terça-feira, 16 de outubro de 2007

LOST: Uma trama planejada... ou não!

Pensar em LOST como um enredo pronto desde sua criação é muito complicado. Toda a Mitologia na ILHA, todas as conexões, todo o passado (e futuro) dos personagens faz com que acreditar em uma estória completa desde o início seja loucura!

Pois é, mas eu acredito... em termos!

Acredito que LOST nasceu com um esqueleto pronto, com uma linha que seria o caminho a seguir. Claro que isso só deve ter acontecido depois que Jeffrey Lieber "saiu" da produção...

JJ e sua trupe devem ter pensado em algo do tipo: "E se a ilha for um laboratório!?". Ok, isso é clichê, mas eles dariam em jeito de fugir desse clichê criando uma estória anterior à "criação do laboratório na ilha"!

Fatos da 1ª temporada que levavam a trama para a descoberta do "laboratório" - e que só tivemos a confirmação na 2ª temporada - já estavam presentes nos episódios. Apesar de sabermos que a ILHA era um grande laboratório na 2ª temporada e pelo vídeo "Orientation" da Estação SWAN, Sayid encontrou o cabo na praia antes da descoberta de Locke e Boone. Esse cabo, que foi um dos grandes mistérios da 1ª temporada, foi a primeira referência às Estações DHARMA existentes na ILHA e pertencia à última estação apresentada na série: LOOKING GLASS!


Uma coisa interessante é que um dos Extras do Box de DVD's da 2ª temporada, um extra sobre a SWAN, nos faz pensar o quanto de LOST já foi criado pelos produtores. Nesse extras, Damon Lindelof fala sobre a idéia de JJ sobre os sobreviventes encontrarem um escotilha. Lindelof diz que todos perguntaram "Mas o que tem dentro?"... a resposta de JJ foi simples: "Depois pensamos nisso."

O que dizer também do mapa da Blast Door que Locke viu!? Aquele desenhado por Radzinski e Kelvin. Todos aqueles pontos, todas as siglas... tudo aquilo precisa de um significado...


Talvez, ou provavelmente, alguns mistérios de LOST surgiram dessa forma... uma idéia jogada nas discussões de criação. Se as coisas aconteceram dessa forma, tudo bem. Mas que unificar quase tudo em uma só trama é uma arte, isso sim.

Lindelof e Cuse dizem que o final de LOST já existe, eles já sabem como vai acontecerá. Muitas pessoas, a maioria acredito eu, não botam fé nessa afirmação dos produtores. Eu acredito!!
LOST não deve ter um mega Series Finale, deve acabar de forma natural. Com as respostas dadas antes, deixando apenas alguns pequenos detalhes para seu final e, espero eu, um gostinho de "alguma coisa tá faltando"...

Acredito que as respostas já existam, muito bem guardadas. Provavelmente nas mentes dos produtores, que só esperam o momento certo de "abrir o jogo", aos poucos. Mas o caminho até elas é longo e complexo...

Mas como eles mesmo já disseram que o que vale é a "viagem", vamos seguindo essa viagem e esperando pelo destino em 2010!

E você, o que pensa sobre essa viagem de LOST!? O destino já está lá!?


Namastê!

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats