sexta-feira, 30 de maio de 2008

413/414 - "There's No Place Like Home" - Parte 2 & 3

Season Finale de LOST sempre tem algo a mais e dessa vez esse "algo a mais" se mostrou em forma de "milagres". Milagres místicos e milagres científicos, mantendo LOST com sua chama de discussão entre ciência e fé mais acesa que nunca.

Esperar o impossível tem se tornado comum em LOST mas, no roteiro, nada acontece por acaso. Um Season Finale que fechou com perfeição uma temporada sensacional, que nos deixa agora em uma espera de 8 meses para a próxima e estamos há 2 anos do final de todos os mistérios e destinos.

As questões envolvendo a saída dos "Oceanic 6", a mentira contada por eles e seu objetivo, porque outros ficaram e o que aconteceu entre a saída deles e a vontade de Jack de querer voltar. Jack é o responsável pela grande mentira. Nada sobrou nesse meio.

Destaque para Sawyer. Ele é de longe, para mim, o personagem mais surpreendente de LOST. Quase nunca sabemos o que ele pensa ou fará. E sua atitude de saltar do helicóptero mostrou que seu lado bom é muito mais forte que seu lado golpista. Pelo menos hoje...

Na Ilha tudo girou em torno da nova estação: Orquídea!
Nela tivemos uma conversa entre Locke e Jack que fazia falta para a série, e Jack ouvindo que "se mentir para todos metade do que mente para si próprio, todos vão acreditar!". Vimos mais um vídeo de orientação DHARMA, onde Edgar Halliwax (Marvin Candle, Mark Wickmund) explica que uma das características especiais da Ilha deu a DHARMA a possibilidade de realizar pesquisas envolvendo o espaço e o tempo quadridimensional (como estudava George Minkowski, o matemático) graças a um tipo de efeito Efeito Casimir que acontece na Ilha. Ao girar uma alavanca, que parece inutilizada há muito tempo, Ben libera uma energia enorme em um momento muito parecido com o final da 2ª temporada e consegue mover a Ilha. Para onde ou quando são agora as questões que ficam sobre a Ilha. Mas é essa mesma energia que "lança" Ben para o deserto do Saara quase 10 meses à frente no tempo. Não há como existir um paradoxo aqui, já que Ben "saltou no tempo e no espaço" e é como se esses 10 meses não tivessem existido para ele...
O melhor: Ben não sabe onde está a Ilha agora!

Só uma notinha: o Efeito Casimir foi descoberto em 1948 por Hendrik Casimir. Assim, quando a DHARMA chegou à Ilha na década de 70 já conheciam algumas teorias envolvendo esse efeito e deram continuidade a essa pesquisa...

No cargueiro, Michael se sacrificou e Jin... Agora teremos que esperar para saber se ele está vivo ou morto, mas acredito que tenha sobrevivido. A questão é saber como ele se manteria vivo depois.
E Sun vai ganhando um grande destaque no futuro ao se encontrar com Widmore. Seria Widmore a segunda pessoa que ela culpa pela "morte" de Jin ou seria Jack!?

Os "6" são vigiados de perto fora da Ilha, muito provável por Widmore, e Sayid trabalha para manter todos a salvo. Ele consegue convencer Hurley a deixar a Clínica com ele e ir para um lugar seguro. Legal a cena de Hurley jogando xadrez com Eko...
Hurley também é o personagem que tem os encontros mais legais fora da Ilha, dessa vez foi com Walt, que realmente cresceu muito. Hurley até brinca com isso...

Os "Oceanic 6" são resgatados por um barco de Penny! E foi legal ouvir português mais uma vez. Desmond e Penny finalmente se reencontram, mas agora ela também faz parte da mentira sobre o 815. Claro, isso não será problema para ela esconder de seu pai já que os dois não parecem assim tão próximos. Agora, será que Ben sabe que Penny de certa forma está ajudando a proteger a Ilha!?

Jack volta à funerária e assim descobrimos, após uma conversa entre Ben e ele, quem é o morto no caixão. Jeremy Benthan é John Locke!! E os escritos no obituário do jornal não foram alterados e parece que foi um suicídio. Locke tinha visitado todos os que saíram da Ilha e contou que eles deviam voltar porque coisas ruins aconteceram depois da saída deles. Mas Ben deixa claro que para Jack conseguir voltar, todos tem que voltar. Inclusive o corpo de John Locke!
Como Locke saiu da Ilha é agora um novo mistério, mas parece muito que ele é no momento o único que saberia onde está a Ilha.

Será que veremos uma 5ª temporada começando com os "6" em um avião, o corpo de Locke entre as cargas e um novo acidente!? Não digo que a Ilha ressuscitaria Locke, mas os mortos, de alguma forma, tomam "vida" na Ilha...

Para mim a 5ª temporada nos mostrará para onde foi a Ilha e a reunião dos "6" para voltar. Devemos ver também tudo sobre o que aconteceu com Locke desde que a Ilha foi movida e sua morte. Acho que o presente da série se transfere agora para as ações fora da Ilha, ficando os flashbacks para sabermos tudo o que aconteceu no período dos 3 anos entre a saída da Ilha e o início da reunião deles após a morte de Locke.
Algo mais...

Para abrir esse algo mais começo perguntando porquê sempre falta um pedaço nos vídeos de Orientação da DHARMA!?!?! Quando Halliwax vai explicar que o coelho na realidade não desapareceu a fita rebobina sozinha!?!?
Mas arrisco dizer que ele completaria com algo parecido com "o coelho é envolvido por um "buraco de minhoca" e por isso não o vemos enquanto houver energia em sua volta".

Widmore e Paik se conheçam, como a grande maioria já esperava. Entre jogos de golf e aposta de jantares eles devia conversar sobre negócios... e Ilhas milagrosas!

Uma outra coisa que fiquei pensando foi naquela alavanca que moveu a Ilha. Ela seria relacionada à DHARMA ou algo mais antigo criado pelos OTHERS. Para ter sido criada pelos OTHERS fico me perguntando como eles conseguiram criar um meio de armazenar a energia...

Vimos o momento em que Sawyer pede que Kate faça algo para ele. Aquele algo que ela estava fazendo e Jack ficou louco ao saber por ser algo ligado ao Sawyer, mesmo sem saber exatamente o que Kate estava fazendo. Confuso? Sim, mas só pelo jogo de palavras. Agora, papel ridículo de Jack em fazer todo aquele escândalo quanto Kate diz que fazia algo pelo Sawyer. Ridículo porque ele viu o que Sawyer fez para salvar o pessoal no helicóptero. Jack terá que fazer muito mais que Michael para se redimir comigo!!!

Por falar em se redimir, Michael morre mas pelo menos ajuda a salvar muitos dos passageiros do 815. Essa é imagem que Walt deve ter de seu pai, mas quando será que ele descobrirá que Michael está morto!?

E de quebra Charlotte parece ter uma grande ligação com a Ilha. Ela teria passado mais ou menos o mesmo que Aaron. Nascida na Ilha e está de volta!? Interessante. Mais interessante ainda será descobrir para que ela voltou.

A ligação que Kate recebe em seu sonho antes de ver Claire no quarto de Aaron diz "The island needs you. You have to go back before it's too late!" ("A Ilha precisa de você. Você precisa voltar antes que seja tarde!")...

Agora começa nosso momento de abstinência, mas temos muito o que pensar e debater nesse período.

Fico por aqui e deixo o resto para vocês e para os Detalhes e easter-eggs que traremos no Domingo. E temos muito pontos nesse episódio. Mas vocês podem ajudar a montar os detalhes, deixando nos comentários desse post ou então nos enviando screenshots para o email do blog: teoriaslost@hotmail.com !!

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats