terça-feira, 29 de julho de 2008

A Métrica Kerr na Ilha...

Mais uma vez temos um dica sobre as características especiais que envolvem, literalmente, a Ilha.

Dessa vez, Pierre Chang (ex-Marvin Candle, Mark Wikmund, Edgar Halliwax...) comenta que a Métrica Kerr era uma das coisas que ele estudava na Ilha.

Você já ouviu falar sobre a Métrica Kerr!?

A Métrica Kerr trata da geometria do espaço-tempo ao redor de uma massa em rotação, como um buraco negro. Diz também que qualquer objeto que se aproxima da massa em rotação tende a seguir a mesma rotação, inclusive a luz, devido à proximidade com a curvatura do espaço-tempo. Essa região se chama "ergoesfera".

Uma característica interessante da ergoesfera é a formação de um campo magnético muito forte que funcionaria como um eletroimã que atrairia tudo que se aproximasse e o faria entra na mesma rotação. Além disso, nada fica parado dentro da ergoesfera.

Agora uma coisa muuuuito interessante:
"Para o observador externo à ergosfera o corpo viajará a sua velocidade própria somada à da rotação do espaço. Este fato segundo a teoria da relatividade implica em curiosas consequências. A observação de um corpo que viajara suficientemente rápido sobre a ergosfera poderia dar uma velocidade relativa com respeito a nós superior inclusive à velocidade da luz. Nesse caso, tal objeto simplesmente desapareceria de nossa vista. Chegaria a seu destino antes de que houvesse, o que em termos físicos significa que haveria viajado ao passado. Por essa surpreendente idéia as ergosferas se concebem, pelos físicos teóricos, como verdadeiras máquinas do tempo naturais. Máquinas onde, em qualquer caso, não se pode viajar mais além do momento em que se formou o buraco negro em questão."

Acho podemos pensar em vários paralelos da Métrica de Kerr e os eventos que acontecem na Ilha. A invisibilidade da Ilha fica explicada pela velocidade do movimento dela dentro da ergoesfera. A diferença de tempo também se relaciona com a velocidade, vimos isso no experimento de Faraday com o foguete.

Ou seja, a Ilha estaria em uma região bem parecida com um buraco negro e estaria sujeita as características desse evento. Nós já tivemos na série a referência à buracos negros com o livro "Uma Breve História do Tempo", de Stephen Hawkings. Inclusive tivemos um post aqui no blog sobre a "A Física explicando a Ilha!".

Depois do Efeito Casimir, temos agora a Métrica Kerr. Assim que tiver mais informações volto aqui e compartilho com vocês, mas não deixem de participar nos comentários...

Algumas fontes:
- Wikipedia - Métrica Kerr
- Ergoesfera
- Curiosidades da Física
- Aspectos visuais de objetos condensados
- Jornal Livre - Teoria Geral da Relatividade


Grande abraço e namastê!

Leco Leite

0 Comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats