terça-feira, 18 de agosto de 2009

Por Email - "Exilados da Capela (Teoria By Linus)

E temos mais uma teoria enviada por email. Essa semana temos uma teoria enviada pelo Linus, que sempre está presente nos debates das teorias que surgem aqui no Teorias LOST.

Na verdade, ele traz uma estória que pode ter um paralelo com LOST, mas seguindo a linha mais espiritual...

Mas vale a pena dar uma olhada na teoria!!
Amigos do blog...

Analisando a teoria da Dani sobre Jacob ser alguém vindo do futuro, tracei um paralelo entre Lost e o espiritismo. Na verdade, não é de hoje que percebo isso, a série tem várias idéias sobre destino, livre-arbítrio, mediunidade, etc que tem haver com esta religião (que na verdade trata-se religião/ciência/filosofia...assim como a série).

Como já ví o pessoal postando aqui sobre diferentes culturas e idéias que podem ser utilizadas como um paralelo para traçar teorias, ou simplesmente discutirmos em cima delas, resolvi falar do assunto também.

Há um livro espírita chamado "Os Exilados de Capela". Capela, seria um planeta que passou há séculos atrás por um estágio evolutivo parecido com o que a Terra está passando hoje. Porém, alguns espíritos lá encarnados não acompanharam esta evolução do seu meio e como forma de recuperar este "atraso", foram encaminhados para um planeta muito menos evoluído: a Terra. Aqui encarnados, eles teriam a oportunidade de ajudar os espíritos com menos conhecimento e assim, chegarem ao estado evolutivo daqueles que seguiram habitando na sua antiga morada. Segundo o livro, os "exilados de capela" encarnaram na época dos egípcios, romanos, astecas, etc. Assim, eles foram determinantes para a construção das pirâmides, dos templos, das técnicas avançadas que se viam naquela época e que até hoje é difícil de explicarmos. Posteriormente, estes espíritos foram se espalhando e sumindo do planeta, uma vez que cumpriram com a sua missão e atingiram o grau de evolução para seguir adiante.

Quem se interessar sobre esta história, pode procurar no Google. Não sei se alguma outra religião fala sobre isso, mas esta acima, é a visão espírita.

É possível traçar um paralelo com Jacob "do futuro" (?) e este tipo de teoria. Seria ele alguém evoluído, vindo de outra época (ou lugar) e que está aqui tentando ajudar as pessoas de alguma forma? O espiritismo prega a orientação ao bem, porém, a preservação do livre-arbítrio de cada indivíduo (conforme Jacob fez ao Ben, quando deu-lhe 2 opções e a Hurley, quando disse que a decisão de embarcar no Ajira era dele). Não esqueçamos as referências da série aos povos citados na história de Capela. O inimigo de Jacob seria um espírito que evoluiu em inteligência, porém, não em consciência. Para ele, as pessoas são más na sua essência e não há o que mude isso.

Claro que não espero que os criadores acreditem/sejam espíritas, mas achei uma história interessante pro pessoal teorizar, discutir...enfim, colocar mais lenha nessa fogueira. :)

Até porque não acredito que Lost seja baseado em uma única teoria ou crença, mas em um mix de diversas delas, que os autores juntaram e acabaram criando uma idéia própria para a série.

Abraços!

Linus

Se quiser participar, já sabe: envie sua teoria para o email teoriaslost@hotmail.com e é só esperar para ter sua teoria publicada aqui e sendo discutida pelo pessoal!!

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats