terça-feira, 14 de abril de 2009

Teorias sobre Christian e a estátua!

Sabe aquelas teorias bem curtinhas, aquelas idéias que surgem e que podem se tornar ótimas teorias? Então, tem duas que li hoje e que vale muito a pena publicar aqui e deixar para o debate...

A primeira envolve Christian Shephard, o pai de Jack, e sua morte. E melhor ainda, surgiu nos comentários do post de "Mistérios e Respostas" com a Renata. Ela comentou o seguinte:
"...acho que a morte do pai do Jack ficou meio nebulosa... Aparece o Jack no quarto de hotel do pai, vê que ele saiu sem a carteira (e até pergunta: mas quem sairia sem a carteira?). Também não ficou muito claro como ele morreu.

Apenas conjecturando: será que (tal qual o Locke em 2007) o pai do Jack teve que se sacrificar em 2004 para que o Jack estivesse naquele voo 815?"
Mas eu acrescentaria uma idéia: e se Christian foi assassinado assim como Locke, para que Jack estivesse no Oceanic 815!?


A outra idéia é sobre a mitologia egípcia que toma conta de LOST no momento. Aqui no Teorias LOST, eu já tinha escrito uma teoria sobre a Ilha ter várias estátuas. O LOST Portugal publicou uma tradução do site Popular Mechanics onde o especialista em cultura egípcia James P. Allen fala sobre a estátua. Deixo aqui um trecho interessante...
"Allen concorda que o animal com cabeça humana que Ben vê é provavelmente baseado em Anúbis, “suspeito que o colosso também representa Anúbis”, ele diz. Mas faz ver que é mais um hibrido de Anúbis e Taueret, a mulher-demónio de Apep, o Deus Egipcio do Mal original. (É dito que Apep só estava presente durante a noite, e portanto todo o mal que acontecesse durante o dia era atribuído a Taueret). “Aquilo na cabeça definitivamente parece Taueret, mas ela nunca usou um kilt, que vemos claramente presente na estátua colosso. O colosso está provavelmente a segurar dois símbolos ankh, como Anúbis tem na imagem seguinte, mas está a segurá-los como Taueret segura os seus símbolos, que no caso são símbolos de protecção e não ankhs”. Allen também faz notar que “os quarto dedos que Sayid e companhia virão são mais de Taueret que de Anúbis, que tem um corpo humano e portanto cinco dedos.”"
Acho interessante também a idéia da estátua ser uma mistura de deuses egípcios, como tinha levantado a hipótese na teoria sobre a Ilha ter várias estátuas...

E você, o que acha dessas duas teorias!?

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

19 Comentários:

Anônimo disse...

Não sabia que poderíamos ter híbridos assim, de dois deuses definidos. sabia de híbridos antropozoomórficos.

..

Há elementos na estátua que parecem pertencer à 'deusa da fertilidade' (o 'adorno' d cabeça e a forma como os 'objetos' das mãos estão posicionados - há um em cada mão. é possível que os últimos sejam ankhs, mas a maioria das representações de anúbis apresenta apenas um deles.), porém há inconsistências sobre suas vestes, já que ela frequentemente é representada sem elas, e sobre sua forma (ela é rechonchuda, possível alusão às grávidas).

não tenho uma opinião certa sobre a presença de mais de uma estátua na ilha (ou estariam visível ou seriam de uma época remota), mas tenho acreditado no culto a mais de um deus (o que pode acontecer através da pintura, da arquitetura, da escultura em baixo-relevo.. elementos simbólicos que façam referência.

Leco Leite disse...

Má, acho que ele não quis dizer que exista algum híbrido de deuses, mas que a estátua em LOST pode ser isso...

Unknown disse...

Cara, essa do Christian eu tinha pensado coisas parecidas já.

Pode bem ter suicidado, ou sido assassinado e colocado no avião, para seguir essa "rotina" (que morbido) de ter um falecido no avião, e que este seja reencarnado na ilha. O proprio avo de Jack fez muita cara de quem sabia de muita coisa quando Jack veio lhe pedir o sapato...

Penso se no black rock não aconteceu algo assim. De ter dentro do navio um caixão de alguem que reviveu. Talvez um preso sendo transportado, um músico. um médico (seguindo todas as contextualizações da época).

Penso até que para alguem reencarnar tem que ser alguem muito importante. Talvez quem veio morto no black rock tenha sido Richard ou até Jacob. Hahaha... mas fazer teoria em cima de teoria é pedir demais. =p

Anônimo disse...

Leco, mas ele deu nome ao que seria o Deus da estátua.

Ou li errado?
Ou foi a tradução confusa blog?

Anônimo disse...

No avião amarelo "irmão Eko" tb tinha um corpo...

Nanamelon disse...

Eu li a matéria da Popular Mechanics, e o que entendi foi exatamente o que o Leco disse: na cultura egípcia NÃO HÁ este ser hibrído de Anúbis com Taueret, porém, pelo que deu pra ver da estátua, o professor que concedeu a entrevista acredita que ela represente uma mistura das duas entidades.

Já meio que discuti sobre esse assunto hoje com o meu marido. Ele achou um absurdo que pensassem em deuses hibrídos (entre duas ou mais entidades) porque isso não existiu na cultura egípcia. Pois vou falar aqui o que eu disse pra ele: na cultura egípcia também não havia a ilha, Ben Linus, Richard alpert, vôos 815 e 316, 4 8 15 16 23 42...

Gente, muita calma, não vamos confundir! Lost é uma obra de FICÇÃO que apenas se BASEIA em elementos reais/históricos/científicos para compor sua narrativa. Sendo assim, não vejo nada de errado se a estátua de fato for um misto de Anúbis com Taueret.

Moldador disse...

Não sei se existiu qualquer estátua ou imagem de Anúbis com cabeça humana e pelo tamanho da estátua eu presumo que seja de um faraó. Acho que a ilha foi uma cidade egípicia no início, que se moveu, tornando-se uma ilha. A fumaça negra pode bem ser Apep.

Unknown disse...

Penso que a fumaça seria Ammut. =)

Um monstro que fazia o julgamento das pessoas e que poderia mata-las. ^^

Leco Leite disse...

Má, é como a Juliana falou mesmo. Ele não cita nenhum Deus híbrido. Ele cita Apep, mas não é que esse seja o híbrido. Não existem esses deuses...

Vitor, já vi algumas pessoas falando mesmo de Ammut. Pode ser, Anubis seria apenas o "controlador".

Moldador, normalmente Anubis é representado com cabeça de cachorro.

Abraço!

[ Alison do Vale ] disse...

Na verdade a cabeça é de chacal. [provavelmente por causa da grande quantidade desses animais nas necrópoles e por eles terem o costume de andar pelos cemitérios - daí relacionarem os bichos com a morte e/ou pós-vida.

renata959 disse...

Leco, legal que vc gostou da ideia sobre o pai do Jack. Eu concordo com vc: talvez o Christian Shepard tenha sido assassinado para que tudo acontecesse do jeito que aconteceu (Jack operando o Ben, depois se recusando a salva-lo, e tantos outros acontecimentos que - concatenados - resultariam em tudo que estamos vendo no passado, presente e futuro).

A pergunta que fica é: quem teria engendrado esse plano complexo e macabro?

Valeu!

Linus disse...

Seria sensacional se em algum momento da série tivéssemos um episódio centrado no pai do Jack. Acho que teria pano pra manga, não acham? Imaginem, um flashback dele, mostrando tudo oq aconteceu antes de ele chegar na ilha (além do contato q teve com Sawyer e Ana Lucia), desde a sua morte, até a forma como ele chegou na ilha e oq aconteceu por lá.

renata959 disse...

Tambem gostaria de ver um episodio centrado no pai do Jack. E um no pai do Locke que é outro que me intriga...
Mas voltando ao pai do Jack, os produtores disseram que ele morreu mesmo, não foi? Ok, dead is dead, mas é fato que ele andou "passeando" pelo tempo e aparecendo para um monte de gente. Teria ele feito estas aparições todas (futuro, passado e presente) enquanto vivo? Se sim, por quem o Christian estaria instruído? Ou, viajando mais ainda, por qual crença estaria imbuído? E porque teria dito ao Locke que "é por isso que se chama sacrificio" e "vim para te guiar nesta jornada" como se ele já tivesse passado pro isso?

Linus disse...

Olha, tá certo que em Lost nada é evidente e muitas vezes nós levamos um "nó" dos criadores da série de propósito. Ou seja, eles nos fazem crer em alguma coisa e na hora "H" é outra.

Mesmo assim, acho q tem algumas questões bastante simples e evidentes e q o pessoal está fazendo confusão ao analisar. Segue abaixo a minha percepção:

1) Não existe futuro alternativo. Por tudo o que já foi mostrado na série, acontecendo no passado, fica muito evidente que os losties criaram as situações pelas quais passaram no presente. Locke convidando Richard para o seu nascimento, Ben dizendo que Sayid sempre foi um assassino, etc, etc. Além do mais, não há nenhuma evidência no presente, que aponte para alguma mudança que tenha acontecido por interferência dos losties no passado.

2) Os losties estão no PASSADO da ilha, porém, vivendo o seu PRESENTE. O passado de cada um dos sobreviventes é a época em q o avião caiu, eles já passaram por isso. É como Miles disse: eles podem morrer, por exemplo, pois o que eles vivem ali é o seu presente. Quem garante que algum deles não morreu na purgação?

3) Sobre a questão acima, existem 3 possibilidades: ou os losties morrem na ilha antes de 2004 (quando o avião caiu), ou eles em algum momento voltam para o tempo presente, ou...a mais louca de todas: eles sempre permaneceram na ilha desde a década de 70 e quando o avião caiu, passou a existir um "outro eu" de cada um na ilha. Quem duvida? A pergunta que responderia se essa última possibilidade é viável ou não, é a seguinte: Onde estava o Sawyer da "primeira temporada" quando o Sawyer da "quinta temporada" viu Kate fazendo o parto de Aaron? Teria ele desaparecido naquele momento? Ficado no mesmo lugar?

Eduardo Cavalcante disse...

Carakolis

To com medo de muitas coisas não serem explicadas e a gente ficar chupando dedo

Zé Andrade disse...

Srs e Sras

Será que, viajando um pouco mais na 'egiptologia' pensando principalmente na primeira temporada, será que existe alguma relação do inicío de alguns episódios, com foco no olho dos personagens, com o Olho de Hórus?
Muito intrigante não?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Olho_de_H%C3%B3rus

Manuel Gomes disse...

Gostava que dessem uma olhada neste documentario da discovery channel ao ler muita coisa mesmo me fez recordar o lost.

O facto das mulheres não terem filhos, o facto de haver ressureição entre outros, até o facto de algumas personagens se parecerem com deuses ou alguem ligado ao egipto.
A historia no lost pode ser diferente mas perante isto não há a minima duvida de que o que se passa na ilha tem haver com o que se passou na historia do egipto vejam e leiam tudo.

http://www.discoverybrasil.com/egito/brasil_dc_egito_home/index.shtml

Guilherme Lessa disse...

Minha teoria está mais para o que o linus comentou acima.

Existem 3 tipos de pessoas na ilha: aqueles em que o tempo vai para a frente (o tempo dos que estao assistindo Lost); o tempo daqueles que vao para trás, tais como ben, jack, kate e juliet (por isso ela sabe latim e a Charlotte coreano) por exemplo - eles vao retroceder inumeras vezes até o tempo do egito e finalmente o tempo daqueles que o tempo nao passa, tais como richard, christin, daniel e agora Jonh. Eles tem que morrer para parar o tempo

Essa é a caracteristica da ilha, permite que todos possam partilhar o mesmo tempo de vez em quando.

Getúlio Lúcio disse...

Tudo bem Leco!

To aqui só fazendo uma sugestão, espero que seja bem aceita.

Estou vendo em uma comunidade do Orkut de LOST, um tópico meio que intrigante. Dizendo que "Sawyer seria o Avô de JAck" a pessoa que postou esse tópico coloca os seguintes argumentos: O avô de Jack fala as palavras "Sardenta" e "Touchê" e pelo sarcasmo que ele fala essas palavras, e essa pessoa diz que ele se parece com Sawyer. Outras pessoas dizem ser ele por que ele vivia fugindo do azilo, crendo que era pra tentar voltar para ilha (Caracteristica do Sawyer - Fugir). Mas uma questão que a pessoa coloca no tópico é que só seria Sawyer o Avô de Jack, se ele votasse mais ainda no tempo, ter um caso com a Avô de Jack, Nascer Cristian e ai sim Nascer o Jack. e tudo acontecer de novo. VOLTAR PRA ILHA...

Eu particulamente não Acredito nessa possiblidade, é fora de contexo pra mim.

com base nisso, queria que você postasse uma teoria quanto a isso, (Se Possível) o que você acha que pode ser, se é verdade ou não e argumentos.

Valeu leco pela atenção...PARABÉNS PELO BLOG.

e-mail: getulioguitarr@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats