terça-feira, 18 de agosto de 2009

Por Email - "Exilados da Capela (Teoria By Linus)

E temos mais uma teoria enviada por email. Essa semana temos uma teoria enviada pelo Linus, que sempre está presente nos debates das teorias que surgem aqui no Teorias LOST.

Na verdade, ele traz uma estória que pode ter um paralelo com LOST, mas seguindo a linha mais espiritual...

Mas vale a pena dar uma olhada na teoria!!
Amigos do blog...

Analisando a teoria da Dani sobre Jacob ser alguém vindo do futuro, tracei um paralelo entre Lost e o espiritismo. Na verdade, não é de hoje que percebo isso, a série tem várias idéias sobre destino, livre-arbítrio, mediunidade, etc que tem haver com esta religião (que na verdade trata-se religião/ciência/filosofia...assim como a série).

Como já ví o pessoal postando aqui sobre diferentes culturas e idéias que podem ser utilizadas como um paralelo para traçar teorias, ou simplesmente discutirmos em cima delas, resolvi falar do assunto também.

Há um livro espírita chamado "Os Exilados de Capela". Capela, seria um planeta que passou há séculos atrás por um estágio evolutivo parecido com o que a Terra está passando hoje. Porém, alguns espíritos lá encarnados não acompanharam esta evolução do seu meio e como forma de recuperar este "atraso", foram encaminhados para um planeta muito menos evoluído: a Terra. Aqui encarnados, eles teriam a oportunidade de ajudar os espíritos com menos conhecimento e assim, chegarem ao estado evolutivo daqueles que seguiram habitando na sua antiga morada. Segundo o livro, os "exilados de capela" encarnaram na época dos egípcios, romanos, astecas, etc. Assim, eles foram determinantes para a construção das pirâmides, dos templos, das técnicas avançadas que se viam naquela época e que até hoje é difícil de explicarmos. Posteriormente, estes espíritos foram se espalhando e sumindo do planeta, uma vez que cumpriram com a sua missão e atingiram o grau de evolução para seguir adiante.

Quem se interessar sobre esta história, pode procurar no Google. Não sei se alguma outra religião fala sobre isso, mas esta acima, é a visão espírita.

É possível traçar um paralelo com Jacob "do futuro" (?) e este tipo de teoria. Seria ele alguém evoluído, vindo de outra época (ou lugar) e que está aqui tentando ajudar as pessoas de alguma forma? O espiritismo prega a orientação ao bem, porém, a preservação do livre-arbítrio de cada indivíduo (conforme Jacob fez ao Ben, quando deu-lhe 2 opções e a Hurley, quando disse que a decisão de embarcar no Ajira era dele). Não esqueçamos as referências da série aos povos citados na história de Capela. O inimigo de Jacob seria um espírito que evoluiu em inteligência, porém, não em consciência. Para ele, as pessoas são más na sua essência e não há o que mude isso.

Claro que não espero que os criadores acreditem/sejam espíritas, mas achei uma história interessante pro pessoal teorizar, discutir...enfim, colocar mais lenha nessa fogueira. :)

Até porque não acredito que Lost seja baseado em uma única teoria ou crença, mas em um mix de diversas delas, que os autores juntaram e acabaram criando uma idéia própria para a série.

Abraços!

Linus

Se quiser participar, já sabe: envie sua teoria para o email teoriaslost@hotmail.com e é só esperar para ter sua teoria publicada aqui e sendo discutida pelo pessoal!!

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

17 Comentários:

Léo.fortaleza.ce;LéoeAilana. disse...

Léo CE: Teoria exelente,,legal..desde q assisti a 1ª temporada de Lost pela segunda vez e no ultimo episodio dela vi um time de basquete no aeroporto num flash back... e q tinha a seguinte numeraçao 4,8,15,16,23,42 nas camisas,,pensei logo,,quanto mais assisto mais descubro...hoje fez ja 10 vezes q a asisti,penso que quanto mais complicamos nosso pensamento sobre o q esta acontecendo maquele lugar mas nus afastamos de uma saída!,,,e se as respostas estiverem nas proprias perguntas?como subentendidas!,,, sempre é bom assistir mais!.. ::) vlw

Filipe Bruno disse...

Gostei da teoria, mas eu não acho que Jacob valorize tanto o livre arbítrio.
Acho que o fato dele dizer ao Hugo que a escolha é dele não quer dizer que ele deu o lívre arbítrio. Ele de certa forma interferiu, ele deixou com Hugo a capa do violão. O que quer que esteja dentro da capa foi o que motivou Hugo a entrar no Ajira, ou seja, foi induzido por Jacob.
E quanto ao Ben, faço minhas as palavras do André que enviou para o "Teorias Lost" sua teoria: "A Batalha de Anúbis Vs Taweret". Ele disse:
"Jacob, prevendo isso, participa de momentos-chave na vida de cada um dos Losties, de modo que eles caiam na ilha, passem por tudo o que passaram, explodam a bomba, resetem o tempo e, com isso, façam com que o plano de Anúbis falhe toscamente. Por isso Jacob se entrega tão confortavelmente à morte, sem resistir. Porque ele sabe que quase ao mesmo tempo em que ele morre, os losties, seus protegidos, fazem com que o tempo resete. Jacob está salvo."
É isso aí! Por isso ele deu escolha ao Ben, pois mesmo que Ben o matasse, Jacob sabia que o plano do "Falso Locke" ia falhar, mas se Ben deixasse ele viver seria um progresso. ;D

Filipe Bruno disse...

Jacob interferiu na vida da Kate. Quando ela era crinça ela roubou uma lancheira, e quando o vendedor disse que ia chamar a polícia e a mãe dela, Jacob pagou pelo objeto, fazendo isso ele afetou o destino dela.
Imagine que você vê um viciado brigando com um vendedor pela droga, daí você paga o vendedor pela droga e dar para o viciado, isso faz com que o viciado queira cada dia mais a droga. Foi mais ou menos isso que aconteceu com a Kate criança, quando Jacob pagou pelo erro dela, é como se ele "deu corda" para o desenvolvimento da personalidade ilegal dela. Não estou dizendo que ele queria que ela se tornasse fugitiva, até porque ele fez ela prometer que não roubaria mais, porém ele interferiu na vida, no destino, assim tirando de certa forma o livre arbítrio dela.


Ah e já pensaram na hipótese de que essa versão que vimos da vida dos Losties não seja a real? E se essa já for a versão alterada por Jacob?

Léo.fortaleza.ce;LéoeAilana. disse...

Léo CE: Teoria exelente,,legal..desde q assisti a 1ª temporada de Lost pela segunda vez e no ultimo episodio dela vi um time de basquete no aeroporto num flash back... e q tinha a seguinte numeraçao 4,8,15,16,23,42 nas camisas,,pensei logo,,quanto mais assisto mais descubro...hoje fez ja 10 vezes q a asisti,penso que quanto mais complicamos nosso pensamento sobre o q esta acontecendo maquele lugar mas nus afastamos de uma saída!,,,e se as respostas estiverem nas proprias perguntas?como subentendidas!,,, sempre é bom assistir mais!.. ::) vlw

Filipe Bruno disse...

Jacob interferiu no destino do James também. Quando ele dar a caneta a ele, Jacob muda as coisas. Talvez na versão original dos fatos James não escreveu a carta e consequentimente não ficou com aquele rancor pelo Sawyer (Anthony Coper), pois na versão que conhecemos ele sempre ler a carta e a raiva dele por Sawyer nunca acaba.

Filipe Bruno disse...

Com Sayid foi a mesma coisa. Possa ser que na versão original dos fatos Sayid tenha morrido junto de Nádia atropelados pelo carro do empregado de Widimore. Porém Jacob precisava dele na ilha por isso interferiu no destino de Sayid e o salvou. Ou seja, mais uma vez Jacob roubando o lívre arbítrio dos Losties, pois o destino é formado por fatos, ações, que acontecerão por intermédio de escolhas que faremos com o tempo, então se Jacob mudou o seus destinos, então ele negou a eles o lívre arbítrio.

Filipe Bruno disse...

Por hoje é só... Ufaaa..
Existem muitos outros exemplos de que Jacob não é tão fiél assim ao livre arbítrio. Talvez só quando conveniente.

Thiago disse...

Caracas!!!

Gostei mesmo dessa idéia do "e se essa já for a versão alterada da história dos losties?"

Faz sentido eles estarem em um loop eterno e a cada tentativa corrigir um detalhe ou outro, ou seja... se Jacob nao interferisse em momentos chave dos losties, talvez Sayd morresse e nao voltasse pra ilha para atirar em Ben criança e isso não influenciaria as coisas da forma que ficou... o mesmo com James, Kate e os demais como foi citado pelo Filipe Bruno...

Escreve melhor essa teoria cara e manda para o Leco publicar... a quanto tempo esse looping poderia esta ocorrendo?

Te vejo em outra vida Broderrr

Filipe Bruno disse...

Thiago,
Se esse looping estiver havendo mesmo, acho que está acontecendo por muito tempo, não arrisco dizer por quanto tempo, mas acredito que seja por muito, muito tempo.

Abraço!

Filipe Bruno disse...

Um dia li aqui no site uma teoria de um usuário, não lembro quem foi, mas nessa teoria ele dizia que os tripulantes do Black Rock podem ser os mesmos passageiros do Oceanic 815. E essa teoria é aceitável visto que nunca vimos nenhum tripulante do Black Rock, pelo menos achamos que nunca vimos.
E também por que os produtores disseram que a ultima temporada seria parecida com a primeira. Talvez seja pra confundir, para nós fãs acharmos que a bomba H que Jack e Cia jogou na "Cisne" funcionou como o esperado, que o tempo foi "resetado" e que eles voltaram para o presente deles. Achava que era isso que ia acontecer mesmo, mas depois vi que talvez eles tinham que ir para o passado por que foram eles que causaram o incidente na "Cisne". Na minha opinião aquilo foi o incidente.
Entretanto, não acredito que após o incidente eles vão continuar em 1977, vão ficar no templo escondidos até os dias atuais e que não vão envelhecer como dizem por aí. Acho que eles podem ir para o tempo do Black Rock, e aí sim conheceremos mais sobre o navio, os tripulantes, o Monstro, Anúbis, Taweret, o Templo, Jacob e seu misterioso inimigo. Afinal, olhando atentamente percebi que não conseguiamos enterder nada no iníco do seriado por que o seriado começou pelo fim e não pelo começo. Está sendo reproduzido numa ordem regressiva. Primeiro eles nos apresentaram perguntas, muitas perguntas, e seria muito banal se essas perguntas fossem respondidas com flash-backs ou se um personagem revelase os segredos, nada melhor que voltarmos no tempo para ver como essa história começou. E acredito que não será diferente com as questões mais antigas da ilha como o Templo, o Monstro, o Black Rock, Jacob e seu inimigo, e é claro os "Deuses" Anúbis e Taweret.

Gabriel Lindenbach disse...

Acho que o Leonardo brisa um pouco demais... Não concordo...
Filipe, com você eu concordo... Acho que vão nos passar a impressão de que tudo deu certo, mas não deu...

Para mim, bomba nenhuma explodiu. Estou com os que pensam que os Losties permaneceram "Intactos" pelas mudanças físicas que o tempo é responsável. Vão estar 30 anos mais velhos, mas não aparentemente.

Anônimo disse...

Esse livro é espirita .
E parabéns por sua teoria.

Thiago disse...

show de bola...

são essas discussoes e essas possibilidades que nos deixam curiosos para saber o que realmente está acontecendo...

Tambem estou com o pensamento de que eles estão no templo, com a aparencia de jovens, porem 30 anos mais velhos...
Quanto a voltarem no black rock... nao sei se seria viável porque acredito que essa temporada sera de respostas definitivas, e nao daria para mostrar a historia e o porque eles foram parar no black rock.. tivemos uma quinta temporada inteira para explicar coisas da Dharma e ainda assim ficou faltando alguns pontos... então descarto essa possibilidade

Então estou com o pensamento nessa linha... estavam em um looping a MUITO tempo... Jacob interferindo sempre ajustando alguns detalhes... eles não explodiram a bomba ou se explodiu nao mudou as coisas... ficaram no templo por 30 anos e agora vao retornar... o black rock deve ser a chegada de Richard e alguns tripulantes podem ter se juntado aos outros...

Mas... e Hanso? rsrsrs

Te vejo em outra vida Broderrr

Leco Leite disse...

Filipe, muito interessante essa idéia de termos visto a "vida alternativa" dos sobreviventes e não a real...

É de se pensar...

Léo.fortaleza.ce;LéoeAilana. disse...

observem no 8ºepisodio da 3ª temp..quando Desmond desloca a consciencia pro passado;; tentando provar que aquilo ja tinha acontecido ele vai vizitar um amigo q é Físico...ao chegar no trabalho desse amigo Desmond v o amigo chegando com uma mulher,o amigo vem converssando sobre uma teoria,de repetição de calculos,..é bastante interessante,,,é um dialogo curto..mas..valioso..pode dizer muito sobre a serie...confiram la..

Bellamy disse...

Gostei Da Parte Que Voce Cita Jacob Com Alguem Evoluido, Nao Tem Melhor Teoria Do Que Aquele Que Diz Que Ele Veio Do Futuro e Ah Ilha Foi Oh Unico Lugar Que Restou Da Terra e Tals Se Nao Me Engano, Mt Legal

Linus disse...

E ai pessoal.

Bom, como eu disse no post, coloquei essa "teoria" apenas pra jogar lenha na fogueira e pra ver se tem alguma idéia ali que se encaixa no debate. Claro que não espero q seja isso e tal. Na verdade, nem eu mesmo tenho uma teoria certa sobre O QUE É Lost e a ilha...mas gosto de pensar em várias delas pra refletir. :)

Na minha opinião, continuo achando que Jacob presa sim pelo livre-arbítrio.

Quando ele "salva" Kate do roubo, quando ele dá a caneta ao James, quando ele entrega a guitarra ao Hugo...ele jamais forçou os losties a fazerem algo. Ele orientou, mas não forçou.

É isso que prega o espiritismo (já que a "teoria" que postei é baseada nesta crença): o bem, jamais força a nada. Ele orienta, mas a decisão final é de cada um. Ai é que está o nosso mérito.

Jacob orientou Kate a não mais roubar, Hurley a embarcar no Ajira, Jin e Sun a não deixarem que seu amor se apagasse, etc e tal. Por ai. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats