terça-feira, 2 de junho de 2009

Debate - Existe "Bem e Mal" em LOST?

As dualidades sempre estiveram presentes nos debates e teorias desde o início da série. Uma das que mais se debate é a presença do "Bem e Mal" na Ilha. Quem são os "vilões", se eles existem mesmo!? Muita gente acredita que não há essa distinção na série, que na verdade os personagens apenas tomam atitudes de momento que os fazem "mocinhos" ou "vilões"... A cena de Locke e o Gamão é uma das cenas mais clássicas de LOST e que deu início a essa linha de debates.

Esse é o debate da semana que trago para vocês!
Existem em LOST a distinção entre "Bem e Mal"!? Temos realmente os "mocinhos" ou "vilões" presentes n Ilha!?

Debates anteriores:
- "Eles estão chegando!"
- Os losties são os responsáveis pelo "incidente"!?


Grande abraço e namastê!

Leco Leite

10 Comentários:

jailson disse...

Não xiste bem e mal definitivo mas sim do ponto de vista de cada um e em determinados momentos. Ben e Widmore são exemplos clássicos disto. E agora com Jacob e Locke2 a mesma coisa. Em determinadas atitudes parecem ser vilões mas posteriormente vemos que as atitudes tiveram outra finalidade. Por isso, na minha opinião mocinho e vilão em Lost nunca é definitivo e nem será, é uma série de ambiguidades onde nem sempre o preto é o mal e o branco o bom. São lados diferentes e mutáveis quanto a seus objetivos, muitas vezes ações maléficas inicialmente tranforman-se em salvação posteriormente e vice-versa. E esta dúvida persistirá até após o fim da série, cada fã terá seu(s) vilão(ões) e seu(s) mocinho(s). Repito para mim não existe bem e mal definitivo e nem existirá.

Unknown disse...

Acho que a série tem um conteúdo muito humano, bem próximo da realidade.
Não é bem o caso de ter bem e mal. Cada um tem suas motivações e objetivos. Alguns vão passar por cima dos outros para conseguir, outros não, serão altruistas.

Alias, varios personagens são altruistas e egoistas ao mesmo tempo. Jack mesmo é o que mais me deixa em duvida. Oras ele é o lider que pensar no bem estar de todo mundo, outrora ele quer por que quer as coisas do seu jeito, lider por imposição.

Gosto disso, é mais verdadeiro. Não consigo pensar num mal por si só.

KA disse...

Eu também não acho que existirá um mal ou bem absoluto. Apesar das indicações das pedras, do gamão, o roteiro sempre fugiu desta perspectiva. Tanto que às vezes amamos, outras odiamos o mesmo personagem.
E se analisarmos a fundo as ações praticadas por Ben, que agora parecem ter sido ordens de Jacob percebemos que muito do que foi feito não tinha fundo nobre. Por exemplo, se as ordens sempre foram seguidas, a própria purgação deve ter sido ordenada por Jacob...

Unknown disse...

Hehehe... o Ben vai ser a eterna polêmica nessa história de Bem e Mal. Acredito que até o ultimo episodio não ficará claro se ele é mocinho ou bandinho... e torço para que a duvida continue, mesmo após o fim da série. É muito legal ver as pessoas tomando partido sobre ele. ^^

Linus disse...

Olha, pelo rumo q tomou a série, acho q não existe BEM e MAL propriamente ditos.

Já cansamos de ver aqueles q eram inicialmente "mocinhos" tomando atitudes q não gostamos e "vilões" tomando atitudes q acabaram se mostrando por um bem maior, posteriormente.

Gosto q seja assim, pois desta forma a coisa fica mais real. Odeio personagens caricatos, estilo "Malhação". Quem é bom, é bom 24 horas por dia, quem é preguiçoso é preguiçoso 24h por dia e assim por diante. Isso não existe. Todos temos um lado bom e mal, oq faz cada um dos lados despertar é a circunstância.

Como falaram acima, sem dúvida o Ben é o símbolo disso. Ele está conosco faz 3 temporadas (inteiras) e mesmo com todas as suas atitudes (sequestrar crianças, matar pessoas da Dharma, sequestrar os losties), etc...ainda discutimos se ele realmente é um vilão ou não.

Heidi disse...

Ao ser questionado, um dos homens da equipe da Ilana diz "nós somos os mocinhos"...estava eu assistindo a segunda temporada e no pier, ao perguntarem quem eram, Ben falou "nós somos os mocinhos"
Vai sabê quem é mocinho ou bandido?

Linus disse...

Heidi

Acho q isso é normal. Todos acreditam "ser os mocinhos". Nós mesmos muitas vezes fazemos coisas erradas, mas q julgamos certas pela circunstância.

Widmore, Ben, o grupo de Ilana, Dharma, os hostis, os losties...alguém acreditaria q é vilão? Quem é vilão e quem é mocinho ai no meio?

Não sabemos definir.

Diego Henrique disse...

bom eu acredito q desde a 1° temporada a serie deixa clara a luta entre o bem e mal representado na minha opinião pelas cores preto e branco,além da cena do gamão quando o pessoal encontrou o adão e eva nas cavernas,o corpo estava com duas pedras uma preta e uma branca,além do sonho de claire quando ela vê locke como um cartomante ele tá com um olho preto e outro branco!!!!

eu acredito sim que exista a luta contra o bem e o mal e na minha opinião o falso lock e aquele cara que vemos conversando com jacob no último episodio da 5º temporada,mas vamos esperar a sexta para ter certeza

Shana disse...

minha teoria é que não são o bem e o mal, e sim a matéria e a anti matéria do livre arbítrio

Anônimo disse...

com certeza existe o bem e o mal em LOST, o bem era representado pela luz, e o mal era a fumaça negra, que significava o odio,o rancor, o desamor, etc, que estava sendo impedido de sair da ilha, pq se nao iria se espalhar p/ o mundo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats