quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O Diário de Faraday e o "futuro" de LOST... Parte 1

Não é segredo para ninguém que visita o blog que eu adoro escrever, procurar entender e explicar as "viagens" sobre a Física que LOST nos apresenta. Não acho que tenha sido um aluno exemplar em Física, e até acho que aprendo mais agora que antes, mas é um tema bacana e que dá chance de debater idéias.
Pensando nisso, resolvi caçar imagens com as páginas do caderninho ou Diário de Daniel Faraday e tentar ver qual relação o que já vimos escrito nele pode ter com os eventos da Ilha.

Temos algumas citações, gráficos, esquemas e fórmulas, muitas fórmulas...

A melhor forma que pensei para fazer isso foi analisando cada uma das imagens e deixando minhas impressões ou alguma pesquisa com link para vocês. Mas vou fazer isso em 2 partes. A "Parte 2" chega nessa Sexta-feira... Prometo!

Página 1 - Gráfico "espaço-tempo"

Essa foi a que mais gostei. Primeiro porque é um simples gráfico, o que facilita para observar o que Faraday tentou demonstrar com ele. Segundo porque tem os números que ele usou para ajustar a máquina que separou Eloise do tempo em "The Constant".
No gráfico uma projeção do espaço-tempo em linhas retas. Sendo a linha contínua a maior diferença entre o espaço e o tempo. A parte interessante é a parábola que cria uma diferença maior que a distância em linha reta. Essa parábola ele chamou de "invariância do espaço-tempo". É uma curva imprevisível e tem relação com a variação do tempo na Ilha, é só lembrar do tempo que o foguete levou para chegar e comparar com o tempo que o helicóptero levou até o cargueiro. Diferentes tempos, o mesmo espaço...


Página 2 - A "Constante"

Apesar de Faraday mandar Desmond o encontrar no passado, o atual Daniel não se lembra do evento. Mas fez uma anotação em seu diário: "Se algo der errado, Desmond Hume será minha constante!".
A memória de Faraday parece não estar muito bem, vimos Charlotte fazendo um teste com ele com as cartas de um baralho. Esse problema seria causado pela exposição a radiação em seu laboratório nos experimentos com Eloise ou Dan está com "efeitos colaterais" de um viajante do tempo!?


Página 3 - Cones de luz!?

Nessa página temos uma citação ao diagrama de Eddington-Finkelstein que fala sobre buracos negros. Tudo envolve luz, e sabemos que a luz é uma onda eletromagnética.
Já tem um tempo, mas eu já escrevi aqui sobre os "cones de luz" e há poucos dias sobre a "Métrica Kerr".
Não será nada surpreendente para mim se a Ilha estiver em um ambiente parecido com um buraco negro gerado pelas próprias características dela.



Tudo muito interessante, tudo muito complexo...

Amanhã, então, vem a "Parte 2" desse post com mais 5 páginas do Diário de Faraday!!
Espero por vocês e pelos comentários...

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

6 Comentários:

Gabriela Spinola disse...

se vc olhar só a figura dessa última pág. desse post, e "ligar os pontinhos", vc tem uma coisa chamada TEOREMA DE PITÁGORAS, sobre a qual postei no meu bolg há séculos.

Helen disse...

bom, não creio que a ilha esteja inserida em algo parecido com um buraco negro já que nesta condição a gravidade exercida é de milhões ou bilhões de toneladas, algo do tipo.

Wilian disse...

Perceba que no gráfico 1, os dois pontinhos ligados por um semento de reta representam:

- vertical: uma movimentação livre no tempo. (vulgo 'viagem no tempo')

- horizontal: uma movimentação livre no espaço. (vulgo 'teletransporte')

Quando Ben move a ilha, ele é movido no espaço e a ilha (em contrapartida) é movida no tempo.

Leco Leite disse...

Interessante essa idéia!!

Gostei dessa observação, p.m., acho que pode ser esse o caminho mesmo.

Abraço!

Anônimo disse...

The Numbers!!!!!

Na primeira página, logo na primeira linha, tá escrito "Set machine to 2342 Hertz"


The Numbers are bad!!! The numbers are bad!!!!

Namastê

Anônimo disse...

A ilha também é movida no espaço, se não ela poderia ser vista já que não mudou de lugar. O principal elemento de Lost não é onde, mas quando, já dizia a mãe de Faraday.

A questão do teletransporte é interessante, tem a teoria do mundo como uma folha de papel, basta juntar suas extremidades e um "portal" entre o ponto A e o B será aberto, tanto que o destino de quem muda a ilha de lugar é a Tunísia, 10 meses à frente, e nemhum outro lugar.

http://tempo-horario.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats