terça-feira, 29 de abril de 2008

Os hieroglifos do Monstro!

A coisa não é tão simples, mas já temos alguma pista sobre o significado dos hieroglifos vistos na porta onde Ben entra para, provavelmente, "invocar" o LOSTZILLA...
Vou deixar aqui um resumo que li no The ODI.

As escrituras levam mesmo a acreditar que o monstro foi invocado por Ben, mas não revelam nada sobre como isso é feito. É também muito complicado ler as imagens, pois o texto pode começar em qualquer lugar, mas nesse caso tudo indica que temos que ler da direita para a esquerda.

Na linha de cima, temos a palavra "nas" que pode ser traduzida como "para invocar" ou "tempo de invocar". Sendo que o homem à esquerda parece manter seu braço sobre algo. Talvez seja aquilo que ele deseja "invocar"...

Já na segunda linha, não há nada ainda encontrado que possa realmente dar uma idéia da direção que deve ser lida.

Uma palavra que pode ser vista é "hen", que pode ser traduzida como "mestre" ou "padre" (do inglês "priest"), mostrando que talvez apenas um homem de fé ou o controlador possa ter acesso àquele lugar.
O homem na segunda linha pode também ser visto como "homem armado", indicando "proteção", "poder" ou "força".

Podemos ver que há uma espécie de "baú" entre as figuras, podendo indicar que o "invocado" fique preso dentro de algo. A cruz no final é um símbolo parecido com o hieroglifo da "vida", podendo indicar algo próximo a isso. Talvez algum tipo de sacrifício seja necessário para invocar o monstro.

No final das contas, podemos ter algumas possibilidades para o significado de tudo:

"Tempo de invocar a força"

"Tempo de invocar a proteção"


Os hieroglifos dão essa possibilidade de compreensão diferentes, não deixando uma única forma de tradução. Mas acho que as duas frases acima tem um significado bem interessante e cabem muito bem nos eventos que vimos no episódio.

Agora é esperar para ver como isso será confirmado, coisa que só devemos saber lá na 6ª temporada com a revelação sobre o que é o monstro e como ele é "controlado".

Se alguém encontrar alguma outra novidade sobre isso, deixem nos comentários ou nos envie para o email do blog!!

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

5 Comentários:

Anônimo disse...

E aí Leco!

Cara, o tema é interessante, mas ainda acho que tudo o que for feito agora não passa de "chutômetro"...

Estou ficando maluco com esses novos mistérios de LOST, mas ainda assim, não me entregarei aos spoilers.

Um coisa que ficou martelando a minha cabeça, revendo o episódio 4x09, foi Ben ter dito que fretou um avião para chegar no deserto.

Tenho medo que os produtores deixem vários temas em aberto, para que cada um acredite no que quiser. Eu realmente gostaria que Ben tivesse chegado de avião ao local e que, por algum motivo, estivesse desorientado. Enfim, vamos esperar para ver.

Leco Leite disse...

Grande Davi, também acho que pode ser qualquer coisa e os caras queiram mesmo nos confundir. Eu gosto dessas coisas de "ficção científica", mas adoro quando LOST nos dá aquelas respostas simples que nós não imaginávamos.

No final das contas, o que gosto mesmo é quando eles amarram o mistério e tudo se torna simples...

O fato de Ben estar com o braço machucado pode ter relação com uma chegada ao deserto não muito tranquila e sem relação com teleporte ou viagem no tempo...

Acho que vc pode ter razão mesmo...

Anônimo disse...

Eu não tenho nada contra "ficção científica", mas a questão é que, no começo de LOST, os produtores fizeram questão de frisar que tudo teria uma explicação racional, científica.

Por isso, sempre encarei LOST desta forma, tentando criar teorias, digamos, pouco "viajantes".

Além disso, se descambar para fenômenos muito sobrenaturais, a coisa fica fácil demais para os produtores/roteiristas, pois passa a valer qualquer explicação.

abraço!

Leco Leite disse...

Também acho que usar o "sobrenatural" pode facilitar as coisas para os produtores. Mas será inevitável que alguns pontos sigam esse caminho mesmo... eu não gosto!

Sobre as respostas serem racionais, científicas, eles disseram mesmo. Mas concorda que "teorias científicas" que não foram comprovadas podem ser usadas como respostas racionais em LOST. Algo do tipo "se as teorias sobre viagem no tempo estiverem corretas, seria mais ou menos dessa maneira que ocorreria"...

Acho que entra nesse sentido a coisa da explicação racional.

Abraço!

Anônimo disse...

O que me deixou curioso eh o fato de que a jaqueta que ele estava vestindo da dharma ao chegar no deserto era uma jaqueta para se usar em um local muito frio, toda forrada e acolchoada, isso me fez pensar de onde ele teria vindo com aquela jaqueta, se na ilha eh quente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats