domingo, 10 de fevereiro de 2008

Referências - "Horizonte Perdido"

"Lost Horizon" - EUA, 1937 - 132 minutos

Sinopse: "Um grande filme de aventuras: magnífica encenação, belíssima fotografia e interpretações magistrais." (The New York Times)

Ronald Colman e Jane Wyatt protagonizam este clássico sobre Shangri-La, o paraíso encantado onde o tempo parou.

O coronel britânico Robert Conway (COLMAN) voa com um grupo de passageiros ingleses e americanos, com destino à China. Os planos iniciais dão uma uma volta inesperada quando o seu avião é sequestrado e digirido para o Tibete, já que Conway foi escolhido como o sucessor do lendário Grande Lama.

Com uma extraordinária direcção artística, o cenário de Shangri-La está considerado como o maior construído em Hollywood, pelo qual Stephen Goosson, o desenhador de produção, levou um Oscar em 1937. Horizonte Perdido obteve dois Oscars: Melhor Direcção Artística e Melhor Montagem.

A interpretação de RONALD COLMAN e a experiente direcção de FRANK CAPRA fazem de Horizonte Perdido um dos filmes mais recordados de todos os tempos.

Direção: Frank Capra

Fonte: DVDPT

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

Comentários de Leco Leite

Você já viu o filme "Horizonte Perdido"!? Não? Então deveria...

Eu o vi duas vezes e achei um filme muito bom. Claro que busquei esse filme para assistir por ter algumas coisas "relacionadas" à LOST e indicação de uma amiga, Marcia Brito. E quando assisti acabei concordando com ela, tanto na qualidade do filme quanto nas relações que podemos encontrar com a série.


Logo de início temos a queda do avião do protagonista da estória, Conway. Na verdade, descobrindo que não foi um mero acidente. Ok, aqui temos uma diferença já que em LOST o avião caiu por acidente...

Depois de um tempo ali no local do acidente, onde somente o piloto morreu, o grupo de Conway é encontrado por nativos da região que os levam para um local de acesso quase impossível. Eles chegam à Shangri-Lá. Um local com características diferentes do resto do Mundo, entre elas um prolongamento da vida!


O local também não tem comunicação com o Mundo exterior, apenas com um grupo que de vez em quando e sem tempo definido abastece Shangri-Lá em troca do ouro abundante na região.

Descobrimos que um padre foi o "fundador" dessa cidade. Ele se tornou o Grande Lama. Uma coisa interessante é a idade dele quando se afastou do comando total: 108 anos!! Conway foi levado para lá para ser o novo Lama... Locke seria essa pessoa!?

Com a pressão do irmão, Conway resolve sair de Shangri-Lá. Mas é alertado que um dia vai querer voltar! Conway passa por vários perigos no caminho de volta para casa, até que resolve voltar à Shangri-Lá... ele precisava voltar.

Shangri-Lá era a terra sonhada por Conway, sua utopia!! Uma terra sem guerras, sem conflitos, sem violência. Um lugar onde se vive, apenas vive...

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

Comentários de Michael Maia

Eu iria ainda mais longe e diria que a primeira relação com LOST reside no fato de a fita original ter sido editada, o que, de cara, me lembrou o vídeo Orientation...

Bom, temos outro fato interessante: um nativo assumir o lugar do piloto, sequestrando o avião e todos os seus passageiros, levando-os intencionalmente a entrada do tal local, conhecido como Shangri-lá. Ok, ainda que em LOST a teoria do "aciedente intencional" já tenha sido refutada, povoou durante um bom tempo a mente de muitos fãs... Além disso, assim como em LOST, o piloto morre após a queda (tá, não tem Lostzilla no filme, hehe).

O chefe dos "others" do filme fala em uma língua "nativa" com seus colegas e em inglês com os "losties"...


Assim como Rose, a única mulher do grupo "lostie" tem pouco tempo de vida (6 meses) ao chegar no "paraíso"...

Há um Bernard!

Além de prolongar a vida, é explicitamente dito que há um poder de cura em Shangri-lá. Padre Perriot amputou a própria perna, ao chegar em Shangri-lá. "Mas se ele não o tivesse feito, ela provavelmente teria se recuperado." Diz o que acreditamos ser o líder dos "outros" durante um pedaço do filme. Aliás isso também é como em Lost, se considerarmos o seu personagem como Ben e o de Padre Perriot como Jacob...

Aliás em um determinado momento, é dito que se eles querem sair, devem falar com o "Grande Lama" que arranja tudo! E em um momento, é o Grande Lama que pede para falar com Conaway...

Também há uma referência ao jogo de xadrez.

Por fim, Conaway, que a princípio era o único do grupo acidentado que não parecia tão ansioso para ir embora, é convencido pelo irmão a deixar Shangri-lá. Ele precisa sair para perceber que lá era o seu lugar. Mas ao contrário de Conaway e do irmão, os demais "losties" resolvem ficar... Será que veremos, também em LOST, um grupo que muda de idéia e quer ficar?"

Esses foram os pontos que identifiquei como mais "ligados" a nossa série favorita!
Um grande abraço!

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

Fotos: Cine Fantástico e 4C

É isso, espero que gostem do post e quem sabe possam assistir o filme. Ah, também vamos trazer outros filmes nessa seção para vocês...

Abraços e namastê!

Leco Leite & Michael Maia

5 Comentários:

Anônimo disse...

Mais referências...estava lembrando de um filme do Stephen King que fala sobre universos paralelos.
Como sabemos que os autores de Lost bebem das mais variadas fontes e adoram Mr. King, não custa nada das uma olha neste filme.
Fenda no Tempo.

http://www.adorocinema.com/filmes/fenda-no-tempo/fenda-no-tempo.asp

abs.

Alexandre

Leco Leite disse...

Valeu pela sugestão, Alexandre...

Vou dar uma olhada, mas caso vc queira, pode mandar um texto pro email do Blog e a gente tenta postar aqui...

Abraço

Michael Maia disse...

Alexandre, este era o filme que estava mesmo planejando assistir, para dar continuidade a série de referências (no meu caso, especificamente cinematográficas) de LOST.

Valeu pela participação!
Grande abraço!

Anônimo disse...

Estou chegando agora nesse blog e já estou adorando ( descobri por indicação de uma amiga ).
em relação ao filme da cidade de Shagri-la o meu sogro havia mencionado assim que terminamos de assistir a 2ª temporada me interessei para assiti-lo tentei procurar mas não consegui ( ele não se lembrava nem do nome do filme ) então desisti gostaria de saber onde vcs conseguiram existe em alguma locadora ou galeria onde eu pudesse encontra-lo ????
valeu
Ass. Gi

Leco Leite disse...

Olá, Gi... seja bem vinda!

Já que vc pediu, essa semana vou tentar encontrar esses artigos para vc e para quem mais quiser comprar. Vou ver o que encontro pela net e trago aqui pro blog...

Abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats