sexta-feira, 30 de maio de 2008

413/414 - "There's No Place Like Home" - Parte 2 & 3

Season Finale de LOST sempre tem algo a mais e dessa vez esse "algo a mais" se mostrou em forma de "milagres". Milagres místicos e milagres científicos, mantendo LOST com sua chama de discussão entre ciência e fé mais acesa que nunca.

Esperar o impossível tem se tornado comum em LOST mas, no roteiro, nada acontece por acaso. Um Season Finale que fechou com perfeição uma temporada sensacional, que nos deixa agora em uma espera de 8 meses para a próxima e estamos há 2 anos do final de todos os mistérios e destinos.

As questões envolvendo a saída dos "Oceanic 6", a mentira contada por eles e seu objetivo, porque outros ficaram e o que aconteceu entre a saída deles e a vontade de Jack de querer voltar. Jack é o responsável pela grande mentira. Nada sobrou nesse meio.

Destaque para Sawyer. Ele é de longe, para mim, o personagem mais surpreendente de LOST. Quase nunca sabemos o que ele pensa ou fará. E sua atitude de saltar do helicóptero mostrou que seu lado bom é muito mais forte que seu lado golpista. Pelo menos hoje...

Na Ilha tudo girou em torno da nova estação: Orquídea!
Nela tivemos uma conversa entre Locke e Jack que fazia falta para a série, e Jack ouvindo que "se mentir para todos metade do que mente para si próprio, todos vão acreditar!". Vimos mais um vídeo de orientação DHARMA, onde Edgar Halliwax (Marvin Candle, Mark Wickmund) explica que uma das características especiais da Ilha deu a DHARMA a possibilidade de realizar pesquisas envolvendo o espaço e o tempo quadridimensional (como estudava George Minkowski, o matemático) graças a um tipo de efeito Efeito Casimir que acontece na Ilha. Ao girar uma alavanca, que parece inutilizada há muito tempo, Ben libera uma energia enorme em um momento muito parecido com o final da 2ª temporada e consegue mover a Ilha. Para onde ou quando são agora as questões que ficam sobre a Ilha. Mas é essa mesma energia que "lança" Ben para o deserto do Saara quase 10 meses à frente no tempo. Não há como existir um paradoxo aqui, já que Ben "saltou no tempo e no espaço" e é como se esses 10 meses não tivessem existido para ele...
O melhor: Ben não sabe onde está a Ilha agora!

Só uma notinha: o Efeito Casimir foi descoberto em 1948 por Hendrik Casimir. Assim, quando a DHARMA chegou à Ilha na década de 70 já conheciam algumas teorias envolvendo esse efeito e deram continuidade a essa pesquisa...

No cargueiro, Michael se sacrificou e Jin... Agora teremos que esperar para saber se ele está vivo ou morto, mas acredito que tenha sobrevivido. A questão é saber como ele se manteria vivo depois.
E Sun vai ganhando um grande destaque no futuro ao se encontrar com Widmore. Seria Widmore a segunda pessoa que ela culpa pela "morte" de Jin ou seria Jack!?

Os "6" são vigiados de perto fora da Ilha, muito provável por Widmore, e Sayid trabalha para manter todos a salvo. Ele consegue convencer Hurley a deixar a Clínica com ele e ir para um lugar seguro. Legal a cena de Hurley jogando xadrez com Eko...
Hurley também é o personagem que tem os encontros mais legais fora da Ilha, dessa vez foi com Walt, que realmente cresceu muito. Hurley até brinca com isso...

Os "Oceanic 6" são resgatados por um barco de Penny! E foi legal ouvir português mais uma vez. Desmond e Penny finalmente se reencontram, mas agora ela também faz parte da mentira sobre o 815. Claro, isso não será problema para ela esconder de seu pai já que os dois não parecem assim tão próximos. Agora, será que Ben sabe que Penny de certa forma está ajudando a proteger a Ilha!?

Jack volta à funerária e assim descobrimos, após uma conversa entre Ben e ele, quem é o morto no caixão. Jeremy Benthan é John Locke!! E os escritos no obituário do jornal não foram alterados e parece que foi um suicídio. Locke tinha visitado todos os que saíram da Ilha e contou que eles deviam voltar porque coisas ruins aconteceram depois da saída deles. Mas Ben deixa claro que para Jack conseguir voltar, todos tem que voltar. Inclusive o corpo de John Locke!
Como Locke saiu da Ilha é agora um novo mistério, mas parece muito que ele é no momento o único que saberia onde está a Ilha.

Será que veremos uma 5ª temporada começando com os "6" em um avião, o corpo de Locke entre as cargas e um novo acidente!? Não digo que a Ilha ressuscitaria Locke, mas os mortos, de alguma forma, tomam "vida" na Ilha...

Para mim a 5ª temporada nos mostrará para onde foi a Ilha e a reunião dos "6" para voltar. Devemos ver também tudo sobre o que aconteceu com Locke desde que a Ilha foi movida e sua morte. Acho que o presente da série se transfere agora para as ações fora da Ilha, ficando os flashbacks para sabermos tudo o que aconteceu no período dos 3 anos entre a saída da Ilha e o início da reunião deles após a morte de Locke.
Algo mais...

Para abrir esse algo mais começo perguntando porquê sempre falta um pedaço nos vídeos de Orientação da DHARMA!?!?! Quando Halliwax vai explicar que o coelho na realidade não desapareceu a fita rebobina sozinha!?!?
Mas arrisco dizer que ele completaria com algo parecido com "o coelho é envolvido por um "buraco de minhoca" e por isso não o vemos enquanto houver energia em sua volta".

Widmore e Paik se conheçam, como a grande maioria já esperava. Entre jogos de golf e aposta de jantares eles devia conversar sobre negócios... e Ilhas milagrosas!

Uma outra coisa que fiquei pensando foi naquela alavanca que moveu a Ilha. Ela seria relacionada à DHARMA ou algo mais antigo criado pelos OTHERS. Para ter sido criada pelos OTHERS fico me perguntando como eles conseguiram criar um meio de armazenar a energia...

Vimos o momento em que Sawyer pede que Kate faça algo para ele. Aquele algo que ela estava fazendo e Jack ficou louco ao saber por ser algo ligado ao Sawyer, mesmo sem saber exatamente o que Kate estava fazendo. Confuso? Sim, mas só pelo jogo de palavras. Agora, papel ridículo de Jack em fazer todo aquele escândalo quanto Kate diz que fazia algo pelo Sawyer. Ridículo porque ele viu o que Sawyer fez para salvar o pessoal no helicóptero. Jack terá que fazer muito mais que Michael para se redimir comigo!!!

Por falar em se redimir, Michael morre mas pelo menos ajuda a salvar muitos dos passageiros do 815. Essa é imagem que Walt deve ter de seu pai, mas quando será que ele descobrirá que Michael está morto!?

E de quebra Charlotte parece ter uma grande ligação com a Ilha. Ela teria passado mais ou menos o mesmo que Aaron. Nascida na Ilha e está de volta!? Interessante. Mais interessante ainda será descobrir para que ela voltou.

A ligação que Kate recebe em seu sonho antes de ver Claire no quarto de Aaron diz "The island needs you. You have to go back before it's too late!" ("A Ilha precisa de você. Você precisa voltar antes que seja tarde!")...

Agora começa nosso momento de abstinência, mas temos muito o que pensar e debater nesse período.

Fico por aqui e deixo o resto para vocês e para os Detalhes e easter-eggs que traremos no Domingo. E temos muito pontos nesse episódio. Mas vocês podem ajudar a montar os detalhes, deixando nos comentários desse post ou então nos enviando screenshots para o email do blog: teoriaslost@hotmail.com !!

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

15 Comentários:

Estela disse...

Estou baixando! Mal posso esperar =)

Estela disse...

Fui a primeira a votar!!!!

nota 1000!!!

Sensacional! Emocionante! Brilhante!

é Lost! é isso!

Quem nao ve, ta perdendo a melhor historia ja criada e contada na historia da humanidade! =)

Gabriela Spinola disse...

Locke morto de terninho foi triste,viu...

fred cardoso disse...

que coisa linda......amo lost

Unknown disse...

Po, como eu falei.
Moveram a ilha e não mostraram mais nada dela depois disso.
Mas eu me enganei num ponto: não to frustrado. Perfeito o episodio. =))))

Ehehehe, claro que eles fizeram iso justamente pra agente ter o que especular nesses 7 meses seguintes. =p

Bom, uma unica consideração que eu to pensando em fazer agora é o seguinte. A estaão orquidia não teve nada haver com "mover a ilha" ou o teletransporte de ben.
Acho que ele so colocou os metais dentro da camara lá pra ela estourar e abrir um buraco atras dela. Pra mim, aquele ponto é bem importante para a ilha e aquela engenhoca não tem nada haver com a Dharma, e sim com o povo antigo que fez a estátua, por exemplo =)

Só pra fazer um apanhado... quem ficou na ilha? Juliet, Charlote, Miles, Sawyer, Locke, Richard e os Others?

pastoremetal disse...

Fiquei interessado na história da Charlote VOLTAR para a ilha, tipo, alguém tem algum tipo de fundamento pra chegar a alguma hipótese sobre essa personagem e seu passado? Isso é o que me mata em Lost, ele levantam um mistério impossível de ser cogitado.

Anônimo disse...

Só uma coisa... há uma chance de algum pessoal do barco do Widmore ter sobrevivido, pois se sairam do barco antes da explosão creio que o bote que o Faraday transportava o resto pro barco pode ter salvo alguém, principalmente o Jin e Michael.

PS: Tomara que essa ilha tenha parado em outra parte totalmente diferente do planeta, imagina outra clima agindo no ecossistema da ilha... e se fossem pra um lugar bem mais frio?!?!?! acho que to viajando, mas nesse Lost nada é impossível!

Guilherme

Anônimo disse...

Concordo,Jack terá que fazer muito para se redmir.

Sobre a roda...Li por aí algumas pessoas achando que foi simplesmente a alavanca que moveu a ilha. É claro que não é simples assim. A roda só acionou algum outro mecanismo ainda não conhecido - e ligado com magnetismo, como ficou claro com o céu roxo.

A movimentação da ilha, acho que ocorreu no fim de 2004, não? se não me engano, pouco antes ou na data do tsunami...
Coincidência, acredito. Mas a movimentação da ilha poderia ter algo a ver com o ocorrido? Viagem, não....
Abs

Estela disse...

mais um comentario:

Christian dizendo a Michael "vc pode ir agora". Definitivamente, Michael está morto agora, e "a ilha" o perdoou, conseguiu se redimir. Michael queria se matar nao era? Agora, deixaram ele ir.
Ok, me convenci que Christian está morto.
De um tempo pra ca eu tb vinha imaginando q o homem no caixao poderia ser Ben. Mas eu disse uma vez (inclusive está registrado em algum lugar desse blog, hehe), sobre Locke.
Muito bom, acho que vou la rever pela 3a vez! rsrs...

Luciano Gomes disse...

Só uma coisa que nao sei se mais alquem aqui percebeu. Quantas pessoas haviam no avião que estava transportando os Oceanic 6, a mulher que vi avisa-los que irão pousar e os dois pilotos, num total de 9 pessoas, certo? ERRADO. se perceberem bem logo quando a mulher entra na parte de tras do avião, ela comprimenta alguem que está sentado logo no começo, afastado dos oceanic 6, e em seguida, numa visão mais ampla o tal 10 personagem aparece sentado la atras enquanto a mulher explica algumas coisas para os oceanic 6. Agora temos mais um misterio para esperar na proxima temporada.
Valeu.

Wagner Souza disse...

Ótimo episódio!!! Na minha opinião perfeito!!! Alguns mistérios revelados, surpreendentes por sinal, e mais mistérios para nós... Dessa vez não li spoilers, não vi promos... fiquei embasbacado... ainda estou... nem vou me dar ao trabalho, ao menos por enquanto, de pensar na próxima temporada pois, ao menos para mim, sendo essa temporada a melhor de todas, ainda há muito o que pensar sobre ela...

Leco terminei o jogo Lost: Via Domus e, depois desse season finale nem parece que é um jogo sobre Lost.

Estou ansioso pelos easter-eggs...

Abraço!!!

Anônimo disse...

Você dá como certa a morte do Michael, mas vc se lembra que ele não conseguiu se matar e que aquele cara tb não conseguiu matá-lo?
e outra coisa, antes da bomba explodir, o pai do Jack chegou e disse que era hora dele sair dali.
Acho que Michael está vivo.

Malucom disse...

Giselle,

Quando o pai de Jack disse "Você pode ir agora Michael" ele quis dizer que o pai de Walt´, naquele momento, tinha cumprido sua missão e por isso poderia morrer em paz.

pastoremetal disse...

Bom, eu não costumo se dor tipo noveleiro, mas fiquei mó alegre quando o Des encontrou a Penny, sinceramente espero que os roteiristas deixem o coitado de fora das próximas temporadas, o cara já se ferrou muito nas ultimas 2 temporadas, merece um descanso.

Leco Leite disse...

Concordo com a Estela em relação ao Michael. A Ilha agora o deixou ir embora. Quanto a Jin, fica uma grande dúvida, mas acho que ele se salva...

Luciano, tinha mais gente da Guarda Costeira no avião que levava os "6", mas não era nada demais. Deve ser apenas mais um soldado.

Boa Pastor, verdade. Acho que Desmond deve ficar mais afastado nas próximas temporadas. Mas com Penny sendo caçada por Ben e por eles conhecerem a verdade sobre o 815 devem aparecer em alguns momentos improtantes, até porque precisamos descobrir mais sobre Widmore e sobre como Penny tomou conhecimento da Ilha, não!?

Valeu a todos pelos comentários!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats