quarta-feira, 17 de junho de 2009

Debate - Jacob está morto!?

Pois é, essa é uma das perguntas que ficam passando pela minha cabeça. Apesar de não sabermos bem "o que é Jacob", ficamos pensando se ele realmente está morto agora.

Uma coisa que fico associando a essa questão é a frase de Alpert para Locke dizendo que "nunca viu ninguém voltar a viver na Ilha"...

Várias teorias rolam pela internet, as que mais se destacam é que Jacob poderá "usar" um novo corpo, talvez de Locke ou mesmo de Lapidus que foi cogitado se poderia ser um "candidato" por Bram e Ilana.

Mas então, o que vocês acham dessa questão?
Ben realmente matou Jacob e ele nunca mais aparecerá pela Ilha!? Será que o veremos, mas em outra "forma"!?

Debates anteriores:
- O "Bem e o Mal" em LOST!
- "Eles estão chegando!"
- Os losties são os responsáveis pelo "incidente"!?
- Os grandes momentos de LOST!


Grande abraço e namastê!

Leco Leite

38 Comentários:

DeChamps disse...

O que não ficou claro pra mim, são os "loopholes". e por exemplo seria esse o primeiro "corpo" de Jacob? É quase previsível que ele vá se "reencarnar", e é o que acredito...

Aguardemos...

Geraldo Voltz Laps disse...

Duvido muito que agora que o Jacob apareceu, ele simplesmente irá morrer, não acredito que farão isto conosco.

Abraço

Filipe Bruno disse...

Concordo com o Guilherme e com o Geraldo, eu acho que Jacob ou pelo menos aquele corpo que ele usava morreu.
Acredito que os produtores não iriam tirar Jacob da história logo agora que ele apareceu, mas sim, faze-lo voltar em outro corpo que esteja morto. No corpo de Locke ou Ceasar.

Linus disse...

Me parece muito claro que Jacob não morreu, mas a forma como ele "voltará a vida" é que é a incógnita.

Talvez a tal história de que "Dead is Dead", seja apenas algo para diferenciarmos o Jacob dos demais. Certamente, ele não é alguém comum.

Imagino que Richard nunca tenha visto ninguém voltar a vida, pq nunca viu Jacob morrer, também.

Felipe Vaz disse...

Seria interessante ver Jacob no corpo de Jack, em mais um embate Jack x Locke. Só não vejo como isso pode acontecer. Dois lockes não seria nada mal. Lapidus não, por favor.

Luana disse...

Com certeza ele não morreu, acho que do mesmo modo que o "inimigo dele" reencarnou em outro corpo vamos dizer assim, o Jacob acho que pode também! O que pode ser que ele reencarne no corpo do Lapidus,pq a Ilana disse que ele era um ótimo canditado, só pode ser para isso!!

Já estou morrendo de saudades de Lost!
Beijos

Linus disse...

Luana

Acho q é por ai, só não sei se essa pessoa seria o Lapidus. Acho q eles falaram dele ser "um candidato" apenas pra colocar as cartas na mesa e termos uma idéia doq vinha por ai. Mas acho q o Lapidus é coadjuvante demais pra ter um papel tão importante. Mas...quem sabe.

:)

Luciano disse...

Gosto da ideia de relacionar a "morte" de Jacob ( ou seja lá o que aconteceu com ele) com as ponderações de Nietzche sobre a relação do Homem com Deus ( Deus está morto e outros blábláblás).

Claro que já foi a época que Lost era analisado pormenorizadamente em correlações filosóficas e afins, mas acredito que pelas circunstâncias mostradas no final da 5º temporada ( contaram até cinco para acalmar o público, como Jack o fez ), me parece evidente que a perda ou o distanciamento com o divino ou o fantástico na série, deixará os personagens apenas com suas próprias escolhas, sem a tutela de deuses, monstros e superpoderes quânticos.

Claro, até lá enfrentaremos múmias revividas, maldições de faraós e reencontros afetivos-temporais, mas que a "morte" de Jacob nos dá margens para refletir sobre essa incrível dependência de cânones e modelos, isso dá...

Anônimo disse...

Jacob=Deus..

Anônimo disse...

Parcialmente jacob "morreu" quase no mesmo tempo(quase na mesma hora)que a juliet!quem sabe jacob tenha encontrado este meio mais rapido!

Filipe Bruno disse...

ANÔNIMO,
vc está falando do msm episódio que nós?
Vc disse: "Jacob morreu quase no msm tempo (quase na msm hora) que Juliet!". Vc está enganado, pois Jacob morreu no presente e Juliet no passado, muito tempo e muitas horas de diferença, diga-se de passagem.
Vc tem q conseguir "mastigar" o episódio pow.

Muitas pessoas não assistem Lost pq dizem q não entendem, e essas pessoas não entendem pq não conseguem criar uma linha temporal imaginária pra poder organizar tudo que vemos e assim compreender a série. O bom d Lost é que os produtores nos mostra cenas soltas e nós é q temos que junta-las, é meio confuso eu sei, mas isso é o q faz de Lost ser o q é.

E como Leco diz, Namaste!

Rodrigo Marduk disse...

Muitos estão se esquecendo que o inimigo de Jacob NÃO usou o corpo do Locke, e sim a sua imagem. Ele fez com que todos acreditassem que Locke era uma pessoa especial, até mesmo o próprio Locke para chegar até Jacob e matá-lo, como havia prometido ao prórpio Jacob. Ele utilizou a imagem de varios mortos, por isso disse que passou por muitas coisas para chegar até ali. Acho que o falso Locke será confrontado por jack e o pessoal que deve retornar a ilha. O problema é: eles retornarão ao tempo dos outros por causa da explosão que causaram, ou ficaram presos em 1977 e ficaram como Richard, sem envelhecer? Eu sei que é chato, mas acho que o episódio sobre a morte de Jeremy Bentham foi o fim de Locke, mas torço muito para que não seja verdade. Namastê!

DeChamps disse...

Assim me desculpem se estou viajando, mas, ficou claro o porquê de o "inimigo" simplesmente não pegar uma faca e enfiar no Jacob, naquela época do começo lá mesmo? Porque Jacob ser intocável se Ben o matou?

E afinal qual a definição de loophole?

Desculpem denovo se fiz perguntas ultrapassadas e repetidas...

Abraço!

Rodrigo Marduk disse...

Guilherme

Também tenho a mesma duvida que você, e acredito que a resposta é que tanto Jacob quanto seu inimigo não podem ferir um ao outro diretamente, por isso ambos manipulam os "humanos", pois está claro que ambos não são humanos. Li muito sobre mitologia e desde a 2ª temporada eu tinha certeza que em algum momento Lost entraria neste rumo envolvendo deuses. Mas, qual será a definição de deuses para os escritores de Lost? Seres mitológicos? Anjos de Deus? Anjos Caídos? Extraterrestres? Todas possibilidades estão abertas pois eles deixaram rastros para todas estas descrições. Nota: ao assistir o bônus do DVD 07 da 1ª temporada, os autores afirmam que o principal personagem da série é a ilha e que só descobririamos o que ela é de verdade no ultimo episódio da ultima temporada. Eu tenho meu palpite, que tenho desde que Sayid, Jin e Sun viram o pé da estatua: essa ilha é nada menos que Atlântida, a ilha perdida que muitos acreditam esta no fundo do mar. Depois irei explicar melhor porque cheguei a esta conclusão e também outras curiosidades que estou descobrindo sobre a série pois estou assistindo novamente todas as temporadas. Obrigado por manter este blog para matarmos um pouco a saudade da melhor série de todos os tempos, Leco. Namastê!!

DeChamps disse...

Marduk...
Você se esqueceu de comentar do loophole, se é que vc sabe explicá-lo. HehEhe

Quanto a Ilha... é não sei o que dizer, mas concordo quanto aos deuses serem "intocáveis" entre si.

Falando em Leco, cadê o Leco? AHahhA

Léo.fortaleza.ce;LéoeAilana. disse...

bem...ja q todos acham q quem esta voltando q jacob fala,sao os q ficaram no passado,tipo,,isso não é meio óbvio???...e se nao for nada disso???....

Rodrigo Marduk disse...

Guilherme

Você outra vez tem razão, eu não sei explicar o que são loopholes. Quanto a minha teoria sobre Atlantida, é por que algum tempo atras eu li um artigo em uma revista que falava sobre teorias relativas à Atlantida, e uma delas é que os Atlantes tinham a habilidade de manipular a gravidade e o eletro-magnetismo unico que a ilha possuia. Por isso, eles eram considerados gigantes do ponto de vista humano e por isso foi alvo de guerra entre os deuses (algo que aparentemente temos entre Jacob e seu inimigo). Sendo que esta forma de gigantes pode varios significados, entre eles como seres de vida longa. Atlantida desapareceu, assim como a ilha de Lost possui a capacidade de se locomover no tempo-espaço. Curiosidade: mudando de assunto, estava assistindo outra vez o episódio sobre a morte de Jeremy Bentham, e notei algo interessante. Quando Locke encontra com Walt (que na minha opinião, ainda tem muita importância na série), este diz que JA esperava encontra-lo, pois havia sonhado com Locke vestido de terno, na ilha, cercado de pessoas que queriam machuca-lo. Sem falar nas varias aparições de Walt para os sobreviventes, falando uma lingua estranha, mesmo quando estava aprisionado pelos hostis. Por enquanto é só, depois volto com mais curiosidades. Namastê!

DeChamps disse...

Heheh certo certo. E boa obs. sobre Walt...

Agora sacanagem a última postagem do Leco no twitter... uAhaiUHAOIAU

Linus disse...

Rodrigo Marduk

"Muitos estão se esquecendo que o inimigo de Jacob NÃO usou o corpo do Locke, e sim a sua imagem."

Excelente colocação. O inimigo de Jacob não "encarnou" em Locke, pois se fosse este o caso, não haveria 2 Lockes (2 corpos) e sim apenas 1. Mas ele só pôde usar a imagem de Locke, a partir do momento que Locke morreu...senão haveriam 2 Lockes caminhando pela ilha e ficaria muito evidente a manobra.

Ai fica outra questão: aqueles que vimos no início do episódio final, são mesmo Jacob e seu inimigo nos seus verdadeiros corpos? Ou assim como Locke, são imagens que eles criaram a partir de alguém?

E sobre o inimigo não poder matar Jacob, acho q fica claro que eles não podem matar-se uns aos outros. Por isso ele manipulou o Ben pra q fizesse isso.

E boa observação sobre Walt, não lembrava disso!

--

leonardo flamengo

"todos acham" não. muita gente aposta que o "eles estão chegando" refere-se ao grupo de Ilana, a qual Jacob pediu ajuda fora da ilha. Isso está totalmente em aberto ainda.

Anônimo disse...

Rodrigo Marduk disse

ja tinha pensado nisso varias vezes nessa afirmacao do walt e do seu significado. nao chego a nenhuma conclusao porque o verdadeiro locke esta de terno mas morto. o falso locke que por acaso ate ja nem esta com o terno vai ter de se confrontar com ilana e seu grupo. de que locke se esta referindo walt no sonho? essa é a minha questao.

assinado: Zemi

Anônimo disse...

george rabelo. georgerabelo@hotmail.com

eu sinceramente acredito que lapidus (ao contrario do amigo que acha coadjuvante demais) pode sim servir para a manifestacao de jacob. certamente jacob foi morto fisicamente por ben porem nao quer dizer que ele esteja essencialemnte morto. jacob precisa voltar em alguem nao importa quem mais precisa do material humano. e lapidus pode usar seu papel de coadjuvante pra poupar os personagens principais. em bem provavel que ele acabe sendo morto pro retorno dele. lembre-se de um detalhe que nao sei se alguem percebeu . no capitulo onde a filha (morta) de ben pede pra ele seguir as ordens de jonh (copia) e no ultimo capitulo quando ben conta esse fato pra jonh (copia) este mesmo se surpreende me dando a entender que provavelmente jacob possa ter criado a imagem da filha de ben e dar os ordens pra obter algum resultado. nao sei qual . de fato da pra dizer que nao foi manobra do "inimigo" de jacob. conclusao (segundo minha opiniao) :
- lapidus ira morrer pro retorno fisico de jacob pois nem mesmo os deuses ou seja la o que forem possam mudar as leis fisicas porem podem manipula-las. por conta disso continuara a ser coadjuvante porem com uma importancia muito grande na trama poupando assim os pricipais pra essa tarefa.
- havera uma "guerra" onde havera os dois lados cada um no seu partido. mais uma vez as diferencas irao pra valecer. pois ainda nao esta bem claro quem eh do bem ou do mal. ou se eh simplesmente um duelo entre os dois. por causas que desconhecemos. ou seja acredito que os dois terao argumentos de sobra pra convencer seus aliados. vamos convir que as divergencias sempre foram os pontos quentes de toda trama.


um grande abraco a todos

Linus disse...

Uma questãozinha pra atiçar o debate...

Se Jacob é "imortal", qual o interesse de seu inimigo em matá-lo? Certamente ele saberia que Jacob não morre, então noq beneficiaria ele ver Jacob apenas "trocando de imagem"?

:)

Rodrigo Marduk disse...

Ola, loucos por Lost...

Estive pensando sobre opiniões que foram postadas em outros debates sobre o que significaria aquele final de Lost, em vez do tradicional fundo preto, apareceu um fundo branco, e que este seria um sinal de que as coisas seriam diferentes. Também percebi que ao contrario de outras temporadas, nesta não temos nenhuma noção do que esta por vir pois não temos nenhum flashfoward ou flashback com informações a respeito. E para completar nossa agonia, segundo Matthew Fox, o herói Jack, não teremos mais flashbacks e nem flashfoward, a série seguira uma linha de tempo unica, o que me fez juntar tudo isso com a morte de Jacob e chegar a uma conclusão: se essa informação for veridica, Jacob realmente esta morto! Acredito que a forma que assistiamos a série era simplesmente a visão dos acontecimentos por parte do próprio Jacob, e que enquanto o seu inimigo possui a capacidade de utilizar a imagem de pessoas mortas, o seu dom na verdade tem referência com o tempo e espaço da ilha. Por isso não acredito na hipótese de Jacob ressurgir no corpo de alguém, e sim, que a habilidade dos escolhidos por ele seja explorada ao maximo (Hurley e Miles podem se comunicar com os mortos, por exemplo). Bom, é isso. Depois irei contar sobre um mistério que descobri assistindo novamente a 2ª temporada a respeito de Hurley e Libby. Namastê!!

DeChamps disse...

pô marduk, sem mistério... Conta Logo!

AAIuhAIUH

Rodrigo Marduk disse...

Guilherme

Talvez eu esteja enganado, pois apenas os roteiristas poderiam confirmar isto que estou a dizer, ja que existem informações que a atriz que interpreta Libby não esta disposta a fazer novas participações em Lost, mas acredito que descobri algo interessante sobre a personagem e que todos podem conferir na segunda temporada. É o seguinte: todos se lembram de DAVID, o gordinho careca que era o amigo imaginario de Hurley na clinica e que o infernizou na ilha durante um dos episódios da série, correto? Sabemos também que Hurley possui a capacidade de se comunicar com os mortos, certo? Estava assistindo novamente o episódio que explica como Desmond conseguiu o barco para sua viagem, e todos sabemos que foi Libby que deu o barco que era de seu finado marido para o "Brother". Pois é, Libby diz para Desmond que o barco pertencia ao seu marido DAVID! Podem conferir. Teria lógica a situação ja que no episódio em que David aparece, é justamente o episódio em que a relação entre Hurley e Libby ganha força, e não vamos se esquecer que nossa amiga loira esteve na mesma clinica que Hurley...alias ela aparece na clinica no mesmo episódio! Enfim, é isso! Namastê!

Filipe Bruno disse...

Rodrigo,
Realmente, o nome do marido da Libby é David, porém o nome do amigo do Hurley, o careca com roupa de manicômio, ele se chama Dave, talvez Dave seja um tipo de abreviação para David, tal como Jim é abreviado de James.

Ah e o nome do episódio que apareceu o Dave é "Dave".

Unknown disse...

ñ sei como podem ter tanta certeza que o antagonista de Jacob usava a imagem de mortos(Cristian);que o mesmo é o monstro;na verdade só se sabe que o mesmo usou a imagem de Locke;é precipitado afirmar algo desse tipo;na minha opinião,claro!abraços a todos!

Gabriel Lindenbach disse...

Pra mim é bem provável que o Lapidus seja a imagem do Jacob.
Ele tem que ter alguma função na ilha, caso contrário não estaria de volta. Eu quero dizer... A Ajira tem vários pilotos, qual a probabilidade de um cara que eles conheceram na ilha cair de novo lá com eles...

Rodrigo Marduk disse...

Acredito que Lapidus possa ter importância na série, mas acho que o dom de usar imagens de pessoas mortas pertence apenas ao inimigo de Jacob, assim como nas mitologias, cada divindade possui uma habilidade que de certa forma reflete sua personalidade. Quanto o falso Locke ser o monstro da fumaça é uma teoria com uma grande possibilidade de ser verdade, pois aqueles que tem um pouco de conhecimento em mitologia, vai reconhecer nos desenhos do tunel de onde se origina a fumaça, o Deus dos mortos Anubis, além do fato de o proprio falso Locke ter guiado Ben até o local, e não estar ao lado dele quando a fumaça cercou Ben. Além do fato que os diversos mortos que auxiliaram Locke em sua jornada, e também pelo fato de o próprio Locke ter feito um desenho do monstro ainda quando era criança, se lembram? Mas também a uma possibilidade: alguém se lembra que o barulho do monstro (como se fosse o grito de um monstro arrastando uma corrente) é bastante parecido com o barulho feito pelo incidente na construção da escotilha? Será que de repente, o monstro da fumaça não foi criado exatamente no incidente que os Losties tentaram evitar? Pensem bem.

Linus disse...

Marduk

Mas tem o seguinte, que alguém até já comentou aqui: quando Ben fala para Locke que sua filha apareceu para ele e "ordenou" que ele seguisse as suas ordens, o próprio Locke mostra-se surpreso, como se aquilo fosse novidade pra ele. Confirmando-se isso, podemos deduzir então que o monstro de fumaça não era ele.

Quanto a Jacob, continua a questão: se Jacob pode usar a imagem de pessoas mortas (ou não), qual seria o interesse do seu inimigo em matá-lo? Certamente ele saberia deste "poder" de Jacob.

Só Lost mesmo para nos dar tanto assunto. Nem ví mais ninguém discutindo aqui sobre "whatever happend, happend..." hehehehe.

Unknown disse...

Só queria saber porque o nome dos principais personagens da série começam com J, por exemplo, Jack, James (Sawyer), John Locke, Juliet e Jacob pra variar...

Rodrigo Marduk disse...

Linus

Eu acredito que a surpresa que fez o falso Locke na verdade tenha sido pelo motivo de ter conseguido convencer Ben, uma vez que Ben sempre manipulou aqueles ao seu redor e pela forma que o ex-lider dos hostis ficou: simplesmente um escravo dele, o que é surpreendente pelo que vimos de Benjamim Linus até agora na série. Alias, ele ficou bem diferente, como também ficaram os amigos da Rosseau, se lembra? Mas você também pode estar certo, pois eu acredito também na possibilidade de a fumaça ter sido gerada pelo incidente que Jack e os outros tentaram evitar, ainda mais pelas informações de que todas as teorias iriam cair por terra no primeiro episódio da próxima temporada, o que provavelmente irá acontecer. Enfim, em Lost tudo é possivel. E voltando a assistir a primeira temporada, em outros debates comentaram sobre a semelhança entre o falso Locke e o Locke do inicio da série, e realmente, são surpreendente parecidos nas atitudes. Será que estamos sendo enganados, e a teoria do falso Locke é mentira?

Anônimo disse...

George Rabelo georgerabelo@hotmail.com


pra mim ficou claro que a surpresa do locke falso nao foi com ben e sim a informação dada por ele referente a sua filha. pareceu muito uma pista valiosa dada por jacob ao seu proprio "inimigo" como se estivesse dizendo "sei dos seus passos". e isso se confirmou na fala do proprio jacob direcionado ao locke falso na frente de ben dando a escolha de fazer o o que o locke falso pediu ou simplesmente deixar que os dois resolvam as pendecias entre eles.e quanto a jacob poder ou nao manifestar no corpo de lapidus nao vejo problema algum pois na minha visao o que importa eh o conteudode das informacoes que jacob tem para a trama e nao em que corpo ou imagem ele pode estar. e lembrem-se o inimigo de jacob foi bem claro que queria mata-lo se ele disse eh por que era possivel. mais pode ser que o "matar" seja alem de uma acao fisica ela pode vir agregada a uma analogia ou seja a morte de um ciclo presidido por jacob.onde ele acaba voltando em lapidus pra tentar pegar seu "posto" de volta e eh ai que se comeca a entender o porque de tudo. pra mim jack ira defender a causa de jacob ou seu inimigo. james ira pegar caminho oposto sera uma guerra de ideologias , conviccoes entre outros sentimentos que ira deixar nao so os losts mais todos nos divididos. como aconteceu no ultimo capitulo da 5 temporada entre jack e james . detonando a bomba (segundo taoria de faraday) todos chegariam no aeroporto salvos sem amenor lembranca do que acontecera sejam elas boas ou ruins. nao detonando a bomba valorizalriam cada momento que passaram junto , sofreram junto . lutaram juntos enfim uma serie de sentimentos que dividiram os lost. lembrem -se em todos as temporadas houveram essas divergencias com dois lados bem definidos oras encabecadas por james oras por jonh oras por jack sempre nesse revezamento. vcs acham que isso nao vai acontecer no final ??? justo no final ??? e os dois lados encabecados por jacob e seu inimigo respectivamente ?? duvido. preparem-se para novos rachas nos losts. um abraco a todos

Unknown disse...

O "irmão" do Jacob é ou usa poderes do DEUS ANUBIS que tem o poder se se tornar uma nuvem negra como uma das formas de aparecer sendo o Deus que julga o povo e o deus da morte, já jacob é o Deus da estatua onde ele mora, Anubis tem a sua opinião sobre os homens de que sempre fazem as mesmas coisas e são julgadas por elas, já jacob acredita que uma hora vai acabar isso o que o outro discorda. Em relaçao a morte de Jacob é estranho alguém que proporciona a imortalidade para alguém não ser imortal. E caso seja imortal "como os Deuses" como é que se mata um Deus?? E continuamos a pensar... Namaste

Unknown disse...

não sei se vcs notaram mas antes de morrer ou se é q ele morreu jacob disse ao falso lock" eles estão chegando " então fica obvio q ele são jack e compania ...isso tira um pouco a teoria q eles continuariam no passado meus caros... ele s estariam voltando ao presente .. e todas temporadas se passarão em epocas diferentes e temas diferentes......acho posso ter viajado um pouco mas ate faz sentido namaste

Rafael(K) disse...

So um lembrete de algo que acabei de rever por acaso em episodio aqui.
Quando Ben(criança) é levado para ser curado, o Charles vai perguntar pro Richard o porque dele ter salvo o garoto,o Richard responde que Jacob quis assim.Supondo toda a divindade do Jacob,ele poderia ja ter feito isso para desencadear a sequencia de fatos que levaria ao ben "mata-lo".

E o quando o Ben disse ao Locke(copia) que deve ir ser julgado,ele diz que tem que procurar a fumaça negra,ou seja,a fumaça(ou quem esteja por tras)é responsavel por julgar as pessoas da ilha,ao menos é o que o Ben acredita.

Lucas disse...

O inimigo de Jacob voltou à ilha no corpo de Locke, e convenceu Ben a matar Jacob. Mas Jacob também retornou para a ilha, no corpo do pai de Jack.
Um quer levar pessoas à ilha outro quer impedir as pessoas de chegarem à ilha, ambos são imortais e estão lutando a milhares de anos.

Mx disse...

Podem ser irmãos
Bom 1° acredito que esse dois são de fato irmãos,(talvez até fillhos de Adão e Eva..Talvez)
O fato é eque o MIB disse que ele era humano e tinha sentimentos,depois ele disse que o Jacob tinha roubado sua dignidade e humanidade,disse também que sua mãe esteve louca!No ep 6x09
quando stava conversando o Jacob ele pedio para sair da ilha,e ele não deixou disendo que só depois de morto,detalhe:o MID disse:Você quer que eu pesso desculpas?
Ele deve ter tirado a vida de alguem querido do Jacob,talvez sua mãe por te ficado louca,isso quando ainda eles erão só abitantes da ilha,daí o jacob ficou muito iritado com ele e o arastou pela floresta a dentro(apos lhe dar uma surra!)eles cairam naquele buraco que o MIB tentou arastar o Lock e um ficou com um dom e o outro se tornou a fumaça!
Lembram que o Desmont começou a Ver o futuro após ter sido exposto a uma quantidade pequena de eletromagnetismo?se eles cairão no bolsão de eletromag eles podem ter adiquirido essas formas.
quem sabe são apenas teorias...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats