quarta-feira, 10 de março de 2010

607 - "Dr. Linus"

LOST tem personagens tão incríveis que seria mesmo um grande erro acabar sem sabermos o que acontecerá com cada um deles. Essa é a maior promessa dos produtores, que sempre disseram que a série trata das vidas dessas pessoas.

Os flash-sideways vem nos mostrando o que teria acontecido caso os losties e outras pessoas não estivessem na Ilha. Já vimos, por exemplo, Dogen com seu filho. Dessa vez vimos um pouco mais sobre Ben em sua "vida paralela", buscando poder e acabando obrigado a escolher entre seus objetivos e a vida de Alex. Tudo bem, aqui ela não é sua filha, mas é alguém com quem ele se importa muito. Assim como Roger, seu pai. A relação deles pareceu bem melhor que aquela que conhecemos na Ilha e aconteceria caso "eles tivessem ficado na Ilha" quando Roger foi trabalhar para a Dharma. Taí uma resposta para algumas pessoas que perguntavam se Ben tinha ido para a Ilha...

Antes os fãs acreditavam que a Ilha era um "purgatório" ou algo parecido. Um lugar onde as pessoas poderiam apagar seus erros e buscar uma vida melhor. Não sei vocês, mas nesse episódio fiquei com a impressão de ser o contrário. Eles tem a chance de consertar suas vidas nos flash-sideways, corrigindo os erros cometidos na Ilha. Ainda não consigo visualizar como os dois "mundos" vão se juntar ou agir um sobre o outro, mas essa vida "sem-Ilha" realmente ficou interessante.

E quem estava desesperado por respostas deve ter se sentido melhor após esse episódio. Na Ilha tivemos algumas boas dicas sobre as respostas que deverão ser confirmadas nos próximos episódios. Talvez as maiores delas vieram com Richard Alpert e sua tentativa de suicídio. Voltar ao Black Rock pela primeira vez desde que chegou na Ilha e não envelhecer por ter sido tocado por Jacob já podem ser encaradas como boas respostas. Tudo bem que eram teorias já muito debatidas e aceitas pelos fãs, mas é legal quando se confirma. Ainda quando sei que essas respostas seriam bem aceitas pela maioria dos fãs.

Jack nunca será um "homem de fé"! Ele pode aceitar seu "destino" e se tornar o - provável - protetor e substituto de Jacob, mas antes ele mesmo vai testar isso, colocar em dúvida se ele realmente é tão importante. Para mim foi esse o "significado" da cena dele com Alpert... "Quer tentar outra!?".

E o FakeLocke continua recrutando, usando aquilo que as pessoas mais desejam para convencer as pessoas a se unir ao seu grupo. E Ben quase se rendeu, mas foi "aceito" por Ilana também. Talvez sempre tenha faltado a Ben uma opção, uma aceitação em outro grupo. Se pensarmos bem, a própria "purgação" aconteceu pela não aceitação de seu pai. Mas como estamos falando em Ben Linus, não podemos afirmar muita coisa...

Esse episódio também nos trouxe uma noção maior sobre há quanto tempo essa "batalha" vem acontecendo. Quando Ilana conta para Sun sobre ter que proteger um ou os dois Kwon, e que só restam 6 "Candidatos", dá para perceber que isso já dura muitos e muitos anos mesmo. Aliás, começo a ficar com a sensação de que o plano de Jacob agora é "ajudar" seu Inimigo a sair da Ilha! Se livrar dele. Não sei explicar, mas fiquei com essa sensação.

E como LOST adora nos surpreender. Mesmo depois de 6 anos os caras acabam nos deixando de boca aberta. E olha que li muitos spoilers antes da temporada começar e sabia que Charles Widmore estaria de volta. O nome dele também aparece nos créditos. Agora, ele mesmo comandando um submarino chegando na Ilha foi incrível! Já até imagino a confusão que ele causará. E fico imaginando duas coisas: devemos descobrir como ele sabia a localização da Ilha quando mandou o cargueiro e como encontrou agora, talvez com ajuda de Ms. Hawking; e de que lado ele ficará nessa "batalha" épica, que ele mesmo anunciou para Locke na Tunísia.


Bom, é isso. Eu achei o episódio fantástico e acredito que esse deve ser o ritmo da temporada até o final! Semana que vem teremos o episódio "Recon", mas não vou dizer ainda sobre quem será o episódio...

Agora é só ficar ligado por aqui e participar nos comentários enquanto os Detalhes e Easter-eggs não chegam. E participem também votando na enquete para dar sua nota para o episódio!. Melhores Cenas, LOST Untangled, Frases e Imagens, Mistérios e Respostas e muito mais sobre "Dr. Linus" nos próximos dias!

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

Leia também as "Primeiras Impressões" no Café com Cuca.

137 Comentários:

Fabi Lameirinha disse...

Há, Leco, que legal sua indicação...meus comentários são sempre meio malucos, meu inglês é péssimo. Tento acompanhar como dá!

Sobre Alpert, eu já tinha pensado que ele poderia ter vindo no Black Rock como imediato, e que aquele diário que o Widmore compra teria sido escrito por ele. Agora, já dá pra ter certeza que ele veio no navio acorrentado como escravo! E as pessoas não entendem que tem uma resposta bem na sua frente, e ficam reclamando...

Acho que os tocados por Jacob não podem tirar a própria vida, por isso a dinamite não explodiu, já que Jack acendeu o pavio e ficou lá. Alias, Jack foi tão seguro falando com Alpert, que até parecia o Jack da primeira temporada!

Anônimo disse...

ao tenho qualquer tipo de comentario para descrever o episodio foi sem duvida fantastico. Gostei muito de ver o jack ( agora um man of faith ) convencido realmente de que foi levado a ilha por um motivo e por isso sabia que nao poderia morrer provou a ele mesmo e ao proprio richard que vimos neste episodio que tambem é um ser humano como outro qualquer e que tem as suas fraquezas os seus problemas. Quase que percebemos o sentimento de frustraçao que ele sente ao dizer que dedicou toda a sua vida a jacob ( e que vida ) e que o homem que ele seguio morreu simplesmente. Mas ouve muito mais coisas neste episodio.


Tenho outra questaoa que nao vejo ninguem colocar e que acho realmente importante. Nesta sexta temporada vimos varias vezes fakelocke dizendo que é um homem que esteve preso durante muito tempo. Preso por Jacob ou os outros. Mas na quarta temporada vemos Ben invocar o lostzila. Como poderiam os outros usar o Lostzila para seus proprios interesses se ele nao tava nem ai para os outros e odiava Jacob. Nao percebo alguem me pode esclarecer..


Zemi Almeida

Telma disse...

Eu tenho que dizer que nós vimos o renascimento do Ben. Enquanto a quase maioria ama de paixão o Locke, o cara por quem bato palmas é Ben Linus.
Este episódio deu bastante informações para a gente pensar e começar a tomar outros rumos (ou não) em nossas teorias. Estou acompanhando com muita vontade e curiosidade esta linha paralela, e creio que dentre todos os episódios apresentados até agora, foi este que deu uma brecha para que eu acredite que uma das duas realidades vai tentar consertar a outra, e talvez após este conserto, finalmente o curso siga um caminho só, definitivamente.

De repente a semana que vem, após o oitavo episódio, eu possa escrever algo totalmente diferente. Afinal o grande mistério desta série são as pessoas, os personagens que a compõe, e que dotados do seu livre arbítrio, possam desenhar outra situação nas próximas e derradeiras horas de Lost.

Informações relevantes:

Ben e Roger Linus na paralela, conversando sobre o que teria acontecido se tivessem permanecido na Dharma... ou seja, em algum momento, antes de 1977, eles deixaram a ilha.. digo isto, porque no dia do incidente, como conhecemos, Ben estava no Templo, sendo curado, certo? O que me leva a pensar... teríamos tido outro incidente ou o que valha antes do conhecido incidente de 1977?

Alex Rousseau... uma brilhante aluna, indo para Yale e cujo destino mais uma vez está nas mãos de Ben, agora Doctor Linus, que não se fez de rogado, e num momento de altruísmo sem espécie, abdica da cadeira de diretor, e permitir que nesta vida, ela possa ter um novo destino. Me intriga novamente os longos olhares, em mais um possível momento déjà vu da série.

Legal ver o Artz novamente, quase ninguém gosta dele, mas num momento nerd total eu o apreciei...

Na ilha, momento desde o grupo fugindo do templo, Miles revelando sobre quem matou Jacob , Ilana revelando a Sun que eles são candidatos a FICAR no lugar de Jacob... (gente, alguém vai mofar naquela ilha.. quem será?????) uma brincadeirinha do Miles, lembrando-se e depois indo lá pegar os 8 milhões de dólares em diamante enterrados com Paulo (R.I.P Paulo, este não aparenta ter volta mesmo) O Flocke aparecendo para o Bem e soltando a corrente dele com o quê? Pensamento? Estalo de dedos?? O que foi aquilo?????

De todos os grandes momentos, gostei de duas coisas: Richard e Jack dentro do Black Rock, e a grande revelação: quem o Jacob toca não morre. Então como se explica Sayid??? E Locke??? Outra coisa: acho que eu ficou claro que o Richard está ligado definitivamente ao Black Rock não????? Ele pegou aquela banana de dinamite com a naturalidade de quem conhece aquele lugar. Espero que um dia mostrem o teor da conversa que ele teve com o Jack, nem que seja em flashback, imaginem as coisas que ele possa ter contado a ele.

Confissão: quando os dois estavam explorando o navio, e o Hurley grita Jack, imaginei que o Hurley tinha encontrado a caveira do pai do Locke, o Sawyer, afinal ele foi enforcado lá dentro, hehehehe...

O outro grande momento, e por isso é bom não saber spoiler: quando mostrou o foco de uma câmera pegando o pessoal da ilha dentro da água.. tomei um sustaço e ver um submarino, com o Widmore dentro.. ai galera... não é justo falar que agora o bicho vai pegar, porque para mim já tá pegando desde o primeiro episódio da sexta, para não entrar em outros pormenores e falar que tá pegando desde o Pilot.

Enfim, mas um grande passo na montagem do cenário final... estou ficando saudosista, e vou reverenciar a série, e para aqueles que tem a coragem de dizer que não gostaram do episódio, ou acharam fraco, a tv tem outras opções.

Abraços e namastê.

Ricardo disse...

Vou viajar um pouquinho. Bom, uma vez que Damon Lindeloff afirmou que a realidade alternativa é importante, o que é óbvio, dado a quantidade de tempo que ela ocupa nesta sexta temporada, tenho a sensação de que o que se pretende colocar é que os personagens, na realidade alternativa, representam uma realização de vontades que os próprios personagens não conseguem realizar na realidade da ilha.

Uma vez que se está considerando a "realidade mais importante" como a realidade dos losties na ilha, pelo mesnos é a impressão que a série passa desde o começo, imagino o que poderia acontecer se alguém morre na realidade alternativa.

Já estou querendo ver o episódio 8...

Essa série está demais!

Wendell disse...

Alguém se ligou no filme que aparece embaixo da revista e livro que o ben pegou na barraca da prai? Chama-se The Chosen, pesquisando na internet veja a sinopse que encontrei:

"Dois adolescentes judeus na Nova Iorque da década de Quarenta conhecem-se
como rivais num campo de jogos. Após ter ferido Reuven, Danny visita-o para se
desculpar. A frieza que caracteriza as suas relações rapidamente se transforma num fascínio
mútuo e numa forte amizade que leva cada um a descobrir e admirar as diferenças do outro.
Reuven é experiente, prático e sensato, ao passo que Danny é brilhante e místico,
incrivelmente erudito nalgumas matérias e incrivelmente ingénuo noutras. Para o tornar
humilde, o seu pai, um rabi imigrante, seguiu a severa tradição de
Danny anseia por um conhecimento mais vasto do mundo que Reuven representa. Por seu
lado, este fica encantado pelo enredo familiar e pela sinagoga comunitária dos ortodoxos.
Pode a amizade dos dois jovens sobreviver às agudas diferenças entre a ortodoxia de
Danny e o judaísmo reformado de Reuven? O povo ortodoxo opõe-se à constituição do
Estado de Israel tão fanaticamente como Reuven e o seu pai trabalham para criá-lo. Esta
questão ameaça torná-los inimigos uma vez mais. Porém, quando a criação do Estado de
Israel deixa de ser um objecto de discussão e surge como um facto consumado dá-se uma
reaproximação dos dois jovens. A reconciliação é também facilitada pela emancipação de
Danny do jugo parental, que abandona os estudos rabínicos, a casa familiar e até as vestes
tradicionais do seu povo."

Grande semelhança com Jacob e o Falso-Locke? Sem falar que Jacob é provavelmente judeu.

Wendell disse...

Será que teremos uma reaproximação no final da série entre Jacob e o FLocke, e a batalha entre os dois lados na verdade não teria vencedores nem perdedores?

Constantine disse...

Episódio bacana. O Ben é 10. Hehehe. Adoro o personagem e o ator.
Tive certeza que ele ia pegar o lugar do diretor. Porém, ele teve capacidade de escolher o futuro da Alex. Isso nos permite duas conclusões: 1. no flash-sideway o Ben é um cara com escrúpulos (tipo não matar o próprio pai e não deixar a filha morrer, hehehe); ou 2. ele é o mesmo Ben, a única diferença é que ele, no flash-sideway, ainda não sentiu o "poder", nao esteve numa posição em que ele se sentisse importante - exatamente como as observações sobre Napoleão que ele fez no começo do episódio.

Outro ponto relevante é a iniciativa Dharma. Ela continuou existindo? Por quanto tempo? Widmore foi o chefe dos others no flash-sideways até o final? O expurgo ocorreu?
A Dharma, claramente, não pode estar funcionando, haja visto a ilha estar submersa. Mas, então, a ilha foi afundada após 1977 (foi nessa data que o Ben chegou na ilha, não?). Muitas questões que podem ter relevância, ou não! heuheuhe

Xando_Xiospork@hotmail.com disse...

Bom dia galera.

Só estou comentando porque me chamou a atenção duas semelhanças:

O diretor fala para o BEN cuidar da detenção com 5 jovens. Alguém se lembra do filme "O clube dos cinco"?
É meio antigo (decada de 80), mas fala sobre 5 pessoas que repensam suas vidas até o momento na detenção. Esse episódio com o Ben foi, para mim, mais ou menos isso.

Outra mas essa é da temporada passada:
O nome do Chefe dos Seguranças no filme Barrados no Shopping "Mallrats" de Kevin Smith se chama - LaFour.

Como o criador do LOST tem cara que gosta de coisas de nerd deve ter pensando nesses filmes!!!

Abraços a todos.

Altair disse...

Não há dúvidas que tivemos um grande episódio, emocionante surpreendente e saudosista.

A série conseguiu uma coisa incrível: TORNAR OS FÃS DE LOST PERSONAGENS DA HISTÓRIA. Eu explico: todos nós, em determinado momento, já questionamos se a história terá um fim digno e quando finalmente irá parar a enrolação e as explicações irão acontecer. Precisa haver uma "dedicação" muito grande e uma capacidade de "confiança" enorme nos "Jacob's" que comandam esta série. A mesma que os personagens de Lost tiveram (ou estão tendo) durante todos esses anos.

Portanto, para todos aqueles que não acreditam num final emocionante e convincente da série (Passaram pro lado do Fake locke, rsss) é hora de rever seus conceitos.

Detalhes emocionantes:

- "Eu te aceito" (Ilana)

- O carinho paternal de Linus e Alex.

- Jack e Richard brincando de Roleta russa com uma dinamite. "Vamos de novo"?

- Os pedidos bobinhos do professor de Ciências para Linus em troca dos e-mais.

- "Me ajude com a lona, por favor?" (sun, acompanhada de um sorriso que diz tudo).

- Rodrigo Santoro foi lembrado. Quem diria? Aliás, até que enfim Miles está mais ativo na série.

- Reencontro dos personagens com fundo musical já no fim do episódio.

- Widmore no submarino.

Uma dúvida, alguém pode me ajudar? Aquelas bananas de dinamite estão a muito muito muito tempo ali. Elas deveriam funcionar normalmente? não estariam velhas?? alguém me ajude nessa por favor.

Namastê!

DeChamps disse...

Altair, ah... Já que funciona na série, deixa quieto né...

Os flashsideways de Lost dariam uma bela série de drama... As histórias são muito convincentes...

Cristina Viana disse...

Ok, deixa eu viajar um pouco aqui:
Desde o episódio da semana passada, eu fiquei com uma impressão sobre os flash-sideways, e ela aumentou com o episódio de ontem. Para mim, parece que essa realidade alternativa é o meio que o FLocke usará para devolver as coisas para os losties, por exemplo, ele promete para Sayid trazer Nadia de volta, e ela está bem viva no flash-sideway. Promete que Claire terá seu filho, e até onde vimos, ela está com ele na realidade alternativa. Assim como aconteceu com Dogen também, que tinha o seu filho vivo na realidade alternativa, mesmo isso tendo sido prometido pelo Jacob.
E outra coisa que me deu a impressão também é que na verdade, Jacob e FLocke são a mesma coisa (viajeiii), só que um representando uma parte má, e outro representando uma parte boa. Isso explicaria o porque de FLocke não poder matar Jacob, talvez por não poder se suicidar, assim como o Alpert, o Jack e os outros.
Mas viajens a parte, gostei muito do episódio, e me simpatizei MUITO com o Ben. E foi legal ver a Alex de novo, eu gosto da personagem dela, é uma pena que tenha morrido.

Gunner.Luiz disse...

eu tive uma leve impressão nesse capítulo que o Jacob pareçe ter sido do "mal", e o Flocke ser do Bem, pelo caso que os candidatos podem ter sido manipulados por eles.

Posso estar totalmente errado, mais sei la. Lost eh LOST.

Rodrigo de Aquino disse...

gostei de ver a redenção do Ben, espero que dure.
e por onde anda o Ford?


Mas pessoal, também estou com essa dúvida, se o Flock é o monstro e é o ser que pede ajuda para o Lock na caverna: Help me, lembram? Como ele poderia aparecer por exemplo no primeiro episódio matando o piloto e tals, tipo, será que como fumaça ele poderia passar as cinzas? acho que não, pois não entrou no templo.

estou muito confuso em relação a isso: Flock e fumaça preta...

estou perdido

Anônimo disse...

Tenho outra questaoa que nao vejo ninguem colocar e que acho realmente importante. Nesta sexta temporada vimos varias vezes fakelocke dizendo que é um homem que esteve preso durante muito tempo. Preso por Jacob ou os outros. Mas na quarta temporada vemos Ben invocar o lostzila. Como poderiam os outros usar o Lostzila para seus proprios interesses se ele nao tava nem ai para os outros e odiava Jacob. Nao percebo alguem me pode esclarecer..


Zemi Almeida

Altair disse...

Ai Leco.

Quero ver como a gente vai escolher a melhor cena do episódio. Pelo fato de estar centrado em cima do Ben, teria que ser alguma com ele. Mas sei lá viu, tem várias cenas boas.

Difícil essa......

Altair disse...

Os comentários que se seguem não são teorias. São apenas análises cronológicas dos fatos conforme já foi mostrado até o presente episódio (se eu cometer algum erro, me perdoem, minha memória as vezes falha, rsss):

1. A Teoria de que a realidade paralela é o final de LOST foi pro espaço. Claramente, a cena do Ben com seu pai deixa claro que eles estiveram na ilha em 1977 (quando ben era criança), mas desistiram do projeto Darhma e voltaram. Em 2004 ben já é adulto, professor de história, onde os passageiros do voo 815 pousam em Los Angelos e vivem normalmente suas vidas, todos em harmonia no mesmo tempo e no mesmo espaço. Prova disso, é que Locke na cadeira de rodas (e que estava no avião) contracena várias vezes com este Ben que voltou da ilha com seu pai em 1977.

2. Aqueles (outros?) Losties que estão na ilha encontram-se no ano de 2007 (passaram 3 anos na ilha ou fora dela durante algum tempo, no caso dos oceanic 6).

3. No começo desta temporada vimos a ilha submersa durante o voo (no caso o ano é 2004).

4. Vimos também que Aaron foi deixado fora da ilha por Kate. Este Aaron que foi deixado com a Mãe de Claire em 2007 (tempo atual na ilha) teria portanto 3 anos. O outro Aaron (o de 2004) ainda nem nasceu. Claire ainda estava Grávida.

5. Todos os personagens (tanto os que estão na ilha em 2007 como os que estão fora da ilha em 2004) não mostraram nenhuma evidência de que estão interligados. o MÁXIMO que aconteceu foram "vagas lembranças", do tipo "já não te conheço de algum lugar?".

COMENTÁRIO ATÉ O ITEM 5:

Eu não acredito que uma realidade aconteceu antes ou depois da outra, apesar de haver esses 3 anos de diferença. Acredito sim, que são linhas de acontecimentos paralelas que se dividiram em determinado momento da história há muito tempo atrás. Muito antes de 1977 quando Ben retornou da ilha. Não vou arriscar uma data mais antiga que isso, por que estou tentando me basear nos fatos apresentados e não em suposições ou teorias.

Se essas linhas vão se juntar ou vão continuar separadas não sabemos ainda.

continuando.....

6. Miles disse para Ben alguma coisa do tipo "Jacob acreditava em você" se referindo ao fato de Ben te-lo matado. Jacob na ocasião iria lhe dar escolhas, mas Ben nem deixou ele terminar a frase.

Comentário: uma coisa em Lost que já está comprovado. Não existem surpresas, reviravoltas na história. Existem mistérios sim e muitos, mas surpresas não. O Jacob é do bem e O MIB é do mal. Se isto for trocado seria uma surpresa e não é o estilo da série. Branco do bem, preto do mal. Clássica cena.

Por hora é isso.

Amanhã leio o comentário de vocês galera. Abraços.

Delmos disse...

Um Dos melhores episódios entre as temporadas, alias, acredito eu que todos os episódios que Bem era o principal foram excelentes e contribuíram para as afirmações dos produtores de que em Lost, o mais importante da série são os personagens. Michael Emerson mais uma vez impecável (já ta na hora dele ganhar um EMI).
Os flash-sidewais começam a melhorar e este para mim foi o melhor, uma trama muito bem feita. Tivemos a confirmação de que Bem esteve na ilha e que algo os fizeram sair de la. Penso que talves deva existir outras pessoas que la estiveram e também saíram, talvez estejam se perguntando o que aconteceria se la estivessem. Muito provável a ligação das duas realidades esteja justamente nessas pessoas que la estiveram.E a iniciativa Dharma, ainda existe?
Ótimo episodio, o final dele com a “redenção” de Bem foi espetacular, a triha sonora digna de primeira temporada e a cena final com alguns personagens voltando para praia e sendo abraçados fez lembrar os velhos tempos.

Leandro disse...

Discordo qdo disse que "jack nunca será um homem de fé"
Na verdade acho que nesse episódio ele se transformou literalmente num homem de fé, uma fé tao inabalada agora que ele ate acendeu a dinamite a acenderia qtas precisasse.
Fé tal que Alpert perdeu mas acredito que a recuérou ao ver jack falando tao confiante

Unknown disse...

E ao final das contas o FLock até que pretende deixar alguem na ilha.
Achei que ele queria tocar o terror e deixar na anarquia. =p

Rafael disse...

"E fico imaginando duas coisas: devemos descobrir como ele sabia a localização da Ilha quando mandou o cargueiro e como encontrou agora"

Ué, widmore soube da localização da ilha através do diário do black rock, que ele comprou num leilão na terceira ou quarta temporada.

Unknown disse...

HUn, e outra, Flock fala que ele está reunindo o seu grupo para ir a estação da Hidra. Achei que eles iam para a Orchid, na rda congelada. Será que ele quer sair pelo mar mesmo?

Rafael disse...

Emocionante a cena final do Ben explicando as coisas pra ilana. Fiquei com pena dele! E foi legal vê-lo escolher o lado certo dessa vez!

Cleverton disse...

algo q fiquei pensando.

Se o ben sai da ilha, talvez garoto. por conta do incidente q "talvez" funcionou afundando a ilha.

ele lembra q levou um tiro?

Derdrake disse...

Pra mim está claro a analogia dos roteiristas com a bíblia vejam só estas semelhanças: Na bíblia há uma passagem em que Jesus é tentado pelo diabo no deserto, o diabo tenta persuadir Jesus com poder, com favores, e em revelar-se como Deus diante dos homens, tudo isso para vencê-lo para provar que Deus estava errado.
Essa passagem parece com a 1ª cena de encontro entre lostzila e Jacob na praia, em que lostzila diz que: “eles aparecem, matam, corrompem e destroem é sempre a mesma coisa, o resto é só progresso nada mais”, ou seja a humanidade não tem jeito ele tenta convencer Jacob disto.

Outra, assim como Lostzila não podia matar Jacob, o diabo também não podia matar Jesus. Então o que o diabo fez? Ele usou outras pessoas para matar Jesus, justamente do povo em que Jesus escolheu para salvar, os judeus (linus já foi líder dos outros e até o último momento jacob confiava nele), Jacob era o líder supremo dos outros e Linus seu discípulo, assim como judas era discípulo direto de Jesus, um dos mais próximos a ele(recebia ordens dele). Quando Jesus foi traído por judas, imagino que Judas chegou mansamente a ele( assim como Linus) e o matou. A morte de Jesus começa no instante em que foi traído por Judas. E durante o seu julgamento o que Jesus fez? Ficou calado, assim como Jacob na hora de sua morte.

Jacob escolheu varias pessoas para uma missão que seria como sabemos agora, para comandar a ilha em seu lugar. Ele escolheu diversos candidatos para isso ao longo de vários anos, mas eles falharam ou morreram restando apenas seis. Bom a bíblia mostra que antes de Jesus, Deus escolheu homens para salvar a Terra, não me recordo de todos, mas tem por exemplo Noé, Deus iria destruir toda a humanidade pois ela havia se corrompido, e ninguém mais lembrava de adorar a Deus. Mas o existia uma pessoa que continuava fiel a Deus, era Noé, e por isso Deus firmou uma aliança com Nóe, após o dilúvio só existia Noé e sua família na Terra e ele deveria salvar a humanidade ensinado os caminhos que levam a Deus a sua família e seus descendentes, como sabemos ele falhou. Outro homem escolhido foi Sansão, ele tinha um dom dado por Deus, era a sua força. Também falhou e morreu. Outro homem era Abraão, que também falhou, indo para o Egito, o que custou 400 anos de escravidão aos judeus.

Outra, no 3º dia Jesus ressuscitou e apareceu para uma mulher, o mesmo aconteceu com Jacob que apareceu para hurley.

Outra, na bíblia, livro de Apocalipse conta que o diabo será preso por 1000 anos, e um dia ele escapará de sua prisão e dominará a Terra por 7 anos, o governo do anticristo(lostzila também está numa prisão, a ilha, por muitos anos e procura achar uma saída para sua prisão). E chegará o dia do confronto final, em que o diabo ferirá o calcanhar de Jesus, mas Jesus ferirá a cabeça do diabo acabando definitivamente com ele.

Quanto a Richard Alpert, ele não envelhece, foi tocado por Jacob e é seu servo durante muitos anos, sendo que seu propósito de existência está ligado a servir Jacob, acho que há possibilidade dele ser quem sabe um anjo, pois foram criados com o único objetivo de servirem a Deus.

Quanto essa outra realidade que está aparecendo na 6ª temporada, penso que se trata do final de lost, acho que no último capítulo essas duas realidades vão se juntar, ou seja, algo ocorrerá e a única realidade que existirá será esta que estamos vendo como “outra”, dos losties fora da ilha.

Cleverton disse...

Parece que Jack esta começando a se conformar com o destino dele. aquela cena me deu calafrio, aquela dinamite parecia q ia fazer um estrago

Lu disse...

Ainda não formei nenhuma ideia sobre a realidade paralela. Mas não acho que seria o final pois são em tempos diferentes.

Agora qnto ao toque de Jacob. Já havia percebido isso na terceira temporada. Jack tentou o suicidio tentando pular da ponte. E ocorre um acidente por causa da mulher que para p/ olha ele. Lembram?

E o lance de que o candidato poder ser morto. Ficou evidente disso qdo BEN mata o locke(q tá mortinho mesmo).

Unknown disse...

O Michael também tenta se matar várias vezes e não consegue...
Jin sobreviveu à explosão do cargueiro, pq estava na parte que explodiu por último (nunca engoli essa explicação!)
Talvez os candidatos/tocados por Jacob não possam morrer deliberadamente e antes da ilha (ou Jacob) tenha terminado com eles.
abraços

Lu disse...

Mas não foi mostrado que JACOB tocou no Michael. Aliás do que o Jacob tocou o Locke morreu e o Sayid supostamente tb morreu.... ou não.


kkkkkkk

Unknown disse...

Mas segundo ALpert, quem foi tocado por Jacob não pode Se matar. E imagino também que não possa morrer de velice.

Locke e Sayid foram assassinados.

Bill Szilagyi disse...

Acho legal esse paralelo que o Derdrake fez com a bíblia.
Durante a série já vimos que os roteiristas e produtores tiveram muita inspiração vinda de lá.

E apenas complementando:
- Jesus, quando vivo na terra, estava justamente selecionando CANDIDATOS para o substituirem e perpetuarem seus ensinamentos;
- Os discípulos eram, de certa forma, separados do mundo e a promessa é que eles fariam as mesmas coisas que Jesus fez. Ou seja também receberiam grandes dons;
- Quando Jesus foi morto, a maioria dos discípulos nao aceitava isso, pois eles achavam que Jesus deveria continuar liderando. Pra eles, as profecias determinavam que Ele viria pra estabelecer um novo Reino na terra, e não poderia simplesmente morrer da forma que morreu;
- Todos os discípulos tinham grandes falhas, dúvidas e mesmo falta de fé, mas foram moldados ao longo do tempo, mesmo após a morte de Jesus.

É isso, fora os muitos outros paralelos e curiosidades, como:
- AARÃO significa "progenitor de mártires". ele foi o irmao mais velho de Moisés e teve um papel importante sendo um porta-voz (pois Moisés era gago);
- JACÓ significa "aquele que segura pelo calcanhar", ou "aquele que luta com Deus". É tido como um grande patriarca e de onde surgiram muitos povos e nações. Jesus inclusive era de decendência direta dele.
- Jacó tinha um irmão gêmeo (ESAÚ), que é tido como o "lado nagro da força". É de onde surgiu o povo muçulmano e o islamismo.

Haha, tem muito mais, mas não vou escrever um livro aqui. =)

Anônimo disse...

ola . hj vou fazer um comentario bem curto.esse epsodio me fez refletir muito sobre a serie e me fez chegar a seguinte conclusao. esta serie usa os misterios pra nos prender ate o final pra ai sim nos dar o mais importnte ....uma licao de moral sem moralismo. ou seja o misterio na cabeca dos diretores servem como mecanismo de persuasao . este setimo capitulo pram mim foi o melhor de todos entre todas as temporadas. mostrou claramente que vira um recado bem dado a cada um de nos. os misterios enfim nao passa de apenas a cobertura desse bolo. george rabelo. georgerabelo@hotmail.com

Unknown disse...

Gente, para mim está claro que não existe realidade paralela, os fatos dos flashes-sideways são nada mais do que a continuação da vida dos personagens depois deles terem cumprido sua missão na ilha. Os que ficam do lado do Jacob tem uma nova chance na vida real para arrumar os seus erros.
Alguém comentou sobre Lost e a história da Bíblia, eu concordo totalmente, desde o último episódio da 5º temporada eu associei a morte de Jacob com a crucificação de Jesus Cristo, pode ser viagem, mas é o que parece para mim....
Amei o episódio, um dos melhores até hoje, nos mostrou que as pessoas podem ter um novo recomeço...

Namastê!

Unknown disse...

Sensacional,emocionante,revelador...Dr Linus foi uns dos melhores episódios para mim da temporada final juntamente com Sundown.Não dá pra dizer qual foi o melhor pois os dois foram sensacionais.Um com mais ação e outro com mais emoção e ambos com revelações.Mais o importante que LOST está igual a vinho,quanto mais velho melhor,a cada episódio um melhor que o outro.


--------------------------------------------------------------------------------

Unknown disse...

-Assista episódios on line sem precisar baixar
-Download de episódios,wallpapers,imagens,jogos,programas e etc...
-Comentários,dúvidas e muito mais

Clemilton disse...

Alô pessoal!

Vou entrar na discussão sobre os candidatos que não podem morrer... mas eles mesmos causando a sua morte, por isso mesmo Richard pediu para que o matassem. Locke foi morto pelo bem e o Sayid foi morto pelo tiro que levou do pai do Ben... resta saber como Sayid ressuscitou.

O Ben foi digno de pena mesmo na hora da redenção e o grande mistério nos flashs é saber como a filha da Russeau chegou na América se a mãe grávida estave na ilha vindo de um navio de pesquisas francês. Mas a relação paternal entre Linus e Alex, mesmo não havendo parentesco foi algo realmente tocante.

Onde está Willy, digo Sawyer...? E o Jin?

Hurley é mesmo sem precedentes... lembrou do pedaço de gente na camisa dele na hora da dinamite e conseguiu correr dois quilômetros antes do pavio chegar ao fim... :p

Enfim... o grande suspense foi na hora da roleta russa e o submarino no final.

Qual será a reação de Widmore ao encontrar de novo com Linus?

Santoro foi lembrado pra ser roubado depois de morto... :p

Mais um episódio de altiíssima qualidade e comentários no mesmo nível. Abraço a todos!

KA disse...

Nossa, interpretação é coisa complicada: pra mim Lost tem suspresas sim. Como não? Flash Forward, we have to go back!! Quem não ficou surpreso com esta e outras reviravoltas é porque lê spoiler. Para quem não lê, Lost tem muitas supresas sim.
Preto e branco não são ligados a mal e bem em várias culturas. Não é por aí, é representação do jogo de gamão,por exemplo: são lados diferentes, mas nada que garanta interpretação maniqueísta.

Sobre o episódio em si> excelente, emotivo e com total cara de fim de série. Só sinto falta do Ben manipulador que conhecemos..redenção para o Ben é uma surpresa, afinal...
Aliás, minha leitura é claramente a de que: sen a interferência de jacob na vida, Ben Linus não se tornou psicopata. Não adianta: não curto a songamonguice de jacob...
E como disse Ben: parece que foi ontem que vimos o avião se partir no ar...o tempo passou rápido e vai voar agora. Vou sentir muita falta de Lost...
Bj, Leco!

Lu disse...

Clemilton.

O Sayid morreu mesmo foi afogado....kkkk

E o lance da Rosseau aconteceu em 1988 bem depois da explosão de 1977. Talvez ela tenha participado da expedição e não tenha naufragado, assim como o avião tb não caiu.

e ai o que achas?

Anônimo disse...

Hey eu axei um otimo episodio me esclareceu duvidas q estavam me deixando meio derr das ideias HSUAHSUAH enfim axo lindo cm Ben gosta msm da filha deli ateh msm se fosse em otra vida :) eh perfeita *-* bem eh issu amei eh axei um dos melhores

abraço^^

Anônimo disse...

Vcs conhecem o filme A CASA DO LAGO, dois jovens, um vivendo em 2004 e outro em 2006, mas no final tudo da certo e eles se encontram em 2008 e vivem felizes para sempre

É o que eu espero de Lost, as realidades de 2004 e 2007 irão se fundir em algum momento,
E todos serão felizes

Telma disse...

nossa.. bem lembrado, A Casa do Lago.. lindo romance, eles vivem felizes para sempre.. mas em Lost nem todos viverão felizes para sempre, é batata.

Pessoas…

me esqueci do fato que o pai do Locke, depois que é enforcado pelo Sawyer, é retirado pelo próprio Locke de dentro do navio, então seus ossos não poderiam estar lá,sorry…:)

acabei de ver pela segunda vez, agora legendado. Bom ,se há candidatos para substituir Jacob, e pelo que pudemos ver até aqui, tanto ele quanto o MIB estão ali há um bocado de tempo, creio que se faz necessário o dom de não envelhecer, então esta primeira parte da informação que Richard soltou tá valendo para todo mundo que foi tocado por Jacob, certo? também concordo com a galera que diz que os mesmos não conseguem se matar, lembrando até do próprio Michael… mas que podem morrer pelas mãos de outra pessoa então..vamos ver quem fica e quem perece até o final.

Palpites: Jack e Hurley tão na ponta como candidatos, hehehe e ainda que seja a mais odiada, tem grandes chances de ser a Kate. digo isto porque os autores podem estar usando a velha técnica batida de tirar toda a atenção de um membro importante para a narrativa (neste caso a Kate) para apresentá-la como elemento chave no momento crucial de fechamento da trama. Particularmente eu gostaria, indo totalmente contra a maré de fãs, e também seria uma forma de recuperar o elemento feminino na trama (já repararam que eles limaram praticamente todo o elenco feminino da série desde os seus primórdios?? deve ter alguma razão para isto, e eu não acho que seja pra dizer que naquela ilha não nasce ninguém) pode ser uma grande viagem, mas que seja mais uma viagem no meio de tantas.

outro palpite: de todos os candidatos, a Sun foi a única que não foi parar em 77. então será que o candidato Kwon é o Jin mesmo? acho forte possibilidade. E mais, pensando nisto outro dia, acho que foi o próprio Jin que não permitiu o encontro com a sua mulher na era da Dharma, e isto se deu na beira daquele poço, quando ele pede ao Locke para não trazer a Sun de volta e lhe entrega o anel. Ali ele burlou a linha que tava traçada e mundou o destino da Sun, fazendo com que ela ficasse em 2007.

Só nos resta esperar, ansiosamente pelo próximo capítulo e que ele possa manter a linha de crescendo que estamos vendo nesta temporada, onde semana a semana um episódio bate o outro no quesito sensacional.

Para mim, Lost está solidificada como a série sobre as pessoas, como sempre se propôs. Os mistérios da ilha e suas propriedades são o pano de fundo para a narrativa de reencontro para alguns e redenção para outros.

abraços e Namastê

Unknown disse...

Só um pequendo comentário: Achei estranho uma cena com o Ben cavando sua propria cova com o rosto limpo e logo em seguida aparece ele na mesma situação só que agora com o nariz sangrando. weird..

Realmente os candidatos não podem se matar mas podem morrer por mãos de terceiros. Agora ficou mais claro pq a bomba não explodiu quando o Jack largou ela dentro do poço. Juliet consegue detonar a bomba logo em seguida (ou não) mas se foi detonada, sera que os Losties sobreviveram por ter o dom dado por Jacob ? hmmm acho que não né . . Só se a Juliet tbm fosse uma candidata.

O Episódio foi sensacional.

Abs

Isaac Braz disse...

O melhor episódio da temporada, até agora!

Cacetada; fazia tempo que não me surpreendia tanto em LOST. Puxa! Atores sensacionais e cenas maravilhosas (como o diálogo do Ben com a Illana)!

Até as revelações vieram de maneira sutil e inteligente. Eu fiquei satisfeito demais. Pra mim...LOST voltou agora, ao ritmo que eu curto! Nem muito corrido, nem muito lento..e com bastante conteúdo e reviravoltas! :D

Abração a todos e namaste!

Clemilton disse...

Lu...

Mataram o Sayid afogado tentando salvá-lo... :p, não deixou de ser assassinato, mesmo que ele estivesse condenado.

Sobre a Russeau, tem lógica que o navio dela não tenha naufragado, então só obra do destino mesmo para uma francesa grávida de algum modo criar sua filha nos Estados Unidos.

Pensando aqui com meus botões sobre Richard... ficou claro que ele por algum motivo estava preso em correntes, mas quanto tempo será que ele ficou assim? Pois pelo diálogo do F. Locke com ele me deu a ideia que foi muito tempo

Altair disse...

Richard quer morrer por que o estoque de delineador dos olhos que ele trouxe no navio está acabando. rssssss (essa foi só pra descontrair).

Eu li todos os comentários e abaixo to fazendo um resumão pra quem não quer ler todos eles:

1. Foi o melhor episódio da temporada até agora.

2. realidade na ilha e realidade paralela andam lado a lado (outros teorias como a que dizia que a realidade paralela é o fim da série caiu por terra).

3. Quem é tocado por Jacob não pode se matar, mas pode ser morto por outra pessoa.

4. Muitas coincidências de Lost com a Bíblia.

5. òtima lembrança do Filme "A Casa do Lago". Quem puder assista. Tudo haver com Lost...

6. A dúvida persiste: onde afinal estava preso o Sr. Fumaça?

7. Cena da "roleta russa" com dinamite foi demais né? (vamos de novo? kkkkkkkkkk)

8. Candidatos em destaque: Jack e Hurley.

9. Atuação impecável do Ben (não sei o nome do ator).

Existem ainda vários outros comentários importantes. Mas daí era bom ler tudo mesmo. rsssss

Altair disse...

ME AJUDEM POR FAVOR TENHO UMA DÚVIDA

A Ilana falou que restavam ainda 6 candidatos (ela sabe que Locke morreu). Inclusive, o Fake Locke riscou o nome do Locke lá na parede da caverna. Então eu pergunto: Não era pra ela ter falado que ainda restam "5 candidatos"?

bsillvestre disse...

Fala Galera...
Uma coisa me intrigou...
Flocke oferece a Ben a permanencia na ilha... Pra alguem que quer sair definitivamente da ilha, pq ele iria querer que alguem o representasse no local... Ele afirmou pro Sawer que a ilha não precisa de proteção...
BAcana ver o lado legal de Ben de novo...
O que me incomoda é não saber se Jacob fez tudo certo ou tudo errado... o descredito de Richard no cara que sempre o seguiu é desconfortante... Ficou claro que Richard veio no Black Rock...

Minha teoria continua sendo que o universo paralelo é a vidas dos losties sem a influencia de Jacob...

Acho q a presença de widmord é o gancho para o retorno de desmond...

MAs vamos aguardar os proximos episodios...

COncordo com a maioria... Melhor episodio da serie.. (junto com constant que pra mim foi mais que demais... heheh)

Abraços

Constantine disse...

Cara! Altair! Sua análise cronológica é ótima, meu!Às vezes a série nos deixa tão perturbados que esquecemos de analisar os fatos cruamente.
O episódio que dividiu a "timeline" foi o Black-Rock NÃO chegar à ilha! Porque Jacob não estava lá para "chamá-lo"!
A Rousseau foi parar na América porque a ilha foi pro fundo do mar. Resta saber por que a ilha foi para o fundo do mar. Não acredito que possa ter sido pelo "incidente", a bomba estourada pelos losties. Talvez, nessa linha alternativa, como o Faraday não foi parar na ilha, a Jughead explodiu de qualquer forma e a ilha foi pro fundo... Bá, sei lá... to viajando demais já...

Drops 1. agora que o Jack virou "homem-de-fé" ele começou a pentear o cabelinho pro lado, notaram? hehehe

Drops 2. Tb notei que numa cena o Ben estava normal e, na próxima, estava com o nariz sangrando. Certamente, ele fez corpo-mole para cavar a própria cova, e a Ilana sentou uma porrada nas fuças dele, hehehe.

Drops 3. Caraca, velho, muita saudade do Ben manipulador dos old times. Ben sempre é o Ben, mas quando ele tava fazendo o Locke de bobo era muito mais irado, heuheauha.

Drops 4. Quanto ao paralelo com a bíblia: sem dúvida existe. Inclusive, nos comentários do episódio passado, coloquei um artigo em que se fazia uma comparação entre a passagem de tempo na ilha e a jornada de morte e ressureição de cristo/jacob. Mais: a própria ABC largou, no início do ano, um deskpaper em que todos os losties apareciam numa reprodução da última ceia. Muito irado, por sinal. Só que quem estava no lugar de jc era o locke, ou seria o Flocke? Mistério....hehe

Constantine disse...

"Richard quer morrer por que o estoque de delineador dos olhos que ele trouxe no navio está acabando."
/RIALTO hahahahah

Constantine disse...

Cara, o Flocke largou aquele papinho no Ben por que ele, Flocke, queria a Ilana morta.
E, em segundo lugar, já notamos que o Flocke sempre que fala com alguém larga um papinho ível de "posso te dar o que cê tá querendo".

P.s. Tá na hora do Sawyer voltar!

p.p.s. Ah! Altair, a Ilana falou que existem 6 candidatos, não seriam: Shephard, Ford, Reyes, Littleton, Kwon (só que aqui conta por dois Jin ou Sun). Mas tem uma parada que dá errada nessa minha conta: Jarrah e Locke significariam 7 candidatos (8 se contarmos os Kwon duas vezes). Alguém aí lembra da lista certinho?

Constantine disse...

Littleton é que não pertence ao 4,8,15,16,23,42. Então, é isso: Locke já era, mas ainda existem dois Kwon.

Unknown disse...

O que foi dito pelo Richard é o seguinte, que quem é tocado por Jacob não pode se matar, e Jacob tocou Locke só que ele morreu, porém o Locke estava tentando se matar ou seja o Ben não precisava ter matado o Locke, só que o Ben matou porque com certeza ele sabia que o Locke havia sido tocado pelo Jacob e ao tentar se matar ele descobriria que haveria algo de especial em relação a ele, pois não iria conseguir se suicidar. E o mesmo em relação a Sayid que foi assassinado.
Concordo com quem fez associação da série a histórias da Bíblia, muito provável que o MIB seja Esaú.

Uma dúvida que ficou foi realmente a Alex na América???

Excelente episódio, estranho ver Ben como bonzinho, mas talvez a falta de influência de Jacob pode realmente ter feito isso, e talvez seja essa a resposta da realidade alternativa, talvez não seja eles sem a ilha, ou já resolvidos, talvez seja uma vida sem ser manipulado por Jacob ou MIB.

E algo ficou um pouco no ar nesse episódio que a possibilidade, sim do Jacob ser do mal, Richard estava revoltado pela morte dele e por não ter feito nada do prometido a Richard, mas se Richard chegou a cogitar que Jacob é mal, é porque existe a possibilidade, e realmente Jacob tem mais cara de mal do que o MIB, aquele olhar sonso dele e o jeito misterioso.

Ansiosa por mais capítulos, nem sei se quero que acabe a série mais.

Unknown disse...

O interessante da imagem da última ceia é a ausência de Jacob e flocke no lugar de Jesus, além de parecer o resultado final dos times um lado: Jack, Kwons, Lapidus, Hurley, Linus e Miles e do outro: Illana, Richard, Ford, Claire, Kate e Sayid, a única surpresa é Richard e Illana do lado oposto, mas como nesse último episódio Richard fica em dúvidas sobre Jacob, pode ser...e como de acordo com spoilers Richard ainda terá uma conversa com Illana, tudo pode acontecer.

A minha maior curiosidade ainda é, quem é o menino loiro que aparece e "confronta" Flocke, qual é a história da estátua e do Black Rock, acho que deveria ter um capítulo sobre os dois, quem sabe?!

Altair disse...

Constantine.

Eu lembro que na caverna, o Fake Locke falou que não sabia qual dos 2 Kwon era o da lista. E Ilana falou a mesma coisa para o Ben. Portanto, é um 1 kwon só. Só não se sabe ainda qual dos 2.

Então minha dúvida persiste. Com a Morte do Locke eram pra restar 5 candidatos e não seis como a Ilana falou para o Ben neste último episódio. Estou começando a acreditar que assim como Sayid ressuscitou, Locke também pode ressuscitar mais pra frente....

Altair disse...

Constantine, obrigado por ler meu comentário sobre a ordem cronológica. Estava com medo de ter errado alguma coisa. Muito bom também esse seu complemento (de que essa divisão do tempo ocorreu na época da chegada do Black Rock com o Richard).

Altair disse...

E concordo com vc também sobre as atitudes do Floke. resumindo é assim que eu vejo:

Jacob: ele não oferece nada. Apenas dá opções pra pessoa escolher (opções geralmente bem difíceis e doloridas).

Floke: ele sempre oferece a coisa que a pessoa mais quer (não dá opções, ao contrário, exige uma coisa em troca).

Ou seja, enquanto um dá opções sem nada em troca, o outro não dá opções mas quer algo em troca.

Altair disse...

APENAS UMA SUGESTÃO:

eu vou falar algo aqui que já falei antes e outras pessoas (acho que foi o leco, não lembro) já falaram também.

Lost tem mistérios, não surpresas. As respostas são sempre as mais óbvias.

Lembram do filme "os outros" com a Nicole Kidman que na verdade ela e os filhos é que eram os mortos?? Então, esse tipo de surpresa não tem em Lost. Não há reviravoltas.

Analisem sempre friamente. As coisas se encaixam naturalmente.

Se Jacob é o homem de branco e parece ser o mocinho e o MIB é o homem de preto e parece ser o bandido, não vai haver mudança nessa ordem.

LEMBRE-SE: OS "JACOB'S" QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELA SÉRIE JÁ TEM MUITA COISA PRA EXPLICAR. ELES VÃO NOS SURPREENDER DANDO RESPOSTAS CONVINCENTES SOBRE OS MISTÉRIOS (QUE SÃO MUITOS POR SINAL) E NÃO QUERENDO MUDAR AS VERDADES QUE JÁ FORAM PASSADAS ATÉ AGORA.

Leco Leite disse...

Pessoal, sobre os 6 "Candidatos", talvez Ilana conte com Kate ainda, mesmo ela não fazendo parte dos Numbers misteriosos que conhecemos. Ela é a 51 da lista. Pra mim ficou claro que os numbers malditos não são tão especiais assim quando tiramos o fato de serem associados aos losties...

Para mim, os 6 são: Jack, Hurley, Sawyer, Kate, Jin e Sayid (que ela ainda não sabe o que está acontecendo com ele)... E só por curiosidade, são os que viajaram no tempo em algum momento. Como lembrou a Telma tbm...

Rafael, tbm acho que Widmore encontrou a Ilha usando o diário do Black Rock, mas seria legal ver isso, sabe!? Mas concordo com essa idéia sim. Abraço!

Leandro, aí que está a graça de LOST. Eu não sou um "homem de fé" e acabo observando as coisas com um outro ponto de vista. Acredito que faria o mesmo que Jack na cena com Alpert, mas testando o que está acontecendo. Ele está cansado de toda essa confusão e precisa agora de provas que o levem a acreditar que é especial ou importante. John Locke erao verdadeiro homem de fé, ele provavelmente acenderia o pavio e iria embora, deixando Alpert morrer. Ele nunca precisou de "provas", apenas aceitava e acreditava no que aparecia em seu caminho. Isso é fé (na minha visão "sem-fé"): aceitação.

Eu sou da razão, quero provas, amostras...

Ok!? Abraço!!

Leco Leite disse...

Altair e Constantine...

Impossível um momento antes da chegada do Black Rock ser o início da divisão dos "universos". Por um simples motivo: se a Ilha afundou ali, como a Dharma chegou na Ilha, como Ben e seu pai tbm chegaram!?

O momento em que a Ilha afunda no "flash-sideway" foi no Incidente em 1977 mesmo. Como aconteceu, não sei, mas foi ali. Tem que ser em algum momento após 1974 (chegada do Ben) e antes de 1988 (chegada de Rousseau)...

Altair disse...

Leco.

É isso mesmo. A sua ordem cronológica está correta.

Altair disse...

Leco

com relação aos números.

A kate é o número 51.

Se ela é uma candidata, então algum dos "números malditos" deve ser trocado.

Será que isso tem haver com aquela Equação de Valenzetti?

É a única coisa que faria sentido, pois o próprio Alvar Hanso falava no vídeo sobre a necessidade de mudar os números da equação.

Clemilton disse...

Sobre os candidatos tocados por Jacob acho que Sayid e Claire estão fora por terem sido corrompidos por Flocke. Já o Sawyer, Kate e Jin ainda estão valendo mesmo estando com o Flocke, pois Jin está por falta de conhecimento que sua esposa está do outro lado e não tem nenhuma troca feita com Flocke, Kate está com Flocke por causa da Claire e Sawyer... bem, o Sawyer provavelmente vai dar um golpe no MIB...
Acredito também na possibilidade dos filhos de Claire e Sun terem algo a ver com a ilha, mas lembro que nenhum dos dois foram tocados por Jacob... ele tocou os dois Kwon, mas eles nem eram só um ainda...

Obs: Pra não morrer, quero ser tocado pelo Jacob... :p

Anônimo disse...

Gente, eu acho que ficou claro agora.
Os candidatos, que eram muitos, podem ter sido tocados por Jacob. Isso explicaria de certa forma como tantas pessoas sobreviveram a uma queda de avião. Quanto a questão da morte destes personagens, creio que a participação deles acabaram, como Michael (você pode ir agora), ele tentou se matar e não conseguiu. Richard também pediu pra que jack o matasse o que indica que eles não são imortais, eles apenas não envelhecem. Partindo então dessas suposições, podemos compreender por que a bomba (the incident) não explodiu quando Jack jogou-a no poço, ele não pode se matar. Os unicos que poderiam então seriam Miles e nossa querida JULIET. Ela poderia explodir a bomba (se é que ela explodiu). Já quanto a questão de Ben ter saido da ilha é fácil de entender. O voo 815 não caiu, eles não voltaram no tempo para 1974, desde então tudo foi diferente. Ben não foi ferido e não foi entregue aos outros.

Bem, é isso. Não sei se viajei, mas acho que está coerente.

Adriana disse...

Episódio sensacional. Um dos melhores desta temporada.

Constantine disse...

Mas Leco, eu não disse que a ilha afundou em 1800 e pouco, com a chegada do Black-Rock.

Eu estou dizendo que o ponto na linha do tempo que gerou uma rota alternativa foi o fato do Jacob não convocar o Black Rock para a ilha.
A ilha, assim, continuou seu caminho numa boa, como qualquer outra, - e em 1970 a Dharma foi parar lá e em 77, por algum motivo foi afundada, etc.

Só estou aventando a possibilidade de que a inexistência de Jacob na ilha, chamando o Black Rock, seja o pilar central de toda essa estória da ilha que conhecemos. Sem Jacob chamando a galera para a ilha, sem essa estória que acompanhamos há 6 anos, ergo: linha alternativa que vemos nessa temporada atual ;)

Altair disse...

Constantine.

Depois de ler o comentário do Leco, eu mudei minha opinião. O papel do Black Rock é só para explicar a chegada do Richard e digamos "dar uma introdução" na história. Acredito que ele seja o único "vivo" do barco, por que foi "tocado por Jacob".

Desde a primeira temporada, a história ficou centrada nos anos 70pra cá. Acredito que essa criação de 2 linhas paralelas de acontecimentos surgiu nesse período.

Todos os elementos da história já foram apresentados. É preciso agora unir todos eles. Descobrir o porquê de tudo isso.

ATENÇÃO: na quinta temporada (episódio que Ben, Fake locke, Richard, sun e mais figurantes chegam no pé da estatua), Sun Pergunta para Ben sobre aquele "pé da estátua". Ben responde que desde que chegou na ilha o pé sempre foi assim. Isso influencia alguma coisa nessa nossa análise de cronologia??

anaká disse...

Uai! Não sinto uma emoção destas desde que li o útimo harry potter..rs rs rs!!! As cenas de redenção do Ben e o do reencontro na praia foram lindíssimas!
Tô com esperenças de que Des esteja nesse submarino com wildmore, na moral, já ta na hora dele aparecer!

E sobre essa confiança extrema em Jocob, relatada por vários personagens, me remeteu a lavagem cerebral tipo laranja mecanica do namoradinho da Alex, lembram? Afinal ainda não explicaram isso né? Será que esse procedimento tem algo relacionado com a fé em jocob? Pois tinha o nome de Jocob no video, só nao lembro muito bem como, então alguem que tem uma memoria melhor que a minha pode me ajudar?


abraços,

anaká

anaká disse...

ah... parabéns ao colega que fez a comparação com vários momentos biblicos... só pra complementar, que Deus recrutou, alem de noé, moises, daniel, e todos os discípulos para salvar o mundo de pecado, podemos assim dizer...

gosto muito disso em lost, multiplas e ecléticas referências!

Bruno disse...

Altair

A soma dos números é 108. Se a Kate entrar como candidata no lugar do Locke diminui 4 e aumenta 51. O total passa a ser 155.

Lu disse...

Constantine, eu não consegui entender sua linda de raciocínio???

E sobre os 6 que a ILANA se refere. Vcs estam se esquecendo qu ela não sabe que o Sayid já é do mal.

Lu disse...

Constantine, eu não consegui entender sua linda de raciocínio???

E sobre os 6 que a ILANA se refere. Vcs estam se esquecendo qu ela não sabe que o Sayid já é do mal.

victor disse...

Há um tempo atrás eu li o livro A Insustentável Leveza do Ser de Milan Kundera e assistindo Lost lembrei de algumas linhas filosóficas do livro. Uma delas trata do Eterno Retorno e pesquisando na internet sobre isso olha só oq eu achei: "Com o Eterno Retorno Nietzsche questiona a ordem das coisas. Indica um mundo não feito de pólos opostos e inconciliáveis, mas de faces complementares de uma mesma—múltipla, mas única—realidade. Logo, bem e mal, angústia e prazer, são instâncias complementares da realidade - instâncias que se alternam eternamente. Como a realidade não tem objetivo, ou finalidade (pois se tivesse já a teria alcançado), a alternância nunca finda. Ou seja, considerando-se o tempo infinito e as combinações de forças em conflito que formam cada instante finitas, em algum momento futuro tudo se repetirá infinitas vezes. Assim, vemos sempre os mesmos fatos retornarem indefinidamente."

Cairo disse...

acho q jacob riscou kate para confundir o MIB...kate terá um papel importante e deixando ela riscada não importa para o mib...tira o foco dela...elapassa a correr menos risco de ser corrompida...acho q ela tera um papel importante...comecema contar o numero somar...kate e aa tirar outros nao so said e lock e ve qual combinação chegaria ao 108

Constantine disse...

Lu,
até eu meio que já me perdi nessa minha linha de raciocínio maluca, uehueheu, mas vou tentar deixar mais claro.

Eu parto da premissa de que na realidade alternativa - aquela onde a ilha está afundada - não existe um "protetor" (jacob), um "gerente" da ilha.

Expressei mal essa minha idéia antes quando disse que foi o Black Rock nao chegar à ilha que causou o desvio na linha temporal. Não foi. Porquê, nessa minha linha de raciocínio, o Black Rock JAMAIS chegou à ilha, pois Jacob/MIB não estavam na mesma.

Basicamente, acredito que, se for para a realidade alternativa existir, ou melhor, superar a realidade a que estamos acostumados, nem Jacob nem Mib podem estar na ilha. Isso porquê, como sabemos, Ben esteve na ilha em ambas realidades. Porém, na realidade alternativa, sou levado a crer que ele sequer conheceu Richard, que a ilha não possuía as aparições fantasmagóricas e etc, todas essas diferenças decorrentes da ausência tanto de Jacob quanto de Mib.

Assim, o desvio na linha do tempo, que causa a realidade alternativa, é a ausência, na ilha, tanto de Jacob quanto de Mib. Sabe-se lá por quê motivo, ou como em 2007 eles vão apagar a existência de dois sujeitos em 1800 e poucos... Mas o que eu quero dizer com isso, mesmo, é que na realidade alternativa no ecziste Jacob nem Mib, como os conhecemos...

Muita loucura, né? Eu sei, mas Lost me deixa completamente perturbado... hauehuehe.

p.s. Altair, uma coisa que você falou que eu devo concordar é que não existem grandes reviravoltas - os roteiristas de lost sempre deixam que criemos um super hype, só pra depois descobrirmos que é uma parada bem simples. Acho que é justamente isso que eles tentam criar quando o Jack olha suas cicatrizes, ou bate o olho na Kate.

Clemilton disse...

Mudando um pouco o foco...

E se... na realidade os candidatos perfeitos forem o casal Kwon, mas não para tomarem conta da ilha e sim para gerarem o novo Jacob... bem que eles poderiam ser o Adão e Eva lá da caverna...

(viajando)... :p

Unknown disse...

Adorei esse episodio..o melhor!!
Mas no rumo em que as coisas estao indo.. se continuar assim nao vou gostar do final... seria muito chato nada ter acontecido, eles nem lembrarem da ilha!! Tenho a seguinte teoria: A humanidade é burra, a ilha é a ultima chance para nós! viajamos no tempo (passado e futur0) para consertar as coisas pra nós mesmos!Para não haver extinção!!

Mass, gostava mais da ilha quando era mais cientifica! Agora tá se tornando Harry Potter! Adoro lost e quero uma resposta cientifa para as viagens no tempo e todo o resto!! O quanto é importante o magnetismo que exte na ilha?


Bom... Concordo plenamente com as teorias bíblicas!! Inclusive pesquisei bastante na 5ª temp. e vi que alguns nomes são biblicos: benjamin (filho mais novo de Jacob);

Será que por isso jacob se decepcionou tanto com Ben?

Jacob (filho de Isaque e irmao gemeo de Esau - jacob era preferido pela mae e engana o pai se passando por esau; o fato cria inimizade entre eles, mas depois se conciliaram)

parecido com Jacob e o falso locke, certo?

Jonh Locke: Filósofo,desenvolve sua teoria sobre a origem e a natureza de nossos conhecimentos.
Defendia a esravidão.

Jogo de tabuleiro com Walt, locke diz que a pedra preta nao se mistura com a branca!!!

Devo tá viajando!

Almirante Águia disse...

Então Lostmaníacos,

Gostei muito deste episódio, ficou demonstrado que as escolhas feitas em uma uma realidade interfere na outra, vide o caso de Sayid, não evitou uma matança na paralela e traçou seu destino (precisamos saber mais) na ilha, Dr. Linus trocou a opção de poder pelo bem estar de Alex, em ambas situações pode-se dizer que estava cavando a própria cova, ao fazer sua opção pela estudante seu Karma foi modificado, Kate esta sem opção tanto em uma realidade como na outra, está desorientada, Jack se aproximou do filho com um novo olhar, está mudando suas concepções na ilha, e por aí vai.
Hugo é uma icógnita, Miles pode estar sendo atraído para o lado sombrio devido a sua ganancia tomara que não), Lapidus não conseguiu deixar de ser cooptado pela Ilha, sua importancia logo será destacada, imagino que este grupo de FLocke na Hydra esteja se preparando para voar no Ajira. Temos outro piloto? Talvez o iraquiano, mas duvido, embora prefira o desfecho de Lapidus Candidato?!?!) encaixado em qualquer coisa mais importante que pilotar um avião.

Neste interim me vem outra pergunta, caso o Ajira decole da Ilha com diversos passageiros de épocas diferentes, este iria para onde e quando irão, digo realidade alternativa, realidade original dos losties? É somente uma questão interessante.

Achei muito legal o MIB se escondendo por trás da fumaça, invisivel para Ilana. Será que Ben está mudando de caráter ou continua manipulando (Tudo indica que não, mas em se tratando de Ben...)? Como será seu encontro com Widmore? Foi um final bastante excitante, quando tudo parecia bem, se assim possa se dizer...

Não me lembro de ter visto qualquer encontro de Hurley com Richard anteriormente, para que ele soubesse que o outro continuava jovem, desde trinta anos atrás.

Esta realidade alternativa esta confundindo a cabeça das pessoas, gosto de pensar que as coisas são diferentes desde muito tempo atrás, as comparações devem ser feitas a partir de 2004 (alternativa) e 2007 (original), que estão andando em paralelo, embora as influencias entre uma realidade e outra existam desde sempre.

Obrigado
Namastê

Unknown disse...

O melhor comentário de todos foi o do Altair falando do deliniador nos olhos do Richard, muito bom!!!!!! Kkkkkkkkkk....
Agora sério, e se o "tocar" que Jacob se refiriu não foi no sentido exato da palavra? Não precisa ser necessariamente tocar no corpo da pessoa, mas sim tocar sua mente, seu coração, qqr coisa...e em relação ao 6º candidato, e se for o Richard?
O Sawyer tem que aparecer logo, saudades dele...rs...

Unknown disse...

Gostaria muito de saber como aquele louco passou os numeros para o hurley? Da onde ele tirou os numeros? Será que ele ja esteve na ilha? encontrou o Jacob?

Concordo com o colega que disse que a llana ainda nao sabe que sayid já era!! por isso ela disse seis . acho que a kate nao é uma candidata, pois senao o fake locke nao teria feito aquela cara de sem importancia quando a viu!!!

namastê!!!

Lu disse...

Camila

Acho que o lance do toque é fisico mesmo. Pois qndo o Jacob vai visitar a Ilana que tá toda quebrada. A cena mostra mto bem que ele tá de luva.

O que achas?

Constantine disse...

Olha, faz um bom tempo - acho que foi na 1° temporada ainda. Mas o maluco que passou os números para o Hurley trabalhava em uma estação de whatever que captava ondas de rádio.
Um dia ele e seu amigo captaram a sequência - na verdade, não sei se foi um dia ou se eles pegavam a sequência direto. Aparentemente, O "Lenny" usou os números, sua vida degringolou a partir disso e ele ficou doido de pedra.
Já o seu colega usou os números para adivinhar a quantidade de feijões em um vidro, numa feirinha qualquer, depois disso sua vida foi pro c@r@lh# e ele se matou. :D

Lu disse...

Constantine, lembra qual é esse episódio?

Constantine disse...

Caraaaaca, ele tava de luva quando tocou na Ilana? Então foi por isso que li em algum lugar que ela tava num leprosário...
O que me deixa mais encucado ainda! Por que o Jacob usaria uma luvinha? Ele não é deus aí?
Caraca, velho que série miserável que me deixa doido da cabeça! heuheuhe

Lu disse...

Foi no último capitulo da temporada passada.

SuperHiperUltraMega disse...

Eu acredito que o Widmore esteja chegando para ajudar o time do Jacob.

Voces se lembram na 5a temporada, que ele acolheu o locke qndo ele saiu da Ilha e até colocou o Abadon de guarda costas, e disse q ele não poderia morrer?

Então, talvez de alguma forma, ele soubesse que aquilo despertaria de vez o MIB e colocaria a ilha e o Jacob em perigo.

Já a sr. Hawkings, ela fez questão de dizer q tinhamq levar o Locke morto e com uma peça de roupa do Christian, vai ver tb, pq ela sabia q era a forma q o MIB tava e precisava do Locke para acabar com o Jacob, então suponho q ela esteja jogando no time do mal.

Clemilton disse...

SuperHiper...

Eu discordo quanto a sua teoria referente a Hawkings... No caso do Locke no caixão com uma peça de roupa do Richard foi para que tudo se parecesse com o voo original (615), inclusive o Jacob também deu uma forcinha nisto dando ao Hurley o estojo da guitarra para lembrar o do Charles... funcionou e eles voltaram pra ilha...

Anônimo disse...

Camila, além de Jacob estar de luva com Ilana, tem outro indício. Qdo ele aparece para John, que está caído e desacordado, ele o toca fisicamente, e imediatamente John volta à consciência. Se ele tivesse o poder de "tocar" as pessoas sem tocá-las fisicamente não precisaria encostar em John para acordá-lo.

Anônimo disse...

A minha teoria é a seguinte:

De algum modo, toda esta história é um "jogo" entre o Jacob e o Fake Locke;

Este jogo tem regras próprias;

Os dois "jogadores" fazem as suas jogadas movimentando estes "peões";

No final do jogo vai acontecer um Reset total (tipo o filme JUMANJI)para estes peões, que é a realidade alternativa a qual estamos assistindo;

Esse Reset reenviará os peões para os momentos anteriores à sua colocação em "jogo", ou seja nem todos serão recolocados na mesma data mas sim na mesma linha de tempo e poderão encontrar-se;

Quando este jogo acabar, reinicia-se outro ciclo, daí a necessidade de dois novos jogadores, o candidato e o subtituto do Fake Locke;

Segundo esta minha teoria os substitutos de Jacob e Fake Locke, não poderão ser nenhum dos losties que já vimos na realidade alternativa depois do final do jogo: então talvez o Richard e o Widmore respectivamente;

Por outro lado, será determinante para as vidas dos peões, a escolha que fizeram na Ilha, seguir Jacob ou o Fake Locke;

Quem escolheu o Fake Locke NÃO terá uma vida melhor ou diferente (Sayid Jarrah), quem escolheu o Jacob tem essa oportunidade (Ben Linus);

Todos os peões terão de estar na ilha para o "jogo" terminar, já vimos o Widmore, mas também regressaram Desmond e Ms. Hawking de certeza;

A grande revelação será perceber o quão antigo é este jogo, as suas mistícas origens: o templo, a estátua, o farol, em suma a ILHA, nisto tudo a Dharma foi ontém;



Por último, uma coisa que não vi ninguém comentar. Alguém reparou que o pé da estátua onde estava o Jacob era um pé direito e o pé que se vê na Ilha afundada é um pé esquerdo?


Abraços

Atlantis

SuperHiperUltraMega disse...

Clemilton...

Acho q a Sra. Hawking não disse tudo q sabia aos LOsties.

Acho q o case foi apenas para levar a cruz com o recado do Jacob ao templo.

E tb sabemos que o Locke tinha q morrer para o MIG usar sua forma e ter acesso facilitado como lider dos outros ao Jacob.

E pela inimizade no final do episódio THE VARIABLE, entre a eLLIE e o Widmore, sustento minha teoria.

Mas vamos ver, quem sabe daki uns capitulos saberemos,a final, queme sta do lado de quem.

Unknown disse...

Acredito que a causa da submersão da ilha foi o incidente. Ou melhor, a falta dele. Como os Losties nunca foram para a ilha, nunca retornaram no tempo para explodir a bomba atômica e evitar um fenômeno pior. Da mesma forma, como nunca foram à ilha, Sayid não atirou em Ben no passado, e por isso ele não estava no templo no momento da explosão.

Estou tentando lembrar o que mais eles fizeram no passado na ilha, enquanto estavam viajando constantemente pelo tempo, para tentar achar mais alguma relação, mas tenho memória ruim heheh. Alguem lembra de algo?

Linus disse...

Que atuação SUPREMA do Michael Emerson na cena com a Ilana na floresta.

Mais uma vez, aliás.

Pra mim, ele é o ator da série.

Amanhã volto pra fazer comentários sobre o episódio. :)

Altair disse...

Gostaria de saber muito o que Jacob queria mostrar para Jack lá no farol com os espelhos caso ele e Hurley tivessem colocado o farol na posição 108. O que apareceria nos espelhos?

Clemilton disse...

Pergunto:

E a "ilha"... é especial ou não?


As pessoas que não foram tocadas por Jacob e que possuem algum tipo de "dom" ou foram curadas são por influência da ilha ou destes dois personagens que a governam?

Rose foi curada de câncer por estar na ilha e não foi tocada por Jacob, Locke ficou curado da paralisia, mas não por ter sido tocado por Jacob, pois neste momento ele só voltou a vida mas ainda assim na cadeira de rodas. E se minha memória não falha, Ben estava todo arrebentado quando retornou a ilha, mas ao chegar já foi logo tirando as ataduras como se soubesse que ali elas não eram mais necessárias.

Altair disse...

pessoal

eu vi que várias pessoas fizeram comentários sobre os números, principalmente sobre sayd. Então vou esclarecer minha teoria.

Abaixo segue os "números malditos" que nos acompanham desde o início da série com seus respectivos losties.

4 - John Locke
8 - Hugo Reys
15 - James Ford
16 - Sayd Jarrah
23 - Jack Shephard
42 - Jim ou Sun

Até ai, tudo bem.. São 6 candidatos.. O problema é que Ilana sabia que John Locke estava morto. Então ela deveria falar para Ben neste último episódio que restam 5 candidatos.

Com relação a sayd, se ela soubesse que também o cara tinha morrido, ela falaria que restam 4 candidatos.

Desta forma eu posso concluir que:

1. ou ninguém morreu (ou, ainda, mesmo mortos, continuam candidatos).

2. ou no lugar do locke, a Ilana tá sabendo que existe um substituto (neste item, o nosso Jacob "LECO" da Siva Sauro acredita que a Kate é uma candidata).

E para finalizar, como foi bem lembrado pelo Bruno, a Kate é número 51. Não está entre os números (ainda??). Se o Locke deixou de ser candidato e a Kate entrar, a soma dos números não é mais 108 e sim 155.

obs: seria uma ótima jogada de Jacob né? Disfaçar um candidato para que o falso Locke não vença. Uma espécie de "carta na manga" do Jacob...

até a próxima!

Altair disse...

Todo mundo tem seus momentos de viagem aqui. chegou a minha vez....

PENSAMENTO NO FUTURO:

Galera, tentem se imaginar daqui a um ano, quando a série já acabou e a Globo vai passar a sexta temporada. Eu imagino eles apresentando um especial com os melhores de todas as temporadas (uma espécie de resumão) antes de começar a sexta temporada. tudo isso acontecendo em horário nobre (domingo a tarde, por exemplo). E o Leco sendo convidado pra dar entrevista e explicando para os telespectadores o que vem pela frente.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (me estraguei sozinho agora).

Até a próxima!

Linus disse...

Bom, voltando hj para comentar mais detalhadamente o episódio. :)

1) Ressalto mais uma vez a atuação SOBERBA de Michael Emerson como Ben Linus. O personagem foi feito pra ele. A cena dele com Ilana na floresta, é digna de premiação. Vai dizer q não deu pena dele nesse episódio?

2) Que irônico. Na ilha, Ben foi influenciado por FLocke para matar o Jacob. Fora da ilha, ele tb foi influenciado pelo Locke, a derrubar o seu superior (no caso, o diretor). Deram-se conta disso?

3) Já está mais doq provado que nessa linha alternativa, as coisas mudaram desde MUITO ANTES do vôo 815. Todos mundo já sabe disso, agora mais doq nunca. Quero só ver como essa realidade vai se juntar a outra.

4) Acho que são 6 cadidatos, até q se prove o contrário, pois até o momento, não se sabe se é Jin ou Sun o número 42. Logo, são 6 a serem protegidos, por isso q Ilana menciona 6 (a tarefa dela é proteger).

5) Apesar de tudo, de estar "frágil" nessa temporada, sempre dá aquela impressão deq a qualquer momento o Ben pode fazer uma manobra e manipular alguém pra se safar. hehehehehe.

6) Sobre os candidatos: vale lembrar que Sayid e Hugo foram tocados por Jacob DEPOIS de saírem da ilha (entre 2004 e 2007). Antes eles não eram candidatos?

--------------

Altair

Concordo contigo...Lost não é uma série de surpresas. Na maioria das vezes, alguns se decepsionam por isso...espero respostas "grandiosas", mas q vem de forma simples.

Sobre Jacob x FLocke, tb não acredito q vejamos algo diferente de Jacob = bem e FLocke = mal.

E se formos pensar no lado religioso tem tudo haver. Façam a comparação:

Jacob = bem (Deus).
Flocke = mal (diabo).

Oque faz Deus e oq ele nos ensinou atravé de Jesus Cristo?

Que temos que fazer o bem, independente doq nos aconteça...e assim seremos salvos e no fim ficará tudo bem conosco.

E oq faz o Diabo?

Ele nos tenta. Ele usa nossos pontos fracos para tentar nos mostrar algo do tipo "vejam só...vcs tem fé...mas oq ganham com isso??". Nos momentos de sofrimento, ele vem e tenta nos fazer uma imagem ruim de Deus e provar q nossa fé é inútil.

Não é por ai q vemos Jacob e Flocke?

Abraços!

Constantine disse...

Cara, eu acho que a parada em que Jacob mais se assemelha a Deus é justamente por estar 'meio' que cagando pra gente.
Enquanto o capeta vem com esse papinho de "se eu me der bem, tu vai se dar bem", heuheue.
O flocke é totalmente esse lado capeta. E o jacob, com aquela cara de sonso, espera que as pessoas acreditem nele com base numa fé cega....

Linus disse...

Constantine

Sim, isso é uma semelhança. Na verdade, Deus e nem Jacob estão "cagando" pra ninguém. hehehe

Mas até nisso é parecido. Jacob quer que as pessoas acreditem. Em alguns momentos ele dá um "empurrãozinho"...mas em outros, ele entende q cada um deve descobrir e entender as coisas sozinho e tomar as suas decisões.

Oq eu sempre disse e ficou provado nesse epidósio, é q era isso q ele esperava do Ben na estátua, por exemplo...q Ben tomasse a decisão certa. Mas infelizmente ele não resistiu ao "lado negro". Lembra doq disse o Miles...até o último momento, Jacob acreditou no Ben.

E deq forma o FLocke tentou levar o Ben pro "lado negro"?? Oferecendo aquilo q Ben sempre quis e q sempre esperou de Jacob: A Ilha! Ofereceu a ele ser o guardião da ilha, assumir o poder no lugar de Jacob! Notem que o Flocke sempre usa aquilo q as pessoas mais querem para trazê-las ao seu lado:

Claire = Aaron
Sayid = Nadia
Ben = o poder na ilha

Parece bem coisa do "diabo" como o conhecemos: venha comigo, largue de mão essa fé, q eu te darei oq vc quiser.

Mas a princípio, parece q Ben se regenerou...pois ele resistiu a tentação e ficou com Ilana. Por ironia, o lado "bom" que Jacob esperava encontrar no Ben, foi descoberto pela Ilana naquele momento...e ela, como boa seguidora do Jacob, entendeu isso.

;)

Linus disse...

Apenas uma observação aparentemente sem sentido:

Mas de todos os candidatos (6 que restaram), o James é o único q não saiu da ilha desde a queda do avião. :)

Constantine disse...

Cara, mas se eu fosse o Ben eu metia a faca no jacob tb! Mas sem pensar duas vezes! auhauhauha
Acho que eu estaria no time do flocke, né... ~~

Linus disse...

Hehehehe

A gente fala brincando...mas trazendo pra nossa vida, realmente é difícil...

Imagina vc acreditar em uma coisa q só te traz sofrimento e nada daquilo q vc esperava? Chega uma hora q vc chuta o balde. Outros mais crentes, continuarão tendo fé apesar de tudo.

É uma metáfora da vida.

Mormas84 disse...

É IMPRESSÃO MINHA, OU MAIS ALGUEM TEM NOTADO, A LINHA QUE ESTA SE FORMANDO ENTRE O SWAYER E O JACK, PENSE BEM SE JACOB ESTA PROCURANDO ALGUÉM PARA SUBSTITUI-LO TALVES ISSO JA TIVESSE ACONTECIDO ANTES, VEJA SÓ A COINCIDÊNCIA JACK É O MESMO QUE JACÓ, OU PARA SER MAIS CONVENIENTE JACOB DIGO QUE TALVES HOUVERAM OUTROS "JACOBS" NO PASSADO E AGORA JACOB ATUAL ESTA DANDO CONTINUIDDE NO CICLO, E ASSIM COMO PARA TUDO NO MUNDO DEVE EXISTIR EQUILIBRIO, PARA TUDO DEVE TER O SEU OPOSTO, PARA O YIN EXISTE O YANG, PARA A MATÉRIA EXISTE A Ñ-MATÉRIA, PARA O FOGO EXISTE A AGUA PARA JACK EXISTE SWAYER (JAMES PARA SER MAIS EXATO QUE POR COINCIDENCIA MAIOR AINDA VEM DOOOOOO TCHAN TCHAN RAM RAMMMM HEBRAICO ISSO MESMO SENHORAS E SENHORES, JAMES = JAIME Q É = A TRADUÇÃO QUE EU ACHEI NA NET É VENCEDOR "SERAAAAA ????" AGORA VEM CA QTA COINCIDENCIA NÃO É NOMES HEBRAICOS PESSOAS COM O MESMO NOME PROCURANDO SUBSTITUTOS, UM MONTE DE COISA EGIPCIA, ACREDITO QUE A AULA DE HISTÓRIA SEJA DISPENSADA EGITO X HEBREUS) ENFIM MUITAS VIAJENS E POUCAS RESPOSTAS HEHEHEHEHE VEREMOS NO FINAL. SERA QUE NÃO FOI UMA ESTÓRIA SEMELHANTE A DO JACK E SWAYER QUE COMEÇOU COM JACOB E O MIB ?????

Almirante Águia disse...

Leco e demais lostmaníacos

Algumas memórias e idéias:

- Não sairam da Ilha o James e o Jim.
- Richard nunca pegou o Vôo 615 ou 815, trata-se do pai de Jack, Cristian Shepard.
- O Homem de Talarrasse, é sim a denominação dada ao pai de Locke, que sofreu um acidente de carro na estrada para Talarrasse, em nenhum momento ví alguém se referir ao submarino por este nome.
- Não me lembro direito, mas parece que o Lennie e seu companheiro estavam em um navio ou estação da marinha quando ouviram os números, pelo que entendi quando a esposa de um deles conversa com Hurley na Austrália, é que eles captaram a transmissão na mesma data que a equipe da Russeou.

Tudo para Jacob e o MIB é altamente previsível, parece-me que a única coisa que interfere nos acontecimentos é o livre arbítrio, pois vejam: quando Mr. Eko está morrendo ele avisa a Locke e Sayid que eles serão os próximos - certamente os próximos candidatos a serem utilizados pelo MIB, Eko se recusou e morreu, Locke acreditou demais, teve o fim que conhecemos, agora Sayid é um seguidor sombrio.

Jacob fala com Hurley que precisa salvar Sayid ou todos sofrerão, isto é um sinal de que ele sabia o que estava para acontecer com Sayid, por uma questão de tempo, as coisa poderiam ser melhores, mas não houve tempo para a salvação do iraquiano, Jack se recusou a matá-lo (livre arbítrio), e aconteceu o que já sabemos.

Hurley trás em seu case, aquela cruz egípcia, com uma lista de todos os que chegaram até o templo, Dogen já sabia o que deveria fazer e quebou a cruz, o livre arbítrio de Hurley o conduziu a acreditar que não fosse necessário falar que Jacob estava morto, neste caso mais uma interferencia no salvamento de Sayid, pois se os Outros soubessem, certamente as providencias seriam outras.

Antes, na 2ª temporada, Locke sai para a estação pérola, Bonnie morre, ele começa a fraquejar na fé, Ben Linus orientado pela ilha (Jacob ou MIB) aparece para encontrar Locke, pois já tinha idéia que a sua liderança seria ameaçada pelo careca, a ilha (Jacob ou MIB), recruta Mr. Eko, em sonho, que segue direto para a pérola tentando recolocar Locke no local onde deveria ter ido anteriormente para dali conhecer melhor a ilha. Com tudo isso, independentemente de sabermos quem é do bem ou mal, precisamos saber quem está certo ou errado, e ainda precisamos saber qual era o papel original de Locke nesta historinha e quem de fato o estava controlando, pois o cara saiu destruindo tudo o que via pela frente.

Nunca acreditei que Ben tenha sido capturado pela Russeou, ela deveria estar sobre efeito da infecção, a francesa morreu e foi substituida por Claire, cumprindo as ordens do MIB.

Então pode-se afirmar que para ambos, o jogo é totalmente previsível, para os dois opositores, o que muda em cada jogada, são as condições individuais de formação de caráter e características de personalidade de cada peão do jogo.

Lost é Lost, se formos procurar por referencias e temas recorrentes, estudaremos Lost por toda a nossa vida.

Pela quantidade de comentários, este capítulo, Dr. Linus, foi realmente um dos melhores que já vimos, aumentando o número de especulações.

Obrigado
Namastê

Anônimo disse...

Mormas84, concordo com vc. Acho que é por aí mesmo.

Jack e Sawyer deverão ser, respectivamente, os próximos Jacob e MiB. E devem ter existido outros Jacobs e MiBs anteriormente. Pra mim eles são os enviados de Deus para gerenciar e manter o equilíbrio da humanidade. E eles têm uma espécie de "mandato". De tempos em tempos eles são substituídos e Deus dá a eles a incumbência de selecionar seus sucessores, e isso deve acontecer desde os primórdios da civilização, por isso as referências egípcias e de civilizações antigas.

Repare que MiB diz que esteve muito tempo preso e que quer se mandar...o próximo MiB (um dos candidatos, provavelmente Sawyer) tb está preso na ilha há algum tempo e vai ficar muito mais tempo preso.

Agora...as teclas CAPS LOCK, vírgula e ponto do seu teclado devem estar quebradas, né não?

Lindcardoso disse...

...eu acho que a cena final de Lost vai ser exatamente a mesma cena onde Jacob e MiB aparecem pela primeira vez, na praia, quando MiB diz a Jacob que quer matá-lo. A única diferença é que, no lugar de MiB e Jacob, estarão Sawyer e Jack.

Constantine disse...

Aí, cardoso, concordo contigo em parte. Acho que haverá uma diferença: o Sawyer vai dizer para o Jack: "Você tem idéia de quanto eu quero tapeá-lo?" euheuheu

Altair disse...

Quem foi que deu a idéia de ver "A Casa do Lago"?

Meu.... assisti aquele filme pra ter alguma referência sobre lost e a curva do tempo e não entendi o final. Não faz sentido o mocinho encontrar as 2 mocinhas (uma na praça e a outra esperando na casa do lago). Alguém pode me esclarecer isso??

KA disse...

Continuo afirmando: Lost tem surpresas sim. Mesmo porque tudo depende do referencial. E do momento em que se analisa. vendo hoje parece natural, mas é porque já está incorporado. Na hora que aconteceu, não foi exatamente assim.
Alguns exemplos: Outros sequestrando Walt. A descoberta de uma vila com toda infra na Ilha. A escotilha com um cara fazendo ergométrica e com botão para impedir que o mundo acabasse - sério: quem é que imaginou isto? DUVIDO que não foi surpresa para quem não leu spoiler!
fim da terceira temporada.
Ben salvando Locke do suicídio para matá-lo em seguida. Jacob morrendo assim de cara.
Meu, sério. Se coisas assim não são surpresas e reviravoltas, não
E por aí vai...

Outra coisa: é válido o debate ideológico que estão promovendo sobre bem e mal, referências teológicas e sociológicas, fé e racionalidade e tudo mais.
Como sou da turma dos sem fé, enxergo diferentes possibilidades na trama.
Pode ser tudo apenas bem x mal, assim maniqueísta, manique[ista. Porém, não acho que Damon e Carlton tenham o perfil de quem nos brinde com fim de série com lição de moral e cara de novela.
Esta pode ser mais uma surpresa. Para ambas as visões. E só no fim é que poderemos afirmar categoriacamente alguma coisa ou firmar teses de mestrado.

Altair disse...

Gente, não precisa mais esclarecer sobre a casa do lago. Já me esclareceram aqui.

To bolando uma teoria agora muito legal. deixa eu clarear mais as idéias.

Anônimo disse...

Pessoal, tem duas coias para as quais eu quero chamar a atenção pois tivemos comentários sobre isto no passado e o pessoal aqui está só viajando nas conexões bíblicas e na mística do negócio, esquecendo que há elementos científicos na série.

A primeira questão diz respeito ao que estão falando sobre o tempo em que houve a "divisão nas linhas do tempo". A divisão se deu em 1977, por causa da detonação da bomba. não podemos esquecer que:
1) A série sempre tratou de viagem no tempo, e em um diálogo MIB/ Jacob eles falam em "loop hole" - Buraco no looping... ou seja, as situações podem estar sendo "revividas"por eles ao longo do tempo. Isto quer dizer que mesmo a divisão tendo sido feita em 1977, as suas consequências podem ter alterado um passado ainda mais remoto.
2) em outra temporada vimos que Ms. Hawkings (nem se se é assim que se escreve hehehe) fala que a ilha, quando movida pode mudar de lugar no espaço e no tempo. O incidente+detonação da bomba, podem ter levado a ilha para outro tempo muito antes da chegada do black rock, e certamente pode ter deslocado a ilha para o fundo do mar.

A segunda questão que quero colocar, é que o MIB e Jacob, ambos tem números para identificar os "candidatos", mas ele afirma que Jacob é quem tem uma "queda"por números. Acredito que ambos tem conhecimento tecnológico avançado e justamente está aí a razão de conhecerem tanto sobre números, equação de valenzetti e o que mais vier...

Enfim, aí foi a minha 'viagem'pessoal sobre lost.
Namasquê,

JT

Unknown disse...

?

Unknown disse...

?

Clemilton disse...

Não sairam da ilha:

James, Jin, Rose, Bernard e uma pancadaria de sobreviventes que não deram mais as caras... :p

Unknown disse...

Isso que eu queria saber, onde todos aqueles outros sobreviventes da queda do avião foram parar...

Lu disse...

Acho que eles morreram naquele episódio que o Sawyer diz p/ que todos se encontrem no lago. E os outros ouvem e matam todos no caminho.

Lu disse...

Gente......

Será que o 108 é o Widmore???

Unknown disse...

Não concordei com algumas opinioes
Pra mim ficou claro que Jack se tornou um homem de fé ao acender a dinamite acreditando que ela não iria explodir. Ao dizer para tentarem outra ele novamente estava convicto de que não explodiria
Tambem estou convencido de que ele será(ou já é) mesmo o "escolhido".

A questão das realidades paralelas pra mim não sao paralelas. Os escritores da serie ja disseram que o final da serie tem haver com rendençao. Os flashes - sideways é a vida dos losts pos ilha, uma segunda chance para se encontrarem, se redimirem. Logico que ele nao tem conciencia disso, pelo menos por inquanto

Clemilton disse...

Eu não concordo com esta teoria de que todos os outros sobreviventes foram mortos e se foram é uma maneira muito tosca de explicar o sumiço deles... afinal Rose e Bernard conseguiram escapar e eles eram bem velhos e gordinhos... :p

Clemilton disse...

Eu não concordo com esta teoria de que todos os outros sobreviventes foram mortos e se foram é uma maneira muito tosca de explicar o sumiço deles... afinal Rose e Bernard conseguiram escapar e eles eram bem velhos e gordinhos... :p

Lu disse...

É só uma teoria. Clemilton

Lu disse...

E sobre a numero 108 ser o Widmore???

Fabiolla França disse...

Gente, até hoje não consegui entender sobre o Walt (que foi bastante importante nas temporadas anteriores). Ele não vai voltar????

Sobre este episódio, gostei bastante e momento que mais anseio é or eencontro do Jin com a Sun!

Outra coisa, será que vão explicar sobre as aparições do pai do Jack????

Lu disse...

Fabiolla.

Acho que as aparições do Pai do Jack. Ficou subjetivo que era o Flocke usando a imagem dele.

Unknown disse...

Jack viu o pai dele nas primeiras temporadas? Mas como seria possível, se o Flocke estava preso na cabana do Jacob? E da mesma forma, o Jack também viu o pai dele fora da ilha. E o próprio Flocke disse que ele está preso à ilha. Eu estou confundindo alguma coisa ou as aparições do pai do Jack ainda não estão totalmente explicadas?

Lu disse...

Acho que aquela aparição do pai do Jack foi alucinação do Jack que tava cheio de remedio e alcool. (Drogadão)

Anônimo disse...

Lu..acho que não foi alucinação não...assista o último daqueles mini-episódios feitos para celular...acho que o nome é mobisódios...nele aparece o pai de jack numa cena muito estranha

Lu disse...

Tá.. vou procurar p/ assistir.

Ricardo disse...

"Os flash-sideways vem nos mostrando o que teria acontecido caso os losties e outras pessoas não estivessem na Ilha."

Atenção que as 2 abordagens focam dois momentos diferentes. Na ilha estão no ano 2007 (3 anos depois do 1º acidente) e em LA estão no ano 2004. Por isso poderão estar na mesma timeline.

t. disse...

então é isso:

em 2004, ben vira um personagem retardado de sessão da tarde;

em 2007, apenas um retardado que nada em lembra o manipulador, persuasivo e sinistro ben das outras temporadas, mas que ficou bem parecido com personagem de novela global que as donas de casa paulistanas recusam e pedem pro autor mudar.

dogen e rousseau saem de seus respectivos países e coincidentemente vão morar em los angeles, porque o mundo é um lugar pequeno e os eua do tamanho da inglaterra.

todo mundo torcendo pro fio da dinamite apagar logo e mudar de cena, já que aquele não-suspense poderia matar toda audiência de tédio.

lost, acaba de uma vez!

Clemilton disse...

No caso da realidade alternativa algumas coisas ficaram exatamente iguais, outras muito parecidas e outras extremamente diferentes...


Exatamente igual: Kate fugitiva e Claire grávida que colocou o bebê na adoção.

Muito parecidas: Locke paralítico... não sei como, mas ficou e sabemos que não foi o pai dele.

Totalmente diferente: Jack o separado agora tem um filho de uma mãe misteriosa... um filho de mais ou menos 14 anos... 2004 - 14 = 1990 que não tem nada a ver com a série... :p

Anônimo disse...

Não sei porque tantos AFIRMAM que a realidade paralela é 2004. Pra mim, principalmente depois de ver o pai do Ben na alternativa parece que eles estão mais no futuro do que em 2004. Daí teria mais lógica o filho do Jack de +- 14 anos...

Anônimo disse...

só concluindo...acho que na explosão da bomba pode ter criado 2 realidades mas uma dela, a alternativa poderia ter sido jogada pro futuro...não sei...viagem aki...kkkkkkk

Anônimo disse...

só concluindo...acho que a explosão da bomba pode ter criado uma realidade paralela, mas uma realidade paralela "jogada" pro futuro.....não sei....viagem aqui..daí ela não seria tão paralela assim né...kkkkkk

Anônimo disse...

É óbvio que a Iniciativa Dharma tinha ido pra ilha mesmo na realidade alternativa, não precisava do pai do Ben dizer aquela frase para a gente deduzir isso. No primeiro episódio dessa temporada quando eles mostraram a ilha submersa, a vila estava lá, o tubarão com o logo etc..

Linus disse...

t.

Pra alguém q quer q Lost acabe logo, vc entende bastante da série heim?

Deve gostar de sofrer.

Linus disse...

KA

Entendo, mas é diferente.

Lost tem surpresas SIM, mas...todas essas q vc citou, são surpresas para a criação de novos mistérios e não surpresas nas respostas. Normalmente as respostas não vem em forma de surpresa.

FabianoBrasil disse...

Eae galera!! quero compartilhar uma dúvida com vcs, talvez vcs já sabem, se quem é tocado por Jacob, recebe um dom, então pq o Locke foi morto? Será que Locke ai pode ressurgir das cinzas?

Linus disse...

Fabiano

Eu entendi oq seguinte...qnd Jacob toca em alguém, segundo Richard, isso é considerado um dom. Mas ele não diz necessariamente q esse dom é sempre igual.

No caso dele, é o dom de não envelhecer. Mas a consequencia disso, é q ele não pode se matar.

Se a mesma lógica vale para o Locke, então ele tb não pode se matar. Mas pode ser morto por outra pessoa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats