficou bem claro para mim.
Claro, sabemos que quem mandava mesmo era o Ben, não exatamente o Jacob. Possivelmente, até fosse o MIB. Se essa hipótese do MIB mandando no Ben, fazendo-se passar por Jacob, for real, aí, até dá pra entender o porquê do terrorismo: O MIB é maléfico e o terrorismo o ajudaria de alguma forma. Mas eu gostaria de alguma coisa mais concreta - ou, pelo menos, que afirmassem isso diretamente na série.

Bom, quanto a essa hipótese que vem sendo levantada, do MIB ser um alien: putz, vou ficar meio decepcionado se for real. Tá, o MIB é o Darth Vader, prenderam ele numa ilha e colocaram um jedi bunda mole de guarda?! Putzzz...

Outra coisa, o Jacob não poderia ter atraído o Black Rock como fez com o barquinho da Rousseau, ou o veleiro do Desmond? Precisava de um mega-tsunami? Talvez essa seja a maior prova de que os roteiristas de lost não sabiam tudo desde o início. Que eles iam construindo a história na base do "vamo que vamo", estilo: "imagina se eles dobram numa árvore e veem um navio do século XIX no meio da ilha!". Nada contra, caso eles façam assim mesmo, só um comentário...

Anônimo disse...

voces não acham que a ilha no presente paralelo esta afundada porque o mal conseguiu escapar destruindo a ilha????????

Anônimo disse...

meu nome é pedro viu

Unknown disse...

Niinguém tem dó do Richard, primeiro ele tomou uma surra do Jacob depois de mais de 100 anos do MIB como Lock

kkkkkk

t. disse...

ALTAIR,

para mim, caso ocorresse a cena, pelo menos teria algo imprevisível e cômico, que contrabalançaria com essa pasmaceira de fantasminha conveniente que a série anda apresentando.

quem aqui ainda achava que o richard não tinha vindo no black rock? até o motivo pelo qual ele não envelhecia já havia sido revelado.

sinceramente, preferiria que richard tivesse descoberto por si mesmo o quão ele é importante pros desígnios de jacob ao invés de ficar vendo o hurley exercitando o espanhol.

lost tá me lembrando aquele filme do mel gibson, creio que "sinais". basicamente todo mundo começou a assistir pensando se tratar de um filme de ets quando na verdade era sobre a fé de um homem, e daí a revolta de muita gente com o final. tudo bem que a série ao fim seja uma luta entre um suposto bem e um suposto mal (me diz aí, o que a fumacinha quer fazer tanto fora da ilha? encher a cara e depois constituir família? arrumar um trampo em los angeles?), mas que se desenrole com qualidade, o que não tem acontecido.

garanto que a maioria aqui se preparou para última temporada disposto a só levar na cara de tanto nó que a série colocaria em nossas cabeças. só que em vez de levar na cara, ganhou-se altas doses de sonífero.

Almirante Águia disse...

Olá lostmaniácos
Sinto muito mas não gostei deste episódio.
Calma pessoal é so uma brincadeirinha, falar a verdade amei, desta vez dei nota dez.
Nostálgico ou não, é um grande episódio cuja expectativa não decepcionou, queriamos respostas e obtívemo-las em grande quantidade, o bem e o mal estão aí, lançados em nossas caras, muitos criticam esta coisa de diabo e inferno, mas é fato presente em em nossas culturas, principalmente em locais colonizados e dominados por religiosos (sic) ungidos por papas.

Um pouco de história
A espanha e o papa tinham acordos de dominação sobre alguns territórios, o que geralmente mantinha em situação de ignorancia e pobreza o povo que os serviam. As Ilhas Canárias passaram a ser escala de navios que trafegavem entre a africa e a américa, desta forma era muito fácil embarcar em um navio qualquer como tripulante até chegar ao destino desejado. O maior anseio de liberdade e fortuna estava em vir para a América do Norte, isso após a grande crise que tomou conta da agricultura local, onde se encaixa a história de Richard Alpert.

Tsunami
Bobagem questionar o tamanho da onda, e o que parece real ou não. Lost é um trabalho de ficção e pronto.

Fica claro que a intenção do MIB é destruir a ilha e tudo o mais, ele poderia ter aberto a garafa e tudo se espalharia, mas preferiu quebrá-la.

Hurley sempre tem um papel de destaque, incrível como Jack é dado a receber "chegas-prá-lá".

Este lance de ETs até que é interessante, mas não vejo mais brecha para este encaixe, pode até acontecer a presença de algum observador, mas não boto fé que aconteça.

Minha mãe sempre disse que Lost é a Caverna do Dragão, ela acreditava tanto que ficou indignada quando viu os 6 fora da Ilha.

Obrigado
Namastê

Rir ou Chorar - Crise de Ansiedade Lostmaniaca
Ontem (3ª feira), acordei por volta de 6 da manhã, me conectei e procurei o link para baixar lost em tudo o que foi site, abri e reabri o teorias e o orkut e nada, achei tudo muito estranho, não aparecia nada novo, nem um comentariozinho sequer sobre o 6x10, já se aproximavam as oito horas, quando percebi que o episódio ainda não havia ido ao ar, ou seja, somente aconteceria a noite. Onde está meu remédio controlado?? rsrs

Malucom disse...

Constantine

Acho que o black rock não foi atraído pelo tsunami rsrs. Acho que aquela tempestade foi só um recuso pra deixar a cena mais dramática e finalmente explicar como a estátua foi destruída.

Mas ele seria atraído por jacob de qualquer forma como todos os outros

Clemilton disse...

Eu já me perguntava sobre a possibilidade de um navio de "madeira" se chocando com uma estátua de pedra e levando a melhor...

Resposta: A estátua foi feita por uma empreiteira brasileira e financiada pela Caixa... :p

Falando sério agora... o episódio foi muito bom e o esforço por tornar as coisas bem encaixadas foram tremendos...

Alguém questionou sobre como o Ben poderia ser tão mal se ele seguia o Jacob bonzinho... oras, Ben nuuuuunca viu ou falou com Jacob, ele fazia o que dava na telha e por isso não podemos relacionar as suas atitudes com o caráter do Jacob.

A história do Richard é uma tristeza mesmo, mas ele ainda tem que fazer alguma coisa pelos candidatos, o que será? Seja o que for, o Flocke já está de olho e a coisa vai ser feia, pois ele agora tem uma preocupação a mais que é o Widmore pronto pra tomar posse da ilha a força... mas será que um candidato pode simplesmente tornar-se substituto por que quer... no mínimo deve haver um ritual estranho para isto...

Já vimos que o Jack já não é o mesmo, que impunha sua liderança a todos,pois levou um belo chega pra lá do Hugo.

Ainda acredito que o Richard está certo quando diz que o Flocke na verdade quer todos mortos... é a porta de saída dele.

KA disse...

Fala, Leco!
Não li os outros comentários daqui, mas acho que eu e meu marido fomos os únicos decepcionadíssimos com o rumo das coisas a partir daqui. Segurar o diabo, lição de moral maniqueísta, discursinho de yoda! Putz, Juro que não esperava um rumo tão bobo e politicamente correto para a série. Se for isto mesmo, judiação...os roteiristas podiam ter ido muito além deste rumo quadradinho e tosquinho de mente travada. Toda pesquisa, ciência, teorias para isto?
Olha, sinceramente..perdi a vontade de ver o fim. Espero pagar minha lingua...
Enfim, vim desabafar porque acho que nem vou fazer análise mais. Juro que foi um banho de água gelada nas minhas expectativas.
Abs

Helu disse...

Ah, gente, sinceramente os caras de lost se dão ao trabalho de usar milhares de teorias físicas e cometeriam a bobagem de escrever no roteiro"então o barco bate na estátua e ela quebra"??!

...

Me desculpem, mas realmente acho q naquela cena eles quiseram dar a entender que foi o tsnami q ferrou a estátua '-'. (prefiro pensar assim, podem me chamar de iludida, hehehe)

E eu tb tenho a impressão q talvez o MIB seja o Aaron, mas se ele for mesmo, qual a relação dele com aquele menino loiro (fantasma...)? Acho q aquela criança é alguém importante do passado do MIB, então, ele tem um passado dele mesmo e talvez não falem o nome para ng sair caçando referências biblícas e desencaixar alguma metáfora '-'.

Malucom disse...

"Alguém questionou sobre como o Ben poderia ser tão mal se ele seguia o Jacob bonzinho... oras, Ben nuuuuunca viu ou falou com Jacob, ele fazia o que dava na telha e por isso não podemos relacionar as suas atitudes com o caráter do Jacob"

Ben não tinha contato com jacob, mas o richard sabia exatamente o que ele pretendia, como esse episódio mostrou! E ele sempre esteve ao lado de Ben.

t. disse...

CONSTANTINE

"Esse lance dos Others aterrorizando os Losties nunca ficou bem claro para mim."

na época, eles precisavam inventar antagonistas (afinal, é uma série estadunidense) e depois perderam a mão em relação a essas pessoas. e aquela gente toda cheio de conexões pelo mundo, tecnologia etc acaba como um bando de hippie bunda suja num templinho de três corredores. e mais: um bando de hippie bunda suja sem voz, acrítico, que não se revolta com nada, que segue correndo pra cada um que se proclame líder deles e que nem mesmo se expressa artísticamente. só um exemplo: você gostaria de morar no templo, vivendo sujo, maltrapilho etc ou na vila tomada da dharma, com casinha e clube de leitura? mas o jacob, o ben, o dogen, o richard falaram que é assim e pronto, geral aceita.

porque, se tudo é picuinha entre jacob e o fumacinha, não precisa dessa gente toda perambulando pela ilha. richard é o porta-voz de jacob, dá algumas instruções praqueles que ele atrai e pronto (porque jacob valorizava a autodescoberta até a chegada de richard). quem não se mostra hábil e corruptível, o fumacinha (como serpente protetora do centro do mundo que é, ou dispositivo de segurança do templo, se preferir) vai lá e detona, como faz com os desnecessários para o desenvolvimento da picuinha.

e alguém poderia fritar um bife pro fumacinha, porque ele parece aquele cara do matrix que sente saudade da ilusão do gosto da carne, pra querer tanto sair da ilha.

t. disse...

Almirante Águia,

que bom que um casal camponês pobre daquele jeito não apenas falava como ainda era alfabetizado numa língua além da nativa, hem?

e que coragem do ricardo querer embarcar sua mulher num navio cheio de homens prontos para matá-lo, roubar o dinheiro que não tinham e, no mínimo, estuprar sua querida esposa.

mas,não. ela precisava morrer que nem em novela pra que seu fantasminha aparecesse na hora certa.

Anônimo disse...

Que coisa mais chata essa dos roteiristas em "segurar" o nome do Flocke.
Tá ficando chato já, alguém pergunta:
"Qual seu nome?" "O que você é?"
E ele responde:
"Sou um amigo" "Já fui humano também" "Sou um homem só quer ser livre"
E logo em seguida fazem a mesma pergunta pro Jacob.
Daí ele responde, meu nome é Jacob.

Anônimo disse...

Vi muita gente falando que foi forçada a destruição da estátua, mas uma pergunta que eu nunca vi ninguém fazer aqui, quem construiu aquela maldita estátua?

Anônimo disse...

caramba ! eu tenho duvidas com relacao a sanidade das pessoas apos lost. uns cobram coisas da serie quem nem sabe o que exatamente ja outros estao satisfeitos por terem respostas simples. lost eh uma serie fantastica que tem seus altos e baixos porem mantem uma linha de raciocinio impressionante. vejo gente reclamndo de uma possivel lição de moral no final (fato que ja dizia desde do inicio da 6 temporada apartir do que tinha visto ) por que nao ? afinal de contas para serve as coisas se nao deixarem uma mensagem importante para nosso engradecimento seja ele moral ou etico ? coisas que tanto falta em todas as sociedades. sera que nao da pra brincar de ficcao e ao mesmo tempo parar para refletir ? se perguntar um pouco por que estamos aqui nesse mundo ? quais sao nossos propositos ? mesmo que nao cheguemos as respostas elas servem para nos fazer pensar e tenetar bscar outros rumos pra melhor... claro. por favor pensem na cena de ben com sua filha na nova realidade onde ele nao deixou que seus interesses pessoais estragasse a vida dela e alem de conseguir um cargo de forma tao malefica. quem nao consegue enxergar a intençao da serie pra mim nao merecia nem ter assistido. quer algo mais surreal que lost????? nele tem um homem de fumaça ; um cara que eh um semideus ; outro que nunca envelhece ; uma ilha que cura doencas , muda de lugar , viaja no tempo , fontes que curam , ursos polares em floresta tropical, enfim um catatal de coisas esquisitas.... affffffffff! me poupem os criticos . lost esta acima de suas capicidades mentais. nao digo pela complexidade mas sim da sua essencia. george rabelo.

Mymy disse...

Concordo incondicionalmente com a Ka e a helu bragança....

Eu adorava as teorias cientificas, a ilha e seu campo magnetico... agora vem falar de rolha prendendo o mal?
Cade a ciencia? Tb nao estou gostando desse fim... Espero que eles expliquem toda a parte sensata, senao ficarei muito triste!!
Como os dharmas chegaram na ilha? e como eles sabem como encontra-las, se ela foi feita apenas para prender o mal?

Lionheart disse...

Algumas impressões que eu tive do episódio:

- Jacob acredita que o ser humano é naturalmente bonzinho, é só dar um tempo pra eles descobrirem isso sozinhos, o que faz ele parecer um tanto ingênuo. Mas quando o Richard diz que, se ele não interferir, o Fumaça é quem faz, ele faz uma cara, tipo "putz, nunca pensei nisso antes", o que faz ele parecer um tanto retardado...
- O Fumaça é o Mal com maiúscula, e tá preso na ilha. O Hurley diz que se ele for libertado o mundo vai virar um inferno. O que nos leva a supor que a vida fora da ilha tem sido um paraíso, então?
- O Fumaça me parece muito mais uma cara atormentado do que propriamente mau. O que faz dele um personagem muitíssimo mais interessante do que o Jacob, bundão como todo bonzinho.
- O Fumaça machuca as pessoas por ação direta, mas o Jacob acaba machucando-as por omissão, correto? O que é pior, afinal de contas?
Sinceramente, cada vez mais antipatizo com o personagem do Jacob e essa briguinha entre ele e o Fumaça me parece de uma mesquinhez sem tamanho.
Espero que os roteiristas tenha algum ás escondido na manga, porque do jeito que a coisa vai o final será decepcionante.

Mymy disse...

sem falar que o campo magnetico curou o cancer da Rose.. entao ele nao é mais importante?

Lionheart disse...

Anônimo george rabelo disse:

"afinal de contas para serve as coisas se nao deixarem uma mensagem importante para nosso engradecimento seja ele moral ou etico?"

Entretenimento de qualidade, talvez, já que se trata de uma simples série televisiva?
Se você está buscando engrandecimento moral ou ético em uma simples série de TV então deve estar bem carente mesmo, cara. Já tentou uma religião, por acaso?

Anônimo disse...

Vários assuntos relacionados à ciência estão ficando de lado nessa temporada, restando apenas os assuntos religiosos. A cada episódio, Lost tá ficando mais com cara de "Missa do Galo" do que de "Globo Ciência".

Alguns assuntos aparentemente deixados de lado:
- bolsão magnético
- viagens no tempo
- iniciativa dharma
- pesquisas médicas e científicas

Espero que todas essas questões, que nas temporadas passadas eram centrais na trama, sejam retomadas e que se encaixem na história, pois a série ficou muito "comum" com essa coisa de Deus x Diabo ou bem x mal, ou seja, Lost, que era antes uma série apaixonante, viciante, complexa e única está virando nessa temporada uma série normal como várias outras que já existiram.

Essa é apenas a opinião de um fã que perdeu um pouco o "tesão" pela série nessa temporada. Espero que nenhum xiita que não aceita opiniões diferentes da sua venham vomitar suas bravatas.

Unknown disse...

Po, mas tem uma incoerencia no Jacob.
antes do Black Rock chegar, o MIB comenta que quer matar ele e ele diz "cai dentro".

O black rock chega, acontecem aquelas coisas. Dai ele vai cobrar "é, voce tentou me matar".

Fabiano Franz disse...

Sem entrar em detalhes (tsunami, estátua, adaga, etc) e tentando capturar a essência desse episódio, parece que a explicação toda caminha para o lado de Apocalipse 20, 1-3:

1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
3 E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.

Resumidamente foi isso que vimos neste episódio e, quem sabe, o que veremos a seguir.

Anônimo disse...

Deixo aqui algumas impressões.

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que este episódio foi realmente ÉPICO. Sério, não me sentia assim após assistir Lost desde a première desta temporada, quando vimos a ilha afundada. Entretanto, algumas coisas me deixaram inquieto:

1. A discussão aqui feita sobre Black Rock em dia de sol e em tempestade não nos faz lembrar o que Faraday diz em outra temporada, sobre a luz na ilha se comportar de forma diferente? Seria, portanto, cabível dizer que o navio esteve lá em pleno dia, mas não viu a ilha por ela estar invisível?

2. A super onda também me pareceu um tanto forçada, sem contar que uma porrada daquelas entre a embarcação e a estátua, se destruiu a estátua, era pra ter feito o navio virar pó! Agora, se a ilha estivesse realmente "afundando", seriam outros 500...

3. Também me senti muito incomodado, como alguns já falaram, com a incoerência entre o pensamento de jacob e as atitudes dos Others nas primeiras temporadas. Sou levado a pensar que Ben Linus talvez estivesse enganado ao achar que estava agindo a mando de Jacob, quando na verdade se dirigia até a cabana onde MIB se encontrava preso. Se isso for verdade, por que Richard, ou Ricardus, ou Ricardo, não fez absolutamente nada? Fica a questão...

4. E finalmente, um detalhe que me ocorreu no momento em que me dei conta que a estátua havia sido destruída pelo Black Rock: Se não me falha a memória (e espero não estar enganado aqui), não há um momento na temporada passada em que os Losties, entre seus saltos no tempo, vêem a imponente estátua ainda inteira na ilha??????? Isso quer dizer que nossos queridos personagens estiveram, em algum momento, no século XIX??????? Que meeedo, hein! Também deixo em aberto mais essa questão.

Enfim, um lindo e brilhante episódio, certamente correspondente às espectativas de todos nós, além de uma magnífica apresentação do passado de Ricardo.

Um abraço a todos e esperemos por mais surpresas amudecedoras!
Fábio Koy.

Anônimo disse...

Corrigindo, *emudecedoras.

Juliano disse...

Tenho a impressao de que o mib nao pode ser o aaron pelo simples fato de um ser loiro, e o outro moreno.

Altair disse...

Gente, vocês me desculpem, mas eu não consigo engolir essa parte da estátua quebrada pelo barco, Tsunami, tempestade que apareceu do nada, etc...

Até agora, todas as respostas tem vindo de forma simples e coerente com o roteiro. Mas essa justificativa pro Black Rock parar no meio da ilha e de quebra (literalmente) levar a estátua junto, ..... po gente... não dá né?

Gente, eu to apostando minhas fichas que ainda vai aparecer mais alguma coisa relacionada a esta parte pra justificar isso.

Lionheart disse...

Pelo número de mistérios não resolvidos expostos aqui e em centenas de outros comentários, tenho a leve impressão de que eles não vão ser resolvidos mesmo, e ponto. E os roteiristas estão se lixando pra isso. Eles querem mais é terminar logo a série e tirar umas longas e merecidas férias com a grana que ganharam estes anos todos...

Altair disse...

mas vamos considerar a hipótese de que esse assuntos está encerrado. Foi um Tsunami mesmo, o Black Rock quebrou a estátua e foi parar no meio da Ilha.

Por que aconteceu essa tempestade?

Jacob tem alguma coisa haver com isso?

O Capitão Magnus Hanso tentou fugir da ilha e a tempestade foi o único jeito de trazer ele de volta?

Por que o nome do capitão foi dito de forma tão enfática mas ele não apareceu? (inclusive enfatizando que ele estava morto).

Gente, esse assunto não pode estar encerrado. Não pode.....

Altair disse...

Mudando de assunto...

Para o pessoal que está decepcionado com a mudança de rumo na história, ou seja, no começo era científico e agora tá indo pra área do misticismo e tal....

Gente, não sei se vocês notaram, mas estamos só na metade da temporada.

As principais perguntas que todos nós queremos saber é óbvio que são aquelas relacionadas ao Dharma, aos números, ao magnetismo da ilha, etc. Mas ainda não é hora pra isso.

Primeiro está sendo respondida a parte mística da coisa e deixando a parte mais científica (e interessante) pro final.

Nossa gente, lembra quando todo mundo ficava dando teoria sobre a fumaça? Já tá respondido...

Calma galera. Vamos deixar para jogar os tomates ou para aplaudir de pé no final de tudo.....

Altair disse...

ps: se a história da estátua ficar por isso mesmo, já tenho um tomatinho reservado.....

Altair disse...

comparando individualmente os episódios, ainda considero o meu favorito "The Substitute", pela importância no contexto da história.

Dr. Linus foi emocionante de fato. Num primeiro momento até achei ele melhor. mas já deu de nostalgia né?

Com relação ao Ab Aeterno, poderia (e ainda pode) ser o melhor até agora, desde que o assunto da estátua volte a ser lembrado.

Altair disse...

Uma coisa me chamou a atenção.

Será que o fumaça não pode matar pessoas indefesas? a fumaça esperou o tal oficial matar todos os acorrentados e deixar só o Richard vivo para depois atacar?

Caso isto que acabei de falar não tenha nada a ver, então é mais um cliche do cinema americano. O bonzinho é salvo no último segundo antes de morrer.

lembrando a lista de Cliches:

1. A escada de cordas velhas no penhasco que dava pra caverna (Saywer quase caiu - óóóóóóóóóó)

2. Saywer discute com Miles, olha com cara de mau para o reflexo do espelho e adivinhem? dá um soco no espelho (óóóóóóóóóóó´)

3. Desmond é salvo no último segundo de levar uma espadada na barriga pela aparição da fumaça (óóóóóóóóóóóóó).

ps: aquela frase do Sawyer "leve-me ao seu lider" é lógico que é um cliche, mas foi dita em tom ironico e de propósito. Foi uma boa sacada essa cena.

Altair disse...

Almirante Águia

Eu adorei seu comentário "Um pouco de história".

Muito pertinente para o contexto atual.

Altair disse...

Pensamentos soltos (não sei se tem importância ou não):

1. Nome do MIB (teve uma hora que ele disse que já foi humano, portanto tem um nome).

2. Afinal, o que Richard tem que fazer para deter o MIB?

3. Capitão Magnus Hanso (não apareceu, só foi citado o seu nome).

4. A estátua (tá bom, tá bom... não vou mais falar sobre isso... po, eu to indignado mesmo).

5. As regras entre Jacob e MIB.

Bruno Tinoco disse...

Meus amigos,

Há algum tempo venho lendo comentários de fãs (alguns, ex-fãs) de LOST ávidos pela "volta" da ciência na série.

Ciência, ciência, ciência :-) Quando LOST foi ciência? LOST SEMPRE foi uma série de ficção (científica? talvez).

É extremamente ingênuo acreditar que um dia discutimos ciência nessa série.

Eu tenho uma pergunta a fazer: quem, destes que clamam por ciência na série, trabalha efetivamente com CIÊNCIA?

Porgunto isso porque, quem realmente é envolvido nesta área, jamais diria coisas do tipo: "quero a volta da ciência na série!" Isso, sinceramente, é ingenuidade. Quem trabalha com ciência jamais pensaria assim, a menos que nunca tenha de fato compreendido o que é ciência.

LOST sempre foi ficção. Abordava alguns aspectos científicos, sim! Daí a tentar fazer qualquer comparação com ciência, é demais.

Me desculpem, mas a ciência contemporânea é rigorosa demais pra querermos vê-la exibida numa série que sempre deixou claro suas intenções.

Ciência se faz em Universidades e Centros de Pesquisa. Vamos curtir a série. :-)

Não quero parecer deseducado, é só um desabafo.

Forte abraço,

Bruno Tinoco

Anônimo disse...

Cadê o Desmond "brother" nessa história toda?

Bergamândio disse...

Alguém reparou no pormenor da alimentação do Jacob e MIB? Não sei se terá algo de espacial, mas MIB alimentar-se apenas de carne e Jacob de peixe quererá simbolizar alguma coisa? Engraçado quando, após a queda do Ajira, o neste caso, FakeLocke ao comer uma fruta cita: "Nunca comi uma coisa tão boa"

Namastê

Altair disse...

MEU COMENTÁRIO MAIS IMPORTANTE DO DIA
(por favor leiam e comentem este, preciso saber o que acham pra saber se minha teoria é furada por inteiro, ou em partes, ou sei lá o que)

1. O MIB diz que tudo que ele quer é voltar pra casa e sair da ilha.

2. O MIB disse que já foi humano um dia.

3. Jacob disse que ele (MIB) não sai da ilha enquanto estivesse vivo.

4. O MIB quer matar Jacob (e pelo jeito, conseguiu).

4. Todos os meios de transporte que chegaram na ilha acabaram destruídos (avião, barco, submarino). Lógico que não estou contando com o submarino do Widmore e o avião do voo 315 que parece que despertou o interesse do MIB.

5. MIB falou que sua mãe era louca.

6. Apareceu um menino na ilha sujo de sangue e só o MIB viu. Richard estava junto mais não viu o menino. O MIB não fez nada.

7. Apareceu o mesmo menino só que não estava sujo de sangue. O MIB viu e Sawyer, que estava junto na cena, viu também. Quando o MIB percebeu que Sawyer estava vendo, correu atrás do menino. Só que tropeçou num galho e caiu (achei super estranho isso). Ai o menino falou alguma coisa do tipo: "você conhece as regras" e foi embora.

8. Mesmo morto, o corpo de locke precisava voltar para a ilha.

9. Jacob disse que as pessoas quando chegam na Ilha, o passado não importa mais.

Então pensei o seguinte --> o MIB matou sua mãe e foi pro inverno (ou purgatório ou coisa semelhante sei lá). O que para nós é uma ilha cheia de mistérios, para Jacob é a rolha que segura o mal e para o MIB é esse inferno ou purgatório ou sei lá o que.

Jacob é uma espécie de "Anjo" ou "Professor" sei lá, tentando recuperar a alma do MIB, que só vê maldade nas pessoas. tudo que ele quer é voltar pra casa, ou seja, voltar a ser HUMANO.

Na Ilha, o MIB tem certos poderes (fumaça, se transformar em outras pessoas, destrancar cadeados com a força do pensamento, etc).

Mas se o corpo original estiver na ilha, o MIB fica preso naquela forma que está ou em forma de fumaça. Não pode assumir outra forma. (por isso agora ele só fica como Locke).

O jeito que o MIB achou pra sair da ilha é morrendo e assumindo a forma de um corpo humano (no caso, Locke).

Ai ele pode sair normalmente, como um ser humano comum. Para isto, teria que matar Jacob primeiro, por que Jacob sempre dá um jeito de estragar os planos do MIB, principalmente destruindo os meios de transporte.

Ps: isso explicaria por que Jacob fez uma tempestade daquele jeito (com o objetivo de inutilizar o Black Rock e deixar bem longe da praia de forma que o MIB não possa recupera-lo e leva-lo de volta pro mar.

Com relação ao menino sujo de sangue, o MIB estava vendo ele mesmo quando matou sua mãe. Era só uma aparição, só ele via. Mas na segunda vez, ele tinha certeza que aquele menino não era uma aparição. Talvez fosse o Jacob no corpo do menino, sei lá. Ele saiu correndo atrás do menino talvez para mata-lo. Mas ele tropeçou (a ilha ou Jacob ou a tal "regras" o impediu).

E aproveitando uma mini teoria junto--> jacob traz pessoas cheias de problemas. O objetivo parece ser dar uma nova chance para essas pessoas serem felizes. Parece uma espécie de purgatório também para ele, onde todas as emoções são testadas ao extremo. Elas não estão mortas, mas não podem mais voltar para seu mundo real. Alguns já tentaram, mas são obrigadas a voltar de um jeito ou de outro.

Ai talvez esteja a explicação para a realidade alternativa, uma espécie de resultado de suas atitudes na ilha.

E ai galera? Viajei demais na maionese? Me ajudem a melhorar essa teoria ou descarta-la de vez, sei lá.

Clemilton disse...

O broda deve estar preso no Super submarino do Widmore...

Anônimo disse...

A galera definitivemente esta ficando doida. os que falam que a seire dando licao de moral nao vale nada pois deveria falar sobre cincia .... me deixa perplexo de como as coisas ruins ja pedrificou o coraçao de muita gente. estamos em sociedade doente tao doente quanto mib perdendo nocoes de ficcao e realidade. parece que lost pra muitos aqui virou uma especie de "maconha" ou qualquer outra droga alucinogina. onde as pessoas querem sair completamente de uma realidade que as cerca para outra 100% diferente onde esssas duas realidades nao se conectem. e depois eu que fui chamado de carente por defender que tudo na vida tem que se deixar alguma mensagem para o bem.muito cuidado para aqueles que viajam demais em lost pois la na frente depois que a serie acabar e decepcao podera virar depressao. pois essa "maconha" tem prazo de validade e sera por meiados de maio. e eu nao estou brincando estou falando serio. para alguns relamente lost virou uma droga que no comeco houve altas doses concentradas e no final baixou a dosagem e infelizmente seus dependentes estao sofrendo de abstinencia. um abraço a todos ......e cuidem-se .george rabelo.

Anônimo disse...

O black rock foi parar no meio da ilha porque na realidade alternativa todo mundo viu que a ilha estava embaixo da agua (submersa). Logo quando o black rock bateu na ilha foi porque a ilha estava emergindo (subindo). O black rock bateu na cabeça da estatua porque a ilha estava subindo daquela cena que vimos na realidade alternativa.

Anônimo disse...

Bruno Tinoco,

toda obra de ficção se baseia em alguma teoria cientifca ou física como preferir.
Um exemplo disso foi Parque do Dinossauros qua quando passou era apenas uma história sci-fi. Hoje em dia o assunto clonagem já não é uma história sci-fi, fala-se em clonagem de humanos como exemplo.

Com lost não é diferente. Que campo magnético é esse que envolve a ilha? Que anti-matéria é aquela encontrada? Eas teorias do Daniel Faraday?

Enfim queremos algumas respostas físicas sim.

Roberto disse...

Olá pra todo mundo.

Alguém sabe qual critério que o MIB usa pra matar as pessoas?

Altair disse...

Anônimo.

com relação a ilha emergir, sua teoria não tem sentido. Na realidade alternativa, vimos a estátua já destruida no fundo do mar em 2004. O Black Rock está em (±)1800 e a estatua está inteira. São situações diferentes.

Mas, se tirar as datas que você citou, essa história de emergir eu gostei. Pode ter algum sentido.

Tulio cesar Leite disse...

Seria o desmond o condidato a "novo" richard? uma pessoa mediadora entre o "branco" e o "preto"? por isso sua importancia na serie. alem de formas parecidas de chegarem a ilha(em barcos e por uma tempestade). Ja esta obvio que ele não é candidato a substituir jacob entao o que ele faria lá????????

Anônimo disse...

Episódio sensacional! Está com certeza no Top 10 dos melhores e mais reveladores da série.

Uma coisa me chamou atenção: o episódio termina com o black man quebrando a garrafa. Se a rolha é a ilha, será que a garrafa é Jacob ou os seus escolhidos?

Fica aí mais um possível mistério. Namastê!!!

Leco Leite disse...

Bruno Tinoco, entendo o que escreveu. Mas acho que o pessoal se refere as questões lógicas da coisa toda. Mesmo que sejam baseadas em fatos de pseudo-ciência, ainda assim há um teoria científica que tenta explicar algo, dando sentido para a resposta.

Se no final a Ilha for uma simples "porta" ou "rolha" para a entrada do Inferno, e Jacob for um "anjo" ou algo desse tipo, não ficarei muito feliz.

Pra mim, universos paralelos e viagens no tempo são mais "reais" que "anjos" e "deuses" por existir alguma tentativa de resposta para esses eventos e não simplesmente a famosa resposta religiosa "é assim"...

Vamos ver, como disse, em 9 episódios ainda pode rolar muita coisa e acredito que há algo maior que fará sentido.

Afinal, a energia existente na Ilha não pode ser descartada assim do nada. Imagine uma energia natural que pode gerar algum tipo de evento que a mente humana ainda não podia "responder" no século 19!? Com certeza seria vista como "obra de um deus ou de um diabo"...

Abraço!!

Lionheart disse...

Anônimo george rabelo:

Então depois do final de Lost vai ter um monte de gente com "síndrome de abstinência" e depressão? Você é mesmo demais, cara.
Mas não esquenta. Tem um monte de outras séries tão boas quanto Lost para ser assistidas. Os norte-americanos não param de produzir estas séries, uma melhor que a outra. Nosso estoque de "maconha" está garantido por muito tempo, pode ficar sossegado. rsrsrsr

Léo.&;Ailana fortaleza.ce;Léo disse...

detalhe q axei legal é..o navio avistado na quarta temporada por jacob e mib ,ou seja..estava de dia la e quando richard chega era noite e tempestade,tsunami e tudo...sendo que quando passou essa mib fala pro jacob,,"eles continuam vindo"...como se o rocha negra ja estivesse vindo a ilha antes mesmo de richard,entao entendi q aquele navio da quarta temporada dessa cena q falei é o rocha negra em outras viagens..pois no episodio 9 da 6ª,,jacob explica a richard que trouxe o navio... disse tambem ao mib que sempre havia busca por substitutos,independente das ameaças de mib...

Anônimo disse...

olá lionheart tudo blz? olha cara o qe falei com relacao a crise de abstinencia faz sentido sim pois lost ao contrario de outras series boas obteve resultados diferenciados pela formula utilizada nao so pela psudo ciencia e pelas teorias enfim por um monte de coisa que envolve a serie ela de fato eh um divisor de aguas a nivel de seriados. eu comentei dessa forma em virtude dos comentarios que eu li. as vezes penso que alguns vao passar a acredittar que a ilha existe mesmo. rs. as pessoas estao querendo por xifre em cabeca de cavalo. lost eh apenas uma excelente seriado que esta ali pra contar uma historia e nao pra satisfazer os anseios de todos. tem gente ate dizendo que nao vai mais assistir lost. tipico de menino mimado que acabou de perder o pirulito. eu gostaria de dar um exemplo : na historinha de chapquzinho vermelho o lobo mau come a vovozinha e o cacador acaba matando o lobo etc etc etc . pois bem eu particularmnte gostaria que no apice dessa histrinha infantil chapeuzinho vermelho ela mesma desse um golpe de kong fu no lobo e depois cortasse a cabeca dele com uma espada samurai .hahahah seria uma cena mais plastica e dramatica. mais nao foi possivel ser assim pois nao eh a minha historia e sim do autor original. com lost eh a mesma coisa. quem gostu gostou quem nao gostou paciencia. ps: eu usei uma hsitoria infantil como exemplo por achar que lost esta mexendo com a imaginacao dos ADULTINHOS a ponto de virar crianca de novo. estao vianjando legal . hehehe. um abraço . george rabelo.

t. disse...

ACHO que entendi a METÁFORA DA ROLHA.

talvez alguém tenha já chegado a mesma conclusão, e aí, me desculpe.

jacob acredita na redenção da humanidade, por isso atrai o povo pra ilha etc e o fumacinha, não compartilha da mesma crença etc.

o que a rolha prende não é o mal, mas o caos (visto, em geral, pela humanidade como uma coisa maléfica). o fumacinha encarna, na realidade, o recomeço do mundo (mais uma vez, novamente, o mundo já acabou 4 vezes pros astecas, acabará em 2012 pros maias e pros indianos já teve n fins), pois alguém já soube de mundo que recomeça sem a destruição do mundo vigente? e jacob, como crê na humanidade, quer evitar o recomeço a todo custo. e nada mais natural que o mundo possa começar a acabar pelo seu centro, a ilha.

a série nos induz a uma perspectiva errada: no fim, não se trata de uma luta entre o bem e o mal, mas sim da crença ou não no homem.

e quanto à dharma, teorias científicas, magnetismo etc? armadilhas para reter audiência etc. a série, mais uma vez, para mim, lembra "sinais". esqueçam os ets.

Anônimo disse...

george anônimo rabelo,

Primeiro...é mEAdos, kUng fu, MAS não foi possível, coisas ruins PETRIFICARAM...fora sua pontuação que não existe. Depois te apresento um sinalzinho chamado vírgula. Nem minha sobrinhazinha de 7 aninhos, quando cria historinhas, escreve tão mal como vc. Quer dizer que questionar coerência na série é ser menino mimado e maconheiro? ahahah essa foi boa.


Bruno Tinoco,

Acredito que a palavra "ciência" está sendo usada com a intenção de se contrapor ao misticismo, apenas isso.

O que eu tb questiono é o fato de a série ter abordado ampla e insistentemente, nas 5 primeiras temporadas, várias questões relacionadas a áreas científicas, como viagens no tempo (quer coisa mais científica que a teoria da relatividade?), magnetismo, entre outras, e depois simplesmente jogou todas essas questões pra debaixo do tapete e revelou uma história totalmente mística e de fácil digestão, uma história inclusive recorrente em muitas séries e filmes, o que fez Lost, de uma série incrível e cativante, uma série apenas legalzinha.

O que alguns questionam é essa incoerência. Se Lost não tivesse abordado nenhum esses temas "científicos" antes, acredito que ninguém estaria descontente hoje, mas, a partir do momento que deram ênfase nesses assuntos durante toda a série, é muito decepcionante vê-los sumirem de uma hora para outra, assim como a ilha sumiu quando giraram a roda subterrânea.

Apenas minha opinião.

E viva a democracia!!! Abraços

KA disse...

Cuidado, Lost agora é droga ilícita, baseadosinho básico dos imorais. Não sabia, é que o mal deve ter PETRIFICADO minha alma.
Ou então estaremos com abstinência de razão e senso crítico!
Cada uma!?!

"Pra mim, universos paralelos e viagens no tempo são mais "reais" que "anjos" e "deuses" por existir alguma tentativa de resposta para esses eventos e não simplesmente a famosa resposta religiosa "é assim"..." - Assino embaixo!

"Vamos ver, como disse, em 9 episódios ainda pode rolar muita coisa e acredito que há algo maior que fará sentido." - tomara, Leco!

KA disse...

Ah, avisando: lá por "meiados" de maio, devo me internar para desintoxicação e curar a depressão.
Aff!

Almirante Águia disse...

Léo.fortaleza.ce;LéoeAilana.

Esta frase: ,,"eles continuam vindo"..., não se refere ao barco indo e voltando mais de uma vez à ilha, mas as pessoas que continuam chegando para cumprir os desígnios de Jacob. Pelo menos foi o que ficou claro para mim.

Namastê

Anônimo disse...

Acho que a parte da série oposta ao misticismo morreu junto com o Faraday. Realmente a 6ª temporada está parecendo outra série, e ainda bem que continua boa.

Bruno Tinoco disse...

"Bruno Tinoco, entendo o que escreveu. Mas acho que o pessoal se refere as questões lógicas da coisa toda. Mesmo que sejam baseadas em fatos de pseudo-ciência, ainda assim há um teoria científica que tenta explicar algo, dando sentido para a resposta." (Leco Leite)

Agora me pareceu mais claro o que quer dizer, Leco.

"Acredito que a palavra "ciência" está sendo usada com a intenção de se contrapor ao misticismo, apenas isso." (Anônimo em 25 Março, 2010 17:39)

Meu amigo, com todo respeito, a [pseudo]ciência apresentada em LOST (eletromagnetismo, viagens no tempo, etc, etc, etc) não passa de uma grande abordagem mística, esotérica. É ficção. Nem por isso perde o seu valor ou deixa de ser interessante, desde que você tenha consciência de que o que é mostrado lança mão de abordagens científicas modernas (relatividade geral, por exemplo) para criar um enredo atraente ao público.

"Pra mim, universos paralelos e viagens no tempo são mais "reais" que "anjos" e "deuses" por existir alguma tentativa de resposta para esses eventos e não simplesmente a famosa resposta religiosa "é assim"" (Leco Leite)

Realmente, viagens no tempo e universos paralelos são abordagens da Física Teórica e recebem tratamento científico. Na série, todavia, trata-se de um artifício da trama. Só isso.

Na minha opinião, contudo, deuses e anjos são assuntos que, se abordados à luz de conhecimentos históricos e culturais, podem se apresentar numa série de TV de forma muitíssimo interessante. E acho que LOST tem conseguido fazer isso.

Quem não acha interessante a cultura do Antigo Egito? Não há viagens no tempo, universos paralelos, [pseudos]bolsões eletromagnéticos, mas nem por isso deixa de ser fascinante enquanto cultura histórica.

Agora, sim, concordo que será de extrema incoerência simplesmente ignorar assuntos que outrora foram abordados de forma tão sistemática em temporadas anteriores.

A temporada ainda não acabou. Vamos dar um voto de confiança aos produtores. :-)

Forte abraço,

Bruno Tinoco

Linus disse...

Comentários

1) Supremo episódio!! Agora sim deu pinta de final de série. :)

2) Acertei NA MOSCA!!!! Obrigado, obrigado...hehehehehe. Desde o começo AFIRMO: Jacob não interfere no livre-árbitro das pessoas...ele espera q elas façam o bem por sí! Uma coisa é atraí-los para a ilha...outra bem diferente é interferir nas decisões. Jacob deixou claro para o Richard, q o objetivo dele é q as pessoas façam o bem por sua conta e tenham o mérito próprio por isso, sem interferência. Já o MIB, interfere diretamente, procura persuadir as pessoas oferecendo coisas q elas querem. Pq segundo ele (e o próprio Jacob tb diz isso) todos são "corrompíveis". Ou seja, todos tem o seu preço.

2) Na realidade paralela q vemos, a rolha saiu da garrafa! A ilha está submersa...logo, MIB atingiu seu objetivo e a ilha foi destruída para que o mal se espalhasse. Seria isso?? Não q os flashsideways sejam o final da série...mas quem sabe "como poderia ser"...

3) Está ficando mais claro pq MIB ainda está na ilha e tem trabalho a fazer: precisa matar os candidatos. Como ele mesmo disse q faria, no final do episódio.

4) Ainda não explicaram pq na década de 60 (??) Richard aparece todo esfarrapado para o Ben na floresta, sendo q bem antes, década de 50, ele já estava igual a hj. OU não peguei alguma dica? :)

5) KA, mto boa. hehehehehehehe

6) Leco, fecho contigo. Ainda tem mta coisado lado científico a ser explicado. O magnetismo da ilha por exemplo...as viangens no tempo (questão física), etc. Quero resposta para este lado tb e não apenas na base da mágica. ;)

7) Altair e cia: sem dúvida. A habilidade dos criadores de Lost consiste em criar mistérios e não em respondê-los. As respostas sempre são simples...mas o negócio é justamente criar mistérios pro pessoal ficar debatendo e quebrando a cabeça. Essa é a moral! Algumas respostas surpeendem sim, mas não são complexas por isso. Continuam sendo simples.

Alguém rebata meu comentário ou concorde, por favor! :)

abraço

Nanamelon disse...

Leco,

Você sabe que eu acompanho o blog há muito tempo, portanto tenho autoridade pra falar o seguinte:

Este foi o melhor texto que você já escreveu. AMEI! Parabéns!

Beijos,

Ju.

Anônimo disse...

para o covarde anonimo : eh verdade aqui ta cheio de professores de portugues. quando escrevo nao faço correcoes nem me preocupo com pontacao quem quiser que leia e entenda.... se quiser. "meiados" e "kong fu" foram erros de digitacao e nao de portugues ja o "petrificar" reconheco ter errado . porem nao disse que as pessoas nao devam nem possam ter opinioes divergentes apenas quis dizer que a serie nao pode agradar a todos nem satisfazer os anseios de todos. inclusive o seu anonimo covarde. a serie nem terminou e ja se especula que nao apresentou as respostas tao requisitadas. deixem terminar pelo menos. lost eh coerente so que mudou de dinamica e as pessoas nao querem isso, ve se pode?! a historia tem dono , e tem final . so que alguns querem que seja do seu jeito. entao vamos fazer um pedido para os diretores pra fazer varios finais um para cada gosto. bando de pseudo-inteligentes. eu so faço criticas quando o futuro criticado termina seu trabalho. esse eh o comportamento mais justo e mais honesto.quando comecei a escrever aqui sempre busquei especular sobre a serie e nao se os diretores estavam certos ou errados.certamente vc, anonimo covarde, eh como uma grande parte da sociedade.... sabe criticar muito porem na hora h quando precisam de vc ..... nao passa de um inconsistente. george rabelo.

Leco Leite disse...

Juliana, obrigado. Mas juro que quando leio, acho que ficou estranho... hehehe

Ka, fica sussa. Tá comigo, tá sem mística... hauhauha

Bruno, fechou. Concordo com vc, a cultura egípcia é interessante como cultura. Mas são culpados por muita coisa mística do mundo hj. Mas entendi como vc colocou...

George, entendo suas colocações, mas não precisa usar palavras que possam atingir, mesmo que sem querer, algum dos fãs. Eu sou sussa e enquanto meu nome não é envolvido, fico na minha e nem esquento a cabeça. Mas seu primeiro comentário não agradou alguns e por isso teve respostas e acabou respondendo tbm. Assim como vc disse só quando acabar mesmo para elogiar ou atacar os produtores...

Mas LOST sempre será LOST e cada verá aquilo que agradou. Eu vou assistir "The Constant" todos os dias quando a série acabar... hehehe

Abraços e valeu pelos comentários, pessoal!

Anônimo disse...

vlw leco . em verdade nao esquento a cabeca com nada porem nao deixo de de me expressar.achei infeliz a abordagem dele para comigo ao tentar me desqualificar ainda mais nao se indetificando e isso eh covardia e covardia nao eh insulto e um estado de espirito. a questao leco eh que o povo brasileiro crtica tudo fala muito e produz pouco. george rabelo.

Anônimo disse...

e so pra por uma pedra nesse assunto .....quando eu brinquei com termo depressao e abstinencia era em virtude da irritacao de alguns com os fatos ainda nao revelados. e eh incrivel como teve gente que levou a serio minha brincadeira. e como toda brincadeira tem um funo de verdade ... tem gente realmente com uma ansiedade demasiada basta lerr criteriosamente os comentarios de cada um. uns mais outros menos ja outros indiferentes como eu. tem gente que nao faz nem ideia que existem pessoas que realemnte se envolvem emocionalmente com as coisas. george rabelo

KA disse...

Hoje to mais "sussa", Leco. É que me "envolvo emocionalmente" mesmo quando o "baseado" não é de boa qualidade, hehehehe. Mais um motivo para me internar, né...
Sério: não crtiquei o episódio em si, entende. É que ele se perdeu com aquele bla bla bla nonsense todo.
Enfim, vamos esperar dia 23 de maio!

Linus disse...

Ninguém para comentar minhas idéias soltas no ar? hehehehe.

Ka,

Vc é mto linda. Só pra dizer. :)

Linus disse...

Na verdade, nada tem haver com bem e mal...

O Jacob e o MIB tinham enchido a cara com aquele vinho e tavam falando besteira com a língua presa. :P

KA disse...

Hahahaha - estavam tomando vinho Natal de R$5 o garrafão! Boa, Linus!

Thanks pelo linda!

Sobre: "2) Na realidade paralela q vemos, a rolha saiu da garrafa! A ilha está submersa...logo, MIB atingiu seu objetivo e a ilha foi destruída para que o mal se espalhasse. Seria isso?? Não q os flashsideways sejam o final da série...mas quem sabe "como poderia ser"...
A realidade paralela até o momento mostra a vida dos losties melhor, ou ao menos, eles estão mais "ajustados". Então é difícil entender como o mal possa estar espalhado. Parece incoerência,não...
E afinal, se toda esta estória de "mal e bem" não for metáfora, a incoerência fica maior. Porque no mundo sem o MIB malvadão vader, só tem desgraça na vida deles...

Linus disse...

Ka,

Heheheheh...o MIB provavelmente lembrou das suas sessões no alcólicos anônimos e quebrou a garrafa no final. :P

Mas falando sério agora...faz sentido oq vc diz sobre os losties fora da ilha. Mas ai, pode entrar aquela questão: nem sempre o bem é oq nos faz mais aparentemente felizes...às vezes o bem consiste em sacrifícios, sofrimento e redenção...o caminho mais longo e difícil. Não sei se vai fechar no final, mas quem sabe a gente descubra q a "nova" realidade não é assim tão boa?

Apenas uma idéia. Na verdade essa q soltei sobre a ilha submersa, é pra fechar com oq diz o Leco no post: se o objetivo do MIB não seria "destruir" a rolha.

KA disse...

Pois é, Linus. o fim que o MIB deu à garrafa (espatifou) pode indicar isto.

E ampliando a ação do MIB ao mundo, faz menos sentido ainda quando pensamos que Jacob diz estar evitando que o mal se espalhe...O que poderia ficar pior se o diabo baixasse por aqui?
Então, além da questão da mágica/mística/fé/religião ser a explicação para tudo na série, seria um roteiro mega incoerente...
Ah, acho que isto foi uma piada dos roteiristas, só pode ser...

Anônimo disse...

Anônimo corajoso george rabelo,

Quer dizer que quem coloca o nome é corajoso e quem não coloca é covarde? Vc realmente tem uma visão bastante limitada das coisas. Eu poderia colocar qualquer nome como se fosse meu e ninguém perceberia, assim como ninguém sabe se o seu é george rabelo mesmo. E se colocasse meu nome real, que diferença isso faria? Nenhuma.

Ah então quer dizer que só se pode criticar depois que a série terminar? Então eu teria que esperar 6 anos para poder emitir minha opinião? Então para quê existe este blog (ótimo por sinal)? Para debater sobre teorias, trocar impressões, emitir opiniões DURANTE o decorrer da série. Ou não?

Minha opinião é minha opinião, assim como vc tem a sua e todos aqui têm as suas. Se todo mundo tivesse a mesma opinião o Teorias e outros blogs não teriam motivo de existir. Mas vc, com sua agressividade, parece querer impor sua opinião sobre os outros como se fosse dono da verdade...tá parecendo o Flocke, rapaz...só falta agora vc me oferecer algo pra me corromper.

Ao contrário do que vc pensa, eu sou como uma pequena parte da sociedade brasileira (infelizmente), que emite sua opinião quando não gosta de algo e não fica dizendo amém a tudo sem se manifestar. É por isso que o Brasil está essa porcaria, pq as pessoas não questionam nada, não protestam. São como cordeirinhos comprados com bolsas famílias da vida.

Todos que estão aqui gostam de Lost, senão não estariam perdendo seu tempo assistindo nem postando em blogs sobre a série. Mas uma coisa é gostar e outra é bajular. Eu adoro Lost mas nem por isso vou achar tudo uma maravilha, vou achar algumas coisas maravilhosas (a maioria) e outras coisas não tão boas ou até ruins. Isso se chama senso crítico.

Assim como Jacob, espero que vc se torne uma pessoa melhor daqui pra frente, aceitando opiniões divergentes da sua e sendo mais tolerante. Ainda acredito nas pessoas...

Abraços,

Anônimo covarde

ViVa E DeIxE ViVeR!!! disse...

É bom falar de lost. Com certeza uma épica série. Too mundo aqui é livre pra opinar. Pode ser crítica ou elogio. Lost é magia, enigma... envolvente... Esse episódio pra mim foi o melhor de todos!

Anônimo disse...

ok! anonimo covarde vamos por uma pedra no assunto e voltar ao que intressa que eh a a serie.e do mesmo jeito que vc me me criticou pelos supostos erros de portugues que eu teria cometido... vou te pedir pra fazer um curso de interpretacao de texto. alias interpretacao de texto eh a maior deficiencia do povo brasileiro segundo o MEC. e vc apesar de muito atento quanto a pontuacao gramatical e a escrita em si ( o que eh muito bom) me parece engordar as essa triste estatistica. se vc ler com a devida atencao ira perceber que apesar da brincadeira em nenhum momento critiquei o fato da pensarem diferente de mim apenas falei que nao se podia entrar no merito se a serie era ruim ou nao , com logica ou sem logica , disposta a resolver todos os misterios ou nao sem que vejamos o final . foi apenas isso que disse mais nada. nessa historia toda o limitado acabou sendo vc. tao importate quanto criticar eh saber criticar . pense nisso. e deseejo que vc seja uma pessoa melhor tb . menos arrogante para que sua sobrinha de 7 anos tenha boas referecias morais e intelectuais. ahhh meu nome de fato eh george rabelo. caso vc tivesse posto o nome ,mesmo sendo falso, estaria simbolicamente referenciando a voce. um abraço e sucesso . george rabelo. sem mais sobre esse assunto.

Leonardo BA disse...

... e o mal já espalhou pela Terra kkkkk. Paz e amor amigos. Vamos manter o bom nível do blog com respeito e cordialidade.

Sobre outros enigmas ainda sem respostas acho que por exemplo muita coisa será respondida quando tivermos um episódio focado em Widmore e o pessoal do submarino provavelmente com alguns flashes que envolvam o seu passado na ilha a chegada da Dharma e por aí vai. lost tem se mantido nessa narrativa, sempre pegando um personagem e encaixando a história. Notaram como no último episódio tivemos novamente aquela cena de Jacob visitando Ilana no "hospital" só que com mais detalhes? O enredo é por aí. No mais ainda tenho FÉ de que a série vai acabar em alto nível, apesar do rumo que alguns detalhes estão tomando.

E você Leco simplesmente ignorou o material da Superinteressante que te mandei ou nem recebeu? Achei que fosse ser bacana pra acompanhar esse fim de série. E que comentário foi aqueles sobre a culpa dos egípcios pelo mistiscismo que se dissiminou pela História da humanidade. Putz isso me pareceu um tremendo preconceito. Mas também ficar discutindo religião é complicado. Interessante é notar que temos uma religião dominante no mundo que historicamente perseguiu, matou e destruiu tantas ou mais culturas do que o holocausto nazista e isso as pessoas parecem desconhecer ou simplesmente preferem não lembrar, mas isso é outro assunto que não cabe nesse espaço.

Abraços a todos

luanalev disse...

Eu particularmente achei um episódio SENSACIONAL. E destaque para Nestor Carbonell que me surpreendeu completamente nesse episódio.

E teria muito mais coisas para comentar, principalmente sobre a história de Alpert, mas vamos às idagações principais:

Aaah, então esse era o significado da foto-spoiler do DarkUfo, lembram?
[http://migre.me/rCyY]

Ok, na analogia, a ilha é a "rolha". Mas será que ela encerra realmente o "mal encarnado"? Se o MIB já foi uma pessoa, como poderia ser ele a encarnação do mal?
Eu acho que essa questão, definitivamente, não está fechada.


E em todos esses comentários só vi UMA ÚNICA pessoa que estranhou o comportamento do Jacob tanto quanto eu. Desde que o Jacob foi revelado, ele passou a imagem de segurança, sabedoria e aparente consciência de tudo que acontecia. Afinal, o cara era atemporal, podia dar 'dons' às pessoas, etc etc. E de repente damos de cara com um Jacob menos sereno, que bate, dá socos, e sabe menos do que está acontecendo. Um Jacob "mais humano" que demonstra raiva e irritação - ainda que sutilmente - por alguém ter tentado matá-lo.
Por que Jacob não saiu esmurrando Ben também? Por que confiava e conhecia Ben ou por que já sabia que sua morte estava próxima?

E quanto aos maniqueísmos de "Bom", "Mal"? Será que Jacob é realmente e inteiramente BOM? Mais alguém observou o sorriso dele ao ser questionado se era o diabo. Será que só achou engraçada tal ideia, ou isso sugere que ele não é tão "santo" assim. Quantos "candidatos" já não morreram para o suposto "Bem Maior"? Será que tem diferença matar direta ou indiretamente, por um motivo pessoal ou pelo suposto bem de toda humanidade?

Veremos o que vai acontecer nos próximos episisódios. Mas eu realmente confio nos produtores que fizeram uma série INCRÍVEL nesses últimos anos, e espero não me decepcionar. Duvido que vão deixar todas as questões de lado dando a explicação de "É assim, pronto. O lance é não deixar o mal se espalhar no mundo".

Enfim, esse episódio foi ÉPICO e ficará marcado.

Namastê!

Emerson disse...

Tenho pensado numa teoria meio maluca, mas não se se tem sentido só na minha cabeça. Estou pensando de onde vieram, qual a verdadeira natureza ou origem de Jacob e o Falso Locke. Bem, lembrando que o FLocke tinha dito que ele tinha uma mãe louca também, se referindo a Claire e Aaaron, o que nos faz entender que ele nasceu como um ser humano (já que perdeu a sua humanidade é porque foi humano um dia) e considerando as viagens do tempo proporcionadas pela ilha e mesmo a forma deles falarem, que não me parecia muito uma linguagem do século 19 e sim mais atual, minha teoria é que o Falso Locke seja o próprio Aaron, filho da Claire. Por mais absurdo que pareça, estou também associando os seus nomes, que na nossa tradução seriam nomes bíblicos do antigo testamento, Jacó e Aarão. O que vocês acham? Qual absurda é essa viagem da minha teoria?

Emerson.

Constantine disse...

Eu temo que realmente pode ser por aí, Emerson. É possível que o Flocke seja o Aaron. Mas isso nao me agrada nem um pouco.

ellias disse...

altair voce viajou cara , naõ tem como a ilha ser uma especie de "purgatorio", isso não explicaria como o widmore por exemplo, sempre vai e volta da ilha, o pessoal da dharma saía em submarino. Cara essa teoria eu condeno!!

ellias disse...

eu acho que , mib é ... não tenho opinião formada sobre o que é ele.kkkkkkkkkkkk
jacob é a garrafa, a ilha é a rosca, e o vinho é o mib.
viajei né.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Linus disse...

Luana

Eu tb concordo com vc e não coloco a mão no fogo pelo Jacob. Aliás, alguém q assumiu a idéia q ele é o mocinho, ousa colocar a mão no fogo?

Jacob sempre demonstrou ser um cara calmo, sábio e q procura orientar os outros para o bem...mas tb mostra um lado pouco explorado por nós até agora.

Por exemplo: ele traz pessoas para a ilha, para provar q o MIB está errado sobre a natureza do ser humano. Como vc mesma diz, qnts pessoas já não morreram por essa "causa" dele? Será uma causa justa? Isso tem mesmo haver com um bem maior, ou é um simples capricho do Jacob pra "ganhar" do seu oponente e provar q está certo? Por várias vezes, ele já teve atitudes "de jogo" com o MIB. O fato de ele mandar o Richard entregar uma pedra branca a ele foi uma delas...Oq é certo dizer é q mta gente já morreu em nome dele, mesmo sem saber...

Quem sabe tudo isso tem mesmo um propósito maior...mas fica a dúvida.

Linus disse...

Viajando agora...pensei o seguinte:

E se for o contrário?

Pensem: O escravo colega de Richard, ao avistar a ilha diz q "é uma ilha protegida pelo diabo". E se Jacob realmente for o diabo e está protegendo o mal que existe no mundo e impedindo o bem de se espalhar? Digo isso, pq pelo q dá pra entender, Jacob não está protegendo A ILHA. Ele está protegendo o mundo daquilo que HÁ NA ILHA (é oq se percebe na história da garrafa de vinho).

Lembrem-se que o MIB mencionou ao Richard, q Jacob "roubou o seu corpo". Quem sabe, ele MIB, era o "branco" antes.

MIB quer sair da ilha. Jacob não deixa, para q o bem não se espalhe. Dessa forma oq faz o MIB para convencer Jacob a libertá-lo?? Tenta provar q as pessoas são más por natureza, independente de quaquer coisa. Ou seja...independe de ele sair, o mundo continuará mau, do jeito q Jacob quer. Então não faz diferença ele sair...

Já Jacob, pensa o contrário. Quer provar ao MIB a necessidade de deixá-lo preso. Então oq ele faz? Busca pessoas fora da ilha para provar q elas podem ser boas e assim, estragar o mal q existe no mundo. Assim, justifica sua vontade de deixar o MIB preso.

Tudo é um jogo entre MIB querendo sair e Jacob querendo deixá-lo preso.

Os flash-sideways, são a vitória do MIB ao destruir a ilha e se libertar (ilha submersa). Como disse a KA, as coisas nessa nova realidade parecem bem melhores, apesar das semelhanças...Ben se redimiu, Sawyer escolheu o lado da lei, Jack se redimi com seu filho...

O que está na garrafa é o mal q existe no mundo e a ilha é oq mantém o mal vigente. Logo, Jacob é o diabo q protege a ilha, como diz o escravo no Black Rock.

Isso tudo q falei, claro, pode ser uma metáfora para algo mais científico tb. Falei levando em conta apenas o lado místico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats