quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Teoria - A tecnologia por monstros e ursos...

Uma vez, Carlton Cuse foi perguntado onde os fãs de LOST mais se equivocavam ao criar teorias sobre a série, ele respondeu: "A maioria pensa como se tudo fosse uma única sentença, tivesse um só caminho. Nem tudo está interligado..."!

Pois é, e nós vemos mesmo muito disso em várias teorias pela internet. Algumas vezes tentando explicar o monstro na Ilha e o urso polar na Tunísia com uma só teoria. Coisas desse tipo... bem diferentes.
O urso polar na Tunísia...

A revelação de que Ben foi teletransportado para o futuro e para o meio do deserto, gerou uma grande especulação, e uma teoria que gosto muito, sobre como um urso polar com um logo da DHARMA no pescoço foi parar no deserto da Tunísia!?

O urso polar é o mais inteligente entre os ursos. Enquanto Sawyer e Kate estavam presos nas jaulas da estação HYDRA, descobrimos que ali era onde ficavam os ursos. Isso porque Tom disse para Sawyer que os ursos demoraram apenas 2 horas para descobrir com conseguir os biscoitos de peixe.

Se eles, os ursos conseguiram descobrir como funcionava a engenhoca para conseguir comida, porque não aprender a girar uma "roda"!? Seria muito simples...

O clima gelado da câmara onde Ben moveu a Ilha seria o local ideal para um urso polar passar seus últimos dias antes de ser teletransportado para um local qualquer. Uma pena que seja para o meio do calor de um deserto.

Todo atalho (mover a Ilha) tem uma saída (no deserto)!

As únicas 2 questões que levanto sobre aquele urso na Tunísia ter movido a Ilha há alguns anos são:

1- Por onde ele entrou na câmara!? Ele não podia chegar pelo mesmo local que Ben usou. Se Ben quase não coube ali, imagina só um urso...

2- Quando e porquê a Ilha foi movida antes!?

Segurança monstruosa...

Já nos primeiros episódios de LOST tivemos uma resposta sobre o monstro. Rousseau disse que "aquilo" é um Sistema de Segurança. Hoje para mim, isso faz muito sentido.

Assim como CERBERUS (na mitologia) guardava o Mundo Subterrâneo, o LOSTZILLA parece guardar a Ilha.

Uma coisa que tenho há muito tempo é que o monstro é uma criação da DHARMA. Acredito que ele nem sempre foi essa fumaça que passeia pela Ilha, mas se tornou "livre" após, talvez, o "incidente". O monstro foi uma experiência (quase) mal-sucedida da DHARMA...

Bom, "livre" em termos já que vimos que Ben o libertou para atacar o pessoal do Keamy. Fica clara uma coisa: existe um meio de prender o monstro! Há algum mecanismo que seja capaz de levar o monstro para algum compartimento. Agora, quando libertado, não há controle sobre seus atos.

Imaginem agora um sistema de segurança capaz de ler suas memórias, se tornar algo que você conhece e te passar segurança enquanto te julga antes de agir... Alguém teria interesse em algo desse tipo!?

É isso, resolvi escrever logo sobre esses dois mistérios. A única ligação que podemos fazer entre eles é que nas duas situações temos algo muito valioso, uma informação que pode mudar o mundo realmente. Já pensou uma empresa que detenha o conhecimento e os direitos para teletransportar algo ou algúem no espaço-tempo!? E ler a mente das pessoas conhecendo sua vida, com suas alegrias, tristezas, erros e acertos!?

Não sei, talvez esteja viajando demais agora. Mas que a busca por algo parecido na ciência de hoje está parecida com isso, está!

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

13 Comentários:

Anônimo disse...

Eu diferente de você, Leco, não estou tão certo de que o Lostzilla é uma criação da Dharma. Lembre-se que quando o Ben e seu pai chegaram na ilha em meados dos anos 70, foi mostrado um vídeo onde aparecem as cercas sônicas. Isto quer dizer que desde aquela época, a Dharma não devia ter controle sobre a criatura, pois não podiam deixar que ela entrasse na vila. E outra coisa, não creio que existisse tecnologia avançada o suficiente naquela época para que se pudesse construir um monstro que pode escanear a mente das pessoas e guardar essas informações, isso entre outras coisas.

Lembre-se também que o Ben entrou por uma passagem que parecia ter sido feita por uma civilização antiga antes do fumação aparecer para atacar Keamy e companhia. Isso sugere que os antigos habitantes da ilha já conviviam com o monstro e sabiam como lidar com ele. Eu acho que o monstro não pode ser preso, e que o Ben apenas o invocou para ir à vila, como disse o Hurley, até porque as cercas estavam desativadas.

Falou e até mais.

Unknown disse...

Também tenho quase certeza que o monstro não foi criado pela Dharma.

Quando Alpert foi visitar John Locke, ele já possuia o desenho dele sendo sugado pelo monstro para o buraco. A quantos anos foi aquilo? Locke tem mais de 50 hoje? Aquilo deve ter sido a uns 40 anos e a Dharma chegou na ilha a 30 mais ou menos. O Monstro estava na ilha desde antes.

E segundo, este comentário que o amigo disse acima, o local por onde Ben "invocou" o monstro mais parecia com coisas antigas do que com mais uma estação da Dharma.

Unknown disse...

Sobre os ursos... acho que quando eles moveram a Ilha, ainda não existia a estação Orchid. Acho que era uma região fria com quela roda e ninguem sabia o que acontecia lá. Talvez tenham mandado os urso pra lá por que era frio, eles viraram a roda e deu no que deu.
Ai resolveram fazer a estação Orchid pra estudar as coisas por lá.

Acho que não é exatamente isso não, mas é por aí.

Anônimo disse...

Leco, sobre o urso, concordo em termos com o que o Vitor escreve acima. Minha viagem é ainda mais maluca: os ursos estavam sendo TREINADOS para girar a "Roda do Conan" sozinhos, já que pelo esforço necessário só consigo pensar em dois animais, além do homem, capazes de mover aquilo: ursos e gorilas. Como o local é frio, talvez o urso tenha sido a escolha natural.

Os animais teriam sido treinados para girar a roda assim como macacos eram treinados para realizar os primeiros testes espaciais como cobaias. Simples assim.

Outra coisa que penso é que aquele local frio poderia ter alguma conexão com o Artico e, de repente, os ursos já estariam ali disponíveis - e por isso, serem os escolhidos para o treinamento.

Ainda sobre ursos, dando uma olhada na velha Wikipedia, encontrei duas informações interessantes sobre eles: devido ao seu isolamento térmico natural, os ursos polares são praticamente invisíveis aos detectores infravermelhos e ainda não refletem a luz ultravioleta - sem contar que existia uma lenda urbana que dava conta de que os pêlos destes animais possuiam propriedades semelhantes a das fibras óticas. Isso tem alguma importancia? Depende do que a DHARMA estivesse planejando.

abraço!

Gi disse...

Não acredito que as pessoas e a ilha são teletransportadas no espaço-tempo mas apenas no espaço acredito que as viagens no tempo quando abordadas só serão iguais a que houve com Desmond , e a ilha é movida sempre que ela está em perigo como quando Widmore está perto de achá-la, assim ocorreu quando o avião do Yemi caiu na ilha ela estava sendo movida de um lugar para outro e apareceu bem no caminho do avião fazendo-o cair.
Quanto ao monstro acredito que Ben tem o total controle sobre ele, não acredito que ele esteja descontrolado não, houve momentos em que o monstro apareceu sem querer matar apenas para observar e é bem a cara do Ben julgar as pessoas para decidir matá-las ou não lembram que para ele Ana Lucia não merecia chance enquanto que para Goodwin ela poderia ser uma boa pessoa então Ben o deixou tentar conversar com Ana Lucia, além da lista que o próprio Ben fazia, ao meu ver são indícios de quem julga as pessoas é o próprio Ben e ele controla o monstro ou para matar ou para apenas observar.
Quanto a cerca sônica ela poderia existir para proteger as pessoas da vila de outros animais como o próprio urso polar e também os javalis, acredito que o monstro foi uma criação da iniciativa Dharma e aquele desenho do Locke, ele poderia apenas ter sonhado com o que um dia aconteceria e feito aquele desenho.

Gi disse...

Mais uma coisa a cerca sônica poderia ter sido feita também para prevenir o ataque dos hostis à vila.

Unknown disse...

Davi, eu também tinha pensado que os ursos polares haviam sido escolidos especificamente por que a região da roda era gelada. Acho que mesmo. =)Imagina sem a estação da Orchid, antes da dharma chegar, como deveria ser aquela região naturalmente?

Gi, cada vez mais eu acho que Ben é uma coisa pequena perto da graneza da ilha. Ao final da segunda temporada (E no decorrer da terceira) tinha a impressão de ele ser o grande lider, o fodão e tal... mas acho que ele so se deu bem por um orpotunismo e o seu "mandato" é uma coisa muito pequena perto da historia da ilha.Acho que o Monstro é algo maior que isso. =)

Leco Leite disse...

Primeiro quero dizer que não tem nada melhor que idéias sendo debatidas.

Sobre a cerca sônica, quando Ben e seu pai chegaram a DHARMA já estava bem instalada na Ilha, então fica difícil saber o que já havia acontecido por lá naquela época.

Acho muito provável que a DHARMA e os nativos conviveram por algum tempo sem problemas. Algo os isolou...

Sobre a passagem onde Ben entrou para "Invocar" o monstro ter inscrições de povos antigos, não acho que seja uma barreira para o fato de ter ali uma estação que controla o monstro (ou pelo menos o prende e solta). É como a Orquídea, há uma estação que fica junto a um local antigo da Ilha... deve ter um motivo para o "controle" do monstro ser exatamente atrás daquela porta...

Mas eu gosto mesmo de ler o que todo mundo pensa. LOST é tudo isso pelas diferenças de idéias...

Abração!!

KA disse...

Leco,
Eu penso absolutamente da mesma forma sobre o monstro. Acho que é uma experiência tecnológica sobre a qual a Dharma perdeu o controle.
Talvez exista uma forma de atrair a atenção dele, mas não se sabe exatamente qual o rumo que ele tomará. Por isto Ben, avisa para que todos corram assim que ele aparece.

Abs

karen

Thiago Ferreira disse...

Digamos que sua teoria de que o urso moveu a ilha esteja correta. Você pergunta o pq? Acho que só existe uma resposta: eles queriam saber os efeitos que alguém que movesse a ilha sofreria logo após esse ato. Talvez por isso a identificação com o símbolo da Dharma, saber que se tratava do urso que moveu a ilha. É uma viagem, mas faz sentido.

Quanto ao "monstro de fumaça" o mistério é maior. Acredito ser mais fácil explicar um urso polar no deserto do que uma coisa de fumaça que aparentemente tem vontades próprias.
Acho que a cena do Ben libertando ele pra defendê-los do Keamy é um tanto reveladora. Num sei, mas as vezes penso naquela coisa como algo mecânico, sei lá.

Pra mim é uma das grandes curiosidades da trama.

Anônimo disse...

Gi, O Ben não controla o monstro. Vejam estas palavras dos Produtores em entrevista antes do 4x10:

"Ben controla o monstro de fumaça?"

"Eu não diria que ele controla! Ele é como se fosse um Pitbull.
Uma vez que é solto da coleira, a chance de ele atacar você é a mesma de atacar outra pessoa... Talvez seja menos provável que ele ataque o Ben, mas não é como se ele fizesse algum truque."


Essa resposta deles bate mais ou menos com o que Leco disse na teoria, mas ainda assim não acredito que o monstro possa ser preso. Se ele pudesse mesmo ser preso, por que o Ben deixou ele solto quando os Outros abandonaram a vila? Sim, ele estava solto, tanto que atacou a Juliet e a Kate e poderia ter atacado os Outros também. Acho que os produtores quando disseram "solto da coleira", queriam dizer que a cerca sônica estava desativada quando Ben o "invocou".

Falou e até mais.

Gi disse...

Nuncha valeu pela informação preciso pensar mais a respeito é por isso que adoro Lost quando a gente pensa que entendeu alguma coisa surge a dúvida novamente, resposta mesmo só no final, será ???? :D

Leco Leite disse...

Thiago, o porque que perguntei foi "porque a ilha foi movida antes"... usar o urso como cobaia é o mais razoável mesmo. Legal!

Sobre o monstro, concordo, é algo muito maior mesmo. Mas na teoria eu só falei que ele é um sistema de segurança e foi criado pela DHARMA, na minha opinião... e da Karen!
Do que ele é feito eu não faço a menor idéia!!! hauhauha

Valeu pelas falas da produção, Nuncha.

Eu ainda acho que a "coleira" é onde ele "dorme", não a cerca. Mas também é uma hipótese interessante.
Quando Ben "invocou" o monstro, a cerca estava desativada há algum tempo. Foi Alex que desativou quando estava com Keamy. Ou seja, o monstro não apareceu, mesmo com a cerca desativada, por um bom tempo...

E vamos que vamos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats