quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

601/602 - "LA X"

Enfim LOST está de volta!

Depois de toda a ansiedade e espera pela estréia da Temporada Final de LOST, a série voltou com o episódio duplo "LA X". Como só consegui assistir a Parte 1 do episódio pelo streaming, e meu download não está colaborando, farei os comentários apenas primeira parte do Series Premiere. Por isso espero por vocês a noite para os comentários da Parte 2, nesse mesmo post.

601 - "LA X"

Se você gosta de ser surpreendido, sua série é LOST! Mesmo depois de 5 temporadas, os produtores conseguem nos fazer pular da cadeira, sofá ou seja lá onde você assiste aos episódios com suas idéias. Esse ano, a cena de abertura foi de deixar qualquer um maluco...

Por alguns instantes o plano de Faraday, de detonar a Jughead e evitar que o Oceanic 815 caia por conta da estação SWAN, funciona e vemos os losties no Oceanic sobrevoando o Pacífico. Mas aos poucos começamos a perceber que algo está "diferente", já que temos algumas diferenças entre os acontecimentos entre o Oceanic 815 "original" e esse que vimos agora. E depois da turbulência, o Oceanic 815 não cai e segue sua rota para Los Angeles!

Mas isso não impede que os losties "se conheçam" e vários encontros acontecem dentro do avião, como se o "destino estivesse agindo para corrigir o curso natural das coisas". O momento mais incrível foi o encontro de Jack e Desmond! Por um momento, Jack acreditava conhecer Desmond "de algum lugar", mas na verdade eles ainda não se conheciam nessa "realidade alternativa". O encontro no estádio nunca aconteceu porque Desmond nunca treinou para fazer a regata de volta ao Mundo ou (acrescentando) fez a regata mas nada deu errado e ele agora está voltando para Los Angeles!

Nessa "realidade alternativa" a Ilha está submersa, o que levou muita gente a pensar em Atlântida ou Lemúria novamente. Acho que não. Em uma viagem submarina, vemos vários cenários da série, inclusive o tubarão com o logo DHARMA, até chegar ao pé da estátua!

E para encerrar esse novo estilo "flash-alternativo", ouvimos o piloto Seth Norris comunicando os passageiros. Era Greg Grunberg e sua participação especial na Premiere da 6ª temporada de LOST! Confesso que pensei que seria Lapidus o piloto desse "815 alternativo"...

Na Ilha os eventos continuam exatamente após Juliet detonar a Jughead e os losties foram realocados no tempo, de volta a 2007. E sabemos disso quando Jacob aparece para Hurley e diz que morreu há algumas horas... Incrível! Ainda não arrisco dizer que estão no mesmo 2007 que Ben e Sun, mas acredito que sim.

Se Hurley servir de porta-voz de Jacob será ótimo e deverá ser bem divertido! Sua primeira missão é levar Sayid até o Templo, a única maneira de salvá-lo.

Depois de sobreviver à queda, Juliet acaba morrendo nos braços de Sawyer. Se era para morrer, assim foi melhor mesmo. Uma personagem como Juliet não poderia simplesmente "morrer" lá embaixo e fica por isso mesmo. E se Jacob apareceu, porque não ela...

Mas a primeira grande revelação da temporada veio "na sombra da estátua", quando Ben descobriu que Locke estava morto e quem era o Falso-Locke que o fez matar Jacob: o "Homem de preto" é o Monstro! Ou que pelo menos o controla, já que se ele estava preso na cabana, cercado pelas cinzas até o final da temporada passada, não teria como ele se "disfarçar" de Christian ou Yemi. Ele poderia controlar o Monstro... Ainda sigo acreditando que o Monstro toma a forma dos mortos, o que me faz pensar que o que Locke viu na 1ª temporada e disse que "era lindo" foi uma representação de Jacob!

Jacob e seu "Inimigo" são mesmo "deuses"!? Seria estranho um "deus" morrer...


602 - "LA X"

Olha, confesso que fiquei bem irritado ontem e hoje durante o dia por não ter conseguido assistir o episódio completo e escrever sobre ele de uma só vez. Mas agora, depois de assistir essa Parte 2, fico aliviado e agradeço a Jacob por ter visto separado...

Queria muito abrir os comentários com uma frase que tenha sido importante, mas fica difícil escolher uma entre as várias que poderia usar. "Há uma guerra a caminho", de Charles Widmore; "Nada é irreversível", de Jack Shephard; "Quero que ele sofre como todos nós", de James Sawyer Ford. Fica difícil, não!?

A verdade é que os losties nunca estiveram "perdidos" ou "presos" em uma Ilha misteriosa, mas sim perdidos em suas próprias vidas, atormentados por todos aqueles problemas que acompanhamos há 5 anos. Assim, não importa onde eles estejam ainda estarão perdidos e presos à seus erros e culpas, seja em uma Ilha ou mesmo em uma "realidade alternativa". Entendo isso e agora concordo ainda mais com os produtores quando dizem que a série é sobre os personagens, não os mistérios ou uma Ilha. Vocês também percebem isso melhor agora ou eu estou ficando maluco sozinho!?

E a grande pergunta: como as duas "realidades" vão se fundir!?

Quem me conhece, ou já visita o blog há mais tempo, sabe que não sou ligado nesse lado místico, espiritual ou coisa do tipo. Mas em LOST isso existe e não vem ao caso eu argumentar aqui com meus motivos de não acreditar. Em LOST, eu aceito como parte de uma "plano maior".

Apesar de não gostar desse lado místico, tudo que envolve um certo ritual na série me fascina e conhecer o Templo e a "fonte da vida" foi simplesmente um dos momentos mais incríveis da série para mim. Quando algo que parece inexplicável ou impossível acontece, e você presencia esse evento, mesmo que você não encontre palavras para explicar acaba aceitando e percebendo que aquilo se tornou realidade.

A guerra citada por Widmore está mesmo a caminho e o Templo será o primeiro local desse combate.

De que lado você ficaria: Jacob ou Falso-Locke!?

É engraçado como a Parte 2 acabou me fazendo escrever de forma diferente. De alguma maneira as coisas começaram a fazer sentido em minha cabeça, mesmo eu não sabendo ainda como tudo se encaixa. Mas parece que as últimas peças estão mesmo se encaixando e só mais alguns detalhes faltam para montar todo o quebra-cabeça.

Espero que tenham curtido o episódio e os comentários (que já estão a mil só com a Parte 1 do episódio!) e que a Temporada seja excelente para todos nós!

Aproveitem para dar sua nota para "LA X" e começar a montar o Ranking de Episódios da 6ª temporada!

Agora é só aguardar o post mais que especial com os detalhes e observações do episódio.

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats