quarta-feira, 4 de março de 2009

508 - "LaFleur"

"LaFleur" não foi o melhor episódio da série ou da temporada, mas dificilmente alguém não irá gostar do episódio. Diria que foi o episódio mais light da temporada, o que foi muito bom no momento. Tirando um pouco da tensão gerada pelos episódios passados e seus "saltos temporais"...


Foi o típico episódio de transição entre arcos da trama. Um arco que entramos desde que a Ilha foi movida por Ben até que Locke finalmente terminou o serviço, acabando com os "saltos no tempo" de forma simples e sem relação com a volta dos "Oceanic 6", que devem ter algum outro papel para "salvar os que ficaram". Entramos em um novo arco que deve guiar a temporada até o Season Finale: a DHARMA INITIATIVE!
Assistindo esse episódio me lembrei de "Tricia Tanaka is Dead", o décimo da 3ª temporada, aquele em que Hurley encontra a Kombi com Roger "pai-de-Ben" Linus, Sawyer e Kate retornam para o acampamento depois de estarem presos na outra Ilha na estação HYDRA... Aquele também foi um episódio de transição na temporada, abrindo o caminho para os eventos daquela temporada, com o Roger e a Kombi. Bom, talvez tenha sido só eu que pensei nisso...

Deixamos a ciência e a fé de lado, mergulhando novamente nas relações entre os personagens. Pelo menos sempre foi assim que os produtores viram e divulgaram a série. Além dos mistérios, ciência e misticismo, LOST é uma série sobre os personagens!

E não há personagem melhor na série do que Sawyer! Claro, isso é questão de gosto. Mas que outro personagem assumiria a situação de ter colocado em risco um acordo de Paz entre a DHARMA e os Hostis e tentaria arrumar as coisas!? Somente Sawyer!!
Conseguiu em apenas uma atitude conquistar a confiança da DHARMA e de Alpert. E mais uma vez LOST nos deu um diálogo bem bacana...
Sawyer conquistou tudo que pode em "LaFleur", inclusive Juliet!

Assim chegamos à DHARMA e devemos começar uma viagem pelos seus segredos, que foi o prometido antes da temporada começar. Essa é a temporada da DHARMA INITIATIVE. Nesse início, nada muito novo. Já conhecíamos as Kombis, as estações, a cerca e alguns personagens. Mas conhecemos Amy, que teve seu filho na Ilha e nos faz pensar quando começaram os problemas de gestação por lá! E seu filho terá alguma relevância!?

"Todos os caminhos nos trouxeram aqui", disse Jack para Locke em "Man of Science, Man of Faith". E tudo o que aconteceu, com os saltos e as visitas pelo tempo, os levaram para a DHARMA. Foi a forma como fomos conduzidos até o momento onde as coisas devem começar a fazer sentido.
E dou mais alguns pontos para os produtores, que ao invés de simplesmente nos mostrarem os segredos e mistérios de LOST com flashbacks ou flashfowards, vão nos dar as respostas conforme acompanhamos os personagens que estamos muito bem acostumados a seguir desde de 22 de Setembro de 2004! E fico cada vez mais convencido de que muitas das situações ocorridas na Ilha tenham relação com os losties...

E para terminar, mas isso foi no início do episódio, tivemos a excelente visão da estátua!! Pelo jeito, me parecia uma mulher. Mas vai saber...

Bom, por hoje é isso, vamos agora esperar pelos Detalhes de "LaFleur" que são bem bacanas. E além dos detalhes, teremos o Podcast Teorias LOST comentando "LaFleur" e também o que ficamos devemos "The Life and Death of Jeremy Bentham"...

Enquanto isso, participem na enquete e deixe sua nota para o episódio!



Grande abraço e namastê!

Leco Leite

26 Comentários:

Carla Tini ¸.•*•.ღ disse...

Olá Pessoal..

...2 semanas é muito...Já estou ansiosa para o outro.rs..

Pessoal, gostei desse episódio, está no passado em 1974, a Charlotte pequena, o romance de Sawyer e Juliet, mas quero q ele fique com a Kate,rs..O encontro deles juntos no final..

Abço..

Carla :)

Anônimo disse...

Episódio P E R F E I T O!
www.iwatchserie.com.br

Anônimo disse...

Muito legal o episódio, continuando no esquema desta temporada, que parece ser o de a cada enxadada é mais minhoca que aparece: para cada resposta vem três outras perguntas.
Se não me perdi na linha do tempo, e como Miles está crescido em 1974, então cai por terra a teoria que ele é o bebê que a gente viu no primeiro episódio da temporada, o filho do Dr. Marvin Candle, estou certo? Ok, pode ser que seja seu filho, mas não aquele bebê.
Por outra, quem será este filho de Horace e Amy? É um menino. Ben e Locke nasceram fora da ilha, como vimos. Faraday está vivo e crescido, assim como Sawyer, nesta mesma época deste nascimento. Christian afirma que Jack é filho seu, e de qualquer forma acaba de chegar na ilha neste mesmo ano, assim como Hurley.
Acho que este nascimento é importante, é o primeiro que assistimos na ilha - ´parabéns pra todo mundo - e é mais uma pista para decifrarmos alguns dos mistérios de Lost: seja o que for que acontecia com as grávidas e seus bebês, este problema surgiu depois dos anos 70.
De novo agradeço ao Leco pelo link, aliás, como disseram meus colegas comentaristas:
Thank you, Mr. Leko!

Bruno Ferrari disse...

Aha! Acertei mesmo!

Agora minha frase de efeito vai virar jargão!?

Vai ter que mudar o nick, hein, "Mr. lEKO"...

heheh


Abrasss..

Fabi Lameirinha disse...

Há, eu achei Suliet muito legal...bem que os produtores poderiam terminar o quadrilátero agora, com Jate e Suliet felizes para sempre!!!

Só discordo desse "Sóia ser o melhor personagem de Lost"...pessoalmente, prefiro o Jack hheheheh...

Glaucovsky disse...

Bacana o episodio. Bem light, mas não foi fraco. Aliás, o melhor foi ver a estátua. Só um detalhe, mais uma referência ao disco!!!!!

Glaucovsky disse...

Uma curiosidade sobre a estátua é: definitivamente parece algum tipo de deus egípcio de costas (talvez Anúbis). Visto as referencias a essa civilização na serie, acho que provavelmente os egípcios conheceram os verdadeiros habitantes da ilha (nave segundo a minha teoria). Outra coisa. Olhem bem para a cara do Richard! Pele morena, sobrancelhas espessas e negras, rosto afinalado, e o mais engraçado... não me recordo de ter visto ele com a barba por fazer. Parece um egípcio pra mim! Atenção aos easter eggs: episodio passado Hurley desenhava uma esfinge! Abs a todos! Glauco.

Leco Leite disse...

Boas observações, Glaucou, sobre o Egito... vou dar uma olhada nisso...

Abraço!!

bluebird disse...

Um detalhe me chamou a atenção: quando os 6 sairam da Ilha, eles viveram 3 anos fora dela até que Locke apareceu pedindo para todos voltarem e acabou assassinado por Ben. Enquanto isso, na Ilha os que ficaram viajavam no tempo através dos anos. Quando os 6 voltaram, haviam se passado 3 anos também para os que ficaram, de 74 a 77. Assim, voltaram para 77, pois se tivessem ficado, tambem teriam participado das viagens no tempo. Até aqui tudo "normal". Mas duas questões me deixam intrigado:

1) Por que Locke volta justamente para 3 anos depois quando sai da Ilha? Se para ele tinham passado alguns dias de viagens, por que o salto de 3 anos?

2) Nas viagens no tempo, há um momento que os que ficam pegam uma canoa deixada na Ilha e encontram um copo de água da Ajira, o que prova que naquele momento os 6 já tinham retornado á ilha, pois é a referência ao avião que caiu. Se o avião já tinha caido, onde estavam os 6, que na verdade só tiveram uma única viagem no tempo? Pode ser que a viagem afete apenas os que estavam na ilha quando Ben a moveu, então naquele momento eles viajaram para o futuro e encontraram o copo da ajira e o avião já havia caido. Depois voltaram ao passado até o ponto de Locke conseguir parar com o ciclo de viagens.

De qualquer forma, ainda restam muitas dúvidas a respeito de como e por quê tudo está acontencendo!

Unknown disse...

a resposta da 1 é simples.

Quando ben saiu da lha ao final da 4 temporada, ele também foi transportado para a Tunisa, e com uma diferença de tempo.
deve ser algo que é instável.

Ao sair da ilha, você também é lançado no tempo.

Anônimo disse...

dizem que o filho da amy é o ethan!

Glaucovsky disse...

Olhem isso que curioso... o site do DJ Dan ainda esta no ar (lembram-se? Lost experience entre temp. 2 e 3)
http://www.djdan.am/
reparem na quinta imagem da esquerda para a direita. É a imagem que vimos na capa da revista LIFE no ep 07. Sera que eles colocaram essa imagem lá atras em (2006) , sabendo que iam usar somente nesse episodio (2009)????

DeChamps disse...

BNHQ... Eu pensei EXATAMENTE a mesma coisa, tanto sobre a estátua, quanto sobre a Alpert Egípcio, me surpreendi com seu comment, concordo demais com isso!

Leco Leite disse...

Advocatus, a questão dois podemos pensar que Jack, Kate e Hurley estão no tempo de Sawyer e a DHARMA, mas o resto dos sobreviventes do Ajira 316 estão no futuro...

Luís Gustavo disse...

Pelo q entendi, Linus saiu da ilha ainda no presente certo (2004 para os Losties), aí acompanhou a vida deles nos 3 anos seguintes (até 2007) qdo então Loke chegou e foi assassinado. Loke saiu da ilha em 19?? e caiu na Tunisia em 2006/2007. Qdo Loke saiu, Sawer, Miles, Juliet e Faraday fizeram um breve salto para o passado (nessa Charlot ficou onde estavam 19??)e depois voltaram a 1974. É isso ? me corrijão se errei algo.

Anônimo disse...

Uma pequena crittica a administração: todos os comentarios sobre os episodios só falam "episodio morno", "episodio bosta", "droga de episodio", "produtores estão de sacanagem"... parece que nem gostam de lost... talvez não faça diferença, mas hoje o site perde um visitante assíduo... é "brochante" começar a ler os comentarios falando só mal (sempre mal!!)...

Grato pela atenção...=)

Leco Leite disse...

Anônimo, pode colocar nome, não mordemos...

Não sei onde vc leu isso de "episódio morno" e etc!! Muito pelo contrário, as vezes até recebo algumas críticas por colocar todos os episódios lá no topo... Sobre os produtores então, nunca critiquei os caras...

Desculpa, mas vc deve ter confundido o blog...

Luis Gustavo... é esse monte de "??" mesmo!! hehehe... Não dá pra saber muito bem onde eles estavam em alguns momentos...

Abraços!

DeChamps disse...

AUhaiuahAIUHa Anônimo confundiu o blog certeza... KKKKKK

Unknown disse...

Hmmm Anonimo says "talvez não faça diferença, mas hoje o site perde um visitante assíduo"
Se ele é assíduo, como poderia ter errado de blog ??
Mais um trabalho para o TEORIAS LOST rsrsrs..

abraços

Anônimo disse...

Em 1977 Ben fazia parte da iniciativa Dharma, como pudemos ver na terceira temporada. Ele deveria estar lá, agora. Deveria haver dois Bens. Não sei se concordam.



Carlos

Nanamelon disse...

Ai, tanta coisa pra falar...

Vamos lá:

1. Episódio foi LINDO. Discordo de quem achou light. Tivemos a última viagem no tempo, uma visão da estátua (!!!!!!!!!!) testemunhamos um parto na ilha, a Iniciativa Dharma sob uma nova perspectiva... Se isso não é tratar da mitologia da série, eu não sei o que é.

2. Grandes atuações de Josh Holloway e Elizabeth Mitchell. A cena em que Juliet finalmente consegue realizar um parto bem sucedido na ilha foi belíssima. E sim, eu AMEI o novo casal. Quase fiquei com raiva da Kate ter voltado pra estragar a felicidade deles...

3. Reforço minha teoria de que Alpert seja um morto-vivo, tal qual Christian Shephard e John Locke. E agora tenho mais razões para acreditar nisso:
- A estátua - que possivelmente é a mesma do pé de quatro dedos - parece ser de Anúbis, deus egípicio do submundo, que guiava os mortos no além.
- Vale lembrar que os egípcios acreditavam na vida após a morte. Exatamente por isso desenvolveram a técnica de embalsamar os cadáveres, para que os mortos, ao ressuscitar, tivessem seus corpos preservados. Locke e Christian (dois defuntos que viajavam embalsamados e ressuscitaram), a história que Ben conta a Jack sobre São Tomé e a ressurreição de Cristo... Haja coincidência, né?
- As referências à cultura egípcia em Lost estão cada vez mais recorrentes (lembram dos hieróglifos?), e neste episódio tivemos mais uma: o Ankh, símbolo egípcio da vida após a morte, que estava no colar de Paul, o ex-marido de Amy.
-Por que a cerca não impede o trânsito de Richard e seu povo? Se eles não estivessem vivos, isso poderia explicar.

Leco Leite disse...

Carlos... depende de "quando" Ben está com o resto do pessoal do Ajira! Como a maioria acredita que eles estão no futuro, e não da década de 70, termos apenas um Ben em cada tempo mesmo. Acho que a garrafa que Sawyer encontra durante aquele jump foi uma boa prova de que o avião caiu no futuro...

Ju... o light que comentei é no sentido de não ter tanta tensão com as viagens que tivemos nos outros episódios. Mas concordo com vc que foi uma dos melhores episódios com mitologia da série. E acho que vc deve ter gostado do início do post dos detalhes...

Abraços!!

Nanamelon disse...

Sim, Leco, adorei! Ah, e eu também acho que ele pediu o corpo de Paul com um propósito. Não duvido nada vermos o finado andando pela ilha...

Luís Gustavo disse...

O episódio foi exelente pela forma como os produtores equilibraram a mitologia com a parte romantica (que é a mais chata, me desculpem as mulheres, hehe). E qto a Ben, acho melhor esperarmos, pois eles chegaram em 74 e agora estão em 77, talvez Linus ainda não tenha aportado na Ilha, acho q aí é q as coisas vão esquentar.

Luís Gustavo disse...

Aaa, outro detalhe, a forma como Loke ressucitou parece ser diferente da de Christian, pois Loke, como foi falado aqui, aparece comendo manga, ele está vivissimo, já Christian parece mais um espírito do que um ressucitado, como Charlie, qdo apareceu para Hugo na Season 4.

Anonimo, pegue a coordenada 325 e namaste !!!

Anônimo disse...

Leco,

Então deveremos ver Ben lá na Dharma, no mesmo tempo em que estão Sawyer, Jin, e etc. Em 1979 ele ainda era da Dharma. Seu pai também. Concorda?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats